Quanto ganha um Primeiro oficial de náutica
Um Primeiro oficial de náutica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 5.896,39 e R$ 14.088,29, com a média salarial de R$ 8.080,78 e o salário mediana em R$ 6.986,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 8.080,78 | 96.969,36 | 2.020,20 | 37,59 |
1º Quartil | 5.896,39 | 70.756,68 | 1.474,10 | 27,43 |
Salário Mediana | 6.986,00 | 83.832,00 | 1.746,50 | 32,49 |
3º Quartil | 11.631,39 | 139.576,68 | 2.907,85 | 54,10 |
Teto Salarial | 14.088,29 | 169.059,48 | 3.522,07 | 65,53 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Capitão de longo curso
- Segundo oficial de náutica
- Primeiro oficial de náutica (imediato)
- Agente de manobra e docagem
- Inspetor naval
- Capitão de cabotagem (imediato)
- Oficial de quarto de navegação da marinha mercante
- Imediato da marinha mercante
- Primeiro oficial de náutica (comandante)
- Inspetor de terminal
- Capitão de cabotagem (comandante)
- Segundo oficial de náutica (imediato)
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Primeiro oficial de náutica
Oficiais de convés devem:
- gerenciar material de bordo;
- gerenciar operações;
- administrar pessoal;
- realizar inspeção naval a bordo;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- demonstrar competências pessoais;
- navegar com segurança;
- qualificar pessoal;
- coordenar manutenção de bordo;
- operar cargas;
Atividades
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- verificar peação da carga;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- supervisionar o sms;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- emitir permissão para trabalho;
- inspecionar equipamentos de convés;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- testar equipamentos de salvatagem;
- operar tampas de escotilha;
- transportar passageiros;
- demonstrar raciocínio matemático;
- ministrar aulas de formação profissional;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- controlar planos de bordo;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- avaliar o preparo da tripulação;
- demonstrar comportamento proativo;
- avaliar as condições para amarração;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- avaliar as condições de calado;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- operar rampas de acesso;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- aplicar legislação;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- supervisionar equipe de convés;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- demonstrar criatividade;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- controlar rancho;
- elaborar apresentações;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- controlar epi e epc;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- acionar plano de emergência;
- demonstrar raciocínio sintético;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- avaliar as condições para desatracação;
- discriminar cores;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- operar guincho de reboque;
- demonstrar capacidade de negociação;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- definir área segura para trabalho;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- conferir certificação da embarcação;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- inspecionar as condições de segurança;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- coordenar operação de controle à poluição;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- coordenar postos de emergência;
- trabalhar sob pressão;
- discriminar sons e ruídos;
- manusear cargas a bordo;
- demonstrar raciocínio analítico;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- controlar atmosfera do tanque;
- avaliar as condições de atracação;
- elaborar material didático;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- conduzir embarcação de salvamento;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- supervisionar operações de carga e descarga;
- orientar a navegação;
- verificar marcação das cargas;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- ministrar treinamento a bordo;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- demonstrar percepção espacial;
- elaborar conteúdo programático;
- ministrar treinamento em terra;
- coordenar reuniões de segurança;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- tomar decisões;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- preparar a unidade para reboque;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- controlar certificação da tripulação;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- demonstrar liderança;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- testar equipamentos de segurança;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- efetuar auditorias internas;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- consultar legislação;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- trabalhar em equipe;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- operar o sistema de lastro;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- elaborar o plano para reboque;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- fiscalizar o uso de epi;
- realizar comunicação de bordo;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- demonstrar percepção cinemática;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- controlar temperatura dos tanques;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- acionar plano de contingência;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- controlar medicamento de bordo;
- coordenar operações de reboque;
- operar rampas de cargas;
- conferir certificação da tripulação;
- coordenar operações de resgate;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- realizar o plano de viagem;
- avaliar as condições meteorológicas;
- manobrar a embarcação;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- operar cobertas de cargas;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- supervisionar seção de câmara;
- avaliar as condições para desamarração;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- efetuar os registros pertinentes;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- controlar material de passadiço;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- operar equipamentos de navegação;
- proferir palestras;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- controlar material de combate à poluição;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- executar procedimentos para navegação costeira;
Setores que mais contratam Primeiro oficial de náutica no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Atividades de agenciamento marítimo
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Locação de mão-de-obra temporária
- Transporte dutoviário
- Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Obras de montagem industrial
- Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais
- Transporte marítimo de longo curso - carga
- Escafandria e mergulho
- Locação de embarcações sem tripulação
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Operador de transporte multimodal - otm
- Atividades de estudos geológicos
- Operações de terminais