Salário para o cargo de Ouvidor
CBO 1423-40 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Ouvidor - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Ouvidor

Um Ouvidor trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.995,06 e R$ 9.126,95, com a média salarial de R$ 3.885,40 e o salário mediana em R$ 2.964,03 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Ouvidor

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.885,40 46.624,80 971,35 18,89
1º Quartil 1.995,06 23.940,75 498,77 9,70
Salário Mediana 2.964,03 35.568,36 741,01 14,41
3º Quartil 6.960,60 83.527,20 1.740,15 33,84
Teto Salarial 9.126,95 109.523,38 2.281,74 44,37


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.529 - 12.272 5.273,89 2.529,15 4.043,00 10.131,90 12.272,07
Brasília - DF 1.860 - 8.066 3.144,80 1.860,37 1.977,00 6.659,21 8.065,84
Goiânia - GO 1.412 - 4.810 2.051,74 1.412,00 1.412,00 3.970,97 4.809,76
Rio de Janeiro - RJ 1.692 - 13.669 5.185,55 1.692,17 3.537,00 11.285,25 13.669,03
Curitiba - PR 2.164 - 7.552 3.887,86 2.164,43 3.556,50 6.235,29 7.552,37
Bauru - SP 1.664 - 2.733 1.966,05 1.663,90 2.035,00 2.256,00 2.732,53
Belo Horizonte - MG 2.598 - 16.769 6.915,03 2.598,17 5.549,00 13.844,30 16.768,63
Barueri - SP 2.112 - 8.217 3.877,98 2.112,24 3.254,00 6.784,33 8.217,39
Salvador - BA 1.943 - 4.938 2.861,63 1.943,33 2.501,00 4.077,00 4.938,18
Vitoria - ES 2.695 - 10.385 4.637,83 2.695,00 3.585,50 8.574,00 10.385,09
Fortaleza - CE 2.840 - 6.548 4.038,15 2.840,00 3.500,00 5.405,67 6.547,51
Osasco - SP 3.267 - 7.098 4.450,67 3.267,35 4.528,00 5.860,00 7.097,81
Cuiabá - MT 2.092 - 7.953 3.550,81 2.092,00 2.500,00 6.566,00 7.952,94
Joinville - SC 2.250 - 3.488 2.543,00 2.250,00 2.509,00 2.880,00 3.488,34
Campinas - SP 1.800 - 4.410 2.495,10 1.800,00 2.366,00 3.641,00 4.410,09
Piedade - SP 1.501 - 1.888 1.520,34 1.501,00 1.501,05 1.559,00 1.888,31
São Luís - MA 2.393 - 15.989 6.694,67 2.393,00 4.635,00 13.201,00 15.989,45
Dourados - MS 1.590 - 2.780 1.979,88 1.590,00 2.107,00 2.295,00 2.779,77
Maringá - PR 2.543 - 5.682 3.589,88 2.543,00 3.562,50 4.691,50 5.682,49
Franca - SP 3.090 - 5.294 4.007,75 3.090,00 4.285,00 4.371,00 5.294,29


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.904 - 11.038 4.591,75 1.904,33 3.716,00 9.113,22 11.038,21
Goiás 1.412 - 5.411 2.179,63 1.412,00 1.412,00 4.467,43 5.411,08
Distrito Federal 1.860 - 8.066 3.144,80 1.860,37 1.977,00 6.659,21 8.065,84
Rio de Janeiro 1.900 - 12.689 5.071,47 1.900,00 4.100,00 10.476,13 12.689,00
Minas Gerais 1.931 - 11.550 4.535,19 1.930,51 3.055,00 9.535,69 11.549,92
Paraná 2.178 - 6.898 3.631,63 2.178,31 3.300,00 5.695,00 6.897,95
Bahia 2.008 - 4.384 2.629,60 2.008,09 2.475,00 3.619,82 4.384,43
Ceará 1.588 - 5.952 2.996,33 1.587,75 2.769,00 4.913,88 5.951,83
Rio Grande do Sul 1.562 - 8.250 3.470,16 1.562,29 2.500,00 6.810,86 8.249,51
Santa Catarina 2.154 - 6.078 3.065,15 2.154,00 2.510,00 5.018,33 6.078,36
Espírito Santo 2.446 - 10.621 4.543,25 2.445,80 3.585,50 8.768,40 10.620,55
Mato Grosso 1.757 - 6.820 3.036,68 1.757,00 2.337,97 5.631,00 6.820,44
Pernambuco 1.976 - 4.247 2.785,69 1.975,67 2.921,00 3.506,67 4.247,38
Mato Grosso do Sul 1.590 - 6.937 2.729,40 1.590,00 2.107,00 5.727,50 6.937,32
Maranhão 2.393 - 15.989 6.694,67 2.393,00 4.635,00 13.201,00 15.989,45
Piauí 1.802 - 3.148 2.154,80 1.802,00 2.000,00 2.599,00 3.147,99
Pará 1.880 - 6.174 3.272,83 1.880,00 3.180,00 5.097,00 6.173,64


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Ouvidor

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • gerenciar recursos humanos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • captar recursos;
    • representar empresa publicamente;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • mapear processo de decisão;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • examinar currículos;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • definir perfis profissionais;
    • analisar tendências do mercado;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • planejar campanhas de vendas;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • liderar pessoas;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • autorizar pagamentos;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • analisar impacto normativo;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • otimizar custos e recursos;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • agir com empatia;
    • delegar atribuições;
    • pesquisar mercado;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • cobrar resultados da equipe;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • revisar planos;
    • checar informações para divulgação;
    • entrevistar candidatos;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • negociar com partes interessadas;
    • administrar orçamentos;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • analisar demanda do cliente;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • pensar estrategicamente;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • mediar conflitos;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • demonstrar flexibilidade;
    • estabelecer política comercial;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • demonstrar criatividade;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • trabalhar em equipe;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • identificar necessidade de recursos;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • administrar conflitos entre partes;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • realizar campanhas de vendas;
    • elaborar orçamentos;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • contratar serviços de terceiros;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • dimensionar equipe;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • planejar campanhas publicitárias;
    • monitorar mídias;
    • elaborar relatórios;
    • saber ouvir;
    • realizar escuta ativa;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • estabelecer diálogo;
    • cobrar ações;
    • avaliar desempenho;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • monitorar contratos;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • analisar contexto;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • negociar com clientes;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • analisar cenários;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • gerir lucratividade;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • analisar demanda reclamatória;
    • formular plano de incentivos;
    • tomar decisões;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • gerenciar equipes;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • gerenciar remanejamentos;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;


    Setores que mais contratam Ouvidor no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Planos de saúde
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Edição de livros
    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Administração de cartões de crédito
    • Administração pública em geral




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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