Salário para o cargo de Professor de alunos com deficiências mentais
CBO 2392-15 > Professores de educação especial

Professor de alunos com deficiências mentais - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Professor de alunos com deficiências mentais

Um Professor de alunos com deficiências mentais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.105,28 e R$ 5.541,57, com a média salarial de R$ 2.917,96 e o salário mediana em R$ 2.692,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de alunos com deficiências mentais

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.917,96 35.015,46 729,49 19,03
1º Quartil 2.105,28 25.263,37 526,32 13,73
Salário Mediana 2.692,00 32.304,00 673,00 17,55
3º Quartil 4.226,24 50.714,83 1.056,56 27,56
Teto Salarial 5.541,57 66.498,80 1.385,39 36,13


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Ourinhos - SP 2.198 - 3.964 2.711,10 2.198,43 2.692,00 3.272,59 3.963,86
Macapá - AP 1.707 - 4.138 2.885,62 1.707,15 3.416,00 3.416,00 4.137,56
São Paulo - SP 1.955 - 6.380 3.272,86 1.954,55 2.697,00 5.267,18 6.379,77
Florianópolis - SC 3.693 - 5.679 4.057,63 3.692,78 4.000,00 4.688,22 5.678,52
Santos - SP 1.437 - 4.913 2.192,41 1.437,00 1.761,00 4.056,11 4.912,88
Pinhão - PR 2.321 - 2.851 2.328,96 2.321,00 2.321,00 2.354,08 2.851,33
Guarapari - ES 2.700 - 4.603 3.022,35 2.700,00 2.862,00 3.800,00 4.602,67
Belo Horizonte - MG 1.800 - 3.573 2.219,79 1.800,44 2.079,00 2.949,67 3.572,72
Curitiba - PR 1.901 - 4.745 2.803,46 1.900,67 2.751,00 3.917,42 4.744,89
Porto Alegre - RS 2.071 - 4.059 2.515,65 2.071,42 2.301,00 3.350,83 4.058,63
Lages - SC 2.500 - 6.056 4.206,25 2.500,00 5.000,00 5.000,00 6.056,15
Rio de Janeiro - RJ 1.918 - 6.010 3.770,23 1.918,27 4.342,00 4.961,73 6.009,80
Rio do Sul - SC 3.600 - 5.814 4.514,29 3.600,00 4.800,00 4.800,00 5.813,90
Esteio - RS 1.929 - 4.492 2.949,80 1.928,62 3.374,00 3.708,56 4.491,91
Paranaguá - PR 2.751 - 6.664 3.851,40 2.751,00 2.751,00 5.502,00 6.664,19
Nova Esperança - PR 2.096 - 5.081 2.942,27 2.095,88 2.751,00 4.195,13 5.081,26
Blumenau - SC 3.535 - 6.375 4.640,39 3.535,02 4.839,00 5.263,43 6.375,22
Aparecida de Goiânia - GO 2.421 - 5.924 3.292,33 2.421,28 2.862,00 4.891,00 5.924,13
Pirassununga - SP 1.977 - 4.820 3.128,50 1.976,81 3.890,00 3.979,24 4.819,77
Maracaí - SP 3.622 - 4.613 3.729,82 3.622,00 3.784,00 3.808,43 4.612,88


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.792 - 4.794 2.683,08 1.791,52 2.554,00 3.958,04 4.794,09
Paraná 2.093 - 4.875 2.900,21 2.092,86 2.751,00 4.025,23 4.875,48
Santa Catarina 2.156 - 6.336 3.910,39 2.156,16 4.400,00 5.231,33 6.336,34
Rio Grande do Sul 1.619 - 4.374 2.438,76 1.618,79 2.301,00 3.610,84 4.373,55
Minas Gerais 1.649 - 3.963 2.300,97 1.649,12 2.112,00 3.271,61 3.962,67
Espírito Santo 1.697 - 5.020 2.865,24 1.696,91 2.862,00 4.144,88 5.020,41
Mato Grosso do Sul 1.901 - 5.323 2.886,97 1.901,43 2.500,00 4.394,86 5.323,18
Amapá 1.707 - 4.138 2.885,62 1.707,15 3.416,00 3.416,00 4.137,56
Rio de Janeiro 1.499 - 5.804 3.074,98 1.499,47 2.536,00 4.791,84 5.804,01
Mato Grosso 1.907 - 6.999 3.378,82 1.907,45 3.189,00 5.778,36 6.998,93
Goiás 2.073 - 5.721 3.138,83 2.073,00 2.862,00 4.723,70 5.721,49
Rio Grande do Norte 2.001 - 2.645 2.080,22 2.000,97 2.022,00 2.184,00 2.645,33
Pará 1.549 - 4.815 3.029,08 1.549,00 3.620,00 3.975,33 4.815,04
Pernambuco 1.458 - 50.949 10.637,20 1.458,00 3.099,00 42.064,00 50.949,18
Ceará 1.412 - 3.865 2.297,33 1.412,00 1.958,00 3.191,00 3.865,03
Bahia 1.412 - 3.149 2.036,25 1.412,00 1.891,00 2.600,00 3.149,20
Maranhão 1.412 - 2.458 1.727,67 1.412,00 1.742,00 2.029,00 2.457,59
Distrito Federal 2.489 - 5.772 3.843,43 2.489,02 4.154,00 4.765,00 5.771,51
Acre 1.868 - 3.655 2.533,92 1.868,00 2.802,00 3.018,00 3.655,49
Amazonas 1.492 - 1.812 1.492,80 1.492,00 1.492,00 1.496,00 1.812,00


Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Professor de alunos com deficiências mentais

Professores de educação especial devem:

  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;

  • Atividades

    • avaliar o desempenho linguístico do surdos;
    • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
    • elaborar registros de avanços dos alunos;
    • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
    • elaborar códigos de interação social;
    • dominar conteúdos e metodologias da área;
    • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
    • ministrar palestras e cursos;
    • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
    • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
    • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
    • participar de programas de inclusão escolar;
    • pesquisar língua escrita de sinais;
    • demonstrar tolerância;
    • participar de palestras e cursos;
    • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
    • analisar novas teorias para implementação prática;
    • pesquisar a língua de sinais;
    • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
    • participar da elaboração do plano de ensino;
    • participar de projetos de pesquisa;
    • elaborar projetos de estimulação essencial;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
    • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
    • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
    • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
    • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
    • transcrever textos em tipos ampliados;
    • planejar atividades extraclasse;
    • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
    • elaborar projetos com instituições não escolares;
    • definir conteúdos escolares;
    • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
    • realizar atividades para orientação e mobilidade;
    • demonstrar flexibilidade;
    • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
    • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
    • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
    • atuar em programas de estimulação essencial;
    • ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
    • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
    • coordenar curso;
    • dominar língua de sinais;
    • ensinar as atividades de vida autônoma;
    • demonstrar capacidade de planejamento;
    • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • avaliar os resultados dos projetos;
    • estudar as propostas da legislação educacional;
    • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
    • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
    • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
    • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
    • ensinar língua portuguesa;
    • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
    • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
    • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
    • pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
    • participar de associações da categoria;
    • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa;
    • prestar assessoria à comunidade escolar;
    • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
    • participar da organização de eventos sobre prevenção;
    • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
    • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
    • elaborar plano de aulas;
    • participar das atividades do programa de integração sensorial;
    • preparar pistas visuais para contextualização de ambientes;
    • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
    • elaborar material visual para alunos;
    • dominar diferentes formas de comunicação;
    • criar materiais para comunicação alternativa;
    • divulgar a língua de sinais para a comunidade;
    • elaborar programas de atendimento educacional;
    • proceder com ética;
    • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
    • alfabetizar em braile;
    • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
    • planejar programas de intervenção educacional individual;
    • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
    • analisar propostas pedagógicas;
    • participar de conselhos de classe;
    • ensinar atividades recreativas;
    • preparar materiais de autocontrate;
    • participar de reuniões pedagógicas;
    • participar de fóruns de saúde e educação;
    • atuar em programas de reabilitação educacional;
    • pesquisar estratégias de aquisição de língua;
    • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
    • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
    • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
    • dominar braile;
    • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
    • implementar programas de atendimento educacional;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
    • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
    • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
    • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
    • participar das associações da área;
    • avaliar rendimento escolar;
    • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
    • transcrever textos em tinta para o braile;
    • preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
    • pesquisar o uso de tecnologias;
    • ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
    • atuar em programas de habilitação educacional;
    • demonstrar capacidade de administrar frustações;
    • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
    • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
    • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
    • orientar trabalho em sala de leitura;
    • criar materiais didático-pedagógicos;
    • ensinar as atividades de vida diária (avd);
    • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
    • produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
    • estabelecer parcerias com as famílias;
    • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
    • demonstrar capacidade de motivar o outro;
    • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
    • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
    • encaminhar alunos para avaliações específicas;
    • elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
    • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
    • elaborar relatórios;
    • ensinar o uso de objetos de referência;
    • preparar a comunidade para uso do braile;
    • pesquisar temas de educação especial;
    • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
    • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
    • encaminhar aluno para ensino regular;
    • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
    • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
    • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
    • preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
    • estudar a língua escrita da língua de sinais;
    • participar da elaboração do currículo escolar;
    • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
    • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
    • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
    • orientar estágios dos alunos;
    • planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
    • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
    • preparar professores para classes de inclusão;
    • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
    • preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
    • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
    • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
    • divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
    • formar guia-intérprete para surdo cego;
    • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
    • demonstrar criatividade;


    Setores que mais contratam Professor de alunos com deficiências mentais no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - creche
    • Atividades associativas
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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