Salário para o cargo de Professor de biblioteconomia do ensino superior
CBO 2347-15 > Professores de ciências humanas do ensino superior

Professor de biblioteconomia do ensino superior - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Preparam e ministram aula nas áreas de ciências humanas no ensino superior e orientam trabalhos acadêmicos, elaboram planos de ensino, supervisionam estágio, avaliam processos de ensino-aprendizagem, participam de processos de seleção e avaliação. Prestam assessoria técnico-científica, exercem atividades acadêmico-administrativas e constroem projetos político-pedagógicos. Podem desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

Quanto ganha um Professor de biblioteconomia do ensino superior

Um Professor de biblioteconomia do ensino superior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.500,00 e R$ 7.211,77, com a média salarial de R$ 3.500,00 e o salário mediana em R$ 3.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de biblioteconomia do ensino superior

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.500,00 42.000,00 875,00 16,41
1º Quartil 1.500,00 18.000,00 375,00 7,03
Salário Mediana 3.500,00 42.000,00 875,00 16,41
3º Quartil 5.500,00 66.000,00 1.375,00 25,78
Teto Salarial 7.211,77 86.541,18 1.802,94 33,81


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências humanas do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências humanas do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de biblioteconomia do ensino superior

Professores de ciências humanas do ensino superior devem:

  • ministrar aula;
  • orientar trabalhos acadêmicos;
  • elaborar plano de ensino;
  • supervisionar estágios;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • avaliar processos de ensino-aprendizagem;
  • prestar assessoria técnico-científica;
  • participar de processos de seleção e avaliação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver atividades de pesquisa e extensão;
  • preparar aulas;
  • construir projetos político-pedagógicos;

  • Atividades

    • realizar atividades em laboratórios e oficinas;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • analisar resultados de avaliações;
    • organizar publicações;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • avaliar execução de pesquisa;
    • orientar formulação do projeto;
    • discutir textos;
    • demonstrar criatividade;
    • montar cronograma;
    • participar de órgãos colegiados;
    • divulgar resultados;
    • demonstrar capacidade de argumentação;
    • arguir candidatos à titulação;
    • orientar construção de objeto de pesquisa;
    • acompanhar execução do projeto;
    • coordenar cursos;
    • prestar consultoria;
    • realizar leituras;
    • identificar campos de estágio;
    • participar da elaboração de editais para concursos;
    • atualizar dados e informações conjunturais;
    • definir ementas e programas;
    • prestar serviços à comunidade;
    • elaborar programas e projetos de estágio;
    • coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas;
    • construir currículo do curso;
    • chefiar departamentos acadêmicos;
    • dar entrevistas;
    • utilizar recursos audiovisuais;
    • fiscalizar a aplicação das normas de estágio;
    • manter-se atualizado;
    • emitir laudos e pareceres técnicos;
    • avaliar trabalhos acadêmicos programados;
    • orientar formação de acervos;
    • acompanhar atividades de estágio;
    • selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação;
    • avaliar execução de atividades de extensão;
    • participar de eventos técnico-científicos;
    • avaliar iniciação ao exercício profissional;
    • definir perfil dos alunos;
    • selecionar candidatos em concursos;
    • readequar processo de ensino-aprendizagem;
    • selecionar bibliografia;
    • orientar iniciação ao exercício profissional;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • avaliar currículos e memoriais;
    • definir objetivos da disciplina;
    • definir perfil profissional;
    • supervisionar atividades de campo;
    • elaborar relatórios;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • elaborar textos;
    • julgar trabalhos acadêmicos;
    • selecionar recursos humanos;
    • preparar orientando para defesa do trabalho;
    • realizar reuniões de orientação;
    • identificar perfil dos docentes;
    • definir perfil dos docentes;
    • elaborar plano de aula;
    • trabalhar com a comunidade;
    • avaliar ementas e programas;
    • definir atividades extra-sala;
    • assessorar projetos de instituições;
    • controlar frequência;
    • sugerir bibliografia;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • pesquisar bibliografia;
    • demonstrar capacidade de mobilização;
    • rever prática docente;
    • avaliar provas;
    • avaliar participação em classe e extraclasse;
    • definir metodologia;
    • organizar atividades didáticas;
    • identificar demandas da sociedade;
    • acompanhar desenvolvimento de planos de ensino;
    • indicar bibliografia;
    • demonstrar capacidade de contextualização;
    • provocar reflexões;
    • integrar comissões;
    • examinar relatórios de campo;
    • definir política de capacitação docente;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • coordenar programas de estágio;
    • demonstrar capacidade de lidar com a diversidade;
    • preparar orientando para exame de qualificação;
    • propor a realização de convênios e parcerias;
    • elaborar projetos de extensão;
    • emitir parecer sobre textos para fins de publicação;
    • elaborar material didático;
    • prestar contas dos recursos financeiros;
    • definir diretrizes de avaliação do curso;
    • apresentar conteúdos de disciplinas;
    • organizar eventos acadêmicos;
    • demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • gerenciar recursos financeiros e materiais;
    • comentar resultados de avaliações;
    • examinar monografias, teses e dissertações;
    • coordenar projetos de extensão;
    • examinar produto final;
    • rever bibliografia;
    • captar recursos para pesquisa e extensão;
    • realizar experiências extra-sala;
    • exercer papéis de cidadania;
    • demonstrar capacidade de polemização;
    • organizar seminários;
    • definir linhas de pesquisa e extensão;
    • responder perguntas;
    • construir política de estágio;
    • avaliar produção do orientado;
    • definir critérios de avaliação;
    • verificar frequência;
    • orientar pesquisadores;
    • promover debates;
    • demonstrar capacidade de problematizar;
    • selecionar recursos didáticos;
    • prever formas de avaliação;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • elaborar trabalhos científicos;
    • formular questões;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • demonstrar capacidade de redação;
    • propor minutas de editais, portarias e resoluções;
    • executar pesquisas;


    Setores que mais contratam Professor de biblioteconomia do ensino superior no mercado de trabalho

    • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
    • Ensino fundamental
    • Educação superior - graduação e pós-graduação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Orientador sócio educativo
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

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