Categorias profissionais do cargo
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- Professores de artes do ensino superior
Cargos relacionados:
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- Professor de música no ensino superior
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- Professor de teatro no ensino superior
- Professor de circo no ensino superior
- Professor de teatro-educação no ensino superior
- Professor de performance no ensino superior
- Professor de artes do espetáculo no ensino superior
Principais locais de trabalho
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior
Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Funções e atividades do Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
Professores de artes do ensino superior devem:
- assessorar atividades acadêmico-administrativas;
- desenvolver pesquisa em artes;
- exercer atividades acadêmico-administrativas;
- coordenar atividades de extensão em artes;
- divulgar conhecimentos específicos em artes;
- planejar cursos;
- atuar no ensino da arte;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
- encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
- assessorar entidades de ensino;
- identificar pré-requisitos;
- publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
- elaborar relatórios;
- assessorar a mídia;
- emitir pareceres;
- definir objetivos de cursos;
- trabalhar de forma multidisciplinar;
- definir programas de cursos;
- demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
- participar de bancas de concurso;
- supervisionar produções de natureza artística;
- participar de comissões;
- demonstrar atitude crítica;
- constituir equipes de trabalho;
- dimensionar infraestrutura de apoio;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- supervisionar alunos em estágios;
- concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
- concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
- participar de seminários colóquios e congressos;
- realizar curadoria;
- participar de conselhos editoriais;
- demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
- participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
- demonstrar capacidade de criar soluções novas;
- pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
- definir carga horária;
- trabalhar em equipe;
- assessorar agências financiadoras de pesquisa;
- coordenar grupos de pesquisa;
- difundir resultados de pesquisa;
- organizar festivais e mostras;
- sistematizar conhecimentos em artes;
- assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
- dar palestras e conferências;
- organizar exposições;
- prestar atendimento a alunos;
- ministrar oficinas e minicursos;
- definir metodologias de pesquisa em artes;
- analisar processos de recepção artística;
- orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
- elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
- participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
- solicitar infraestrutura de apoio;
- elaborar projetos de pesquisa;
- prestar consultoria;
- desenvolver novas abordagens de criação artística;
- articular a arte com outras áreas do conhecimento;
- avaliar currículos, cursos e disciplinas;
- demonstrar percepção estética;
- coordenar publicações;
- assessorar instituições artístico-culturais;
- analisar processos de criação artística;
- analisar arte, obra de arte e experiência estética;
- assessorar editoras;
- dar entrevistas;
- elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
- demonstrar capacidade pedagógica;
- coordenar cursos;
- participar de debates na mídia;
- organizar oficinas e minicursos;
- assessorar grupos artísticos;
- definir grades curriculares;
- programar espetáculos;
- programar palestras e conferências;
- organizar seminários, colóquios e congressos;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- elaborar ementas;
- avaliar alunos;
- participar da definição de políticas culturais;
- coordenar comissões;
- coordenar grupos de estudo;
Setores que mais contratam Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia) no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Administração pública em geral
- Educação superior - graduação