Salário para o cargo de Primeiro oficial de náutica (imediato)
CBO 2151-25 > Oficiais de convés

Primeiro oficial de náutica (imediato) - Descrição, atividades e funções do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Primeiro oficial de náutica (imediato)

Oficiais de convés devem:

  • navegar com segurança;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • qualificar pessoal;
  • administrar pessoal;
  • gerenciar material de bordo;
  • operar cargas;
  • gerenciar operações;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • preparar a unidade para reboque;
  • executar procedimentos para navegação costeira;
  • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
  • ministrar treinamento a bordo;
  • elaborar apresentações;
  • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
  • supervisionar o sms;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
  • operar tampas de escotilha;
  • operar rampas de acesso;
  • supervisionar postos de manobra de fundeio;
  • fiscalizar a aplicação da legislação;
  • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
  • operar guincho de manuseio de âncoras;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • supervisionar equipe de combate à poluição;
  • testar equipamentos de segurança;
  • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
  • operar rampas de cargas;
  • controlar as condições da carga durante a viagem;
  • efetuar os registros pertinentes;
  • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • preparar documentação para despacho da embarcação;
  • controlar pressão atmosférica dos tanques;
  • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
  • tomar decisões rápidas em situações críticas;
  • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
  • orientar a navegação;
  • controlar certificados regulamentares de bordo;
  • demonstrar percepção espacial;
  • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
  • demonstrar capacidade de autocontrole;
  • proferir palestras;
  • avaliar as condições para desatracação;
  • avaliar estanqueidade dos porões;
  • inspecionar condições de navegabilidade;
  • supervisionar operações de carga e descarga;
  • inspecionar equipamentos de comunicação;
  • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
  • controlar material de combate à poluição;
  • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
  • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
  • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
  • demonstrar raciocínio sintético;
  • verificar a permissão de acesso de terceiros;
  • elaborar planos de carregamento descarga;
  • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
  • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
  • inspecionar equipamentos de salvatagem;
  • coordenar operação de controle à poluição;
  • orientar praticante-aluno a bordo;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
  • orientar estagiário-aluno a bordo;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
  • verificar peação da carga;
  • elaborar conteúdo programático;
  • controlar atmosfera do tanque;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
  • operar equipamentos de navegação;
  • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
  • definir área segura para trabalho;
  • acionar plano de contingência;
  • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
  • controlar manuais técnicos de bordo;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
  • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
  • avaliar as condições para amarração;
  • manobrar a embarcação;
  • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • avaliar o preparo da tripulação;
  • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
  • controlar temperatura dos tanques;
  • conduzir embarcação rápida de salvamento;
  • discriminar sons e ruídos;
  • elaborar material didático;
  • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
  • controlar certificação da tripulação;
  • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
  • aplicar legislação;
  • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
  • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
  • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
  • avaliar as condições de atracação;
  • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
  • inspecionar equipamentos de convés;
  • demonstrar criatividade;
  • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
  • coordenar a operação do guincho de reboque;
  • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
  • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
  • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • fiscalizar o uso de epi;
  • controlar publicações regulamentares de bordo;
  • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
  • conduzir embarcação de salvamento;
  • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
  • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
  • elaborar plano de manuseio da carga;
  • inspecionar equipamentos de segurança;
  • ministrar treinamento em terra;
  • executar procedimentos de serviços no porto;
  • acionar plano de emergência;
  • efetuar auditorias internas;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • verificar compatibilidade de cargas;
  • trabalhar em equipe;
  • controlar material de passadiço;
  • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
  • operar o sistema de lastro;
  • supervisionar equipe de convés;
  • avaliar as condições para desamarração;
  • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • controlar epi e epc;
  • operar sistema de posicionamento dinâmico;
  • tomar decisões;
  • demonstrar liderança;
  • demonstrar comportamento proativo;
  • ministrar aulas de formação profissional;
  • supervisionar postos de manobra de amarração;
  • executar procedimentos para navegação com o prático;
  • discriminar cores;
  • realizar comunicação de bordo;
  • avaliar a quantidade de carga movimentada;
  • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
  • supervisionar seção de câmara;
  • elaborar o plano para reboque;
  • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
  • verificar marcação das cargas;
  • operar guincho de reboque;
  • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
  • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
  • realizar o plano de viagem;
  • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
  • coordenar operações de reboque;
  • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
  • coordenar postos de emergência;
  • controlar planos de bordo;
  • inspecionar condições de flutuabilidade;
  • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • coordenar navegação de objeto rebocado;
  • inspecionar equipamentos de navegação;
  • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
  • coordenar operações de resgate;
  • coordenar reuniões de segurança;
  • demonstrar percepção cinemática;
  • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
  • emitir permissão para trabalho;
  • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
  • conferir certificação da embarcação;
  • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
  • consultar legislação;
  • conferir certificação da tripulação;
  • controlar medicamento de bordo;
  • operar cobertas de cargas;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • avaliar as condições de calado;
  • inspecionar as condições de segurança;
  • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
  • controlar rancho;
  • manusear cargas a bordo;
  • testar equipamentos de salvatagem;
  • controlar material de custeio;
  • supervisionar equipe de conexão de mangote;
  • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
  • avaliar as condições meteorológicas;
  • trabalhar sob pressão;
  • coordenar operações de manuseio de âncora;
  • transportar passageiros;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;


Setores que mais contratam Primeiro oficial de náutica (imediato) no mercado de trabalho

  • Navegação de apoio marítimo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Transporte marítimo de cabotagem - carga
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Locação de embarcações sem tripulação
  • Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Escafandria e mergulho




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