Salário para o cargo de Professor de filosofia do ensino superior
CBO 2347-35 > Professores de ciências humanas do ensino superior

Professor de filosofia do ensino superior - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Preparam e ministram aula nas áreas de ciências humanas no ensino superior e orientam trabalhos acadêmicos, elaboram planos de ensino, supervisionam estágio, avaliam processos de ensino-aprendizagem, participam de processos de seleção e avaliação. Prestam assessoria técnico-científica, exercem atividades acadêmico-administrativas e constroem projetos político-pedagógicos. Podem desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

Quanto ganha um Professor de filosofia do ensino superior

Um Professor de filosofia do ensino superior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.551,41 e R$ 14.847,41, com a média salarial de R$ 4.912,93 e o salário mediana em R$ 2.957,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de filosofia do ensino superior

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.912,93 58.955,12 1.228,23 49,48
1º Quartil 1.551,41 18.616,87 387,85 15,62
Salário Mediana 2.957,00 35.484,00 739,25 29,78
3º Quartil 11.323,27 135.879,26 2.830,82 114,04
Teto Salarial 14.847,41 178.168,96 3.711,85 149,53


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências humanas do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Belo Horizonte - MG 1.969 - 12.817 4.473,11 1.969,23 2.616,00 10.582,05 12.817,30
São Paulo - SP 1.457 - 18.267 5.934,67 1.457,00 3.360,75 15.081,33 18.266,96
Passo Fundo - RS 3.103 - 12.207 6.055,49 3.103,10 4.021,35 10.078,00 12.206,78
Goiânia - GO 1.062 - 13.009 4.656,39 1.062,18 4.535,00 10.740,00 13.008,61


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Minas Gerais 1.665 - 11.871 4.210,46 1.665,16 2.616,00 9.800,53 11.870,70
São Paulo 1.460 - 19.665 6.403,04 1.460,15 4.500,00 16.235,50 19.664,92
Rio Grande do Sul 2.535 - 11.187 5.705,32 2.534,55 5.160,83 9.235,73 11.186,60
Rio de Janeiro 1.556 - 18.213 5.623,48 1.556,25 3.403,00 15.037,00 18.213,27
Goiás 1.062 - 13.009 4.656,39 1.062,18 4.535,00 10.740,00 13.008,61
Paraná 1.201 - 9.923 3.756,82 1.200,70 3.231,80 8.192,80 9.923,37


Principais locais de trabalho

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências humanas do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de filosofia do ensino superior

Professores de ciências humanas do ensino superior devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • construir projetos político-pedagógicos;
  • orientar trabalhos acadêmicos;
  • participar de processos de seleção e avaliação;
  • avaliar processos de ensino-aprendizagem;
  • elaborar plano de ensino;
  • prestar assessoria técnico-científica;
  • preparar aulas;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • ministrar aula;
  • desenvolver atividades de pesquisa e extensão;
  • supervisionar estágios;

  • Atividades

    • emitir laudos e pareceres técnicos;
    • readequar processo de ensino-aprendizagem;
    • propor a realização de convênios e parcerias;
    • pesquisar bibliografia;
    • organizar seminários;
    • demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções;
    • orientar formulação do projeto;
    • rever prática docente;
    • acompanhar atividades de estágio;
    • provocar reflexões;
    • chefiar departamentos acadêmicos;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • demonstrar capacidade de argumentação;
    • construir currículo do curso;
    • avaliar currículos e memoriais;
    • trabalhar com a comunidade;
    • demonstrar capacidade de redação;
    • definir objetivos da disciplina;
    • orientar construção de objeto de pesquisa;
    • emitir parecer sobre textos para fins de publicação;
    • formular questões;
    • demonstrar capacidade de lidar com a diversidade;
    • definir atividades extra-sala;
    • demonstrar capacidade de mobilização;
    • arguir candidatos à titulação;
    • participar de eventos técnico-científicos;
    • definir diretrizes de avaliação do curso;
    • prestar consultoria;
    • identificar demandas da sociedade;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • preparar orientando para exame de qualificação;
    • discutir textos;
    • selecionar recursos humanos;
    • preparar orientando para defesa do trabalho;
    • integrar comissões;
    • indicar bibliografia;
    • selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação;
    • prestar contas dos recursos financeiros;
    • selecionar bibliografia;
    • supervisionar atividades de campo;
    • elaborar textos;
    • participar de órgãos colegiados;
    • rever bibliografia;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • exercer papéis de cidadania;
    • montar cronograma;
    • executar pesquisas;
    • organizar publicações;
    • avaliar participação em classe e extraclasse;
    • identificar perfil dos docentes;
    • definir perfil profissional;
    • apresentar conteúdos de disciplinas;
    • elaborar programas e projetos de estágio;
    • organizar atividades didáticas;
    • definir perfil dos docentes;
    • realizar leituras;
    • realizar experiências extra-sala;
    • acompanhar desenvolvimento de planos de ensino;
    • propor minutas de editais, portarias e resoluções;
    • demonstrar capacidade de contextualização;
    • avaliar execução de atividades de extensão;
    • comentar resultados de avaliações;
    • avaliar execução de pesquisa;
    • verificar frequência;
    • examinar relatórios de campo;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • orientar formação de acervos;
    • analisar resultados de avaliações;
    • participar da elaboração de editais para concursos;
    • prever formas de avaliação;
    • identificar campos de estágio;
    • responder perguntas;
    • selecionar candidatos em concursos;
    • julgar trabalhos acadêmicos;
    • avaliar provas;
    • definir perfil dos alunos;
    • utilizar recursos audiovisuais;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • coordenar cursos;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • examinar monografias, teses e dissertações;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • fiscalizar a aplicação das normas de estágio;
    • definir política de capacitação docente;
    • definir ementas e programas;
    • definir metodologia;
    • assessorar projetos de instituições;
    • examinar produto final;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • dar entrevistas;
    • coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas;
    • controlar frequência;
    • definir linhas de pesquisa e extensão;
    • definir critérios de avaliação;
    • elaborar plano de aula;
    • demonstrar criatividade;
    • realizar reuniões de orientação;
    • elaborar material didático;
    • selecionar recursos didáticos;
    • elaborar projetos de extensão;
    • orientar pesquisadores;
    • manter-se atualizado;
    • orientar iniciação ao exercício profissional;
    • gerenciar recursos financeiros e materiais;
    • sugerir bibliografia;
    • coordenar programas de estágio;
    • atualizar dados e informações conjunturais;
    • elaborar relatórios;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • divulgar resultados;
    • prestar serviços à comunidade;
    • coordenar projetos de extensão;
    • realizar atividades em laboratórios e oficinas;
    • demonstrar capacidade de polemização;
    • organizar eventos acadêmicos;
    • promover debates;
    • avaliar trabalhos acadêmicos programados;
    • avaliar produção do orientado;
    • avaliar ementas e programas;
    • avaliar iniciação ao exercício profissional;
    • acompanhar execução do projeto;
    • demonstrar capacidade de problematizar;
    • captar recursos para pesquisa e extensão;
    • elaborar trabalhos científicos;
    • construir política de estágio;


    Setores que mais contratam Professor de filosofia do ensino superior no mercado de trabalho

    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Educação superior - graduação
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Ensino fundamental
    • Atividades de organizações religiosas
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino médio
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Supervisor de trens
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

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