Salário para o cargo de Professor de sociologia do ensino superior
CBO 2347-70 > Professores de ciências humanas do ensino superior

Professor de sociologia do ensino superior - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Preparam e ministram aula nas áreas de ciências humanas no ensino superior e orientam trabalhos acadêmicos, elaboram planos de ensino, supervisionam estágio, avaliam processos de ensino-aprendizagem, participam de processos de seleção e avaliação. Prestam assessoria técnico-científica, exercem atividades acadêmico-administrativas e constroem projetos político-pedagógicos. Podem desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

Quanto ganha um Professor de sociologia do ensino superior

Um Professor de sociologia do ensino superior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.988,29 e R$ 11.875,40, com a média salarial de R$ 4.491,29 e o salário mediana em R$ 2.596,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de sociologia do ensino superior

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.491,29 53.895,43 1.122,82 54,61
1º Quartil 1.988,29 23.859,50 497,07 24,18
Salário Mediana 2.596,00 31.152,00 649,00 31,56
3º Quartil 9.056,69 108.680,26 2.264,17 110,12
Teto Salarial 11.875,40 142.504,81 2.968,85 144,39


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências humanas do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Belo Horizonte - MG 1.686 - 3.886 2.347,33 1.686,00 2.214,00 3.208,50 3.886,23
Rio de Janeiro - RJ 1.911 - 22.669 10.461,50 1.911,00 11.381,00 18.716,00 22.669,38
São Paulo - SP 1.950 - 11.577 4.586,40 1.950,00 2.756,00 9.558,00 11.576,94


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.515 - 9.904 3.602,23 1.515,00 2.266,00 8.176,67 9.903,82
Minas Gerais 1.721 - 4.012 2.428,17 1.720,67 2.405,00 3.312,00 4.011,59
Rio Grande do Sul 1.837 - 7.393 3.039,57 1.837,00 2.486,00 6.104,00 7.393,35
Rio de Janeiro 1.911 - 22.669 10.461,50 1.911,00 11.381,00 18.716,00 22.669,38


Principais locais de trabalho

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências humanas do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de sociologia do ensino superior

Professores de ciências humanas do ensino superior devem:

  • avaliar processos de ensino-aprendizagem;
  • construir projetos político-pedagógicos;
  • prestar assessoria técnico-científica;
  • desenvolver atividades de pesquisa e extensão;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • orientar trabalhos acadêmicos;
  • elaborar plano de ensino;
  • preparar aulas;
  • participar de processos de seleção e avaliação;
  • ministrar aula;
  • supervisionar estágios;

  • Atividades

    • definir política de capacitação docente;
    • propor minutas de editais, portarias e resoluções;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • realizar reuniões de orientação;
    • definir critérios de avaliação;
    • julgar trabalhos acadêmicos;
    • elaborar projetos de extensão;
    • organizar eventos acadêmicos;
    • demonstrar capacidade de argumentação;
    • emitir parecer sobre textos para fins de publicação;
    • elaborar programas e projetos de estágio;
    • gerenciar recursos financeiros e materiais;
    • assessorar projetos de instituições;
    • responder perguntas;
    • readequar processo de ensino-aprendizagem;
    • controlar frequência;
    • orientar formação de acervos;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • definir diretrizes de avaliação do curso;
    • participar da elaboração de editais para concursos;
    • organizar seminários;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • rever prática docente;
    • realizar experiências extra-sala;
    • provocar reflexões;
    • orientar iniciação ao exercício profissional;
    • divulgar resultados;
    • acompanhar desenvolvimento de planos de ensino;
    • selecionar recursos didáticos;
    • definir metodologia;
    • propor a realização de convênios e parcerias;
    • formular questões;
    • demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções;
    • demonstrar capacidade de contextualização;
    • realizar leituras;
    • prever formas de avaliação;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • avaliar execução de atividades de extensão;
    • demonstrar capacidade de polemização;
    • arguir candidatos à titulação;
    • orientar pesquisadores;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • avaliar execução de pesquisa;
    • prestar serviços à comunidade;
    • construir política de estágio;
    • dar entrevistas;
    • coordenar cursos;
    • acompanhar atividades de estágio;
    • avaliar ementas e programas;
    • atualizar dados e informações conjunturais;
    • participar de órgãos colegiados;
    • promover debates;
    • elaborar textos;
    • chefiar departamentos acadêmicos;
    • selecionar bibliografia;
    • indicar bibliografia;
    • avaliar trabalhos acadêmicos programados;
    • integrar comissões;
    • rever bibliografia;
    • demonstrar criatividade;
    • exercer papéis de cidadania;
    • selecionar candidatos em concursos;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • demonstrar capacidade de mobilização;
    • examinar produto final;
    • organizar atividades didáticas;
    • avaliar produção do orientado;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • definir linhas de pesquisa e extensão;
    • montar cronograma;
    • demonstrar capacidade de problematizar;
    • captar recursos para pesquisa e extensão;
    • verificar frequência;
    • executar pesquisas;
    • comentar resultados de avaliações;
    • avaliar provas;
    • identificar campos de estágio;
    • coordenar programas de estágio;
    • elaborar trabalhos científicos;
    • identificar perfil dos docentes;
    • definir perfil dos docentes;
    • construir currículo do curso;
    • definir atividades extra-sala;
    • organizar publicações;
    • avaliar participação em classe e extraclasse;
    • prestar consultoria;
    • definir objetivos da disciplina;
    • selecionar recursos humanos;
    • manter-se atualizado;
    • analisar resultados de avaliações;
    • definir perfil dos alunos;
    • fiscalizar a aplicação das normas de estágio;
    • selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação;
    • coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas;
    • elaborar plano de aula;
    • emitir laudos e pareceres técnicos;
    • sugerir bibliografia;
    • participar de eventos técnico-científicos;
    • coordenar projetos de extensão;
    • definir ementas e programas;
    • demonstrar capacidade de redação;
    • demonstrar capacidade de lidar com a diversidade;
    • examinar relatórios de campo;
    • pesquisar bibliografia;
    • utilizar recursos audiovisuais;
    • supervisionar atividades de campo;
    • preparar orientando para exame de qualificação;
    • apresentar conteúdos de disciplinas;
    • preparar orientando para defesa do trabalho;
    • trabalhar com a comunidade;
    • acompanhar execução do projeto;
    • elaborar relatórios;
    • prestar contas dos recursos financeiros;
    • identificar demandas da sociedade;
    • realizar atividades em laboratórios e oficinas;
    • orientar formulação do projeto;
    • orientar construção de objeto de pesquisa;
    • examinar monografias, teses e dissertações;
    • avaliar currículos e memoriais;
    • discutir textos;
    • elaborar material didático;
    • avaliar iniciação ao exercício profissional;
    • definir perfil profissional;


    Setores que mais contratam Professor de sociologia do ensino superior no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de organizações religiosas
    • Ensino médio
    • Administração pública em geral




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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