Salário para o cargo de Primeiro oficial de náutica (imediato)
CBO 2151-25 > Oficiais de convés

Primeiro oficial de náutica (imediato) - Descrição, atividades e funções do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Primeiro oficial de náutica (imediato)

Oficiais de convés devem:

  • qualificar pessoal;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • navegar com segurança;
  • gerenciar operações;
  • operar cargas;
  • gerenciar material de bordo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar pessoal;
  • coordenar manutenção de bordo;

Atividades

  • demonstrar capacidade de negociação;
  • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
  • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
  • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • controlar planos de bordo;
  • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • verificar peação da carga;
  • elaborar apresentações;
  • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • demonstrar liderança;
  • operar rampas de cargas;
  • efetuar os registros pertinentes;
  • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
  • inspecionar equipamentos de navegação;
  • discriminar sons e ruídos;
  • coordenar operações de manuseio de âncora;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • ministrar treinamento a bordo;
  • controlar certificados regulamentares de bordo;
  • operar guincho de manuseio de âncoras;
  • supervisionar equipe de combate à poluição;
  • manusear cargas a bordo;
  • elaborar o plano para reboque;
  • controlar atmosfera do tanque;
  • discriminar cores;
  • verificar compatibilidade de cargas;
  • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
  • fiscalizar a aplicação da legislação;
  • supervisionar postos de manobra de fundeio;
  • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
  • inspecionar equipamentos de salvatagem;
  • avaliar a quantidade de carga movimentada;
  • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
  • coordenar a operação do guincho de reboque;
  • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
  • tomar decisões rápidas em situações críticas;
  • consultar legislação;
  • demonstrar raciocínio sintético;
  • executar procedimentos para navegação costeira;
  • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
  • preparar documentação para despacho da embarcação;
  • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
  • transportar passageiros;
  • demonstrar capacidade de autocontrole;
  • supervisionar o sms;
  • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
  • controlar pressão atmosférica dos tanques;
  • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
  • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
  • avaliar as condições de atracação;
  • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
  • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • testar equipamentos de segurança;
  • controlar material de combate à poluição;
  • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
  • coordenar reuniões de segurança;
  • elaborar conteúdo programático;
  • efetuar auditorias internas;
  • orientar praticante-aluno a bordo;
  • conferir certificação da embarcação;
  • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
  • supervisionar equipe de convés;
  • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • inspecionar condições de flutuabilidade;
  • controlar material de passadiço;
  • conduzir embarcação rápida de salvamento;
  • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
  • tomar decisões;
  • conduzir embarcação de salvamento;
  • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • supervisionar postos de manobra de amarração;
  • inspecionar condições de navegabilidade;
  • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • avaliar as condições meteorológicas;
  • controlar as condições da carga durante a viagem;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
  • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
  • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
  • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
  • operar tampas de escotilha;
  • operar rampas de acesso;
  • inspecionar as condições de segurança;
  • supervisionar seção de câmara;
  • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
  • avaliar o preparo da tripulação;
  • controlar epi e epc;
  • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
  • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
  • coordenar operação de controle à poluição;
  • coordenar postos de emergência;
  • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
  • executar procedimentos de serviços no porto;
  • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
  • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
  • operar cobertas de cargas;
  • avaliar as condições para desamarração;
  • elaborar planos de carregamento descarga;
  • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
  • orientar estagiário-aluno a bordo;
  • coordenar operações de reboque;
  • acionar plano de contingência;
  • inspecionar equipamentos de convés;
  • preparar a unidade para reboque;
  • aplicar legislação;
  • demonstrar percepção espacial;
  • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
  • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
  • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
  • conferir certificação da tripulação;
  • inspecionar equipamentos de segurança;
  • demonstrar percepção cinemática;
  • avaliar as condições para amarração;
  • demonstrar criatividade;
  • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
  • inspecionar equipamentos de comunicação;
  • trabalhar em equipe;
  • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
  • controlar certificação da tripulação;
  • fiscalizar o uso de epi;
  • elaborar material didático;
  • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
  • operar sistema de posicionamento dinâmico;
  • controlar material de custeio;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
  • supervisionar equipe de conexão de mangote;
  • controlar medicamento de bordo;
  • manobrar a embarcação;
  • coordenar navegação de objeto rebocado;
  • executar procedimentos para navegação com o prático;
  • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
  • controlar publicações regulamentares de bordo;
  • ministrar aulas de formação profissional;
  • avaliar as condições de calado;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
  • avaliar estanqueidade dos porões;
  • operar o sistema de lastro;
  • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
  • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
  • controlar manuais técnicos de bordo;
  • orientar a navegação;
  • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
  • trabalhar sob pressão;
  • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
  • supervisionar operações de carga e descarga;
  • controlar temperatura dos tanques;
  • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
  • realizar o plano de viagem;
  • operar equipamentos de navegação;
  • verificar marcação das cargas;
  • proferir palestras;
  • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
  • ministrar treinamento em terra;
  • testar equipamentos de salvatagem;
  • verificar a permissão de acesso de terceiros;
  • definir área segura para trabalho;
  • avaliar as condições para desatracação;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • coordenar operações de resgate;
  • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
  • controlar rancho;
  • acionar plano de emergência;
  • realizar comunicação de bordo;
  • operar guincho de reboque;
  • emitir permissão para trabalho;
  • elaborar plano de manuseio da carga;
  • demonstrar comportamento proativo;
  • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
  • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;


Setores que mais contratam Primeiro oficial de náutica (imediato) no mercado de trabalho

  • Navegação de apoio marítimo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Transporte marítimo de cabotagem - carga
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Locação de embarcações sem tripulação
  • Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Escafandria e mergulho




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