Salário para o cargo de Primeiro oficial de náutica (imediato)
CBO 2151-25 > Oficiais de convés

Primeiro oficial de náutica (imediato) - Descrição, atividades e funções do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Primeiro oficial de náutica (imediato)

Oficiais de convés devem:

  • navegar com segurança;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • qualificar pessoal;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • gerenciar operações;
  • administrar pessoal;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • gerenciar material de bordo;
  • operar cargas;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • avaliar as condições para amarração;
  • supervisionar seção de câmara;
  • demonstrar comportamento proativo;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
  • demonstrar liderança;
  • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
  • avaliar as condições para desatracação;
  • conferir certificação da tripulação;
  • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
  • supervisionar postos de manobra de fundeio;
  • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
  • coordenar operações de resgate;
  • avaliar as condições de atracação;
  • avaliar o preparo da tripulação;
  • controlar publicações regulamentares de bordo;
  • efetuar auditorias internas;
  • coordenar operação de controle à poluição;
  • transportar passageiros;
  • operar equipamentos de navegação;
  • coordenar reuniões de segurança;
  • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
  • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
  • coordenar operações de manuseio de âncora;
  • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • supervisionar operações de carga e descarga;
  • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
  • elaborar planos de carregamento descarga;
  • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
  • tomar decisões;
  • supervisionar o sms;
  • demonstrar capacidade de autocontrole;
  • controlar planos de bordo;
  • elaborar apresentações;
  • inspecionar condições de navegabilidade;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • executar procedimentos para navegação com o prático;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
  • manobrar a embarcação;
  • controlar medicamento de bordo;
  • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
  • executar procedimentos de serviços no porto;
  • controlar pressão atmosférica dos tanques;
  • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
  • operar tampas de escotilha;
  • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
  • controlar certificados regulamentares de bordo;
  • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • operar rampas de cargas;
  • inspecionar equipamentos de salvatagem;
  • supervisionar postos de manobra de amarração;
  • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
  • conduzir embarcação de salvamento;
  • acionar plano de contingência;
  • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
  • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
  • controlar atmosfera do tanque;
  • acionar plano de emergência;
  • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
  • operar guincho de manuseio de âncoras;
  • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
  • verificar marcação das cargas;
  • controlar as condições da carga durante a viagem;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
  • avaliar as condições meteorológicas;
  • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
  • elaborar material didático;
  • elaborar conteúdo programático;
  • operar sistema de posicionamento dinâmico;
  • discriminar cores;
  • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • verificar a permissão de acesso de terceiros;
  • realizar o plano de viagem;
  • inspecionar equipamentos de convés;
  • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
  • controlar material de custeio;
  • ministrar aulas de formação profissional;
  • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
  • demonstrar percepção cinemática;
  • avaliar as condições de calado;
  • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
  • preparar a unidade para reboque;
  • ministrar treinamento a bordo;
  • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
  • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • conferir certificação da embarcação;
  • efetuar os registros pertinentes;
  • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
  • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
  • proferir palestras;
  • fiscalizar a aplicação da legislação;
  • controlar certificação da tripulação;
  • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
  • elaborar plano de manuseio da carga;
  • definir área segura para trabalho;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
  • coordenar postos de emergência;
  • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
  • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
  • verificar peação da carga;
  • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
  • testar equipamentos de segurança;
  • demonstrar percepção espacial;
  • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
  • coordenar a operação do guincho de reboque;
  • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
  • inspecionar equipamentos de segurança;
  • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
  • discriminar sons e ruídos;
  • orientar a navegação;
  • demonstrar raciocínio sintético;
  • fiscalizar o uso de epi;
  • operar guincho de reboque;
  • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
  • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
  • avaliar estanqueidade dos porões;
  • controlar material de passadiço;
  • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • supervisionar equipe de convés;
  • inspecionar equipamentos de navegação;
  • tomar decisões rápidas em situações críticas;
  • emitir permissão para trabalho;
  • manusear cargas a bordo;
  • realizar comunicação de bordo;
  • avaliar a quantidade de carga movimentada;
  • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
  • controlar manuais técnicos de bordo;
  • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
  • trabalhar em equipe;
  • orientar praticante-aluno a bordo;
  • supervisionar equipe de combate à poluição;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • aplicar legislação;
  • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
  • testar equipamentos de salvatagem;
  • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
  • elaborar o plano para reboque;
  • inspecionar condições de flutuabilidade;
  • supervisionar equipe de conexão de mangote;
  • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
  • orientar estagiário-aluno a bordo;
  • controlar temperatura dos tanques;
  • operar cobertas de cargas;
  • coordenar navegação de objeto rebocado;
  • trabalhar sob pressão;
  • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • controlar material de combate à poluição;
  • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • conduzir embarcação rápida de salvamento;
  • controlar epi e epc;
  • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
  • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
  • avaliar as condições para desamarração;
  • operar rampas de acesso;
  • demonstrar criatividade;
  • coordenar operações de reboque;
  • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
  • consultar legislação;
  • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
  • preparar documentação para despacho da embarcação;
  • operar o sistema de lastro;
  • verificar compatibilidade de cargas;
  • ministrar treinamento em terra;
  • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
  • controlar rancho;
  • inspecionar equipamentos de comunicação;
  • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • executar procedimentos para navegação costeira;
  • inspecionar as condições de segurança;
  • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;


Setores que mais contratam Primeiro oficial de náutica (imediato) no mercado de trabalho

  • Navegação de apoio marítimo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Transporte marítimo de cabotagem - carga
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Locação de embarcações sem tripulação
  • Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Escafandria e mergulho




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