Salário para o cargo de Primeiro oficial de náutica
CBO 2151-40 > Oficiais de convés

Primeiro oficial de náutica - Descrição, atividades e funções do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Primeiro oficial de náutica

Oficiais de convés devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar material de bordo;
  • gerenciar operações;
  • qualificar pessoal;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • operar cargas;
  • navegar com segurança;
  • administrar pessoal;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • coordenar manutenção de bordo;

Atividades

  • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
  • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
  • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
  • manobrar a embarcação;
  • controlar manuais técnicos de bordo;
  • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • controlar certificados regulamentares de bordo;
  • discriminar cores;
  • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
  • orientar estagiário-aluno a bordo;
  • elaborar conteúdo programático;
  • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
  • inspecionar as condições de segurança;
  • operar o sistema de lastro;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
  • demonstrar criatividade;
  • operar equipamentos de navegação;
  • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
  • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
  • inspecionar equipamentos de salvatagem;
  • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
  • ministrar treinamento em terra;
  • manusear cargas a bordo;
  • controlar publicações regulamentares de bordo;
  • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
  • operar rampas de cargas;
  • controlar material de combate à poluição;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
  • operar guincho de manuseio de âncoras;
  • ministrar aulas de formação profissional;
  • supervisionar o sms;
  • ministrar treinamento a bordo;
  • demonstrar liderança;
  • inspecionar equipamentos de segurança;
  • inspecionar condições de navegabilidade;
  • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • avaliar as condições para amarração;
  • controlar planos de bordo;
  • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
  • supervisionar equipe de conexão de mangote;
  • coordenar operação de controle à poluição;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • inspecionar equipamentos de navegação;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
  • tomar decisões rápidas em situações críticas;
  • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
  • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
  • controlar as condições da carga durante a viagem;
  • definir área segura para trabalho;
  • verificar peação da carga;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • preparar a unidade para reboque;
  • fiscalizar a aplicação da legislação;
  • verificar a permissão de acesso de terceiros;
  • demonstrar percepção espacial;
  • transportar passageiros;
  • inspecionar condições de flutuabilidade;
  • realizar o plano de viagem;
  • coordenar operações de manuseio de âncora;
  • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
  • controlar pressão atmosférica dos tanques;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
  • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
  • controlar medicamento de bordo;
  • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
  • avaliar as condições de atracação;
  • tomar decisões;
  • coordenar operações de resgate;
  • supervisionar operações de carga e descarga;
  • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
  • controlar temperatura dos tanques;
  • preparar documentação para despacho da embarcação;
  • verificar marcação das cargas;
  • acionar plano de contingência;
  • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
  • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • acionar plano de emergência;
  • orientar praticante-aluno a bordo;
  • avaliar as condições meteorológicas;
  • supervisionar postos de manobra de amarração;
  • coordenar a operação do guincho de reboque;
  • executar procedimentos para navegação costeira;
  • realizar comunicação de bordo;
  • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
  • aplicar legislação;
  • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
  • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
  • controlar epi e epc;
  • orientar a navegação;
  • controlar material de passadiço;
  • supervisionar equipe de convés;
  • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
  • coordenar reuniões de segurança;
  • avaliar a quantidade de carga movimentada;
  • elaborar apresentações;
  • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
  • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
  • efetuar auditorias internas;
  • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • coordenar postos de emergência;
  • demonstrar raciocínio sintético;
  • proferir palestras;
  • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
  • demonstrar capacidade de autocontrole;
  • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
  • discriminar sons e ruídos;
  • inspecionar equipamentos de comunicação;
  • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
  • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • testar equipamentos de salvatagem;
  • operar guincho de reboque;
  • avaliar as condições para desamarração;
  • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • avaliar as condições de calado;
  • inspecionar equipamentos de convés;
  • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
  • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
  • executar procedimentos para navegação com o prático;
  • testar equipamentos de segurança;
  • operar rampas de acesso;
  • conduzir embarcação rápida de salvamento;
  • efetuar os registros pertinentes;
  • coordenar navegação de objeto rebocado;
  • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
  • trabalhar em equipe;
  • supervisionar seção de câmara;
  • consultar legislação;
  • executar procedimentos de serviços no porto;
  • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
  • controlar certificação da tripulação;
  • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
  • controlar rancho;
  • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
  • conferir certificação da embarcação;
  • fiscalizar o uso de epi;
  • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • supervisionar postos de manobra de fundeio;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • trabalhar sob pressão;
  • coordenar operações de reboque;
  • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
  • avaliar as condições para desatracação;
  • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
  • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
  • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
  • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • controlar atmosfera do tanque;
  • operar cobertas de cargas;
  • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
  • conduzir embarcação de salvamento;
  • avaliar estanqueidade dos porões;
  • emitir permissão para trabalho;
  • elaborar o plano para reboque;
  • demonstrar percepção cinemática;
  • operar sistema de posicionamento dinâmico;
  • avaliar o preparo da tripulação;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
  • conferir certificação da tripulação;
  • demonstrar comportamento proativo;
  • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
  • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
  • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • operar tampas de escotilha;
  • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • elaborar material didático;
  • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;


Setores que mais contratam Primeiro oficial de náutica no mercado de trabalho

  • Navegação de apoio marítimo
  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Transporte marítimo de cabotagem - carga
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Transporte dutoviário
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Obras de montagem industrial
  • Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais
  • Transporte marítimo de longo curso - carga
  • Escafandria e mergulho
  • Locação de embarcações sem tripulação
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Operador de transporte multimodal - otm
  • Atividades de estudos geológicos
  • Operações de terminais




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