Salário para o cargo de Primeiro oficial de náutica (imediato)
CBO 2151-25 > Oficiais de convés

Primeiro oficial de náutica (imediato) - Descrição, atividades e funções do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Primeiro oficial de náutica (imediato)

Oficiais de convés devem:

  • gerenciar operações;
  • administrar pessoal;
  • operar cargas;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • gerenciar material de bordo;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • navegar com segurança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • qualificar pessoal;

Atividades

  • inspecionar condições de flutuabilidade;
  • tomar decisões rápidas em situações críticas;
  • controlar manuais técnicos de bordo;
  • ministrar aulas de formação profissional;
  • elaborar material didático;
  • inspecionar condições de navegabilidade;
  • coordenar reuniões de segurança;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
  • coordenar operações de resgate;
  • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
  • elaborar apresentações;
  • elaborar o plano para reboque;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
  • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
  • demonstrar capacidade de autocontrole;
  • operar o sistema de lastro;
  • operar rampas de acesso;
  • operar guincho de reboque;
  • fiscalizar a aplicação da legislação;
  • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
  • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
  • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
  • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • realizar o plano de viagem;
  • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
  • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
  • preparar documentação para despacho da embarcação;
  • controlar rancho;
  • supervisionar operações de carga e descarga;
  • verificar peação da carga;
  • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
  • trabalhar em equipe;
  • controlar medicamento de bordo;
  • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
  • avaliar a quantidade de carga movimentada;
  • elaborar planos de carregamento descarga;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
  • supervisionar postos de manobra de amarração;
  • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
  • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
  • definir área segura para trabalho;
  • trabalhar sob pressão;
  • controlar material de passadiço;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • controlar publicações regulamentares de bordo;
  • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
  • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • elaborar plano de manuseio da carga;
  • controlar certificação da tripulação;
  • inspecionar equipamentos de comunicação;
  • acionar plano de contingência;
  • avaliar as condições para desatracação;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
  • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • acionar plano de emergência;
  • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
  • efetuar os registros pertinentes;
  • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
  • operar sistema de posicionamento dinâmico;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • executar procedimentos de serviços no porto;
  • avaliar estanqueidade dos porões;
  • supervisionar equipe de conexão de mangote;
  • consultar legislação;
  • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
  • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
  • testar equipamentos de segurança;
  • coordenar operações de manuseio de âncora;
  • conferir certificação da tripulação;
  • testar equipamentos de salvatagem;
  • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
  • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
  • controlar planos de bordo;
  • operar tampas de escotilha;
  • manusear cargas a bordo;
  • avaliar as condições para desamarração;
  • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
  • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
  • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • inspecionar equipamentos de segurança;
  • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
  • controlar temperatura dos tanques;
  • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
  • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • avaliar as condições de atracação;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
  • avaliar o preparo da tripulação;
  • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
  • ministrar treinamento em terra;
  • orientar praticante-aluno a bordo;
  • conduzir embarcação rápida de salvamento;
  • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
  • coordenar postos de emergência;
  • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
  • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
  • supervisionar equipe de combate à poluição;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
  • inspecionar equipamentos de convés;
  • verificar marcação das cargas;
  • demonstrar percepção cinemática;
  • inspecionar equipamentos de salvatagem;
  • avaliar as condições de calado;
  • fiscalizar o uso de epi;
  • verificar compatibilidade de cargas;
  • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
  • demonstrar liderança;
  • manobrar a embarcação;
  • conferir certificação da embarcação;
  • supervisionar seção de câmara;
  • operar rampas de cargas;
  • tomar decisões;
  • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
  • supervisionar postos de manobra de fundeio;
  • operar cobertas de cargas;
  • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
  • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
  • discriminar cores;
  • coordenar navegação de objeto rebocado;
  • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
  • controlar material de custeio;
  • supervisionar equipe de convés;
  • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • demonstrar criatividade;
  • orientar estagiário-aluno a bordo;
  • proferir palestras;
  • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
  • controlar as condições da carga durante a viagem;
  • controlar epi e epc;
  • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • discriminar sons e ruídos;
  • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
  • controlar atmosfera do tanque;
  • executar procedimentos para navegação costeira;
  • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
  • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
  • controlar pressão atmosférica dos tanques;
  • realizar comunicação de bordo;
  • aplicar legislação;
  • preparar a unidade para reboque;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • efetuar auditorias internas;
  • coordenar operação de controle à poluição;
  • emitir permissão para trabalho;
  • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
  • inspecionar as condições de segurança;
  • avaliar as condições para amarração;
  • operar equipamentos de navegação;
  • verificar a permissão de acesso de terceiros;
  • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
  • executar procedimentos para navegação com o prático;
  • demonstrar comportamento proativo;
  • conduzir embarcação de salvamento;
  • ministrar treinamento a bordo;
  • operar guincho de manuseio de âncoras;
  • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
  • demonstrar raciocínio sintético;
  • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
  • transportar passageiros;
  • coordenar a operação do guincho de reboque;
  • supervisionar o sms;
  • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
  • controlar material de combate à poluição;
  • elaborar conteúdo programático;
  • inspecionar equipamentos de navegação;
  • orientar a navegação;
  • controlar certificados regulamentares de bordo;
  • avaliar as condições meteorológicas;
  • coordenar operações de reboque;
  • demonstrar percepção espacial;


Setores que mais contratam Primeiro oficial de náutica (imediato) no mercado de trabalho

  • Navegação de apoio marítimo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Transporte marítimo de cabotagem - carga
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Locação de embarcações sem tripulação
  • Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Escafandria e mergulho




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