Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Primeiro oficial de náutica (comandante)
- Primeiro oficial de náutica (imediato)
- Capitão de manobra da marinha mercante
- Comandante da marinha mercante
- Inspetor de terminal
- Capitão de longo curso
- Oficial de quarto de navegação da marinha mercante
- Agente de manobra e docagem
- Capitão de cabotagem
- Inspetor naval
- Prático de portos da marinha mercante
- Segundo oficial de náutica
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Primeiro oficial de náutica
Oficiais de convés devem:
- navegar com segurança;
- coordenar manutenção de bordo;
- realizar inspeção naval a bordo;
- demonstrar competências pessoais;
- gerenciar operações;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- qualificar pessoal;
- gerenciar material de bordo;
- operar cargas;
- administrar pessoal;
Atividades
- trabalhar sob pressão;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- verificar marcação das cargas;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- demonstrar percepção cinemática;
- operar rampas de cargas;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- avaliar as condições para desamarração;
- avaliar as condições de atracação;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- coordenar reuniões de segurança;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- coordenar operações de reboque;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- coordenar postos de emergência;
- operar o sistema de lastro;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- demonstrar raciocínio sintético;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- avaliar as condições meteorológicas;
- inspecionar as condições de segurança;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- controlar material de combate à poluição;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- operar rampas de acesso;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- demonstrar raciocínio analítico;
- trabalhar em equipe;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- fiscalizar o uso de epi;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- coordenar operação de controle à poluição;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- acionar plano de contingência;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- consultar legislação;
- operar equipamentos de navegação;
- realizar comunicação de bordo;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- demonstrar comportamento proativo;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- elaborar conteúdo programático;
- aplicar legislação;
- ministrar treinamento em terra;
- acionar plano de emergência;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- operar guincho de reboque;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- proferir palestras;
- avaliar as condições para amarração;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- elaborar apresentações;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- operar tampas de escotilha;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- orientar a navegação;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- efetuar auditorias internas;
- controlar epi e epc;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- controlar rancho;
- supervisionar seção de câmara;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- realizar o plano de viagem;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- avaliar o preparo da tripulação;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- preparar a unidade para reboque;
- testar equipamentos de segurança;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- definir área segura para trabalho;
- manobrar a embarcação;
- tomar decisões;
- controlar medicamento de bordo;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- elaborar o plano para reboque;
- inspecionar equipamentos de convés;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- demonstrar capacidade de negociação;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- discriminar cores;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- supervisionar equipe de convés;
- operar cobertas de cargas;
- avaliar as condições para desatracação;
- controlar planos de bordo;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- verificar peação da carga;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- controlar certificação da tripulação;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- controlar material de passadiço;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- demonstrar liderança;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- controlar atmosfera do tanque;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- transportar passageiros;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- testar equipamentos de salvatagem;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- supervisionar o sms;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- avaliar as condições de calado;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- ministrar treinamento a bordo;
- manusear cargas a bordo;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- conduzir embarcação de salvamento;
- efetuar os registros pertinentes;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- conferir certificação da embarcação;
- demonstrar percepção espacial;
- elaborar material didático;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- demonstrar raciocínio matemático;
- emitir permissão para trabalho;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- controlar temperatura dos tanques;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- discriminar sons e ruídos;
- ministrar aulas de formação profissional;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- coordenar operações de resgate;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- conferir certificação da tripulação;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- demonstrar criatividade;
Setores que mais contratam Primeiro oficial de náutica no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Atividades de agenciamento marítimo
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Locação de mão-de-obra temporária
- Transporte dutoviário
- Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Obras de montagem industrial
- Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais
- Transporte marítimo de longo curso - carga
- Escafandria e mergulho
- Locação de embarcações sem tripulação
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Operador de transporte multimodal - otm
- Atividades de estudos geológicos
- Operações de terminais