Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Agente de manobra e docagem
- Imediato da marinha mercante
- Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário
- Prático de portos da marinha mercante
- Segundo oficial de náutica
- Inspetor de terminal
- Inspetor naval
- Capitão de longo curso
- Vistoriador naval
- Segundo oficial de náutica (imediato)
- Comandante da marinha mercante
- Capitão de cabotagem (imediato)
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Primeiro oficial de náutica (imediato)
Oficiais de convés devem:
- operar cargas;
- coordenar manutenção de bordo;
- gerenciar operações;
- gerenciar material de bordo;
- administrar pessoal;
- navegar com segurança;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- qualificar pessoal;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar inspeção naval a bordo;
Atividades
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- realizar comunicação de bordo;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- coordenar reuniões de segurança;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- efetuar auditorias internas;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- ministrar treinamento a bordo;
- coordenar postos de emergência;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- operar tampas de escotilha;
- operar cobertas de cargas;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- demonstrar comportamento proativo;
- operar rampas de cargas;
- coordenar operações de reboque;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- controlar material de custeio;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- operar o sistema de lastro;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- coordenar operação de controle à poluição;
- avaliar as condições para desamarração;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- discriminar sons e ruídos;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- operar equipamentos de navegação;
- supervisionar equipe de convés;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- aplicar legislação;
- manusear cargas a bordo;
- acionar plano de contingência;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- verificar marcação das cargas;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- controlar rancho;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- manobrar a embarcação;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- supervisionar seção de câmara;
- proferir palestras;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- demonstrar percepção cinemática;
- definir área segura para trabalho;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- verificar peação da carga;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- verificar compatibilidade de cargas;
- operar guincho de reboque;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- preparar a unidade para reboque;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- trabalhar sob pressão;
- demonstrar liderança;
- testar equipamentos de segurança;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- elaborar conteúdo programático;
- avaliar as condições meteorológicas;
- elaborar material didático;
- fiscalizar o uso de epi;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- acionar plano de emergência;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- operar rampas de acesso;
- orientar a navegação;
- controlar temperatura dos tanques;
- conferir certificação da embarcação;
- ministrar aulas de formação profissional;
- demonstrar percepção espacial;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- conferir certificação da tripulação;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- demonstrar raciocínio sintético;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- inspecionar as condições de segurança;
- avaliar o preparo da tripulação;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- controlar medicamento de bordo;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- avaliar as condições para amarração;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- elaborar planos de carregamento descarga;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
- supervisionar o sms;
- controlar material de passadiço;
- elaborar apresentações;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- controlar atmosfera do tanque;
- testar equipamentos de salvatagem;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- avaliar as condições de atracação;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- elaborar o plano para reboque;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- coordenar operações de resgate;
- controlar certificação da tripulação;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- demonstrar capacidade de negociação;
- tomar decisões;
- avaliar as condições para desatracação;
- demonstrar raciocínio analítico;
- realizar o plano de viagem;
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- emitir permissão para trabalho;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- controlar material de combate à poluição;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- efetuar os registros pertinentes;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- demonstrar raciocínio matemático;
- controlar planos de bordo;
- elaborar plano de manuseio da carga;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- consultar legislação;
- discriminar cores;
- demonstrar criatividade;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- avaliar as condições de calado;
- conduzir embarcação de salvamento;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- transportar passageiros;
- inspecionar equipamentos de convés;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- controlar epi e epc;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- ministrar treinamento em terra;
Setores que mais contratam Primeiro oficial de náutica (imediato) no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Atividades de agenciamento marítimo
- Locação de embarcações sem tripulação
- Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
- Escafandria e mergulho