Salário para o cargo de Professor de geografia do ensino superior
CBO 2347-40 > Professores de ciências humanas do ensino superior

Professor de geografia do ensino superior - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Preparam e ministram aula nas áreas de ciências humanas no ensino superior e orientam trabalhos acadêmicos, elaboram planos de ensino, supervisionam estágio, avaliam processos de ensino-aprendizagem, participam de processos de seleção e avaliação. Prestam assessoria técnico-científica, exercem atividades acadêmico-administrativas e constroem projetos político-pedagógicos. Podem desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

Quanto ganha um Professor de geografia do ensino superior

Um Professor de geografia do ensino superior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.234,22 e R$ 114.125,04, com a média salarial de R$ 24.432,65 e o salário mediana em R$ 4.505,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de geografia do ensino superior

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 24.432,65 293.191,75 6.108,16 167,06
1º Quartil 1.234,22 14.810,58 308,55 8,44
Salário Mediana 4.505,50 54.066,00 1.126,38 30,81
3º Quartil 87.036,63 1.044.439,56 21.759,16 595,12
Teto Salarial 114.125,04 1.369.500,48 28.531,26 780,34


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências humanas do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.055 - 516.613 63.613,60 1.054,98 4.389,60 426.519,00 516.612,61


Principais locais de trabalho

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências humanas do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de geografia do ensino superior

Professores de ciências humanas do ensino superior devem:

  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • orientar trabalhos acadêmicos;
  • desenvolver atividades de pesquisa e extensão;
  • preparar aulas;
  • construir projetos político-pedagógicos;
  • elaborar plano de ensino;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ministrar aula;
  • avaliar processos de ensino-aprendizagem;
  • supervisionar estágios;
  • prestar assessoria técnico-científica;
  • participar de processos de seleção e avaliação;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de contextualização;
    • selecionar recursos didáticos;
    • construir política de estágio;
    • realizar leituras;
    • avaliar currículos e memoriais;
    • demonstrar capacidade de mobilização;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • prestar serviços à comunidade;
    • selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação;
    • chefiar departamentos acadêmicos;
    • participar de órgãos colegiados;
    • indicar bibliografia;
    • trabalhar com a comunidade;
    • manter-se atualizado;
    • selecionar recursos humanos;
    • propor minutas de editais, portarias e resoluções;
    • elaborar material didático;
    • definir objetivos da disciplina;
    • exercer papéis de cidadania;
    • propor a realização de convênios e parcerias;
    • avaliar ementas e programas;
    • executar pesquisas;
    • prestar consultoria;
    • utilizar recursos audiovisuais;
    • orientar formulação do projeto;
    • avaliar execução de pesquisa;
    • realizar experiências extra-sala;
    • orientar formação de acervos;
    • acompanhar execução do projeto;
    • captar recursos para pesquisa e extensão;
    • organizar publicações;
    • definir perfil dos alunos;
    • organizar atividades didáticas;
    • demonstrar capacidade de lidar com a diversidade;
    • provocar reflexões;
    • selecionar bibliografia;
    • emitir parecer sobre textos para fins de publicação;
    • identificar perfil dos docentes;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • elaborar trabalhos científicos;
    • orientar construção de objeto de pesquisa;
    • fiscalizar a aplicação das normas de estágio;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • apresentar conteúdos de disciplinas;
    • avaliar produção do orientado;
    • prestar contas dos recursos financeiros;
    • coordenar projetos de extensão;
    • realizar atividades em laboratórios e oficinas;
    • orientar pesquisadores;
    • analisar resultados de avaliações;
    • avaliar participação em classe e extraclasse;
    • atualizar dados e informações conjunturais;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • elaborar programas e projetos de estágio;
    • arguir candidatos à titulação;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • demonstrar capacidade de argumentação;
    • orientar iniciação ao exercício profissional;
    • demonstrar capacidade de polemização;
    • organizar seminários;
    • rever prática docente;
    • controlar frequência;
    • demonstrar capacidade de problematizar;
    • prever formas de avaliação;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • acompanhar atividades de estágio;
    • elaborar relatórios;
    • examinar monografias, teses e dissertações;
    • definir atividades extra-sala;
    • examinar produto final;
    • identificar campos de estágio;
    • dar entrevistas;
    • preparar orientando para defesa do trabalho;
    • participar da elaboração de editais para concursos;
    • participar de eventos técnico-científicos;
    • preparar orientando para exame de qualificação;
    • coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas;
    • montar cronograma;
    • realizar reuniões de orientação;
    • organizar eventos acadêmicos;
    • avaliar provas;
    • verificar frequência;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • emitir laudos e pareceres técnicos;
    • sugerir bibliografia;
    • selecionar candidatos em concursos;
    • definir linhas de pesquisa e extensão;
    • definir perfil dos docentes;
    • julgar trabalhos acadêmicos;
    • divulgar resultados;
    • responder perguntas;
    • demonstrar criatividade;
    • identificar demandas da sociedade;
    • avaliar execução de atividades de extensão;
    • discutir textos;
    • coordenar programas de estágio;
    • avaliar iniciação ao exercício profissional;
    • definir perfil profissional;
    • supervisionar atividades de campo;
    • integrar comissões;
    • readequar processo de ensino-aprendizagem;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • comentar resultados de avaliações;
    • definir metodologia;
    • definir critérios de avaliação;
    • gerenciar recursos financeiros e materiais;
    • definir ementas e programas;
    • demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções;
    • definir diretrizes de avaliação do curso;
    • assessorar projetos de instituições;
    • promover debates;
    • elaborar projetos de extensão;
    • acompanhar desenvolvimento de planos de ensino;
    • examinar relatórios de campo;
    • construir currículo do curso;
    • rever bibliografia;
    • demonstrar capacidade de redação;
    • elaborar textos;
    • formular questões;
    • coordenar cursos;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • pesquisar bibliografia;
    • elaborar plano de aula;
    • definir política de capacitação docente;
    • avaliar trabalhos acadêmicos programados;


    Setores que mais contratam Professor de geografia do ensino superior no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Ensino médio
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Gerente de albergue
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de albergue