Salário para o cargo de Professor de direito do ensino superior
CBO 2347-30 > Professores de ciências humanas do ensino superior

Professor de direito do ensino superior - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Preparam e ministram aula nas áreas de ciências humanas no ensino superior e orientam trabalhos acadêmicos, elaboram planos de ensino, supervisionam estágio, avaliam processos de ensino-aprendizagem, participam de processos de seleção e avaliação. Prestam assessoria técnico-científica, exercem atividades acadêmico-administrativas e constroem projetos político-pedagógicos. Podem desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

Quanto ganha um Professor de direito do ensino superior

Um Professor de direito do ensino superior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.502,66 e R$ 30.393,30, com a média salarial de R$ 8.170,23 e o salário mediana em R$ 3.732,40 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de direito do ensino superior

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.170,23 98.042,72 2.042,56 69,67
1º Quartil 1.502,66 18.031,87 375,66 12,81
Salário Mediana 3.732,40 44.788,80 933,10 31,83
3º Quartil 23.179,23 278.150,75 5.794,81 197,66
Teto Salarial 30.393,30 364.719,61 7.598,33 259,18


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências humanas do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Belo Horizonte - MG 2.304 - 9.146 4.352,54 2.304,48 3.548,40 7.550,84 9.145,80
Blumenau - SC 8.283 - 14.098 9.386,15 8.282,66 8.523,65 11.639,80 14.098,48
Londrina - PR 1.584 - 7.370 3.285,94 1.584,10 2.870,64 6.084,40 7.369,61
Natal - RN 5.274 - 7.882 6.090,66 5.273,89 6.184,20 6.507,60 7.882,20
São Paulo - SP 1.070 - 62.606 14.020,26 1.070,42 4.164,06 51.687,98 62.606,03
Fortaleza - CE 1.807 - 10.725 4.424,20 1.807,15 3.858,98 8.854,65 10.725,02
Curitiba - PR 2.444 - 16.703 6.490,91 2.444,36 5.583,60 13.790,39 16.703,33
São Bernardo do Campo - SP 1.384 - 7.664 3.529,39 1.384,08 3.321,78 6.327,20 7.663,69
Maringá - PR 1.264 - 728.880 133.775,68 1.263,70 2.139,00 601.768,20 728.879,70
Manaus - AM 2.539 - 3.861 2.979,28 2.539,03 3.126,20 3.187,80 3.861,16
Belém - PA 7.464 - 13.055 9.023,68 7.463,53 8.690,00 10.778,70 13.055,48
Recife - PE 3.886 - 10.882 6.805,79 3.885,90 8.660,00 8.984,00 10.881,69
Mossoró - RN 5.706 - 7.882 6.199,42 5.706,07 6.184,20 6.507,60 7.882,20
Ivaipora - PR 1.372 - 6.735 3.443,49 1.372,00 2.902,40 5.560,13 6.734,60
Campos dos Goytacazes - RJ 1.132 - 4.227 1.921,46 1.132,15 1.623,85 3.490,03 4.227,22
Guarapuava - PR 1.096 - 2.976 1.753,28 1.096,20 1.644,30 2.457,00 2.975,99
Salvador - BA 4.037 - 16.068 8.119,59 4.036,93 6.145,89 13.266,00 16.068,18
Patos de Minas - MG 1.114 - 2.120 1.255,68 1.114,45 1.114,45 1.749,99 2.119,64
Passo Fundo - RS 1.428 - 6.042 2.704,93 1.428,40 2.296,10 4.988,25 6.041,92
Olinda - PE 2.604 - 4.663 3.378,67 2.604,00 3.500,00 3.850,00 4.663,24


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Minas Gerais 1.737 - 11.911 4.712,58 1.736,98 3.548,40 9.834,03 11.911,28
Paraná 1.384 - 112.419 24.760,63 1.384,40 2.834,30 92.814,10 112.419,22
São Paulo 1.235 - 21.956 6.277,43 1.234,84 2.560,54 18.126,72 21.955,63
Santa Catarina 6.656 - 14.430 9.106,64 6.655,75 8.775,33 11.913,87 14.430,44
Rio Grande do Sul 1.448 - 25.788 7.311,59 1.447,90 3.190,05 21.290,77 25.788,02
Rio Grande do Norte 5.436 - 7.882 6.130,21 5.435,96 6.184,20 6.507,60 7.882,20
Bahia 1.537 - 12.252 4.677,15 1.537,29 3.187,73 10.115,16 12.251,78
Pernambuco 2.638 - 10.770 5.140,02 2.638,18 3.885,90 8.891,43 10.769,57
Pará 2.701 - 12.347 6.755,34 2.701,43 7.172,00 10.193,61 12.346,81
Rio de Janeiro 1.235 - 19.468 5.579,76 1.235,02 2.192,03 16.072,62 19.467,64
Ceará 2.126 - 12.989 5.610,33 2.126,04 4.177,10 10.724,20 12.989,47
Tocantins 1.273 - 8.406 2.924,97 1.272,75 2.081,93 6.940,30 8.406,30
Espírito Santo 1.157 - 14.320 5.847,76 1.157,45 7.554,80 11.822,80 14.320,13
Mato Grosso do Sul 1.238 - 42.468 10.202,25 1.237,67 3.448,50 35.062,08 42.468,25
Amazonas 2.539 - 3.861 2.979,28 2.539,03 3.126,20 3.187,80 3.861,16
Mato Grosso 1.103 - 6.587 2.367,42 1.102,65 1.854,48 5.437,96 6.586,61
Maranhão 1.279 - 12.394 5.650,52 1.279,07 6.000,00 10.232,20 12.393,55
Rondônia 1.177 - 9.127 4.048,86 1.176,50 4.061,66 7.535,00 9.126,62
Distrito Federal 4.391 - 17.153 7.759,49 4.390,70 5.581,75 14.161,49 17.152,82


