Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Capitão de cabotagem (comandante)
- Comandante da marinha mercante
- Imediato da marinha mercante
- Capitão de cabotagem
- Prático de portos da marinha mercante
- Vistoriador naval
- Capitão de longo curso (comandante)
- Segundo oficial de náutica
- Inspetor naval
- Segundo oficial de náutica (imediato)
- Capitão de manobra da marinha mercante
- Segundo oficial de náutica (comandante)
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Primeiro oficial de náutica (imediato)
Oficiais de convés devem:
- administrar pessoal;
- operar cargas;
- realizar inspeção naval a bordo;
- gerenciar material de bordo;
- gerenciar operações;
- qualificar pessoal;
- demonstrar competências pessoais;
- navegar com segurança;
- coordenar manutenção de bordo;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
Atividades
- preparar a unidade para reboque;
- demonstrar percepção cinemática;
- operar tampas de escotilha;
- emitir permissão para trabalho;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- demonstrar percepção espacial;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- coordenar postos de emergência;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- coordenar reuniões de segurança;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- acionar plano de emergência;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- controlar material de passadiço;
- demonstrar criatividade;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- trabalhar em equipe;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- demonstrar raciocínio matemático;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- proferir palestras;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- ministrar aulas de formação profissional;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- discriminar sons e ruídos;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- controlar material de combate à poluição;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- avaliar as condições para desamarração;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- inspecionar equipamentos de convés;
- avaliar as condições para desatracação;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- controlar temperatura dos tanques;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- ministrar treinamento a bordo;
- fiscalizar o uso de epi;
- tomar decisões;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- demonstrar comportamento proativo;
- conferir certificação da embarcação;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- controlar medicamento de bordo;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- elaborar material didático;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- operar guincho de reboque;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- efetuar auditorias internas;
- operar rampas de cargas;
- controlar planos de bordo;
- controlar material de custeio;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- controlar epi e epc;
- realizar o plano de viagem;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- verificar marcação das cargas;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- avaliar as condições meteorológicas;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- acionar plano de contingência;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- trabalhar sob pressão;
- verificar peação da carga;
- coordenar operações de reboque;
- operar equipamentos de navegação;
- testar equipamentos de salvatagem;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
- inspecionar as condições de segurança;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- aplicar legislação;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- operar o sistema de lastro;
- controlar atmosfera do tanque;
- realizar comunicação de bordo;
- avaliar o preparo da tripulação;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- controlar rancho;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- manusear cargas a bordo;
- operar rampas de acesso;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- transportar passageiros;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- controlar manuais técnicos de bordo;
- discriminar cores;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- manobrar a embarcação;
- elaborar plano de manuseio da carga;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- elaborar planos de carregamento descarga;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- coordenar operações de resgate;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- ministrar treinamento em terra;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- verificar compatibilidade de cargas;
- demonstrar capacidade de negociação;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- supervisionar o sms;
- avaliar as condições de calado;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- supervisionar equipe de convés;
- avaliar as condições para amarração;
- efetuar os registros pertinentes;
- coordenar operação de controle à poluição;
- testar equipamentos de segurança;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- operar cobertas de cargas;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- avaliar as condições de atracação;
- supervisionar seção de câmara;
- demonstrar raciocínio analítico;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- elaborar conteúdo programático;
- elaborar o plano para reboque;
- conferir certificação da tripulação;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- definir área segura para trabalho;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- orientar a navegação;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- conduzir embarcação de salvamento;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- demonstrar liderança;
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- demonstrar raciocínio sintético;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- consultar legislação;
- elaborar apresentações;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- controlar certificação da tripulação;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
Setores que mais contratam Primeiro oficial de náutica (imediato) no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Atividades de agenciamento marítimo
- Locação de embarcações sem tripulação
- Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
- Escafandria e mergulho