Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Inspetor de terminal
- Capitão de longo curso
- Agente de manobra e docagem
- Primeiro oficial de náutica
- Primeiro oficial de náutica (comandante)
- Segundo oficial de náutica (comandante)
- Capitão de cabotagem
- Capitão de manobra da marinha mercante
- Capitão de longo curso (imediato)
- Comandante da marinha mercante
- Segundo oficial de náutica
- Capitão de cabotagem (imediato)
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Primeiro oficial de náutica (imediato)
Oficiais de convés devem:
- navegar com segurança;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- gerenciar operações;
- coordenar manutenção de bordo;
- gerenciar material de bordo;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar inspeção naval a bordo;
- operar cargas;
- administrar pessoal;
- qualificar pessoal;
Atividades
- avaliar as condições meteorológicas;
- inspecionar as condições de segurança;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- demonstrar capacidade de negociação;
- operar tampas de escotilha;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- proferir palestras;
- realizar comunicação de bordo;
- coordenar reuniões de segurança;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- demonstrar criatividade;
- verificar peação da carga;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- coordenar operação de controle à poluição;
- ministrar treinamento a bordo;
- avaliar o preparo da tripulação;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- controlar planos de bordo;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- demonstrar comportamento proativo;
- testar equipamentos de salvatagem;
- operar rampas de cargas;
- trabalhar em equipe;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- coordenar operações de resgate;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- elaborar material didático;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- avaliar as condições para desamarração;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- operar rampas de acesso;
- emitir permissão para trabalho;
- avaliar as condições de calado;
- supervisionar o sms;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- operar guincho de reboque;
- demonstrar raciocínio matemático;
- controlar material de passadiço;
- supervisionar seção de câmara;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- avaliar as condições para amarração;
- operar equipamentos de navegação;
- definir área segura para trabalho;
- manusear cargas a bordo;
- inspecionar equipamentos de convés;
- realizar o plano de viagem;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- efetuar auditorias internas;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- conferir certificação da embarcação;
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- controlar temperatura dos tanques;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- transportar passageiros;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- elaborar conteúdo programático;
- elaborar o plano para reboque;
- discriminar cores;
- efetuar os registros pertinentes;
- preparar a unidade para reboque;
- orientar a navegação;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- avaliar as condições de atracação;
- verificar compatibilidade de cargas;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- inspecionar condições de navegabilidade;
- consultar legislação;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- operar cobertas de cargas;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- demonstrar percepção espacial;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- manobrar a embarcação;
- testar equipamentos de segurança;
- controlar medicamento de bordo;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- elaborar planos de carregamento descarga;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- conduzir embarcação de salvamento;
- controlar rancho;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- coordenar postos de emergência;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- operar o sistema de lastro;
- controlar material de custeio;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- conferir certificação da tripulação;
- supervisionar equipe de convés;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- avaliar as condições para desatracação;
- demonstrar percepção cinemática;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- aplicar legislação;
- demonstrar liderança;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- fiscalizar o uso de epi;
- ministrar aulas de formação profissional;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- elaborar plano de manuseio da carga;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- controlar epi e epc;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- acionar plano de contingência;
- demonstrar raciocínio sintético;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- coordenar operações de reboque;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- elaborar apresentações;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- ministrar treinamento em terra;
- controlar certificação da tripulação;
- trabalhar sob pressão;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- acionar plano de emergência;
- controlar material de combate à poluição;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- verificar marcação das cargas;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- controlar atmosfera do tanque;
- discriminar sons e ruídos;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- demonstrar raciocínio analítico;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- tomar decisões;
Setores que mais contratam Primeiro oficial de náutica (imediato) no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Atividades de agenciamento marítimo
- Locação de embarcações sem tripulação
- Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
- Escafandria e mergulho