Salário para o cargo de Professor de ciência política do ensino superior
CBO 2347-20 > Professores de ciências humanas do ensino superior

Professor de ciência política do ensino superior - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Preparam e ministram aula nas áreas de ciências humanas no ensino superior e orientam trabalhos acadêmicos, elaboram planos de ensino, supervisionam estágio, avaliam processos de ensino-aprendizagem, participam de processos de seleção e avaliação. Prestam assessoria técnico-científica, exercem atividades acadêmico-administrativas e constroem projetos político-pedagógicos. Podem desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

Quanto ganha um Professor de ciência política do ensino superior

Um Professor de ciência política do ensino superior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.944,61 e R$ 13.324,92, com a média salarial de R$ 5.816,99 e o salário mediana em R$ 4.443,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de ciência política do ensino superior

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.816,99 69.803,87 1.454,25 54,76
1º Quartil 2.944,61 35.335,34 736,15 27,72
Salário Mediana 4.443,00 53.316,00 1.110,75 41,82
3º Quartil 10.162,15 121.945,80 2.540,54 95,66
Teto Salarial 13.324,92 159.898,99 3.331,23 125,44


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências humanas do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Belo Horizonte - MG 1.684 - 9.889 4.398,52 1.683,71 3.874,50 8.164,71 9.889,35
Blumenau - SC 9.290 - 11.703 9.486,94 9.290,00 9.662,00 9.662,00 11.702,90
São Paulo - SP 3.732 - 6.243 4.363,39 3.732,00 4.443,00 5.154,00 6.242,68


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Minas Gerais 1.684 - 9.889 4.398,52 1.683,71 3.874,50 8.164,71 9.889,35
Santa Catarina 9.290 - 11.703 9.486,94 9.290,00 9.662,00 9.662,00 11.702,90
São Paulo 2.773 - 5.905 4.044,59 2.772,50 4.443,00 4.875,00 5.904,75


Principais locais de trabalho

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências humanas do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de ciência política do ensino superior

Professores de ciências humanas do ensino superior devem:

  • elaborar plano de ensino;
  • desenvolver atividades de pesquisa e extensão;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ministrar aula;
  • prestar assessoria técnico-científica;
  • participar de processos de seleção e avaliação;
  • supervisionar estágios;
  • avaliar processos de ensino-aprendizagem;
  • orientar trabalhos acadêmicos;
  • preparar aulas;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • construir projetos político-pedagógicos;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de observação;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • identificar perfil dos docentes;
    • participar de eventos técnico-científicos;
    • acompanhar execução do projeto;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • apresentar conteúdos de disciplinas;
    • selecionar candidatos em concursos;
    • responder perguntas;
    • definir atividades extra-sala;
    • chefiar departamentos acadêmicos;
    • definir metodologia;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • coordenar projetos de extensão;
    • supervisionar atividades de campo;
    • prestar serviços à comunidade;
    • trabalhar com a comunidade;
    • propor a realização de convênios e parcerias;
    • definir diretrizes de avaliação do curso;
    • definir perfil dos alunos;
    • avaliar ementas e programas;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções;
    • demonstrar capacidade de redação;
    • examinar relatórios de campo;
    • pesquisar bibliografia;
    • participar da elaboração de editais para concursos;
    • construir política de estágio;
    • elaborar relatórios;
    • elaborar projetos de extensão;
    • examinar produto final;
    • demonstrar capacidade de lidar com a diversidade;
    • utilizar recursos audiovisuais;
    • executar pesquisas;
    • promover debates;
    • selecionar bibliografia;
    • divulgar resultados;
    • organizar atividades didáticas;
    • definir objetivos da disciplina;
    • emitir parecer sobre textos para fins de publicação;
    • elaborar textos;
    • orientar formulação do projeto;
    • orientar iniciação ao exercício profissional;
    • rever bibliografia;
    • realizar atividades em laboratórios e oficinas;
    • demonstrar capacidade de problematizar;
    • selecionar recursos didáticos;
    • definir linhas de pesquisa e extensão;
    • readequar processo de ensino-aprendizagem;
    • orientar formação de acervos;
    • realizar leituras;
    • avaliar trabalhos acadêmicos programados;
    • acompanhar atividades de estágio;
    • sugerir bibliografia;
    • definir perfil profissional;
    • rever prática docente;
    • controlar frequência;
    • construir currículo do curso;
    • demonstrar capacidade de argumentação;
    • realizar experiências extra-sala;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar capacidade de contextualização;
    • organizar eventos acadêmicos;
    • provocar reflexões;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • analisar resultados de avaliações;
    • emitir laudos e pareceres técnicos;
    • prestar contas dos recursos financeiros;
    • indicar bibliografia;
    • examinar monografias, teses e dissertações;
    • orientar pesquisadores;
    • gerenciar recursos financeiros e materiais;
    • prestar consultoria;
    • elaborar material didático;
    • coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas;
    • avaliar iniciação ao exercício profissional;
    • participar de órgãos colegiados;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • realizar reuniões de orientação;
    • organizar seminários;
    • exercer papéis de cidadania;
    • julgar trabalhos acadêmicos;
    • prever formas de avaliação;
    • selecionar recursos humanos;
    • comentar resultados de avaliações;
    • demonstrar capacidade de mobilização;
    • identificar campos de estágio;
    • discutir textos;
    • avaliar participação em classe e extraclasse;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • assessorar projetos de instituições;
    • definir perfil dos docentes;
    • propor minutas de editais, portarias e resoluções;
    • avaliar provas;
    • fiscalizar a aplicação das normas de estágio;
    • formular questões;
    • avaliar produção do orientado;
    • elaborar programas e projetos de estágio;
    • coordenar programas de estágio;
    • manter-se atualizado;
    • coordenar cursos;
    • dar entrevistas;
    • avaliar execução de pesquisa;
    • atualizar dados e informações conjunturais;
    • avaliar execução de atividades de extensão;
    • preparar orientando para exame de qualificação;
    • identificar demandas da sociedade;
    • organizar publicações;
    • definir critérios de avaliação;
    • preparar orientando para defesa do trabalho;
    • demonstrar capacidade de polemização;
    • verificar frequência;
    • acompanhar desenvolvimento de planos de ensino;
    • captar recursos para pesquisa e extensão;
    • elaborar trabalhos científicos;
    • orientar construção de objeto de pesquisa;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • integrar comissões;
    • avaliar currículos e memoriais;
    • definir ementas e programas;
    • montar cronograma;
    • elaborar plano de aula;
    • definir política de capacitação docente;
    • selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação;
    • arguir candidatos à titulação;


    Setores que mais contratam Professor de ciência política do ensino superior no mercado de trabalho

    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Atividades de organizações políticas
    • Ensino fundamental
    • Educação superior - graduação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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