Salário para o cargo de Professor de ciência política do ensino superior
CBO 2347-20 > Professores de ciências humanas do ensino superior

Professor de ciência política do ensino superior - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Preparam e ministram aula nas áreas de ciências humanas no ensino superior e orientam trabalhos acadêmicos, elaboram planos de ensino, supervisionam estágio, avaliam processos de ensino-aprendizagem, participam de processos de seleção e avaliação. Prestam assessoria técnico-científica, exercem atividades acadêmico-administrativas e constroem projetos político-pedagógicos. Podem desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

Quanto ganha um Professor de ciência política do ensino superior

Um Professor de ciência política do ensino superior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.544,89 e R$ 14.066,02, com a média salarial de R$ 5.477,77 e o salário mediana em R$ 4.221,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de ciência política do ensino superior

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.477,77 65.733,21 1.369,44 50,96
1º Quartil 2.544,89 30.538,64 636,22 23,67
Salário Mediana 4.221,50 50.658,00 1.055,38 39,27
3º Quartil 10.727,35 128.728,20 2.681,84 99,79
Teto Salarial 14.066,02 168.792,28 3.516,51 130,85


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências humanas do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Belo Horizonte - MG 2.800 - 11.176 5.032,15 2.799,63 4.303,20 9.226,67 11.175,62


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Minas Gerais 2.800 - 11.176 5.032,15 2.799,63 4.303,20 9.226,67 11.175,62
São Paulo 3.539 - 5.294 3.767,55 3.539,25 3.642,50 4.371,00 5.294,29


Principais locais de trabalho

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências humanas do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de ciência política do ensino superior

Professores de ciências humanas do ensino superior devem:

  • participar de processos de seleção e avaliação;
  • construir projetos político-pedagógicos;
  • elaborar plano de ensino;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver atividades de pesquisa e extensão;
  • ministrar aula;
  • prestar assessoria técnico-científica;
  • preparar aulas;
  • orientar trabalhos acadêmicos;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • supervisionar estágios;
  • avaliar processos de ensino-aprendizagem;

  • Atividades

    • definir objetivos da disciplina;
    • propor minutas de editais, portarias e resoluções;
    • organizar eventos acadêmicos;
    • definir perfil profissional;
    • elaborar material didático;
    • manter-se atualizado;
    • elaborar plano de aula;
    • orientar pesquisadores;
    • demonstrar capacidade de lidar com a diversidade;
    • captar recursos para pesquisa e extensão;
    • prestar consultoria;
    • orientar iniciação ao exercício profissional;
    • elaborar programas e projetos de estágio;
    • coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas;
    • definir metodologia;
    • emitir laudos e pareceres técnicos;
    • orientar formulação do projeto;
    • selecionar bibliografia;
    • provocar reflexões;
    • pesquisar bibliografia;
    • acompanhar execução do projeto;
    • gerenciar recursos financeiros e materiais;
    • selecionar recursos humanos;
    • prestar serviços à comunidade;
    • emitir parecer sobre textos para fins de publicação;
    • demonstrar capacidade de mobilização;
    • indicar bibliografia;
    • supervisionar atividades de campo;
    • demonstrar capacidade de polemização;
    • avaliar execução de atividades de extensão;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • examinar produto final;
    • demonstrar capacidade de contextualização;
    • utilizar recursos audiovisuais;
    • julgar trabalhos acadêmicos;
    • orientar formação de acervos;
    • verificar frequência;
    • selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação;
    • coordenar cursos;
    • orientar construção de objeto de pesquisa;
    • executar pesquisas;
    • demonstrar criatividade;
    • sugerir bibliografia;
    • integrar comissões;
    • acompanhar desenvolvimento de planos de ensino;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • arguir candidatos à titulação;
    • identificar campos de estágio;
    • examinar relatórios de campo;
    • identificar demandas da sociedade;
    • rever bibliografia;
    • construir currículo do curso;
    • elaborar projetos de extensão;
    • participar de órgãos colegiados;
    • demonstrar capacidade de problematizar;
    • definir critérios de avaliação;
    • elaborar trabalhos científicos;
    • organizar atividades didáticas;
    • montar cronograma;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • definir perfil dos alunos;
    • exercer papéis de cidadania;
    • avaliar trabalhos acadêmicos programados;
    • acompanhar atividades de estágio;
    • avaliar provas;
    • examinar monografias, teses e dissertações;
    • demonstrar capacidade de redação;
    • avaliar currículos e memoriais;
    • organizar publicações;
    • definir linhas de pesquisa e extensão;
    • definir ementas e programas;
    • preparar orientando para exame de qualificação;
    • demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções;
    • preparar orientando para defesa do trabalho;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • apresentar conteúdos de disciplinas;
    • participar de eventos técnico-científicos;
    • realizar leituras;
    • prestar contas dos recursos financeiros;
    • atualizar dados e informações conjunturais;
    • fiscalizar a aplicação das normas de estágio;
    • selecionar candidatos em concursos;
    • avaliar execução de pesquisa;
    • controlar frequência;
    • definir perfil dos docentes;
    • coordenar projetos de extensão;
    • responder perguntas;
    • avaliar participação em classe e extraclasse;
    • realizar reuniões de orientação;
    • avaliar produção do orientado;
    • comentar resultados de avaliações;
    • avaliar ementas e programas;
    • definir diretrizes de avaliação do curso;
    • construir política de estágio;
    • discutir textos;
    • chefiar departamentos acadêmicos;
    • organizar seminários;
    • coordenar programas de estágio;
    • elaborar textos;
    • definir atividades extra-sala;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • demonstrar capacidade de argumentação;
    • analisar resultados de avaliações;
    • formular questões;
    • elaborar relatórios;
    • selecionar recursos didáticos;
    • realizar experiências extra-sala;
    • rever prática docente;
    • identificar perfil dos docentes;
    • readequar processo de ensino-aprendizagem;
    • dar entrevistas;
    • prever formas de avaliação;
    • realizar atividades em laboratórios e oficinas;
    • promover debates;
    • divulgar resultados;
    • propor a realização de convênios e parcerias;
    • participar da elaboração de editais para concursos;
    • trabalhar com a comunidade;
    • assessorar projetos de instituições;
    • avaliar iniciação ao exercício profissional;
    • definir política de capacitação docente;
    • demonstrar capacidade de síntese;


    Setores que mais contratam Professor de ciência política do ensino superior no mercado de trabalho

    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Educação superior - graduação
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Ensino fundamental




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: