Salário para o cargo de Primeiro oficial de náutica
CBO 2151-40 > Oficiais de convés

Primeiro oficial de náutica - Descrição, atividades e funções do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Primeiro oficial de náutica

Oficiais de convés devem:

  • gerenciar material de bordo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • operar cargas;
  • gerenciar operações;
  • navegar com segurança;
  • administrar pessoal;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • qualificar pessoal;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);

Atividades

  • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
  • realizar o plano de viagem;
  • elaborar material didático;
  • operar rampas de acesso;
  • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • orientar a navegação;
  • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
  • conduzir embarcação de salvamento;
  • demonstrar capacidade de autocontrole;
  • coordenar operações de reboque;
  • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
  • avaliar o preparo da tripulação;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
  • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
  • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
  • trabalhar sob pressão;
  • elaborar conteúdo programático;
  • controlar temperatura dos tanques;
  • realizar comunicação de bordo;
  • inspecionar equipamentos de navegação;
  • avaliar as condições para desatracação;
  • supervisionar postos de manobra de fundeio;
  • demonstrar percepção cinemática;
  • avaliar as condições para desamarração;
  • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
  • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
  • orientar estagiário-aluno a bordo;
  • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • preparar a unidade para reboque;
  • verificar peação da carga;
  • demonstrar criatividade;
  • avaliar as condições meteorológicas;
  • avaliar as condições de calado;
  • trabalhar em equipe;
  • conduzir embarcação rápida de salvamento;
  • supervisionar equipe de conexão de mangote;
  • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
  • inspecionar equipamentos de segurança;
  • demonstrar raciocínio sintético;
  • coordenar reuniões de segurança;
  • inspecionar condições de navegabilidade;
  • fiscalizar o uso de epi;
  • elaborar apresentações;
  • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
  • manusear cargas a bordo;
  • executar procedimentos para navegação costeira;
  • operar cobertas de cargas;
  • tomar decisões rápidas em situações críticas;
  • coordenar postos de emergência;
  • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
  • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • transportar passageiros;
  • supervisionar postos de manobra de amarração;
  • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
  • demonstrar comportamento proativo;
  • orientar praticante-aluno a bordo;
  • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
  • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
  • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
  • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
  • controlar rancho;
  • controlar certificação da tripulação;
  • consultar legislação;
  • controlar manuais técnicos de bordo;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
  • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
  • executar procedimentos de serviços no porto;
  • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • definir área segura para trabalho;
  • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
  • controlar planos de bordo;
  • inspecionar as condições de segurança;
  • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
  • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
  • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
  • avaliar as condições para amarração;
  • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
  • acionar plano de contingência;
  • inspecionar equipamentos de comunicação;
  • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
  • controlar material de combate à poluição;
  • supervisionar equipe de convés;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • supervisionar seção de câmara;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
  • coordenar navegação de objeto rebocado;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
  • operar guincho de reboque;
  • discriminar sons e ruídos;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
  • controlar publicações regulamentares de bordo;
  • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
  • controlar medicamento de bordo;
  • operar tampas de escotilha;
  • fiscalizar a aplicação da legislação;
  • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • conferir certificação da tripulação;
  • controlar certificados regulamentares de bordo;
  • coordenar a operação do guincho de reboque;
  • tomar decisões;
  • acionar plano de emergência;
  • ministrar treinamento a bordo;
  • testar equipamentos de segurança;
  • avaliar a quantidade de carga movimentada;
  • executar procedimentos para navegação com o prático;
  • emitir permissão para trabalho;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
  • inspecionar equipamentos de salvatagem;
  • operar rampas de cargas;
  • operar guincho de manuseio de âncoras;
  • controlar epi e epc;
  • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
  • avaliar as condições de atracação;
  • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
  • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
  • efetuar auditorias internas;
  • controlar material de passadiço;
  • aplicar legislação;
  • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
  • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
  • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
  • demonstrar liderança;
  • supervisionar operações de carga e descarga;
  • inspecionar condições de flutuabilidade;
  • coordenar operações de manuseio de âncora;
  • testar equipamentos de salvatagem;
  • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
  • preparar documentação para despacho da embarcação;
  • inspecionar equipamentos de convés;
  • avaliar estanqueidade dos porões;
  • controlar as condições da carga durante a viagem;
  • ministrar aulas de formação profissional;
  • supervisionar o sms;
  • discriminar cores;
  • efetuar os registros pertinentes;
  • manobrar a embarcação;
  • ministrar treinamento em terra;
  • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
  • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
  • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
  • coordenar operação de controle à poluição;
  • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
  • verificar a permissão de acesso de terceiros;
  • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • proferir palestras;
  • controlar pressão atmosférica dos tanques;
  • demonstrar percepção espacial;
  • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
  • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
  • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
  • coordenar operações de resgate;
  • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
  • operar equipamentos de navegação;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • controlar atmosfera do tanque;
  • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
  • operar o sistema de lastro;
  • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
  • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • conferir certificação da embarcação;
  • elaborar o plano para reboque;
  • operar sistema de posicionamento dinâmico;
  • verificar marcação das cargas;


Setores que mais contratam Primeiro oficial de náutica no mercado de trabalho

  • Navegação de apoio marítimo
  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Transporte marítimo de cabotagem - carga
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Transporte dutoviário
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Obras de montagem industrial
  • Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais
  • Transporte marítimo de longo curso - carga
  • Escafandria e mergulho
  • Locação de embarcações sem tripulação
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Operador de transporte multimodal - otm
  • Atividades de estudos geológicos
  • Operações de terminais




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