Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Primeiro oficial de náutica (comandante)
- Capitão de longo curso
- Capitão de manobra da marinha mercante
- Oficial de quarto de navegação da marinha mercante
- Segundo oficial de náutica
- Capitão de longo curso (imediato)
- Imediato da marinha mercante
- Prático de portos da marinha mercante
- Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário
- Primeiro oficial de náutica
- Inspetor de terminal
- Capitão de cabotagem (comandante)
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Primeiro oficial de náutica (imediato)
Oficiais de convés devem:
- navegar com segurança;
- realizar inspeção naval a bordo;
- qualificar pessoal;
- coordenar manutenção de bordo;
- gerenciar operações;
- operar cargas;
- gerenciar material de bordo;
- administrar pessoal;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- efetuar os registros pertinentes;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- verificar peação da carga;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- verificar compatibilidade de cargas;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- ministrar treinamento a bordo;
- demonstrar raciocínio matemático;
- controlar material de custeio;
- demonstrar criatividade;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- testar equipamentos de salvatagem;
- elaborar plano de manuseio da carga;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- proferir palestras;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- operar cobertas de cargas;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- controlar rancho;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- avaliar o preparo da tripulação;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- controlar material de combate à poluição;
- controlar planos de bordo;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- efetuar auditorias internas;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- conferir certificação da tripulação;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- elaborar planos de carregamento descarga;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- aplicar legislação;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
- controlar atmosfera do tanque;
- elaborar material didático;
- testar equipamentos de segurança;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- consultar legislação;
- elaborar apresentações;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- supervisionar equipe de convés;
- supervisionar seção de câmara;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- trabalhar sob pressão;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- trabalhar em equipe;
- elaborar o plano para reboque;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- transportar passageiros;
- verificar marcação das cargas;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- demonstrar percepção espacial;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- avaliar as condições para amarração;
- coordenar postos de emergência;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- emitir permissão para trabalho;
- demonstrar raciocínio analítico;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- elaborar conteúdo programático;
- demonstrar comportamento proativo;
- avaliar as condições meteorológicas;
- acionar plano de emergência;
- avaliar as condições de atracação;
- demonstrar raciocínio sintético;
- coordenar operações de reboque;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- controlar material de passadiço;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- preparar a unidade para reboque;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- inspecionar as condições de segurança;
- operar rampas de acesso;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- realizar comunicação de bordo;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- coordenar operação de controle à poluição;
- operar equipamentos de navegação;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- supervisionar o sms;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- operar tampas de escotilha;
- controlar certificação da tripulação;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- operar rampas de cargas;
- manobrar a embarcação;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- orientar a navegação;
- conferir certificação da embarcação;
- conduzir embarcação de salvamento;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- ministrar treinamento em terra;
- demonstrar percepção cinemática;
- realizar o plano de viagem;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- coordenar operações de resgate;
- avaliar as condições para desatracação;
- controlar epi e epc;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- controlar medicamento de bordo;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- coordenar reuniões de segurança;
- operar guincho de reboque;
- inspecionar equipamentos de convés;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- avaliar as condições para desamarração;
- discriminar sons e ruídos;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- demonstrar liderança;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- definir área segura para trabalho;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- discriminar cores;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- controlar temperatura dos tanques;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- ministrar aulas de formação profissional;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- operar o sistema de lastro;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- fiscalizar o uso de epi;
- avaliar as condições de calado;
- demonstrar capacidade de negociação;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- tomar decisões;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- acionar plano de contingência;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- manusear cargas a bordo;
Setores que mais contratam Primeiro oficial de náutica (imediato) no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Atividades de agenciamento marítimo
- Locação de embarcações sem tripulação
- Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
- Escafandria e mergulho