Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Segundo oficial de náutica (comandante)
- Primeiro oficial de náutica (comandante)
- Comandante da marinha mercante
- Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário
- Capitão de manobra da marinha mercante
- Imediato da marinha mercante
- Capitão de cabotagem
- Capitão de cabotagem (imediato)
- Vistoriador naval
- Capitão de cabotagem (comandante)
- Primeiro oficial de náutica
- Capitão de longo curso (imediato)
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Primeiro oficial de náutica (imediato)
Oficiais de convés devem:
- demonstrar competências pessoais;
- operar cargas;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- navegar com segurança;
- realizar inspeção naval a bordo;
- coordenar manutenção de bordo;
- gerenciar material de bordo;
- administrar pessoal;
- qualificar pessoal;
- gerenciar operações;
Atividades
- tomar decisões;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- testar equipamentos de salvatagem;
- avaliar as condições para desamarração;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- definir área segura para trabalho;
- demonstrar liderança;
- demonstrar comportamento proativo;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- demonstrar capacidade de negociação;
- realizar o plano de viagem;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- operar cobertas de cargas;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- controlar atmosfera do tanque;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- trabalhar sob pressão;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- coordenar postos de emergência;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- efetuar os registros pertinentes;
- avaliar as condições de calado;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- controlar planos de bordo;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- controlar temperatura dos tanques;
- demonstrar percepção cinemática;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- coordenar reuniões de segurança;
- acionar plano de contingência;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- supervisionar o sms;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- conferir certificação da tripulação;
- transportar passageiros;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- operar rampas de cargas;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- demonstrar percepção espacial;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- supervisionar seção de câmara;
- ministrar treinamento a bordo;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- avaliar as condições de atracação;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- verificar compatibilidade de cargas;
- avaliar as condições meteorológicas;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- demonstrar criatividade;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- controlar certificação da tripulação;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- acionar plano de emergência;
- trabalhar em equipe;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- controlar material de passadiço;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- inspecionar as condições de segurança;
- emitir permissão para trabalho;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- operar o sistema de lastro;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- preparar a unidade para reboque;
- elaborar planos de carregamento descarga;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- operar tampas de escotilha;
- orientar a navegação;
- verificar marcação das cargas;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- elaborar material didático;
- consultar legislação;
- ministrar aulas de formação profissional;
- controlar material de combate à poluição;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- demonstrar raciocínio sintético;
- realizar comunicação de bordo;
- conduzir embarcação de salvamento;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- aplicar legislação;
- elaborar conteúdo programático;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- ministrar treinamento em terra;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- coordenar operações de reboque;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- discriminar cores;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- operar equipamentos de navegação;
- demonstrar raciocínio matemático;
- discriminar sons e ruídos;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- controlar material de custeio;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- testar equipamentos de segurança;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- operar guincho de reboque;
- proferir palestras;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- demonstrar raciocínio analítico;
- elaborar plano de manuseio da carga;
- elaborar apresentações;
- efetuar auditorias internas;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- controlar rancho;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- fiscalizar o uso de epi;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- verificar peação da carga;
- operar rampas de acesso;
- inspecionar equipamentos de convés;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- controlar epi e epc;
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- manobrar a embarcação;
- avaliar o preparo da tripulação;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- coordenar operações de resgate;
- manusear cargas a bordo;
- supervisionar equipe de convés;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- conferir certificação da embarcação;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- elaborar o plano para reboque;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- controlar medicamento de bordo;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- coordenar operação de controle à poluição;
- avaliar as condições para desatracação;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- avaliar as condições para amarração;
Setores que mais contratam Primeiro oficial de náutica (imediato) no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Atividades de agenciamento marítimo
- Locação de embarcações sem tripulação
- Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
- Escafandria e mergulho