Categorias profissionais do cargo
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- Professores do ensino superior
- Professores de artes do ensino superior
Cargos relacionados:
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- Professor de música no ensino superior
- Professor de circo no ensino superior
- Professor de teatro no ensino superior
- Professor de artes do espetáculo no ensino superior
- Professor de performance no ensino superior
- Professor de dança no ensino superior
- Professor de artes cênicas no ensino superior
Principais locais de trabalho
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior
Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Funções e atividades do Professor de teatro-educação no ensino superior
Professores de artes do ensino superior devem:
- demonstrar competências pessoais;
- assessorar atividades acadêmico-administrativas;
- coordenar atividades de extensão em artes;
- planejar cursos;
- divulgar conhecimentos específicos em artes;
- exercer atividades acadêmico-administrativas;
- desenvolver pesquisa em artes;
- atuar no ensino da arte;
Atividades
- assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
- participar de seminários colóquios e congressos;
- avaliar currículos, cursos e disciplinas;
- apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
- coordenar comissões;
- ministrar oficinas e minicursos;
- elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
- organizar exposições;
- coordenar cursos;
- definir metodologias de pesquisa em artes;
- analisar processos de criação artística;
- assessorar instituições artístico-culturais;
- publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
- assessorar a mídia;
- participar de conselhos editoriais;
- prestar consultoria;
- avaliar alunos;
- assessorar entidades de ensino;
- elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
- coordenar publicações;
- demonstrar capacidade de criar soluções novas;
- demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
- emitir pareceres;
- assessorar editoras;
- supervisionar alunos em estágios;
- identificar pré-requisitos;
- pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
- trabalhar em equipe;
- elaborar projetos de pesquisa;
- participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
- organizar seminários, colóquios e congressos;
- coordenar grupos de pesquisa;
- demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
- demonstrar percepção estética;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- articular a arte com outras áreas do conhecimento;
- participar da definição de políticas culturais;
- prestar atendimento a alunos;
- demonstrar atitude crítica;
- dar palestras e conferências;
- analisar processos de recepção artística;
- elaborar relatórios;
- realizar curadoria;
- concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
- programar palestras e conferências;
- desenvolver novas abordagens de criação artística;
- definir programas de cursos;
- demonstrar capacidade pedagógica;
- orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
- solicitar infraestrutura de apoio;
- definir objetivos de cursos;
- encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
- participar de debates na mídia;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
- definir grades curriculares;
- dar entrevistas;
- supervisionar produções de natureza artística;
- constituir equipes de trabalho;
- participar de comissões;
- participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
- dimensionar infraestrutura de apoio;
- participar de bancas de concurso;
- organizar oficinas e minicursos;
- trabalhar de forma multidisciplinar;
- organizar festivais e mostras;
- analisar arte, obra de arte e experiência estética;
- assessorar grupos artísticos;
- coordenar grupos de estudo;
- difundir resultados de pesquisa;
- elaborar ementas;
- definir carga horária;
- assessorar agências financiadoras de pesquisa;
- sistematizar conhecimentos em artes;
- programar espetáculos;
Setores que mais contratam Professor de teatro-educação no ensino superior no mercado de trabalho
- Atividades de televisão aberta
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Ensino fundamental