Quanto ganha um Professor de performance no ensino superior
Um Professor de performance no ensino superior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.991,32 e R$ 9.216,41, com a média salarial de R$ 4.203,72 e o salário mediana em R$ 3.312,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 4.203,72 | 50.444,64 | 1.050,93 | 28,02 |
1º Quartil | 1.991,32 | 23.895,84 | 497,83 | 13,28 |
Salário Mediana | 3.312,00 | 39.744,00 | 828,00 | 22,08 |
3º Quartil | 7.609,13 | 91.309,56 | 1.902,28 | 50,73 |
Teto Salarial | 9.216,41 | 110.596,92 | 2.304,10 | 61,44 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino superior
- Professores de artes do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de artes do espetáculo no ensino superior
- Professor de dança no ensino superior
- Professor de teatro no ensino superior
- Professor de teatro-educação no ensino superior
- Professor de circo no ensino superior
- Professor de artes cênicas no ensino superior
- Professor de música no ensino superior
- Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
Principais locais de trabalho
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior
Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Funções e atividades do Professor de performance no ensino superior
Professores de artes do ensino superior devem:
- demonstrar competências pessoais;
- desenvolver pesquisa em artes;
- divulgar conhecimentos específicos em artes;
- planejar cursos;
- coordenar atividades de extensão em artes;
- assessorar atividades acadêmico-administrativas;
- atuar no ensino da arte;
- exercer atividades acadêmico-administrativas;
Atividades
- analisar processos de recepção artística;
- demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
- orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
- analisar processos de criação artística;
- demonstrar atitude crítica;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- coordenar cursos;
- dar palestras e conferências;
- organizar exposições;
- supervisionar produções de natureza artística;
- dimensionar infraestrutura de apoio;
- coordenar grupos de pesquisa;
- participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
- realizar curadoria;
- assessorar instituições artístico-culturais;
- constituir equipes de trabalho;
- encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
- assessorar editoras;
- definir grades curriculares;
- participar da definição de políticas culturais;
- elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
- elaborar projetos de pesquisa;
- coordenar publicações;
- avaliar currículos, cursos e disciplinas;
- participar de debates na mídia;
- demonstrar capacidade de criar soluções novas;
- avaliar alunos;
- programar palestras e conferências;
- prestar atendimento a alunos;
- articular a arte com outras áreas do conhecimento;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
- elaborar relatórios;
- elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
- participar de bancas de concurso;
- elaborar ementas;
- definir metodologias de pesquisa em artes;
- definir objetivos de cursos;
- participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
- prestar consultoria;
- sistematizar conhecimentos em artes;
- participar de conselhos editoriais;
- apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
- ministrar oficinas e minicursos;
- organizar festivais e mostras;
- organizar oficinas e minicursos;
- definir programas de cursos;
- assessorar entidades de ensino;
- demonstrar capacidade pedagógica;
- emitir pareceres;
- pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
- coordenar grupos de estudo;
- participar de seminários colóquios e congressos;
- publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
- concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
- assessorar a mídia;
- trabalhar de forma multidisciplinar;
- assessorar grupos artísticos;
- solicitar infraestrutura de apoio;
- demonstrar percepção estética;
- demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
- dar entrevistas;
- difundir resultados de pesquisa;
- desenvolver novas abordagens de criação artística;
- coordenar comissões;
- identificar pré-requisitos;
- analisar arte, obra de arte e experiência estética;
- trabalhar em equipe;
- supervisionar alunos em estágios;
- assessorar agências financiadoras de pesquisa;
- organizar seminários, colóquios e congressos;
- participar de comissões;
- assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
- programar espetáculos;
- definir carga horária;
Setores que mais contratam Professor de performance no ensino superior no mercado de trabalho
- Atividades de televisão aberta
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Ensino fundamental