Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Comandante da marinha mercante
- Primeiro oficial de náutica
- Capitão de cabotagem (imediato)
- Prático de portos da marinha mercante
- Vistoriador naval
- Agente de manobra e docagem
- Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário
- Primeiro oficial de náutica (comandante)
- Capitão de longo curso (imediato)
- Segundo oficial de náutica (comandante)
- Segundo oficial de náutica
- Capitão de cabotagem
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Primeiro oficial de náutica (imediato)
Oficiais de convés devem:
- navegar com segurança;
- realizar inspeção naval a bordo;
- demonstrar competências pessoais;
- administrar pessoal;
- coordenar manutenção de bordo;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- gerenciar operações;
- operar cargas;
- qualificar pessoal;
- gerenciar material de bordo;
Atividades
- coordenar postos de emergência;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- operar tampas de escotilha;
- preparar a unidade para reboque;
- discriminar sons e ruídos;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- controlar material de custeio;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- avaliar as condições de calado;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- elaborar planos de carregamento descarga;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- demonstrar percepção cinemática;
- trabalhar em equipe;
- avaliar as condições para desatracação;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- emitir permissão para trabalho;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- elaborar material didático;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- conferir certificação da tripulação;
- ministrar treinamento a bordo;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- operar cobertas de cargas;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- transportar passageiros;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- orientar a navegação;
- controlar temperatura dos tanques;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- controlar certificação da tripulação;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- inspecionar condições de navegabilidade;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- demonstrar raciocínio analítico;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- trabalhar sob pressão;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- tomar decisões;
- demonstrar comportamento proativo;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- ministrar aulas de formação profissional;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- demonstrar raciocínio sintético;
- supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
- demonstrar capacidade de negociação;
- discriminar cores;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- controlar epi e epc;
- elaborar apresentações;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- acionar plano de emergência;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- efetuar auditorias internas;
- demonstrar percepção espacial;
- conferir certificação da embarcação;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- manobrar a embarcação;
- ministrar treinamento em terra;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- testar equipamentos de segurança;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- supervisionar o sms;
- verificar peação da carga;
- controlar rancho;
- inspecionar as condições de segurança;
- coordenar reuniões de segurança;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- operar o sistema de lastro;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- proferir palestras;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- acionar plano de contingência;
- aplicar legislação;
- operar rampas de acesso;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- definir área segura para trabalho;
- operar rampas de cargas;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- verificar marcação das cargas;
- operar guincho de reboque;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- elaborar conteúdo programático;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- coordenar operação de controle à poluição;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- fiscalizar o uso de epi;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- avaliar o preparo da tripulação;
- controlar medicamento de bordo;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- operar equipamentos de navegação;
- avaliar as condições para desamarração;
- demonstrar criatividade;
- controlar material de combate à poluição;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- demonstrar liderança;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- supervisionar equipe de convés;
- efetuar os registros pertinentes;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- controlar material de passadiço;
- verificar compatibilidade de cargas;
- elaborar o plano para reboque;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- supervisionar seção de câmara;
- avaliar as condições meteorológicas;
- testar equipamentos de salvatagem;
- inspecionar equipamentos de convés;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- avaliar as condições para amarração;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- coordenar operações de reboque;
- conduzir embarcação de salvamento;
- realizar o plano de viagem;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- demonstrar raciocínio matemático;
- realizar comunicação de bordo;
- manusear cargas a bordo;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- controlar planos de bordo;
- controlar atmosfera do tanque;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- coordenar operações de resgate;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- consultar legislação;
- avaliar as condições de atracação;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- elaborar plano de manuseio da carga;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- executar procedimentos para navegação costeira;
Setores que mais contratam Primeiro oficial de náutica (imediato) no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Atividades de agenciamento marítimo
- Locação de embarcações sem tripulação
- Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
- Escafandria e mergulho