Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Peixeiro (comércio varejista)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- estruturar equipes de trabalho;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- demonstrar competências pessoais;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- atender aos clientes;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
Atividades
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- entrevistar candidatos;
- argumentar com convicção (persuasão);
- remanejar leiaute;
- acompanhar a execução orçamentária;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- formular incentivos de produtividade;
- realizar reuniões com a equipe;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- fazer orçamentos;
- agir com dinamismo;
- captar recursos;
- demonstrar motivação;
- recomendar promoção de funcionários;
- participar de reuniões;
- expressar-se gestualmente;
- administrar conflitos entre funcionários;
- qualificar fornecedores;
- prestar assistência social aos funcionários;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- orientar clientes;
- definir perfil do consumidor final;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- cooperar na definição de projetos;
- avaliar desempenho;
- apreciar inovações organizacionais;
- elaborar plano de investimentos;
- promover programas prevencionistas;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- cobrar resultados;
- transferir numerário para o banco;
- estimular a motivação das equipes;
- examinar currículos;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- representar a empresa;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- expressar-se oralmente;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- gerir custos;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- medir resultados de treinamento;
- buscar atualização profissional;
- elaborar normas e instruções;
- implantar técnicas de vendas;
- recepcionar mercadorias;
- acompanhar rotinas administrativas;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- gerir compras;
- determinar perfis profissionais;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- exercer liderança;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- controlar o cumprimento de normas;
- contratar serviços;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- planejar compras e locações;
- definir estratégias de terceirização;
- manter apresentação pessoal;
- operar equipamentos de informática;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- resolver reclamações de clientes;
- delegar atribuições;
- gerir investimentos;
- atender agentes de fiscalização;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- designar equipe para projeto;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- prover ações de preservação ambiental;
- implementar reciclagem de funcionários;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- administrar remanejamentos;
- negociar preços e condições de pagamento;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- analisar tendências do mercado;
- colaborar na definição de epi e epc;
- exercitar a autonomia;
- liberar mercadorias para entrega;
- instruir subordinados;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- promover funcionários;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- providenciar integração de funcionários;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- monitorar o andamento de projetos;
- divulgar mercadorias e serviços;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- gerir estoques;
- gerenciar contratos de serviços;
- propor compra de novos itens;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
Setores que mais contratam Peixeiro (comércio varejista) no mercado de trabalho
- Supermercados
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Hipermercados
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Comércio varejista de plantas e flores naturais
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de calçados
- Restaurantes e similares
- Peixaria
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista de bebidas
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos