Quanto ganha um Professor de ciência política do ensino superior
Um Professor de ciência política do ensino superior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.944,61 e R$ 13.324,92, com a média salarial de R$ 5.816,99 e o salário mediana em R$ 4.443,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 5.816,99 | 69.803,87 | 1.454,25 | 54,76 |
1º Quartil | 2.944,61 | 35.335,34 | 736,15 | 27,72 |
Salário Mediana | 4.443,00 | 53.316,00 | 1.110,75 | 41,82 |
3º Quartil | 10.162,15 | 121.945,80 | 2.540,54 | 95,66 |
Teto Salarial | 13.324,92 | 159.898,99 | 3.331,23 | 125,44 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino superior
- Professores de ciências humanas do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de museologia do ensino superior
- Professor de filosofia do ensino superior
- Professor de geografia do ensino superior
- Professor de direito do ensino superior
- Professor de jornalismo
- Professor de serviço social do ensino superior
- Professor de biblioteconomia do ensino superior
- Professor de comunicação social do ensino superior
- Professor de antropologia do ensino superior
- Professor de arquivologia do ensino superior
- Professor de sociologia do ensino superior
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Belo Horizonte - MG | 1.684 - 9.889 | 4.398,52 | 1.683,71 | 3.874,50 | 8.164,71 | 9.889,35 |
Blumenau - SC | 9.290 - 11.703 | 9.486,94 | 9.290,00 | 9.662,00 | 9.662,00 | 11.702,90 |
São Paulo - SP | 3.732 - 6.243 | 4.363,39 | 3.732,00 | 4.443,00 | 5.154,00 | 6.242,68 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Minas Gerais | 1.684 - 9.889 | 4.398,52 | 1.683,71 | 3.874,50 | 8.164,71 | 9.889,35 |
Santa Catarina | 9.290 - 11.703 | 9.486,94 | 9.290,00 | 9.662,00 | 9.662,00 | 11.702,90 |
São Paulo | 2.773 - 5.905 | 4.044,59 | 2.772,50 | 4.443,00 | 4.875,00 | 5.904,75 |
Principais locais de trabalho
Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências humanas do ensino superior
O exercício desse cargo requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.
Funções e atividades do Professor de ciência política do ensino superior
Professores de ciências humanas do ensino superior devem:
Atividades
- demonstrar capacidade de observação;
- coordenar projetos de pesquisa;
- identificar perfil dos docentes;
- participar de eventos técnico-científicos;
- acompanhar execução do projeto;
- demonstrar capacidade de motivação;
- apresentar conteúdos de disciplinas;
- selecionar candidatos em concursos;
- responder perguntas;
- definir atividades extra-sala;
- chefiar departamentos acadêmicos;
- definir metodologia;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- coordenar projetos de extensão;
- supervisionar atividades de campo;
- prestar serviços à comunidade;
- trabalhar com a comunidade;
- propor a realização de convênios e parcerias;
- definir diretrizes de avaliação do curso;
- definir perfil dos alunos;
- avaliar ementas e programas;
- demonstrar capacidade de expressão oral;
- demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções;
- demonstrar capacidade de redação;
- examinar relatórios de campo;
- pesquisar bibliografia;
- participar da elaboração de editais para concursos;
- construir política de estágio;
- elaborar relatórios;
- elaborar projetos de extensão;
- examinar produto final;
- demonstrar capacidade de lidar com a diversidade;
- utilizar recursos audiovisuais;
- executar pesquisas;
- promover debates;
- selecionar bibliografia;
- divulgar resultados;
- organizar atividades didáticas;
- definir objetivos da disciplina;
- emitir parecer sobre textos para fins de publicação;
- elaborar textos;
- orientar formulação do projeto;
- orientar iniciação ao exercício profissional;
- rever bibliografia;
- realizar atividades em laboratórios e oficinas;
- demonstrar capacidade de problematizar;
- selecionar recursos didáticos;
- definir linhas de pesquisa e extensão;
- readequar processo de ensino-aprendizagem;
- orientar formação de acervos;
- realizar leituras;
- avaliar trabalhos acadêmicos programados;
- acompanhar atividades de estágio;
- sugerir bibliografia;
- definir perfil profissional;
- rever prática docente;
- controlar frequência;
- construir currículo do curso;
- demonstrar capacidade de argumentação;
- realizar experiências extra-sala;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar capacidade de contextualização;
- organizar eventos acadêmicos;
- provocar reflexões;
- elaborar projetos de pesquisa;
- analisar resultados de avaliações;
- emitir laudos e pareceres técnicos;
- prestar contas dos recursos financeiros;
- indicar bibliografia;
- examinar monografias, teses e dissertações;
- orientar pesquisadores;
- gerenciar recursos financeiros e materiais;
- prestar consultoria;
- elaborar material didático;
- coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas;
- avaliar iniciação ao exercício profissional;
- participar de órgãos colegiados;
- demonstrar capacidade de reflexão;
- realizar reuniões de orientação;
- organizar seminários;
- exercer papéis de cidadania;
- julgar trabalhos acadêmicos;
- prever formas de avaliação;
- selecionar recursos humanos;
- comentar resultados de avaliações;
- demonstrar capacidade de mobilização;
- identificar campos de estágio;
- discutir textos;
- avaliar participação em classe e extraclasse;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- assessorar projetos de instituições;
- definir perfil dos docentes;
- propor minutas de editais, portarias e resoluções;
- avaliar provas;
- fiscalizar a aplicação das normas de estágio;
- formular questões;
- avaliar produção do orientado;
- elaborar programas e projetos de estágio;
- coordenar programas de estágio;
- manter-se atualizado;
- coordenar cursos;
- dar entrevistas;
- avaliar execução de pesquisa;
- atualizar dados e informações conjunturais;
- avaliar execução de atividades de extensão;
- preparar orientando para exame de qualificação;
- identificar demandas da sociedade;
- organizar publicações;
- definir critérios de avaliação;
- preparar orientando para defesa do trabalho;
- demonstrar capacidade de polemização;
- verificar frequência;
- acompanhar desenvolvimento de planos de ensino;
- captar recursos para pesquisa e extensão;
- elaborar trabalhos científicos;
- orientar construção de objeto de pesquisa;
- demonstrar capacidade de síntese;
- integrar comissões;
- avaliar currículos e memoriais;
- definir ementas e programas;
- montar cronograma;
- elaborar plano de aula;
- definir política de capacitação docente;
- selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação;
- arguir candidatos à titulação;
Setores que mais contratam Professor de ciência política do ensino superior no mercado de trabalho
- Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Atividades de organizações políticas
- Ensino fundamental
- Educação superior - graduação
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br