Salário para o cargo de Professor de comunicação social do ensino superior
CBO 2347-25 > Professores de ciências humanas do ensino superior

Professor de comunicação social do ensino superior - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Preparam e ministram aula nas áreas de ciências humanas no ensino superior e orientam trabalhos acadêmicos, elaboram planos de ensino, supervisionam estágio, avaliam processos de ensino-aprendizagem, participam de processos de seleção e avaliação. Prestam assessoria técnico-científica, exercem atividades acadêmico-administrativas e constroem projetos político-pedagógicos. Podem desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

Quanto ganha um Professor de comunicação social do ensino superior

Um Professor de comunicação social do ensino superior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.666,79 e R$ 13.524,09, com a média salarial de R$ 5.707,91 e o salário mediana em R$ 4.578,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de comunicação social do ensino superior

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.707,91 68.494,91 1.426,98 52,05
1º Quartil 2.666,79 32.001,43 666,70 24,32
Salário Mediana 4.578,00 54.936,00 1.144,50 41,74
3º Quartil 10.314,05 123.768,60 2.578,51 94,04
Teto Salarial 13.524,09 162.289,10 3.381,02 123,31


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências humanas do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Belo Horizonte - MG 1.747 - 7.162 3.437,31 1.747,29 2.952,00 5.912,86 7.161,83
Blumenau - SC 9.290 - 11.703 9.451,74 9.290,00 9.290,00 9.662,00 11.702,90
Rio de Janeiro - RJ 1.871 - 19.377 5.715,60 1.871,48 3.125,00 15.997,50 19.376,65
Brasília - DF 7.672 - 9.293 7.672,00 7.672,00 7.672,00 7.672,00 9.292,56
Maringá - PR 1.665 - 5.768 2.862,00 1.664,50 2.448,50 4.762,00 5.767,88
São Paulo - SP 2.504 - 10.302 4.727,29 2.504,00 3.448,00 8.505,00 10.301,51


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Minas Gerais 1.747 - 7.248 3.437,90 1.747,29 2.952,00 5.984,14 7.248,17
Santa Catarina 7.409 - 11.703 8.987,32 7.408,83 9.290,00 9.662,00 11.702,90
São Paulo 1.985 - 17.027 5.545,95 1.985,00 3.448,00 14.057,50 17.026,87
Rio de Janeiro 2.203 - 15.233 5.240,06 2.203,32 3.476,00 12.576,67 15.233,24
Paraná 1.612 - 5.368 2.883,67 1.612,33 2.589,50 4.431,67 5.367,77
Distrito Federal 7.672 - 9.293 7.672,00 7.672,00 7.672,00 7.672,00 9.292,56


Principais locais de trabalho

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências humanas do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de comunicação social do ensino superior

Professores de ciências humanas do ensino superior devem:

  • ministrar aula;
  • orientar trabalhos acadêmicos;
  • desenvolver atividades de pesquisa e extensão;
  • preparar aulas;
  • participar de processos de seleção e avaliação;
  • construir projetos político-pedagógicos;
  • prestar assessoria técnico-científica;
  • elaborar plano de ensino;
  • supervisionar estágios;
  • avaliar processos de ensino-aprendizagem;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • avaliar trabalhos acadêmicos programados;
    • propor a realização de convênios e parcerias;
    • pesquisar bibliografia;
    • avaliar execução de pesquisa;
    • gerenciar recursos financeiros e materiais;
    • avaliar provas;
    • provocar reflexões;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • coordenar projetos de extensão;
    • coordenar programas de estágio;
    • dar entrevistas;
    • realizar reuniões de orientação;
    • participar de eventos técnico-científicos;
    • selecionar candidatos em concursos;
    • prever formas de avaliação;
    • trabalhar com a comunidade;
    • definir política de capacitação docente;
    • demonstrar capacidade de mobilização;
    • executar pesquisas;
    • demonstrar capacidade de contextualização;
    • definir objetivos da disciplina;
    • orientar pesquisadores;
    • emitir parecer sobre textos para fins de publicação;
    • demonstrar criatividade;
    • definir metodologia;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • manter-se atualizado;
    • avaliar currículos e memoriais;
    • demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções;
    • definir perfil dos alunos;
    • definir atividades extra-sala;
    • exercer papéis de cidadania;
    • organizar eventos acadêmicos;
    • prestar contas dos recursos financeiros;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • indicar bibliografia;
    • avaliar execução de atividades de extensão;
    • analisar resultados de avaliações;
    • participar da elaboração de editais para concursos;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • organizar publicações;
    • integrar comissões;
    • avaliar iniciação ao exercício profissional;
    • selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação;
    • supervisionar atividades de campo;
    • identificar demandas da sociedade;
    • controlar frequência;
    • demonstrar capacidade de redação;
    • preparar orientando para exame de qualificação;
    • demonstrar capacidade de lidar com a diversidade;
    • definir perfil profissional;
    • propor minutas de editais, portarias e resoluções;
    • atualizar dados e informações conjunturais;
    • demonstrar capacidade de polemização;
    • elaborar trabalhos científicos;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • acompanhar desenvolvimento de planos de ensino;
    • selecionar recursos humanos;
    • apresentar conteúdos de disciplinas;
    • participar de órgãos colegiados;
    • chefiar departamentos acadêmicos;
    • rever bibliografia;
    • arguir candidatos à titulação;
    • acompanhar atividades de estágio;
    • elaborar textos;
    • definir ementas e programas;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • construir currículo do curso;
    • orientar construção de objeto de pesquisa;
    • elaborar plano de aula;
    • demonstrar capacidade de argumentação;
    • montar cronograma;
    • verificar frequência;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • sugerir bibliografia;
    • demonstrar capacidade de problematizar;
    • responder perguntas;
    • avaliar participação em classe e extraclasse;
    • selecionar recursos didáticos;
    • elaborar material didático;
    • prestar serviços à comunidade;
    • comentar resultados de avaliações;
    • utilizar recursos audiovisuais;
    • coordenar cursos;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • definir perfil dos docentes;
    • realizar leituras;
    • rever prática docente;
    • identificar perfil dos docentes;
    • discutir textos;
    • orientar formulação do projeto;
    • examinar produto final;
    • preparar orientando para defesa do trabalho;
    • identificar campos de estágio;
    • emitir laudos e pareceres técnicos;
    • fiscalizar a aplicação das normas de estágio;
    • acompanhar execução do projeto;
    • avaliar produção do orientado;
    • divulgar resultados;
    • coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • construir política de estágio;
    • avaliar ementas e programas;
    • realizar atividades em laboratórios e oficinas;
    • elaborar projetos de extensão;
    • formular questões;
    • orientar iniciação ao exercício profissional;
    • examinar relatórios de campo;
    • julgar trabalhos acadêmicos;
    • orientar formação de acervos;
    • definir diretrizes de avaliação do curso;
    • examinar monografias, teses e dissertações;
    • selecionar bibliografia;
    • promover debates;
    • elaborar programas e projetos de estágio;
    • prestar consultoria;
    • captar recursos para pesquisa e extensão;
    • organizar seminários;
    • definir critérios de avaliação;
    • definir linhas de pesquisa e extensão;
    • organizar atividades didáticas;
    • assessorar projetos de instituições;
    • readequar processo de ensino-aprendizagem;
    • elaborar relatórios;
    • realizar experiências extra-sala;


    Setores que mais contratam Professor de comunicação social do ensino superior no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Educação superior - graduação
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de televisão aberta
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Cursos preparatórios para concursos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Chefe de bilheteria
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