Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Primeiro oficial de náutica (comandante)
- Capitão de manobra da marinha mercante
- Segundo oficial de náutica
- Segundo oficial de náutica (imediato)
- Primeiro oficial de náutica (imediato)
- Segundo oficial de náutica (comandante)
- Agente de manobra e docagem
- Capitão de cabotagem (comandante)
- Vistoriador naval
- Imediato da marinha mercante
- Capitão de cabotagem (imediato)
- Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Primeiro oficial de náutica
Oficiais de convés devem:
- gerenciar material de bordo;
- gerenciar operações;
- demonstrar competências pessoais;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- operar cargas;
- navegar com segurança;
- qualificar pessoal;
- coordenar manutenção de bordo;
- realizar inspeção naval a bordo;
- administrar pessoal;
Atividades
- acionar plano de emergência;
- consultar legislação;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- discriminar cores;
- operar cobertas de cargas;
- manusear cargas a bordo;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- coordenar operações de resgate;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- demonstrar capacidade de negociação;
- controlar medicamento de bordo;
- operar o sistema de lastro;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- avaliar as condições de atracação;
- conferir certificação da tripulação;
- supervisionar seção de câmara;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- avaliar as condições para amarração;
- verificar marcação das cargas;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- realizar comunicação de bordo;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- controlar temperatura dos tanques;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- operar tampas de escotilha;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- preparar a unidade para reboque;
- elaborar apresentações;
- inspecionar as condições de segurança;
- manobrar a embarcação;
- ministrar treinamento em terra;
- elaborar conteúdo programático;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- avaliar as condições para desamarração;
- supervisionar equipe de convés;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- proferir palestras;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- orientar a navegação;
- emitir permissão para trabalho;
- aplicar legislação;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- demonstrar raciocínio matemático;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- trabalhar sob pressão;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- avaliar o preparo da tripulação;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- elaborar material didático;
- supervisionar o sms;
- ministrar treinamento a bordo;
- controlar planos de bordo;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- demonstrar comportamento proativo;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- controlar atmosfera do tanque;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- avaliar as condições para desatracação;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- avaliar as condições meteorológicas;
- acionar plano de contingência;
- demonstrar percepção cinemática;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- controlar material de passadiço;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- efetuar os registros pertinentes;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- fiscalizar o uso de epi;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- conferir certificação da embarcação;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- ministrar aulas de formação profissional;
- operar rampas de cargas;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- efetuar auditorias internas;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- coordenar postos de emergência;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- conduzir embarcação de salvamento;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- demonstrar liderança;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- definir área segura para trabalho;
- transportar passageiros;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- coordenar operação de controle à poluição;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- trabalhar em equipe;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- coordenar operações de reboque;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- demonstrar criatividade;
- elaborar o plano para reboque;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- controlar rancho;
- demonstrar raciocínio analítico;
- operar rampas de acesso;
- controlar material de combate à poluição;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- operar guincho de reboque;
- tomar decisões;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- testar equipamentos de salvatagem;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- testar equipamentos de segurança;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- avaliar as condições de calado;
- coordenar reuniões de segurança;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- discriminar sons e ruídos;
- controlar certificação da tripulação;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- verificar peação da carga;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- demonstrar percepção espacial;
- controlar epi e epc;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- inspecionar equipamentos de convés;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- demonstrar raciocínio sintético;
- operar equipamentos de navegação;
- realizar o plano de viagem;
Setores que mais contratam Primeiro oficial de náutica no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Atividades de agenciamento marítimo
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Locação de mão-de-obra temporária
- Transporte dutoviário
- Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Obras de montagem industrial
- Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais
- Transporte marítimo de longo curso - carga
- Escafandria e mergulho
- Locação de embarcações sem tripulação
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Operador de transporte multimodal - otm
- Atividades de estudos geológicos
- Operações de terminais