Salário para o cargo de Professor de filosofia do ensino superior
CBO 2347-35 > Professores de ciências humanas do ensino superior

Professor de filosofia do ensino superior - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Preparam e ministram aula nas áreas de ciências humanas no ensino superior e orientam trabalhos acadêmicos, elaboram planos de ensino, supervisionam estágio, avaliam processos de ensino-aprendizagem, participam de processos de seleção e avaliação. Prestam assessoria técnico-científica, exercem atividades acadêmico-administrativas e constroem projetos político-pedagógicos. Podem desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

Quanto ganha um Professor de filosofia do ensino superior

Um Professor de filosofia do ensino superior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.027,27 e R$ 12.051,42, com a média salarial de R$ 4.725,95 e o salário mediana em R$ 3.293,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de filosofia do ensino superior

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.725,95 56.711,44 1.181,49 57,08
1º Quartil 2.027,27 24.327,20 506,82 24,48
Salário Mediana 3.293,00 39.516,00 823,25 39,77
3º Quartil 9.190,93 110.291,10 2.297,73 111,00
Teto Salarial 12.051,42 144.617,00 3.012,85 145,54


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências humanas do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Belo Horizonte - MG 1.456 - 9.797 3.733,95 1.456,40 2.574,00 8.088,40 9.796,91
São Paulo - SP 1.454 - 9.974 4.626,62 1.454,00 3.860,00 8.234,33 9.973,67
Rio de Janeiro - RJ 1.911 - 23.181 7.609,55 1.911,00 3.823,00 19.138,50 23.181,13
São Leopoldo - RS 1.918 - 7.857 3.882,15 1.918,00 2.463,00 6.487,00 7.857,25
Caxias do Sul - RS 6.727 - 8.148 6.727,00 6.727,00 6.727,00 6.727,00 8.147,94


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.533 - 10.748 4.324,72 1.532,83 2.859,00 8.874,00 10.748,46
Minas Gerais 1.456 - 13.325 4.426,78 1.456,40 2.854,00 11.001,40 13.325,23
Rio de Janeiro 1.798 - 18.372 5.576,28 1.797,75 3.293,00 15.168,00 18.371,94
Rio Grande do Sul 2.080 - 9.693 5.021,13 2.080,33 6.362,88 8.003,00 9.693,47


Principais locais de trabalho

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências humanas do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de filosofia do ensino superior

Professores de ciências humanas do ensino superior devem:

  • desenvolver atividades de pesquisa e extensão;
  • avaliar processos de ensino-aprendizagem;
  • participar de processos de seleção e avaliação;
  • elaborar plano de ensino;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar assessoria técnico-científica;
  • ministrar aula;
  • construir projetos político-pedagógicos;
  • orientar trabalhos acadêmicos;
  • preparar aulas;
  • supervisionar estágios;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;

  • Atividades

    • provocar reflexões;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas;
    • gerenciar recursos financeiros e materiais;
    • avaliar execução de atividades de extensão;
    • elaborar textos;
    • selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação;
    • coordenar cursos;
    • orientar formação de acervos;
    • participar de órgãos colegiados;
    • captar recursos para pesquisa e extensão;
    • rever prática docente;
    • controlar frequência;
    • organizar atividades didáticas;
    • definir perfil profissional;
    • selecionar recursos didáticos;
    • construir política de estágio;
    • demonstrar capacidade de problematizar;
    • organizar publicações;
    • avaliar execução de pesquisa;
    • demonstrar capacidade de mobilização;
    • propor minutas de editais, portarias e resoluções;
    • examinar relatórios de campo;
    • construir currículo do curso;
    • elaborar material didático;
    • rever bibliografia;
    • apresentar conteúdos de disciplinas;
    • preparar orientando para defesa do trabalho;
    • prestar serviços à comunidade;
    • definir política de capacitação docente;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • fiscalizar a aplicação das normas de estágio;
    • demonstrar capacidade de contextualização;
    • supervisionar atividades de campo;
    • organizar seminários;
    • orientar pesquisadores;
    • demonstrar capacidade de polemização;
    • identificar demandas da sociedade;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • identificar campos de estágio;
    • realizar reuniões de orientação;
    • examinar monografias, teses e dissertações;
    • definir linhas de pesquisa e extensão;
    • julgar trabalhos acadêmicos;
    • definir objetivos da disciplina;
    • montar cronograma;
    • trabalhar com a comunidade;
    • demonstrar criatividade;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • exercer papéis de cidadania;
    • examinar produto final;
    • coordenar projetos de extensão;
    • elaborar relatórios;
    • definir perfil dos docentes;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • prestar contas dos recursos financeiros;
    • elaborar programas e projetos de estágio;
    • pesquisar bibliografia;
    • organizar eventos acadêmicos;
    • identificar perfil dos docentes;
    • preparar orientando para exame de qualificação;
    • acompanhar atividades de estágio;
    • avaliar produção do orientado;
    • definir diretrizes de avaliação do curso;
    • dar entrevistas;
    • chefiar departamentos acadêmicos;
    • emitir laudos e pareceres técnicos;
    • comentar resultados de avaliações;
    • executar pesquisas;
    • realizar leituras;
    • definir ementas e programas;
    • selecionar recursos humanos;
    • readequar processo de ensino-aprendizagem;
    • responder perguntas;
    • sugerir bibliografia;
    • avaliar trabalhos acadêmicos programados;
    • participar de eventos técnico-científicos;
    • avaliar iniciação ao exercício profissional;
    • definir metodologia;
    • avaliar provas;
    • selecionar candidatos em concursos;
    • indicar bibliografia;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • definir atividades extra-sala;
    • participar da elaboração de editais para concursos;
    • definir perfil dos alunos;
    • prever formas de avaliação;
    • avaliar participação em classe e extraclasse;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • acompanhar desenvolvimento de planos de ensino;
    • definir critérios de avaliação;
    • analisar resultados de avaliações;
    • orientar construção de objeto de pesquisa;
    • demonstrar capacidade de lidar com a diversidade;
    • demonstrar capacidade de argumentação;
    • demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções;
    • promover debates;
    • elaborar plano de aula;
    • verificar frequência;
    • manter-se atualizado;
    • orientar iniciação ao exercício profissional;
    • integrar comissões;
    • selecionar bibliografia;
    • divulgar resultados;
    • demonstrar capacidade de redação;
    • elaborar projetos de extensão;
    • realizar experiências extra-sala;
    • coordenar programas de estágio;
    • arguir candidatos à titulação;
    • propor a realização de convênios e parcerias;
    • assessorar projetos de instituições;
    • realizar atividades em laboratórios e oficinas;
    • elaborar trabalhos científicos;
    • formular questões;
    • atualizar dados e informações conjunturais;
    • utilizar recursos audiovisuais;
    • avaliar currículos e memoriais;
    • acompanhar execução do projeto;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • discutir textos;
    • avaliar ementas e programas;
    • emitir parecer sobre textos para fins de publicação;
    • prestar consultoria;
    • orientar formulação do projeto;


    Setores que mais contratam Professor de filosofia do ensino superior no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Educação superior - graduação
    • Ensino fundamental
    • Atividades de organizações religiosas
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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