Quanto ganha um Primeiro oficial de náutica (imediato)
Um Primeiro oficial de náutica (imediato) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 6.359,02 e R$ 17.764,52, com a média salarial de R$ 9.171,01 e o salário mediana em R$ 8.475,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 9.171,01 | 110.052,17 | 2.292,75 | 43,58 |
1º Quartil | 6.359,02 | 76.308,18 | 1.589,75 | 30,22 |
Salário Mediana | 8.475,00 | 101.700,00 | 2.118,75 | 40,27 |
3º Quartil | 13.547,98 | 162.575,74 | 3.386,99 | 64,38 |
Teto Salarial | 17.764,52 | 213.174,19 | 4.441,13 | 84,42 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Imediato da marinha mercante
- Capitão de longo curso
- Capitão de manobra da marinha mercante
- Oficial de quarto de navegação da marinha mercante
- Primeiro oficial de náutica
- Capitão de longo curso (imediato)
- Comandante da marinha mercante
- Segundo oficial de náutica (comandante)
- Segundo oficial de náutica (imediato)
- Agente de manobra e docagem
- Primeiro oficial de náutica (comandante)
- Capitão de longo curso (comandante)
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Rio de Janeiro - RJ | 4.067 - 16.809 | 8.355,37 | 4.066,93 | 7.917,00 | 13.877,60 | 16.808,97 |
Macaé - RJ | 7.667 - 17.411 | 10.235,86 | 7.667,48 | 9.394,00 | 14.374,56 | 17.410,90 |
Rio das Ostras - RJ | 7.026 - 17.800 | 10.323,32 | 7.025,58 | 9.823,00 | 14.695,60 | 17.799,75 |
Niterói - RJ | 3.002 - 12.103 | 7.350,01 | 3.001,67 | 8.397,00 | 9.992,33 | 12.103,01 |
São João da Barra - RJ | 8.059 - 10.816 | 8.560,30 | 8.059,00 | 8.724,50 | 8.930,00 | 10.816,28 |
São Gonçalo - RJ | 22.444 - 33.722 | 26.112,28 | 22.443,77 | 27.493,00 | 27.841,00 | 33.721,85 |
Guapimirim - RJ | 8.295 - 10.459 | 8.559,44 | 8.295,00 | 8.635,00 | 8.635,00 | 10.458,97 |
Corumbá - MS | 3.678 - 4.966 | 3.994,38 | 3.677,50 | 4.100,00 | 4.100,00 | 4.966,04 |
Itajaí - SC | 7.583 - 12.410 | 8.642,75 | 7.583,00 | 8.371,00 | 10.246,00 | 12.410,26 |
Porto do Mangue - RN | 3.500 - 4.239 | 3.500,00 | 3.500,00 | 3.500,00 | 3.500,00 | 4.239,31 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Rio de Janeiro | 5.388 - 18.276 | 9.495,67 | 5.388,03 | 8.576,50 | 15.088,52 | 18.275,67 |
Santa Catarina | 7.583 - 12.410 | 8.642,75 | 7.583,00 | 8.371,00 | 10.246,00 | 12.410,26 |
Mato Grosso do Sul | 3.678 - 4.966 | 3.994,38 | 3.677,50 | 4.100,00 | 4.100,00 | 4.966,04 |
São Paulo | 1.499 - 10.333 | 3.848,09 | 1.499,00 | 1.499,00 | 8.530,66 | 10.332,59 |
Rio Grande do Norte | 3.500 - 4.239 | 3.500,00 | 3.500,00 | 3.500,00 | 3.500,00 | 4.239,31 |
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Primeiro oficial de náutica (imediato)
Oficiais de convés devem:
Atividades
- demonstrar raciocínio sintético;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- controlar atmosfera do tanque;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- conferir certificação da tripulação;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- coordenar as embarcações de apoio;
- efetuar os registros pertinentes;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- discriminar cores;
- supervisionar equipe de hotelaria;
- supervisionar equipe de manutenção offshore;
- manobrar a embarcação;
- tomar decisões;
- fiscalizar o uso de epi;
- controlar planos de bordo;
- avaliar as condições meteorológicas;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
- orientar a navegação;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- realizar comunicação de bordo;
- efetuar auditorias internas;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- conferir certificação de equipamentos;
- elaborar o plano para reboque;
- demonstrar criatividade;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- proferir palestras;
- coordenar equipe de amarração;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- controlar certificação da tripulação;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- acionar plano de emergência;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- coordenar operações de reboque;
- avaliar as condições de atracação;
- discriminar sons e ruídos;
- ministrar treinamento em terra;
- avaliar as condições para desamarração;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- supervisionar o preparo do berço de diques;
- operar tampas de escotilha;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- verificar peação da carga;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- coordenar operação de controle à poluição;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- operar rampas de cargas;
- demonstrar comportamento proativo;
- operar guincho de reboque;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- elaborar plano de manuseio da carga;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
- demonstrar percepção cinemática;
- inspecionar equipamentos de convés;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- controlar temperatura dos tanques;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- elaborar planos de carregamento descarga;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- supervisionar equipe de lastro;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- controlar epi e epc;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- coordenar embarcações de manuseio de espias;
- coordenar operações de resgate;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- coordenar reuniões de segurança;
- supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- elaborar material didático;
- trabalhar sob pressão;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- avaliar as condições para amarração;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- operar cobertas de cargas;
- avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
- elaborar conteúdo programático;
- aplicar legislação;
- supervisionar o sms;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- coordenar equipe de resgate;
- controlar material de custeio;
- coordenar postos de emergência;
- coordenar operações de manutenção offshore;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- avaliar o preparo da tripulação;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- emitir permissão para trabalho;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- controlar material de combate à poluição;
- demonstrar percepção espacial;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- inspecionar as condições de segurança;
- conduzir embarcação de salvamento;
- definir área segura para trabalho;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- supervisionar seção de câmara;
- demonstrar capacidade de negociação;
- supervisionar equipe de apoio à docagem;
- realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
- verificar compatibilidade de cargas;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- consultar legislação;
- elaborar apresentações;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- controlar medicamento de bordo;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- operar equipamentos de navegação;
- demonstrar liderança;
- orientar a entrada de diques e ou comportas;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- demonstrar capacidade de adaptação;
- operar o sistema de lastro;
- avaliar as condições para desatracação;
- manusear cargas a bordo;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
- testar equipamentos de salvatagem;
- realizar o plano de viagem;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- controlar rancho;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- acionar plano de contingência;
- transportar passageiros;
- preparar a unidade para reboque;
- trabalhar em equipe;
- verificar marcação das cargas;
- inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- controlar material de passadiço;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- controlar material de diques e comportas;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- testar equipamentos de segurança;
- ministrar aulas de formação profissional;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- ministrar treinamento a bordo;
- supervisionar equipe de convés;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- operar rampas de acesso;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- avaliar as condições de calado;
- demonstrar raciocínio analítico;
- emitir notificação de detenção e liberação da embarcação;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- demonstrar raciocínio matemático;
- supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
- conferir certificação da embarcação;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
Setores que mais contratam Primeiro oficial de náutica (imediato) no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Atividades de agenciamento marítimo
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes
- Escafandria e mergulho
- Locação de embarcações sem tripulação, exceto para fins recreativos
- Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia
- Navegação de apoio portuário
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br