Salário para o cargo de Professor de jornalismo
CBO 2347-50 > Professores de ciências humanas do ensino superior

Professor de jornalismo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Preparam e ministram aula nas áreas de ciências humanas no ensino superior e orientam trabalhos acadêmicos, elaboram planos de ensino, supervisionam estágio, avaliam processos de ensino-aprendizagem, participam de processos de seleção e avaliação. Prestam assessoria técnico-científica, exercem atividades acadêmico-administrativas e constroem projetos político-pedagógicos. Podem desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

Quanto ganha um Professor de jornalismo

Um Professor de jornalismo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.561,29 e R$ 12.287,35, com a média salarial de R$ 4.571,61 e o salário mediana em R$ 3.465,60 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de jornalismo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.571,61 54.859,32 1.142,90 36,79
1º Quartil 1.561,29 18.735,50 390,32 12,56
Salário Mediana 3.465,60 41.587,20 866,40 27,89
3º Quartil 9.370,86 112.450,28 2.342,71 75,41
Teto Salarial 12.287,35 147.448,18 3.071,84 98,88


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências humanas do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.097 - 9.048 3.229,61 1.097,40 3.465,60 7.470,00 9.047,89


Principais locais de trabalho

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências humanas do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de jornalismo

Professores de ciências humanas do ensino superior devem:

  • supervisionar estágios;
  • ministrar aula;
  • desenvolver atividades de pesquisa e extensão;
  • orientar trabalhos acadêmicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar assessoria técnico-científica;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • avaliar processos de ensino-aprendizagem;
  • construir projetos político-pedagógicos;
  • preparar aulas;
  • participar de processos de seleção e avaliação;
  • elaborar plano de ensino;

  • Atividades

    • organizar seminários;
    • avaliar participação em classe e extraclasse;
    • chefiar departamentos acadêmicos;
    • acompanhar desenvolvimento de planos de ensino;
    • divulgar resultados;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • demonstrar capacidade de lidar com a diversidade;
    • organizar eventos acadêmicos;
    • verificar frequência;
    • definir metodologia;
    • examinar monografias, teses e dissertações;
    • avaliar trabalhos acadêmicos programados;
    • demonstrar capacidade de argumentação;
    • pesquisar bibliografia;
    • manter-se atualizado;
    • examinar produto final;
    • montar cronograma;
    • emitir parecer sobre textos para fins de publicação;
    • orientar formulação do projeto;
    • demonstrar capacidade de mobilização;
    • formular questões;
    • definir diretrizes de avaliação do curso;
    • elaborar trabalhos científicos;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • julgar trabalhos acadêmicos;
    • avaliar iniciação ao exercício profissional;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • avaliar ementas e programas;
    • prestar consultoria;
    • elaborar material didático;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • elaborar programas e projetos de estágio;
    • definir objetivos da disciplina;
    • construir política de estágio;
    • demonstrar capacidade de contextualização;
    • identificar demandas da sociedade;
    • definir critérios de avaliação;
    • selecionar recursos didáticos;
    • participar da elaboração de editais para concursos;
    • analisar resultados de avaliações;
    • acompanhar execução do projeto;
    • captar recursos para pesquisa e extensão;
    • supervisionar atividades de campo;
    • demonstrar criatividade;
    • organizar atividades didáticas;
    • comentar resultados de avaliações;
    • assessorar projetos de instituições;
    • demonstrar capacidade de problematizar;
    • utilizar recursos audiovisuais;
    • executar pesquisas;
    • selecionar candidatos em concursos;
    • arguir candidatos à titulação;
    • selecionar recursos humanos;
    • examinar relatórios de campo;
    • elaborar plano de aula;
    • demonstrar capacidade de polemização;
    • orientar iniciação ao exercício profissional;
    • definir linhas de pesquisa e extensão;
    • coordenar cursos;
    • definir perfil dos docentes;
    • realizar atividades em laboratórios e oficinas;
    • preparar orientando para exame de qualificação;
    • demonstrar capacidade de redação;
    • construir currículo do curso;
    • elaborar textos;
    • dar entrevistas;
    • identificar perfil dos docentes;
    • organizar publicações;
    • orientar formação de acervos;
    • indicar bibliografia;
    • rever bibliografia;
    • gerenciar recursos financeiros e materiais;
    • responder perguntas;
    • orientar pesquisadores;
    • prever formas de avaliação;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • emitir laudos e pareceres técnicos;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • atualizar dados e informações conjunturais;
    • exercer papéis de cidadania;
    • participar de órgãos colegiados;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • coordenar projetos de extensão;
    • avaliar produção do orientado;
    • coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas;
    • realizar leituras;
    • definir perfil profissional;
    • avaliar execução de pesquisa;
    • acompanhar atividades de estágio;
    • avaliar execução de atividades de extensão;
    • realizar reuniões de orientação;
    • coordenar programas de estágio;
    • promover debates;
    • orientar construção de objeto de pesquisa;
    • prestar contas dos recursos financeiros;
    • definir atividades extra-sala;
    • propor minutas de editais, portarias e resoluções;
    • demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções;
    • fiscalizar a aplicação das normas de estágio;
    • avaliar currículos e memoriais;
    • readequar processo de ensino-aprendizagem;
    • avaliar provas;
    • realizar experiências extra-sala;
    • apresentar conteúdos de disciplinas;
    • definir política de capacitação docente;
    • discutir textos;
    • selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação;
    • provocar reflexões;
    • definir perfil dos alunos;
    • controlar frequência;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • trabalhar com a comunidade;
    • rever prática docente;
    • sugerir bibliografia;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • selecionar bibliografia;
    • participar de eventos técnico-científicos;
    • integrar comissões;
    • prestar serviços à comunidade;
    • identificar campos de estágio;
    • preparar orientando para defesa do trabalho;
    • propor a realização de convênios e parcerias;
    • elaborar projetos de extensão;
    • definir ementas e programas;
    • elaborar relatórios;


    Setores que mais contratam Professor de jornalismo no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Educação infantil - pré-escola
    • Locação de mão-de-obra temporária




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: