Salário para o cargo de Peixeiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Peixeiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Peixeiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • atender aos clientes;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;

Atividades

  • planejar compras e locações;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • administrar remanejamentos;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • recepcionar mercadorias;
  • determinar perfis profissionais;
  • qualificar fornecedores;
  • remanejar leiaute;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • cobrar resultados;
  • resolver reclamações de clientes;
  • gerir investimentos;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • medir resultados de treinamento;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • operar equipamentos de informática;
  • demonstrar motivação;
  • fazer orçamentos;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • gerir custos;
  • entrevistar candidatos;
  • elaborar plano de investimentos;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • cooperar na definição de projetos;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • avaliar desempenho;
  • gerir compras;
  • implantar técnicas de vendas;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • manter apresentação pessoal;
  • formular incentivos de produtividade;
  • atender agentes de fiscalização;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • definir perfil do consumidor final;
  • representar a empresa;
  • expressar-se gestualmente;
  • delegar atribuições;
  • gerir estoques;
  • elaborar normas e instruções;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • estimular a motivação das equipes;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • orientar clientes;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • participar de reuniões;
  • expressar-se oralmente;
  • propor compra de novos itens;
  • transferir numerário para o banco;
  • providenciar integração de funcionários;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • examinar currículos;
  • promover programas prevencionistas;
  • definir estratégias de terceirização;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • analisar tendências do mercado;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • designar equipe para projeto;
  • instruir subordinados;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • agir com dinamismo;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • promover funcionários;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • exercer liderança;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • captar recursos;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • contratar serviços;
  • buscar atualização profissional;
  • exercitar a autonomia;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);


Setores que mais contratam Peixeiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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