Salário para o cargo de Professor de antropologia do ensino superior
CBO 2347-05 > Professores de ciências humanas do ensino superior

Professor de antropologia do ensino superior - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Preparam e ministram aula nas áreas de ciências humanas no ensino superior e orientam trabalhos acadêmicos, elaboram planos de ensino, supervisionam estágio, avaliam processos de ensino-aprendizagem, participam de processos de seleção e avaliação. Prestam assessoria técnico-científica, exercem atividades acadêmico-administrativas e constroem projetos político-pedagógicos. Podem desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

Quanto ganha um Professor de antropologia do ensino superior

Um Professor de antropologia do ensino superior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.246,98 e R$ 10.562,53, com a média salarial de R$ 3.737,14 e o salário mediana em R$ 2.580,95 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de antropologia do ensino superior

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.737,14 44.845,67 934,28 56,59
1º Quartil 1.246,98 14.963,72 311,74 18,88
Salário Mediana 2.580,95 30.971,40 645,24 39,08
3º Quartil 8.055,44 96.665,22 2.013,86 121,98
Teto Salarial 10.562,53 126.750,34 2.640,63 159,94


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências humanas do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.510 - 12.064 5.038,39 1.509,92 4.440,09 9.960,40 12.064,33
Teresina - PI 1.125 - 5.628 2.476,93 1.124,92 1.909,06 4.646,32 5.627,76
Campinas - SP 2.019 - 9.477 4.341,32 2.019,26 3.644,24 7.824,31 9.477,04
Brasília - DF 1.226 - 10.260 4.155,90 1.225,58 3.323,06 8.470,55 10.259,78
São Luís - MA 1.560 - 7.173 3.032,88 1.559,90 2.580,95 5.922,02 7.172,92
Goiânia - GO 1.497 - 7.910 3.466,25 1.497,25 2.562,52 6.530,81 7.910,31
São Jose - SC 1.375 - 4.853 2.489,96 1.374,60 2.179,40 4.006,92 4.853,30
Belém - PA 1.045 - 5.054 1.907,84 1.045,00 1.387,69 4.172,76 5.054,17
Manaus - AM 1.131 - 10.944 3.691,59 1.131,06 3.146,89 9.035,40 10.943,95
Fortaleza - CE 1.113 - 4.790 2.779,32 1.113,07 3.605,21 3.954,34 4.789,61
Santana de Parnaíba - SP 1.354 - 12.301 4.283,31 1.354,16 2.175,68 10.155,90 12.301,13
Salvador - BA 814 - 3.662 1.611,36 813,74 1.389,16 3.023,07 3.661,63
Assis - SP 1.301 - 7.630 3.332,52 1.300,84 2.761,96 6.299,33 7.629,93
Recife - PE 1.110 - 6.409 2.285,22 1.109,94 1.640,21 5.291,29 6.408,96
São José do Rio Preto - SP 1.318 - 10.682 5.549,99 1.318,15 6.249,58 8.819,04 10.681,89
Cuiabá - MT 1.193 - 6.032 2.626,35 1.192,91 1.491,14 4.979,91 6.031,82
João Pessoa - PB 1.384 - 15.659 4.249,19 1.383,79 1.780,10 12.928,07 15.658,87
Belo Horizonte - MG 1.993 - 3.477 2.429,31 1.993,23 2.407,93 2.870,97 3.477,40
Palmas - TO 1.045 - 6.105 2.111,12 1.045,00 1.406,48 5.040,21 6.104,85


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.446 - 10.933 4.499,53 1.446,08 3.676,57 9.026,15 10.932,74
Piauí 1.125 - 5.628 2.476,93 1.124,92 1.909,06 4.646,32 5.627,76
Distrito Federal 1.226 - 10.260 4.155,90 1.225,58 3.323,06 8.470,55 10.259,78
Maranhão 1.560 - 7.173 3.032,88 1.559,90 2.580,95 5.922,02 7.172,92
Santa Catarina 1.375 - 6.854 2.938,60 1.374,60 2.182,65 5.658,94 6.854,27
Goiás 1.497 - 7.910 3.466,25 1.497,25 2.562,52 6.530,81 7.910,31
Pernambuco 1.125 - 6.488 2.363,44 1.124,57 1.524,06 5.356,40 6.487,83
Amazonas 1.131 - 10.944 3.691,59 1.131,06 3.146,89 9.035,40 10.943,95
Ceará 1.113 - 4.790 2.779,32 1.113,07 3.605,21 3.954,34 4.789,61
Bahia 814 - 3.662 1.611,36 813,74 1.389,16 3.023,07 3.661,63
Pará 1.045 - 5.054 1.907,84 1.045,00 1.387,69 4.172,76 5.054,17
Minas Gerais 1.470 - 3.477 2.159,57 1.470,24 2.003,45 2.870,97 3.477,40
Mato Grosso 1.193 - 6.032 2.626,35 1.192,91 1.491,14 4.979,91 6.031,82
Tocantins 1.045 - 6.105 2.111,12 1.045,00 1.406,48 5.040,21 6.104,85
Paraíba 1.384 - 15.659 4.249,19 1.383,79 1.780,10 12.928,07 15.658,87