Principais locais de trabalho

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências humanas do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de direito do ensino superior

Professores de ciências humanas do ensino superior devem:

  • prestar assessoria técnico-científica;
  • orientar trabalhos acadêmicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver atividades de pesquisa e extensão;
  • construir projetos político-pedagógicos;
  • ministrar aula;
  • preparar aulas;
  • elaborar plano de ensino;
  • avaliar processos de ensino-aprendizagem;
  • participar de processos de seleção e avaliação;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • supervisionar estágios;

  • Atividades

    • emitir parecer sobre textos para fins de publicação;
    • orientar formulação do projeto;
    • demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções;
    • formular questões;
    • realizar atividades em laboratórios e oficinas;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • participar da elaboração de editais para concursos;
    • demonstrar capacidade de polemização;
    • avaliar provas;
    • julgar trabalhos acadêmicos;
    • coordenar projetos de extensão;
    • identificar demandas da sociedade;
    • assessorar projetos de instituições;
    • promover debates;
    • elaborar plano de aula;
    • organizar eventos acadêmicos;
    • elaborar trabalhos científicos;
    • definir ementas e programas;
    • organizar seminários;
    • avaliar trabalhos acadêmicos programados;
    • executar pesquisas;
    • demonstrar capacidade de problematizar;
    • realizar reuniões de orientação;
    • supervisionar atividades de campo;
    • orientar construção de objeto de pesquisa;
    • construir política de estágio;
    • exercer papéis de cidadania;
    • realizar leituras;
    • construir currículo do curso;
    • identificar campos de estágio;
    • verificar frequência;
    • demonstrar capacidade de contextualização;
    • responder perguntas;
    • controlar frequência;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • emitir laudos e pareceres técnicos;
    • realizar experiências extra-sala;
    • definir objetivos da disciplina;
    • preparar orientando para defesa do trabalho;
    • examinar monografias, teses e dissertações;
    • elaborar projetos de extensão;
    • avaliar participação em classe e extraclasse;
    • elaborar programas e projetos de estágio;
    • organizar atividades didáticas;
    • participar de eventos técnico-científicos;
    • examinar produto final;
    • pesquisar bibliografia;
    • demonstrar capacidade de argumentação;
    • definir linhas de pesquisa e extensão;
    • preparar orientando para exame de qualificação;
    • avaliar iniciação ao exercício profissional;
    • elaborar material didático;
    • analisar resultados de avaliações;
    • definir diretrizes de avaliação do curso;
    • avaliar produção do orientado;
    • definir perfil profissional;
    • indicar bibliografia;
    • prestar serviços à comunidade;
    • selecionar bibliografia;
    • captar recursos para pesquisa e extensão;
    • participar de órgãos colegiados;
    • rever prática docente;
    • definir metodologia;
    • prever formas de avaliação;
    • organizar publicações;
    • acompanhar desenvolvimento de planos de ensino;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • selecionar recursos humanos;
    • montar cronograma;
    • orientar formação de acervos;
    • definir política de capacitação docente;
    • fiscalizar a aplicação das normas de estágio;
    • demonstrar capacidade de mobilização;
    • arguir candidatos à titulação;
    • discutir textos;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • selecionar recursos didáticos;
    • demonstrar capacidade de redação;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • orientar iniciação ao exercício profissional;
    • utilizar recursos audiovisuais;
    • definir critérios de avaliação;
    • trabalhar com a comunidade;
    • rever bibliografia;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • provocar reflexões;
    • demonstrar capacidade de lidar com a diversidade;
    • avaliar currículos e memoriais;
    • gerenciar recursos financeiros e materiais;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • coordenar cursos;
    • propor minutas de editais, portarias e resoluções;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • identificar perfil dos docentes;
    • sugerir bibliografia;
    • manter-se atualizado;
    • elaborar textos;
    • acompanhar execução do projeto;
    • atualizar dados e informações conjunturais;
    • coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas;
    • selecionar candidatos em concursos;
    • examinar relatórios de campo;
    • selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação;
    • definir perfil dos docentes;
    • avaliar execução de pesquisa;
    • integrar comissões;
    • chefiar departamentos acadêmicos;
    • apresentar conteúdos de disciplinas;
    • prestar contas dos recursos financeiros;
    • elaborar relatórios;
    • acompanhar atividades de estágio;
    • coordenar programas de estágio;
    • definir atividades extra-sala;
    • demonstrar criatividade;
    • definir perfil dos alunos;
    • dar entrevistas;
    • comentar resultados de avaliações;
    • avaliar execução de atividades de extensão;
    • orientar pesquisadores;
    • divulgar resultados;
    • readequar processo de ensino-aprendizagem;
    • propor a realização de convênios e parcerias;
    • prestar consultoria;
    • avaliar ementas e programas;


    Setores que mais contratam Professor de direito do ensino superior no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Ensino médio
    • Ensino fundamental
    • Outras atividades de ensino
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Construção de edifícios
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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