Salário para o cargo de Orientador de ensino
CBO 2394-10 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Orientador de ensino - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Orientador de ensino

Um Orientador de ensino trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.818,95 e R$ 6.791,57, com a média salarial de R$ 3.133,04 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Orientador de ensino

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.133,04 37.596,49 783,26 16,46
1º Quartil 1.818,95 21.827,39 454,74 9,56
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 13,14
3º Quartil 5.179,54 62.154,50 1.294,89 27,22
Teto Salarial 6.791,57 81.498,85 1.697,89 35,69


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.876 - 8.156 3.393,17 1.875,85 2.283,87 6.733,73 8.156,10
Indaial - SC 2.539 - 5.925 3.572,82 2.539,06 3.309,00 4.891,73 5.925,01
Londrina - PR 2.848 - 5.423 3.659,28 2.847,66 3.656,00 4.477,46 5.423,23
Belo Horizonte - MG 1.455 - 6.515 2.961,37 1.454,62 2.344,00 5.379,12 6.515,35
Rio de Janeiro - RJ 1.543 - 7.708 3.294,51 1.542,62 2.524,00 6.363,50 7.707,66
Brasília - DF 1.781 - 8.638 4.037,70 1.780,87 3.660,00 7.131,28 8.637,62
Salvador - BA 1.508 - 8.176 3.299,23 1.507,87 2.293,52 6.750,44 8.176,34
Teresina - PI 1.438 - 10.112 3.183,32 1.437,87 1.450,00 8.348,29 10.111,70
Niterói - RJ 1.482 - 4.436 2.053,78 1.482,00 1.517,00 3.662,50 4.436,13
Curitiba - PR 1.638 - 8.361 3.556,36 1.637,75 2.390,50 6.902,91 8.361,01
Maringá - PR 1.554 - 3.453 2.078,96 1.554,14 2.002,00 2.851,05 3.453,28
Fortaleza - CE 1.412 - 5.591 2.396,60 1.412,00 1.580,00 4.616,31 5.591,41
Campinas - SP 1.782 - 7.511 3.607,27 1.782,12 3.337,00 6.201,29 7.511,19
São Bernardo do Campo - SP 1.727 - 6.438 3.160,58 1.727,07 2.295,00 5.315,01 6.437,70
Suzano - SP 1.500 - 3.108 1.817,79 1.500,49 1.600,00 2.565,59 3.107,52
São Luís - MA 1.473 - 5.424 2.928,96 1.472,62 3.000,00 4.478,03 5.423,92
Porto Alegre - RS 1.690 - 7.754 3.696,55 1.689,75 3.652,00 6.402,13 7.754,45
Campo Grande - MS 1.670 - 7.385 3.736,47 1.670,40 3.696,00 6.097,41 7.385,36
Goiânia - GO 1.543 - 6.853 3.154,59 1.543,40 2.724,00 5.657,80 6.852,90
Franca - SP 2.040 - 6.153 2.969,84 2.040,11 2.328,00 5.079,98 6.153,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.678 - 7.622 3.285,46 1.678,19 2.364,00 6.292,72 7.621,94
Paraná 1.639 - 5.822 3.108,33 1.639,29 3.308,00 4.806,57 5.821,86
Minas Gerais 1.455 - 6.372 2.906,56 1.454,64 2.255,50 5.261,04 6.372,33
Santa Catarina 1.914 - 6.179 3.392,17 1.913,61 3.308,80 5.101,48 6.179,06
Rio de Janeiro 1.469 - 6.436 2.808,23 1.468,90 2.146,00 5.313,67 6.436,08
Bahia 1.547 - 7.049 3.126,72 1.547,26 2.756,00 5.820,00 7.049,36
Rio Grande do Sul 1.535 - 6.672 3.230,38 1.535,38 3.173,00 5.508,57 6.672,14
Distrito Federal 1.781 - 8.638 4.037,70 1.780,87 3.660,00 7.131,28 8.637,62
Goiás 1.412 - 5.799 2.673,89 1.412,00 2.203,00 4.788,03 5.799,41
Mato Grosso 1.606 - 6.870 3.301,81 1.606,27 3.108,60 5.672,15 6.870,28
Piauí 1.426 - 9.546 3.054,07 1.426,03 1.450,00 7.881,05 9.545,77
Ceará 1.412 - 5.830 2.531,18 1.412,00 1.684,00 4.813,69 5.830,49
Espírito Santo 1.522 - 6.231 2.930,10 1.522,36 2.240,00 5.144,04 6.230,61
Pernambuco 1.412 - 5.222 2.335,08 1.412,00 1.685,00 4.311,12 5.221,75
Pará 1.445 - 6.265 2.618,84 1.444,66 1.663,00 5.172,20 6.264,72
Maranhão 1.451 - 5.354 2.803,27 1.450,96 2.837,00 4.420,35 5.354,06
Mato Grosso do Sul 1.534 - 6.904 3.458,66 1.534,26 3.594,00 5.699,63 6.903,57
Rondônia 1.455 - 5.742 2.645,83 1.454,71 2.210,00 4.740,75 5.742,14
Paraíba 1.490 - 6.737 2.735,10 1.489,86 1.780,00 5.561,80 6.736,62
Rio Grande do Norte 1.412 - 8.328 3.355,65 1.412,00 2.394,50 6.875,92 8.328,32
Amazonas 1.567 - 5.334 2.659,80 1.566,54 2.200,00 4.404,07 5.334,34
Tocantins 1.931 - 9.452 4.168,72 1.930,88 3.539,00 7.803,55 9.451,89
Alagoas 1.449 - 8.347 3.330,42 1.449,25 2.919,50 6.891,71 8.347,44
Amapá 1.584 - 5.145 2.892,80 1.583,63 2.987,00 4.247,56 5.144,77
Roraima 1.412 - 5.854 2.307,17 1.412,00 1.461,00 4.832,74 5.853,55
Sergipe 1.412 - 5.452 2.627,35 1.412,00 2.500,00 4.501,29 5.452,10
Acre 1.412 - 4.038 1.993,74 1.412,00 1.461,00 3.333,90 4.038,12


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Orientador de ensino

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • comunicar-se;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;

  • Atividades

    • contextualizar historicamente a escola;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • estimular a criatividade;
    • mapear competências;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • estimular o respeito mútuo;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • avaliar os planos diretores;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • definir processos de avaliação;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • traçar metas educacionais;
    • traçar objetivos educacionais;
    • estudar continuamente;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • estimular a cooperação;
    • expressar-se com clareza;
    • traçar cronograma de execução;
    • formar equipes de trabalho;
    • interagir com os pais;
    • dimensionar os problemas;
    • construir sistema de avaliação;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • definir abordagem de comunicação;
    • validar material revisado;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • administrar tempo;
    • elaborar atividades;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • acompanhar processo de revisão;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • identificar público alvo;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • analisar o desempenho das classes;
    • orientar equipe de produção;
    • dimensionar carga horária;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • demonstrar criatividade;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • participar das avaliações externas;
    • promover estudos de caso;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • organizar encontro de educandos;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • entrevistar;
    • roteirizar material;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • desenvolver a autoestima;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • selecionar referencial teórico;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • avaliar a instituição escolar;
    • garantir a integridade instrucional;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • equalizar informações;
    • estimular o senso crítico;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • mapear conteúdo;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • dominar a língua portuguesa;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • selecionar bibliografia;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • trabalhar em equipe;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • formar-se continuamente;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • demonstrar proatividade;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • acompanhar equipe de produção;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • criar espaços de participação/interação;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • analisar resultados das avaliações;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • observar o desempenho das classes;
    • organizar grupos de estudos;
    • pesquisar práticas educativas;
    • validar produto final;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • elaborar objetivos;
    • descrever atividades;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • elaborar textos de orientação;
    • demonstrar versatilidade;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • demonstrar flexibilidade;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • promover trocas de experiências;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • estimular a solidariedade;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • publicar experiências pedagógicas;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • planejar ações de operacionalização;
    • atualizar-se continuamente;
    • socializar informações;
    • administrar recursos de trabalho;
    • administrar conflitos;
    • estimular o senso de justiça;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • estimular valores estéticos;
    • respeitar a alteridade;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • coordenar reuniões;
    • respeitar as diversidades;
    • definir escopo;
    • realizar controle de qualidade;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • auto avaliar-se;
    • definir estratégias de ensino;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • administrar a demanda por vagas;
    • divulgar deliberações;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • elaborar relatórios;
    • respeitar a autoria do educador;
    • compreender o contexto;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • definir mídias;
    • assessorar o trabalho docente;
    • emitir pareceres;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;


    Setores que mais contratam Orientador de ensino no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Outras atividades de ensino
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche
    • Ensino médio




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: