Categorias profissionais do cargo
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- Professores do ensino superior
- Professores de artes do ensino superior
Cargos relacionados:
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Principais locais de trabalho
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior
Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Funções e atividades do Professor de artes do espetáculo no ensino superior
Professores de artes do ensino superior devem:
- exercer atividades acadêmico-administrativas;
- coordenar atividades de extensão em artes;
- desenvolver pesquisa em artes;
- divulgar conhecimentos específicos em artes;
- planejar cursos;
- demonstrar competências pessoais;
- assessorar atividades acadêmico-administrativas;
- atuar no ensino da arte;
Atividades
- demonstrar percepção estética;
- identificar pré-requisitos;
- coordenar comissões;
- supervisionar produções de natureza artística;
- assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
- participar de comissões;
- definir metodologias de pesquisa em artes;
- articular a arte com outras áreas do conhecimento;
- participar de seminários colóquios e congressos;
- prestar atendimento a alunos;
- trabalhar de forma multidisciplinar;
- participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
- elaborar projetos de pesquisa;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
- apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
- programar palestras e conferências;
- dar entrevistas;
- concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
- analisar arte, obra de arte e experiência estética;
- definir grades curriculares;
- dimensionar infraestrutura de apoio;
- assessorar a mídia;
- supervisionar alunos em estágios;
- participar da definição de políticas culturais;
- definir carga horária;
- realizar curadoria;
- coordenar grupos de pesquisa;
- ministrar oficinas e minicursos;
- dar palestras e conferências;
- coordenar cursos;
- participar de conselhos editoriais;
- orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
- trabalhar em equipe;
- analisar processos de criação artística;
- assessorar instituições artístico-culturais;
- pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
- constituir equipes de trabalho;
- encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
- organizar seminários, colóquios e congressos;
- desenvolver novas abordagens de criação artística;
- demonstrar atitude crítica;
- programar espetáculos;
- prestar consultoria;
- participar de debates na mídia;
- demonstrar capacidade de criar soluções novas;
- definir objetivos de cursos;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- sistematizar conhecimentos em artes;
- coordenar grupos de estudo;
- avaliar currículos, cursos e disciplinas;
- demonstrar capacidade pedagógica;
- elaborar relatórios;
- assessorar grupos artísticos;
- elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
- elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
- participar de bancas de concurso;
- organizar oficinas e minicursos;
- analisar processos de recepção artística;
- demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
- assessorar entidades de ensino;
- assessorar editoras;
- avaliar alunos;
- organizar exposições;
- publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
- participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
- demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
- definir programas de cursos;
- emitir pareceres;
- elaborar ementas;
- difundir resultados de pesquisa;
- solicitar infraestrutura de apoio;
- coordenar publicações;
- assessorar agências financiadoras de pesquisa;
- organizar festivais e mostras;
Setores que mais contratam Professor de artes do espetáculo no ensino superior no mercado de trabalho
- Atividades de televisão aberta
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Ensino fundamental