Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Capitão de cabotagem (comandante)
- Vistoriador naval
- Capitão de longo curso (imediato)
- Capitão de longo curso
- Capitão de cabotagem (imediato)
- Inspetor de terminal
- Segundo oficial de náutica (comandante)
- Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário
- Primeiro oficial de náutica (comandante)
- Primeiro oficial de náutica
- Prático de portos da marinha mercante
- Segundo oficial de náutica
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Primeiro oficial de náutica (imediato)
Oficiais de convés devem:
- qualificar pessoal;
- gerenciar material de bordo;
- administrar pessoal;
- coordenar manutenção de bordo;
- operar cargas;
- gerenciar operações;
- realizar inspeção naval a bordo;
- demonstrar competências pessoais;
- navegar com segurança;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
Atividades
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- supervisionar equipe de convés;
- demonstrar capacidade de negociação;
- elaborar plano de manuseio da carga;
- supervisionar seção de câmara;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- acionar plano de emergência;
- operar rampas de cargas;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- coordenar operação de controle à poluição;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- operar rampas de acesso;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- controlar material de passadiço;
- controlar material de combate à poluição;
- aplicar legislação;
- elaborar conteúdo programático;
- demonstrar raciocínio matemático;
- emitir permissão para trabalho;
- controlar temperatura dos tanques;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- executar procedimentos para navegação costeira;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- controlar material de custeio;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- controlar rancho;
- operar cobertas de cargas;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- verificar compatibilidade de cargas;
- preparar a unidade para reboque;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- efetuar auditorias internas;
- consultar legislação;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- conferir certificação da embarcação;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- coordenar reuniões de segurança;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- avaliar as condições para desatracação;
- realizar o plano de viagem;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- controlar medicamento de bordo;
- coordenar postos de emergência;
- supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- demonstrar comportamento proativo;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- avaliar as condições meteorológicas;
- trabalhar sob pressão;
- operar o sistema de lastro;
- avaliar o preparo da tripulação;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- elaborar apresentações;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- conduzir embarcação de salvamento;
- supervisionar o sms;
- inspecionar equipamentos de convés;
- coordenar operações de reboque;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- verificar marcação das cargas;
- acionar plano de contingência;
- discriminar cores;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- operar guincho de reboque;
- avaliar as condições de atracação;
- definir área segura para trabalho;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- controlar certificação da tripulação;
- demonstrar percepção espacial;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- testar equipamentos de salvatagem;
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- verificar peação da carga;
- orientar a navegação;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- conferir certificação da tripulação;
- controlar atmosfera do tanque;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- ministrar treinamento em terra;
- elaborar o plano para reboque;
- demonstrar liderança;
- inspecionar as condições de segurança;
- proferir palestras;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- demonstrar criatividade;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- tomar decisões;
- ministrar aulas de formação profissional;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- operar equipamentos de navegação;
- manobrar a embarcação;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- trabalhar em equipe;
- elaborar planos de carregamento descarga;
- efetuar os registros pertinentes;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- avaliar as condições para desamarração;
- demonstrar percepção cinemática;
- discriminar sons e ruídos;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- operar tampas de escotilha;
- controlar epi e epc;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- testar equipamentos de segurança;
- avaliar as condições de calado;
- transportar passageiros;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- elaborar material didático;
- demonstrar raciocínio sintético;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- coordenar operações de resgate;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- ministrar treinamento a bordo;
- fiscalizar o uso de epi;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- avaliar as condições para amarração;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- realizar comunicação de bordo;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- controlar planos de bordo;
- manusear cargas a bordo;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- demonstrar raciocínio analítico;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
Setores que mais contratam Primeiro oficial de náutica (imediato) no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Atividades de agenciamento marítimo
- Locação de embarcações sem tripulação
- Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
- Escafandria e mergulho