Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Imediato da marinha mercante
- Capitão de longo curso (imediato)
- Capitão de cabotagem (imediato)
- Primeiro oficial de náutica (comandante)
- Agente de manobra e docagem
- Comandante da marinha mercante
- Capitão de cabotagem
- Capitão de manobra da marinha mercante
- Oficial de quarto de navegação da marinha mercante
- Inspetor de terminal
- Capitão de longo curso
- Prático de portos da marinha mercante
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Primeiro oficial de náutica (imediato)
Oficiais de convés devem:
- navegar com segurança;
- gerenciar operações;
- realizar inspeção naval a bordo;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- administrar pessoal;
- operar cargas;
- coordenar manutenção de bordo;
- qualificar pessoal;
- demonstrar competências pessoais;
- gerenciar material de bordo;
Atividades
- manobrar a embarcação;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- testar equipamentos de segurança;
- orientar a navegação;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- manusear cargas a bordo;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- controlar material de passadiço;
- acionar plano de contingência;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- aplicar legislação;
- fiscalizar o uso de epi;
- conferir certificação da embarcação;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- inspecionar equipamentos de convés;
- controlar medicamento de bordo;
- demonstrar raciocínio sintético;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- controlar temperatura dos tanques;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- verificar compatibilidade de cargas;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- proferir palestras;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- avaliar as condições meteorológicas;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- demonstrar comportamento proativo;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- efetuar auditorias internas;
- tomar decisões;
- ministrar treinamento a bordo;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- controlar material de custeio;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- consultar legislação;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- elaborar plano de manuseio da carga;
- avaliar as condições de atracação;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- elaborar apresentações;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- avaliar as condições para desamarração;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- coordenar operações de reboque;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar liderança;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- operar guincho de reboque;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- demonstrar raciocínio analítico;
- controlar planos de bordo;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- operar o sistema de lastro;
- trabalhar sob pressão;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- inspecionar as condições de segurança;
- preparar a unidade para reboque;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- operar tampas de escotilha;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- realizar comunicação de bordo;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- supervisionar seção de câmara;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- controlar manuais técnicos de bordo;
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- conduzir embarcação de salvamento;
- coordenar reuniões de segurança;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- testar equipamentos de salvatagem;
- supervisionar equipe de convés;
- controlar material de combate à poluição;
- coordenar operações de resgate;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- elaborar o plano para reboque;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- operar rampas de acesso;
- realizar o plano de viagem;
- demonstrar raciocínio matemático;
- coordenar postos de emergência;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- transportar passageiros;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- emitir permissão para trabalho;
- operar cobertas de cargas;
- coordenar operação de controle à poluição;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- verificar marcação das cargas;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- ministrar treinamento em terra;
- discriminar sons e ruídos;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- elaborar conteúdo programático;
- ministrar aulas de formação profissional;
- verificar peação da carga;
- discriminar cores;
- avaliar o preparo da tripulação;
- controlar atmosfera do tanque;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- demonstrar percepção cinemática;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- controlar rancho;
- supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
- avaliar as condições para desatracação;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- acionar plano de emergência;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- demonstrar percepção espacial;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- definir área segura para trabalho;
- operar equipamentos de navegação;
- conferir certificação da tripulação;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- elaborar planos de carregamento descarga;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- trabalhar em equipe;
- avaliar as condições de calado;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- controlar certificação da tripulação;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- controlar epi e epc;
- operar rampas de cargas;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- demonstrar capacidade de negociação;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- efetuar os registros pertinentes;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- avaliar as condições para amarração;
- elaborar material didático;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- supervisionar o sms;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
Setores que mais contratam Primeiro oficial de náutica (imediato) no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Atividades de agenciamento marítimo
- Locação de embarcações sem tripulação
- Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
- Escafandria e mergulho