Principais locais de trabalho

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências humanas do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de antropologia do ensino superior

Professores de ciências humanas do ensino superior devem:

  • orientar trabalhos acadêmicos;
  • preparar aulas;
  • participar de processos de seleção e avaliação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • supervisionar estágios;
  • construir projetos político-pedagógicos;
  • elaborar plano de ensino;
  • avaliar processos de ensino-aprendizagem;
  • desenvolver atividades de pesquisa e extensão;
  • ministrar aula;
  • prestar assessoria técnico-científica;

  • Atividades

    • formular questões;
    • definir ementas e programas;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • avaliar execução de pesquisa;
    • demonstrar capacidade de argumentação;
    • elaborar programas e projetos de estágio;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • examinar relatórios de campo;
    • definir perfil dos alunos;
    • examinar produto final;
    • prestar contas dos recursos financeiros;
    • avaliar trabalhos acadêmicos programados;
    • rever bibliografia;
    • organizar publicações;
    • emitir laudos e pareceres técnicos;
    • executar pesquisas;
    • preparar orientando para defesa do trabalho;
    • demonstrar capacidade de contextualização;
    • julgar trabalhos acadêmicos;
    • fiscalizar a aplicação das normas de estágio;
    • definir diretrizes de avaliação do curso;
    • elaborar plano de aula;
    • verificar frequência;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • sugerir bibliografia;
    • definir atividades extra-sala;
    • controlar frequência;
    • construir política de estágio;
    • definir perfil profissional;
    • chefiar departamentos acadêmicos;
    • apresentar conteúdos de disciplinas;
    • avaliar participação em classe e extraclasse;
    • elaborar textos;
    • divulgar resultados;
    • avaliar ementas e programas;
    • pesquisar bibliografia;
    • avaliar iniciação ao exercício profissional;
    • indicar bibliografia;
    • definir perfil dos docentes;
    • realizar leituras;
    • exercer papéis de cidadania;
    • acompanhar desenvolvimento de planos de ensino;
    • prever formas de avaliação;
    • acompanhar atividades de estágio;
    • emitir parecer sobre textos para fins de publicação;
    • organizar eventos acadêmicos;
    • coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas;
    • rever prática docente;
    • definir política de capacitação docente;
    • demonstrar capacidade de problematizar;
    • dar entrevistas;
    • organizar seminários;
    • elaborar trabalhos científicos;
    • coordenar cursos;
    • examinar monografias, teses e dissertações;
    • orientar pesquisadores;
    • definir metodologia;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • avaliar produção do orientado;
    • avaliar currículos e memoriais;
    • identificar campos de estágio;
    • manter-se atualizado;
    • prestar consultoria;
    • demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções;
    • participar de eventos técnico-científicos;
    • avaliar provas;
    • definir linhas de pesquisa e extensão;
    • gerenciar recursos financeiros e materiais;
    • supervisionar atividades de campo;
    • assessorar projetos de instituições;
    • selecionar candidatos em concursos;
    • coordenar programas de estágio;
    • demonstrar capacidade de mobilização;
    • identificar perfil dos docentes;
    • selecionar bibliografia;
    • organizar atividades didáticas;
    • comentar resultados de avaliações;
    • demonstrar criatividade;
    • participar da elaboração de editais para concursos;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • coordenar projetos de extensão;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • acompanhar execução do projeto;
    • discutir textos;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • propor minutas de editais, portarias e resoluções;
    • orientar construção de objeto de pesquisa;
    • demonstrar capacidade de polemização;
    • selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação;
    • elaborar projetos de extensão;
    • definir objetivos da disciplina;
    • selecionar recursos didáticos;
    • propor a realização de convênios e parcerias;
    • demonstrar capacidade de lidar com a diversidade;
    • participar de órgãos colegiados;
    • utilizar recursos audiovisuais;
    • preparar orientando para exame de qualificação;
    • identificar demandas da sociedade;
    • montar cronograma;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • integrar comissões;
    • realizar experiências extra-sala;
    • trabalhar com a comunidade;
    • selecionar recursos humanos;
    • arguir candidatos à titulação;
    • orientar iniciação ao exercício profissional;
    • captar recursos para pesquisa e extensão;
    • analisar resultados de avaliações;
    • prestar serviços à comunidade;
    • demonstrar capacidade de redação;
    • promover debates;
    • realizar atividades em laboratórios e oficinas;
    • orientar formulação do projeto;
    • provocar reflexões;
    • orientar formação de acervos;
    • readequar processo de ensino-aprendizagem;
    • definir critérios de avaliação;
    • avaliar execução de atividades de extensão;
    • elaborar material didático;
    • elaborar relatórios;
    • construir currículo do curso;
    • realizar reuniões de orientação;
    • atualizar dados e informações conjunturais;
    • responder perguntas;


    Setores que mais contratam Professor de antropologia do ensino superior no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Atividades de organizações religiosas
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de limpeza
    • Atividades de condicionamento físico
    • Educação infantil - creche




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: