Salário para o cargo de Professor de sociologia do ensino superior
CBO 2347-70 > Professores de ciências humanas do ensino superior

Professor de sociologia do ensino superior - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Preparam e ministram aula nas áreas de ciências humanas no ensino superior e orientam trabalhos acadêmicos, elaboram planos de ensino, supervisionam estágio, avaliam processos de ensino-aprendizagem, participam de processos de seleção e avaliação. Prestam assessoria técnico-científica, exercem atividades acadêmico-administrativas e constroem projetos político-pedagógicos. Podem desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

Quanto ganha um Professor de sociologia do ensino superior

Um Professor de sociologia do ensino superior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.174,65 e R$ 8.260,18, com a média salarial de R$ 2.784,85 e o salário mediana em R$ 1.730,66 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de sociologia do ensino superior

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.784,85 33.418,18 696,21 56,66
1º Quartil 1.174,65 14.095,81 293,66 23,90
Salário Mediana 1.730,66 20.767,92 432,67 35,21
3º Quartil 6.299,57 75.594,81 1.574,89 128,17
Teto Salarial 8.260,18 99.122,18 2.065,05 168,06


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências humanas do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.298 - 6.160 2.774,87 1.298,24 2.598,69 5.085,81 6.160,09
Belo Horizonte - MG 1.303 - 8.706 3.279,18 1.303,25 2.151,60 7.188,00 8.706,32
Brasília - DF 1.045 - 3.399 1.526,94 1.045,00 1.045,00 2.806,52 3.399,34
Taubaté - SP 1.177 - 1.985 1.418,42 1.177,48 1.393,08 1.639,14 1.985,38
Teresina - PI 1.066 - 3.813 2.175,64 1.065,86 2.215,02 3.147,89 3.812,82


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.285 - 5.152 2.297,83 1.284,78 1.683,59 4.253,93 5.152,48
Minas Gerais 1.220 - 8.085 3.085,83 1.220,11 2.161,15 6.674,73 8.084,63
Distrito Federal 1.045 - 3.399 1.526,94 1.045,00 1.045,00 2.806,52 3.399,34
Piauí 1.066 - 3.813 2.175,64 1.065,86 2.215,02 3.147,89 3.812,82


Principais locais de trabalho

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências humanas do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de sociologia do ensino superior

Professores de ciências humanas do ensino superior devem:

  • desenvolver atividades de pesquisa e extensão;
  • prestar assessoria técnico-científica;
  • avaliar processos de ensino-aprendizagem;
  • participar de processos de seleção e avaliação;
  • supervisionar estágios;
  • ministrar aula;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • orientar trabalhos acadêmicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar plano de ensino;
  • preparar aulas;
  • construir projetos político-pedagógicos;

  • Atividades

    • avaliar provas;
    • integrar comissões;
    • orientar formação de acervos;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • definir diretrizes de avaliação do curso;
    • avaliar participação em classe e extraclasse;
    • coordenar programas de estágio;
    • identificar perfil dos docentes;
    • realizar atividades em laboratórios e oficinas;
    • coordenar projetos de extensão;
    • orientar pesquisadores;
    • selecionar recursos didáticos;
    • organizar publicações;
    • realizar reuniões de orientação;
    • participar de eventos técnico-científicos;
    • acompanhar desenvolvimento de planos de ensino;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • definir ementas e programas;
    • identificar campos de estágio;
    • exercer papéis de cidadania;
    • assessorar projetos de instituições;
    • avaliar ementas e programas;
    • definir atividades extra-sala;
    • divulgar resultados;
    • coordenar cursos;
    • construir política de estágio;
    • elaborar relatórios;
    • avaliar produção do orientado;
    • dar entrevistas;
    • orientar construção de objeto de pesquisa;
    • utilizar recursos audiovisuais;
    • demonstrar capacidade de argumentação;
    • elaborar plano de aula;
    • prever formas de avaliação;
    • demonstrar capacidade de lidar com a diversidade;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • rever prática docente;
    • propor minutas de editais, portarias e resoluções;
    • avaliar iniciação ao exercício profissional;
    • comentar resultados de avaliações;
    • definir critérios de avaliação;
    • orientar formulação do projeto;
    • discutir textos;
    • definir perfil profissional;
    • demonstrar capacidade de polemização;
    • avaliar trabalhos acadêmicos programados;
    • emitir laudos e pareceres técnicos;
    • propor a realização de convênios e parcerias;
    • preparar orientando para exame de qualificação;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • examinar relatórios de campo;
    • realizar leituras;
    • prestar contas dos recursos financeiros;
    • manter-se atualizado;
    • arguir candidatos à titulação;
    • avaliar execução de atividades de extensão;
    • construir currículo do curso;
    • examinar monografias, teses e dissertações;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • elaborar material didático;
    • acompanhar execução do projeto;
    • responder perguntas;
    • julgar trabalhos acadêmicos;
    • elaborar textos;
    • prestar serviços à comunidade;
    • demonstrar criatividade;
    • provocar reflexões;
    • demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções;
    • prestar consultoria;
    • pesquisar bibliografia;
    • emitir parecer sobre textos para fins de publicação;
    • identificar demandas da sociedade;
    • avaliar execução de pesquisa;
    • readequar processo de ensino-aprendizagem;
    • sugerir bibliografia;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • selecionar recursos humanos;
    • definir perfil dos alunos;
    • montar cronograma;
    • participar de órgãos colegiados;
    • definir perfil dos docentes;
    • orientar iniciação ao exercício profissional;
    • selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação;
    • organizar eventos acadêmicos;
    • definir linhas de pesquisa e extensão;
    • demonstrar capacidade de contextualização;
    • executar pesquisas;
    • organizar atividades didáticas;
    • atualizar dados e informações conjunturais;
    • participar da elaboração de editais para concursos;
    • selecionar bibliografia;
    • elaborar projetos de extensão;
    • chefiar departamentos acadêmicos;
    • organizar seminários;
    • definir metodologia;
    • demonstrar capacidade de mobilização;
    • acompanhar atividades de estágio;
    • coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas;
    • examinar produto final;
    • definir objetivos da disciplina;
    • captar recursos para pesquisa e extensão;
    • gerenciar recursos financeiros e materiais;
    • elaborar trabalhos científicos;
    • trabalhar com a comunidade;
    • controlar frequência;
    • preparar orientando para defesa do trabalho;
    • demonstrar capacidade de problematizar;
    • promover debates;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • indicar bibliografia;
    • avaliar currículos e memoriais;
    • definir política de capacitação docente;
    • supervisionar atividades de campo;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • formular questões;
    • fiscalizar a aplicação das normas de estágio;
    • verificar frequência;
    • elaborar programas e projetos de estágio;
    • analisar resultados de avaliações;
    • realizar experiências extra-sala;
    • rever bibliografia;
    • apresentar conteúdos de disciplinas;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • demonstrar capacidade de redação;
    • selecionar candidatos em concursos;


    Setores que mais contratam Professor de sociologia do ensino superior no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Ensino fundamental
    • Educação profissional de nível técnico
    • Ensino médio
    • Fabricação de desinfestantes domissanitários
    • Educação infantil - pré-escola




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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