Salário para o cargo de Professor de biblioteconomia do ensino superior
CBO 2347-15 > Professores de ciências humanas do ensino superior

Professor de biblioteconomia do ensino superior - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Preparam e ministram aula nas áreas de ciências humanas no ensino superior e orientam trabalhos acadêmicos, elaboram planos de ensino, supervisionam estágio, avaliam processos de ensino-aprendizagem, participam de processos de seleção e avaliação. Prestam assessoria técnico-científica, exercem atividades acadêmico-administrativas e constroem projetos político-pedagógicos. Podem desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

Quanto ganha um Professor de biblioteconomia do ensino superior

Um Professor de biblioteconomia do ensino superior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 0,00 e R$ 0,00, com a média salarial de R$ 3.763,68 e o salário mediana em R$ 3.263,60 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de biblioteconomia do ensino superior

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.763,68 45.164,20 940,92 64,52
1º Quartil 0,00 0,00 0,00 0,00
Salário Mediana 3.263,60 39.163,20 815,90 55,95
3º Quartil 0,00 0,00 0,00 0,00
Teto Salarial 0,00 0,00 0,00 0,00


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências humanas do ensino superior

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Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências humanas do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de biblioteconomia do ensino superior

Professores de ciências humanas do ensino superior devem:

  • participar de processos de seleção e avaliação;
  • orientar trabalhos acadêmicos;
  • ministrar aula;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • prestar assessoria técnico-científica;
  • desenvolver atividades de pesquisa e extensão;
  • elaborar plano de ensino;
  • supervisionar estágios;
  • avaliar processos de ensino-aprendizagem;
  • construir projetos político-pedagógicos;
  • preparar aulas;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • definir diretrizes de avaliação do curso;
    • participar de órgãos colegiados;
    • examinar produto final;
    • preparar orientando para exame de qualificação;
    • prestar serviços à comunidade;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • avaliar participação em classe e extraclasse;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas;
    • arguir candidatos à titulação;
    • elaborar textos;
    • fiscalizar a aplicação das normas de estágio;
    • orientar construção de objeto de pesquisa;
    • formular questões;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • analisar resultados de avaliações;
    • coordenar programas de estágio;
    • demonstrar capacidade de contextualização;
    • avaliar execução de pesquisa;
    • elaborar projetos de extensão;
    • definir perfil dos docentes;
    • montar cronograma;
    • participar de eventos técnico-científicos;
    • manter-se atualizado;
    • promover debates;
    • orientar pesquisadores;
    • prever formas de avaliação;
    • rever bibliografia;
    • selecionar recursos didáticos;
    • realizar atividades em laboratórios e oficinas;
    • utilizar recursos audiovisuais;
    • examinar relatórios de campo;
    • apresentar conteúdos de disciplinas;
    • demonstrar capacidade de mobilização;
    • avaliar produção do orientado;
    • avaliar iniciação ao exercício profissional;
    • orientar formulação do projeto;
    • selecionar recursos humanos;
    • orientar formação de acervos;
    • controlar frequência;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • elaborar material didático;
    • pesquisar bibliografia;
    • demonstrar capacidade de lidar com a diversidade;
    • integrar comissões;
    • participar da elaboração de editais para concursos;
    • gerenciar recursos financeiros e materiais;
    • demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções;
    • selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação;
    • coordenar cursos;
    • supervisionar atividades de campo;
    • acompanhar atividades de estágio;
    • avaliar trabalhos acadêmicos programados;
    • provocar reflexões;
    • identificar perfil dos docentes;
    • dar entrevistas;
    • definir objetivos da disciplina;
    • organizar atividades didáticas;
    • selecionar bibliografia;
    • executar pesquisas;
    • avaliar provas;
    • definir política de capacitação docente;
    • demonstrar capacidade de polemização;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • exercer papéis de cidadania;
    • propor a realização de convênios e parcerias;
    • trabalhar com a comunidade;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • demonstrar capacidade de argumentação;
    • definir perfil dos alunos;
    • definir linhas de pesquisa e extensão;
    • avaliar ementas e programas;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • construir currículo do curso;
    • realizar reuniões de orientação;
    • avaliar execução de atividades de extensão;
    • acompanhar desenvolvimento de planos de ensino;
    • acompanhar execução do projeto;
    • responder perguntas;
    • chefiar departamentos acadêmicos;
    • assessorar projetos de instituições;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • examinar monografias, teses e dissertações;
    • demonstrar criatividade;
    • definir metodologia;
    • identificar campos de estágio;
    • definir atividades extra-sala;
    • definir perfil profissional;
    • orientar iniciação ao exercício profissional;
    • elaborar trabalhos científicos;
    • prestar contas dos recursos financeiros;
    • elaborar relatórios;
    • rever prática docente;
    • comentar resultados de avaliações;
    • emitir parecer sobre textos para fins de publicação;
    • demonstrar capacidade de problematizar;
    • organizar eventos acadêmicos;
    • julgar trabalhos acadêmicos;
    • coordenar projetos de extensão;
    • elaborar programas e projetos de estágio;
    • atualizar dados e informações conjunturais;
    • definir ementas e programas;
    • selecionar candidatos em concursos;
    • realizar experiências extra-sala;
    • avaliar currículos e memoriais;
    • realizar leituras;
    • indicar bibliografia;
    • prestar consultoria;
    • elaborar plano de aula;
    • definir critérios de avaliação;
    • captar recursos para pesquisa e extensão;
    • propor minutas de editais, portarias e resoluções;
    • organizar seminários;
    • construir política de estágio;
    • divulgar resultados;
    • preparar orientando para defesa do trabalho;
    • identificar demandas da sociedade;
    • sugerir bibliografia;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • demonstrar capacidade de redação;
    • emitir laudos e pareceres técnicos;
    • discutir textos;
    • readequar processo de ensino-aprendizagem;
    • organizar publicações;
    • verificar frequência;


    Setores que mais contratam Professor de biblioteconomia do ensino superior no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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