Salário para o cargo de Primeiro oficial de náutica
CBO 2151-40 > Oficiais de convés

Primeiro oficial de náutica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Quanto ganha um Primeiro oficial de náutica

Um Primeiro oficial de náutica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 5.536,56 e R$ 14.734,60, com a média salarial de R$ 7.703,29 e o salário mediana em R$ 6.820,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Primeiro oficial de náutica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.703,29 92.439,45 1.925,82 36,38
1º Quartil 5.536,56 66.438,67 1.384,14 26,15
Salário Mediana 6.820,00 81.840,00 1.705,00 32,21
3º Quartil 11.237,23 134.846,78 2.809,31 53,07
Teto Salarial 14.734,60 176.815,14 3.683,65 69,58


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 4.458 - 13.419 7.145,90 4.457,85 6.418,16 11.079,08 13.419,32
Macaé - RJ 5.174 - 14.416 7.674,69 5.173,77 6.776,00 11.901,75 14.415,76
Rio das Ostras - RJ 6.543 - 13.313 8.291,33 6.543,26 7.882,37 10.990,93 13.312,54
São João da Barra - RJ 6.237 - 13.172 7.670,74 6.236,96 6.846,00 10.875,25 13.172,43
Itajaí - SC 5.186 - 7.052 5.344,97 5.186,00 5.186,00 5.821,89 7.051,65
Vitoria - ES 12.409 - 15.031 12.409,16 12.409,00 12.409,00 12.409,61 15.030,89
Niterói - RJ 5.662 - 10.490 7.000,97 5.661,96 6.695,00 8.660,71 10.490,12
São Paulo - SP 7.850 - 13.968 10.483,65 7.849,50 11.173,00 11.532,30 13.968,27
São Gonçalo - RJ 14.630 - 26.032 19.460,19 14.629,62 20.310,27 21.492,00 26.031,76
Guapimirim - RJ 5.999 - 8.474 6.529,55 5.999,27 6.445,00 6.996,00 8.473,77
Manaus - AM 2.971 - 7.840 4.433,55 2.970,60 3.336,27 6.472,60 7.839,81
Belém - PA 7.938 - 9.615 7.938,00 7.938,00 7.938,00 7.938,00 9.614,74
Barcarena - PA 1.863 - 3.196 2.155,73 1.863,00 2.206,00 2.639,00 3.196,44
Santos - SP 8.244 - 10.386 8.493,10 8.243,50 8.549,00 8.574,75 10.385,99
Saquarema - RJ 7.000 - 9.047 7.116,22 7.000,00 7.000,00 7.469,50 9.047,28
São Luís - MA 7.134 - 9.615 7.595,57 7.134,00 7.714,50 7.938,00 9.614,74
Recife - PE 7.938 - 25.676 18.988,22 7.938,00 21.198,00 21.198,66 25.676,45
Araucária - PR 10.000 - 12.112 10.000,00 10.000,00 10.000,00 10.000,00 12.112,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 4.889 - 14.514 7.606,82 4.889,20 6.776,00 11.982,70 14.513,81
Santa Catarina 5.186 - 7.132 5.359,44 5.186,00 5.186,00 5.888,40 7.132,20
Espírito Santo 12.409 - 15.031 12.409,16 12.409,00 12.409,00 12.409,61 15.030,89
São Paulo 7.493 - 13.844 9.943,21 7.492,93 11.173,00 11.429,64 13.843,93
Pará 2.003 - 9.615 5.811,81 2.003,29 7.938,00 7.938,00 9.614,74
Amazonas 2.971 - 7.840 4.433,55 2.970,60 3.336,27 6.472,60 7.839,81
Paraná 5.269 - 12.112 8.817,25 5.269,00 10.000,00 10.000,00 12.112,30
Rio Grande do Sul 6.517 - 9.615 7.412,66 6.517,00 7.500,00 7.938,00 9.614,74
Maranhão 7.134 - 9.615 7.595,57 7.134,00 7.714,50 7.938,00 9.614,74
Pernambuco 7.938 - 25.676 18.988,22 7.938,00 21.198,00 21.198,66 25.676,45


Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Primeiro oficial de náutica

Oficiais de convés devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • gerenciar operações;
  • gerenciar material de bordo;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • navegar com segurança;
  • qualificar pessoal;
  • administrar pessoal;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • operar cargas;

  • Atividades

    • testar equipamentos de segurança;
    • verificar peação da carga;
    • coordenar operação de controle à poluição;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
    • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
    • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
    • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
    • discriminar sons e ruídos;
    • inspecionar condições de navegabilidade;
    • realizar comunicação de bordo;
    • supervisionar equipe de conexão de mangote;
    • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
    • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
    • fiscalizar o uso de epi;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
    • supervisionar operações de carga e descarga;
    • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
    • verificar marcação das cargas;
    • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
    • tomar decisões;
    • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
    • coordenar operações de reboque;
    • controlar material de passadiço;
    • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
    • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
    • avaliar as condições meteorológicas;
    • verificar compatibilidade de cargas;
    • demonstrar percepção cinemática;
    • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
    • coordenar equipe de amarração;
    • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
    • avaliar o preparo da tripulação;
    • proferir palestras;
    • elaborar o plano para reboque;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
    • operar cobertas de cargas;
    • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
    • executar procedimentos de serviços no porto;
    • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
    • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
    • controlar material de custeio;
    • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
    • manusear cargas a bordo;
    • realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • coordenar reuniões de segurança;
    • supervisionar equipe de manutenção offshore;
    • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
    • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
    • supervisionar equipe de hotelaria;
    • emitir permissão para trabalho;
    • avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
    • conferir certificação da embarcação;
    • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
    • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
    • demonstrar raciocínio sintético;
    • demonstrar capacidade de adaptação;
    • preparar a unidade para reboque;
    • orientar estagiário-aluno a bordo;
    • fiscalizar a aplicação da legislação;
    • emitir notificação de detenção e liberação da embarcação;
    • demonstrar liderança;
    • avaliar as condições de calado;
    • coordenar equipe de resgate;
    • trabalhar sob pressão;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
    • supervisionar postos de manobra de fundeio;
    • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • controlar material de diques e comportas;
    • acionar plano de emergência;
    • supervisionar equipe de apoio à docagem;
    • controlar pressão atmosférica dos tanques;
    • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
    • controlar as condições da carga durante a viagem;
    • efetuar auditorias internas;
    • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
    • definir área segura para trabalho;
    • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
    • controlar epi e epc;
    • conferir certificação de equipamentos;
    • controlar certificação da tripulação;
    • preparar documentação para despacho da embarcação;
    • operar rampas de acesso;
    • elaborar planos de carregamento descarga;
    • controlar manuais técnicos de bordo;
    • elaborar conteúdo programático;
    • conferir certificação da tripulação;
    • elaborar material didático;
    • executar procedimentos para navegação com o prático;
    • controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
    • supervisionar seção de câmara;
    • demonstrar criatividade;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
    • coordenar operações de resgate;
    • demonstrar raciocínio matemático;
    • ministrar treinamento em terra;
    • operar equipamentos de navegação;
    • demonstrar capacidade de autocontrole;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • coordenar operações de manuseio de âncora;
    • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
    • inspecionar equipamentos de convés;
    • controlar atmosfera do tanque;
    • controlar temperatura dos tanques;
    • controlar certificados regulamentares de bordo;
    • manobrar a embarcação;
    • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
    • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
    • ministrar aulas de formação profissional;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
    • elaborar plano de manuseio da carga;
    • tomar decisões rápidas em situações críticas;
    • supervisionar equipe de lastro;
    • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
    • controlar medicamento de bordo;
    • controlar rancho;
    • avaliar as condições para desamarração;
    • avaliar as condições para desatracação;
    • inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
    • acionar plano de contingência;
    • trabalhar em equipe;
    • conduzir embarcação rápida de salvamento;
    • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
    • controlar planos de bordo;
    • operar rampas de cargas;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
    • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • orientar a navegação;
    • supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
    • executar procedimentos para navegação costeira;
    • orientar a entrada de diques e ou comportas;
    • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
    • supervisionar postos de manobra de amarração;
    • coordenar as embarcações de apoio;
    • orientar praticante-aluno a bordo;
    • coordenar operações de manutenção offshore;
    • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • consultar legislação;
    • ministrar treinamento a bordo;
    • avaliar estanqueidade dos porões;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
    • efetuar os registros pertinentes;
    • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
    • coordenar navegação de objeto rebocado;
    • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
    • transportar passageiros;
    • supervisionar o sms;
    • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
    • supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
    • avaliar as condições de atracação;
    • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • inspecionar equipamentos de segurança;
    • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
    • avaliar as condições para amarração;
    • operar o sistema de lastro;
    • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
    • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • supervisionar equipe de combate à poluição;
    • inspecionar as condições de segurança;
    • inspecionar equipamentos de salvatagem;
    • coordenar embarcações de manuseio de espias;
    • supervisionar o preparo do berço de diques;
    • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
    • operar guincho de manuseio de âncoras;
    • coordenar a operação do guincho de reboque;
    • inspecionar equipamentos de comunicação;
    • operar guincho de reboque;
    • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
    • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
    • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
    • controlar material de combate à poluição;
    • verificar a permissão de acesso de terceiros;
    • supervisionar equipe de convés;
    • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
    • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • avaliar a quantidade de carga movimentada;
    • demonstrar percepção espacial;
    • controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • inspecionar condições de flutuabilidade;
    • operar tampas de escotilha;
    • aplicar legislação;
    • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
    • coordenar postos de emergência;
    • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
    • inspecionar equipamentos de navegação;
    • elaborar apresentações;
    • controlar publicações regulamentares de bordo;
    • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • conduzir embarcação de salvamento;
    • testar equipamentos de salvatagem;
    • realizar o plano de viagem;
    • operar sistema de posicionamento dinâmico;
    • discriminar cores;
    • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
    • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
    • demonstrar comportamento proativo;


    Setores que mais contratam Primeiro oficial de náutica no mercado de trabalho

    • Navegação de apoio marítimo
    • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
    • Atividades de agenciamento marítimo
    • Transporte marítimo de cabotagem - carga
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Transporte dutoviário
    • Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais não especificados anteriormente
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Orientador sócio educativo
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Orientador sócio educativo