Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Capitão de cabotagem
- Inspetor de terminal
- Capitão de cabotagem (imediato)
- Capitão de longo curso (imediato)
- Capitão de longo curso (comandante)
- Capitão de cabotagem (comandante)
- Oficial de quarto de navegação da marinha mercante
- Segundo oficial de náutica (comandante)
- Inspetor naval
- Vistoriador naval
- Segundo oficial de náutica
- Comandante da marinha mercante
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Primeiro oficial de náutica (imediato)
Oficiais de convés devem:
- realizar inspeção naval a bordo;
- administrar pessoal;
- navegar com segurança;
- coordenar manutenção de bordo;
- gerenciar material de bordo;
- demonstrar competências pessoais;
- operar cargas;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- qualificar pessoal;
- gerenciar operações;
Atividades
- operar o sistema de lastro;
- controlar material de passadiço;
- supervisionar o sms;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- fiscalizar o uso de epi;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- operar tampas de escotilha;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- ministrar treinamento em terra;
- verificar compatibilidade de cargas;
- supervisionar equipe de convés;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- manobrar a embarcação;
- inspecionar as condições de segurança;
- testar equipamentos de salvatagem;
- elaborar material didático;
- tomar decisões;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- controlar material de custeio;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- inspecionar equipamentos de convés;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- manusear cargas a bordo;
- preparar a unidade para reboque;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- consultar legislação;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- coordenar postos de emergência;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- controlar atmosfera do tanque;
- controlar temperatura dos tanques;
- elaborar plano de manuseio da carga;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- proferir palestras;
- demonstrar comportamento proativo;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- verificar peação da carga;
- definir área segura para trabalho;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- testar equipamentos de segurança;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- demonstrar raciocínio analítico;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- discriminar sons e ruídos;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- elaborar conteúdo programático;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- elaborar o plano para reboque;
- operar equipamentos de navegação;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- controlar medicamento de bordo;
- avaliar o preparo da tripulação;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- operar guincho de reboque;
- supervisionar seção de câmara;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- controlar epi e epc;
- supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- demonstrar liderança;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- ministrar treinamento a bordo;
- controlar planos de bordo;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- avaliar as condições para desatracação;
- acionar plano de emergência;
- orientar a navegação;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- coordenar reuniões de segurança;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- realizar comunicação de bordo;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- inspecionar equipamentos de segurança;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- demonstrar percepção cinemática;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- realizar o plano de viagem;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- avaliar as condições de atracação;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- demonstrar capacidade de negociação;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- acionar plano de contingência;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- discriminar cores;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- conduzir embarcação de salvamento;
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- efetuar os registros pertinentes;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- avaliar as condições para desamarração;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- controlar material de combate à poluição;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- conferir certificação da tripulação;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- operar cobertas de cargas;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- demonstrar raciocínio sintético;
- emitir permissão para trabalho;
- coordenar operações de resgate;
- verificar marcação das cargas;
- elaborar apresentações;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- elaborar planos de carregamento descarga;
- demonstrar criatividade;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- controlar rancho;
- conferir certificação da embarcação;
- coordenar operações de reboque;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- coordenar operação de controle à poluição;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- operar rampas de acesso;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- avaliar as condições para amarração;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar raciocínio matemático;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- demonstrar percepção espacial;
- avaliar as condições meteorológicas;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- controlar certificação da tripulação;
- transportar passageiros;
- aplicar legislação;
- operar rampas de cargas;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- avaliar as condições de calado;
- efetuar auditorias internas;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- trabalhar sob pressão;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- ministrar aulas de formação profissional;
Setores que mais contratam Primeiro oficial de náutica (imediato) no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Atividades de agenciamento marítimo
- Locação de embarcações sem tripulação
- Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
- Escafandria e mergulho