Salário para o cargo de Orientador de disciplina e área de estudo
CBO 2394-10 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Orientador de disciplina e área de estudo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Orientador de disciplina e área de estudo

Um Orientador de disciplina e área de estudo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.818,95 e R$ 6.791,57, com a média salarial de R$ 3.133,04 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Orientador de disciplina e área de estudo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.133,04 37.596,49 783,26 16,46
1º Quartil 1.818,95 21.827,39 454,74 9,56
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 13,14
3º Quartil 5.179,54 62.154,50 1.294,89 27,22
Teto Salarial 6.791,57 81.498,85 1.697,89 35,69


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.876 - 8.156 3.393,17 1.875,85 2.283,87 6.733,73 8.156,10
Indaial - SC 2.539 - 5.925 3.572,82 2.539,06 3.309,00 4.891,73 5.925,01
Londrina - PR 2.848 - 5.423 3.659,28 2.847,66 3.656,00 4.477,46 5.423,23
Belo Horizonte - MG 1.455 - 6.515 2.961,37 1.454,62 2.344,00 5.379,12 6.515,35
Rio de Janeiro - RJ 1.543 - 7.708 3.294,51 1.542,62 2.524,00 6.363,50 7.707,66
Brasília - DF 1.781 - 8.638 4.037,70 1.780,87 3.660,00 7.131,28 8.637,62
Salvador - BA 1.508 - 8.176 3.299,23 1.507,87 2.293,52 6.750,44 8.176,34
Teresina - PI 1.438 - 10.112 3.183,32 1.437,87 1.450,00 8.348,29 10.111,70
Niterói - RJ 1.482 - 4.436 2.053,78 1.482,00 1.517,00 3.662,50 4.436,13
Curitiba - PR 1.638 - 8.361 3.556,36 1.637,75 2.390,50 6.902,91 8.361,01
Maringá - PR 1.554 - 3.453 2.078,96 1.554,14 2.002,00 2.851,05 3.453,28
Fortaleza - CE 1.412 - 5.591 2.396,60 1.412,00 1.580,00 4.616,31 5.591,41
Campinas - SP 1.782 - 7.511 3.607,27 1.782,12 3.337,00 6.201,29 7.511,19
São Bernardo do Campo - SP 1.727 - 6.438 3.160,58 1.727,07 2.295,00 5.315,01 6.437,70
Suzano - SP 1.500 - 3.108 1.817,79 1.500,49 1.600,00 2.565,59 3.107,52
São Luís - MA 1.473 - 5.424 2.928,96 1.472,62 3.000,00 4.478,03 5.423,92
Porto Alegre - RS 1.690 - 7.754 3.696,55 1.689,75 3.652,00 6.402,13 7.754,45
Campo Grande - MS 1.670 - 7.385 3.736,47 1.670,40 3.696,00 6.097,41 7.385,36
Goiânia - GO 1.543 - 6.853 3.154,59 1.543,40 2.724,00 5.657,80 6.852,90
Franca - SP 2.040 - 6.153 2.969,84 2.040,11 2.328,00 5.079,98 6.153,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.678 - 7.622 3.285,46 1.678,19 2.364,00 6.292,72 7.621,94
Paraná 1.639 - 5.822 3.108,33 1.639,29 3.308,00 4.806,57 5.821,86
Minas Gerais 1.455 - 6.372 2.906,56 1.454,64 2.255,50 5.261,04 6.372,33
Santa Catarina 1.914 - 6.179 3.392,17 1.913,61 3.308,80 5.101,48 6.179,06
Rio de Janeiro 1.469 - 6.436 2.808,23 1.468,90 2.146,00 5.313,67 6.436,08
Bahia 1.547 - 7.049 3.126,72 1.547,26 2.756,00 5.820,00 7.049,36
Rio Grande do Sul 1.535 - 6.672 3.230,38 1.535,38 3.173,00 5.508,57 6.672,14
Distrito Federal 1.781 - 8.638 4.037,70 1.780,87 3.660,00 7.131,28 8.637,62
Goiás 1.412 - 5.799 2.673,89 1.412,00 2.203,00 4.788,03 5.799,41
Mato Grosso 1.606 - 6.870 3.301,81 1.606,27 3.108,60 5.672,15 6.870,28
Piauí 1.426 - 9.546 3.054,07 1.426,03 1.450,00 7.881,05 9.545,77
Ceará 1.412 - 5.830 2.531,18 1.412,00 1.684,00 4.813,69 5.830,49
Espírito Santo 1.522 - 6.231 2.930,10 1.522,36 2.240,00 5.144,04 6.230,61
Pernambuco 1.412 - 5.222 2.335,08 1.412,00 1.685,00 4.311,12 5.221,75
Pará 1.445 - 6.265 2.618,84 1.444,66 1.663,00 5.172,20 6.264,72
Maranhão 1.451 - 5.354 2.803,27 1.450,96 2.837,00 4.420,35 5.354,06
Mato Grosso do Sul 1.534 - 6.904 3.458,66 1.534,26 3.594,00 5.699,63 6.903,57
Rondônia 1.455 - 5.742 2.645,83 1.454,71 2.210,00 4.740,75 5.742,14
Paraíba 1.490 - 6.737 2.735,10 1.489,86 1.780,00 5.561,80 6.736,62
Rio Grande do Norte 1.412 - 8.328 3.355,65 1.412,00 2.394,50 6.875,92 8.328,32
Amazonas 1.567 - 5.334 2.659,80 1.566,54 2.200,00 4.404,07 5.334,34
Tocantins 1.931 - 9.452 4.168,72 1.930,88 3.539,00 7.803,55 9.451,89
Alagoas 1.449 - 8.347 3.330,42 1.449,25 2.919,50 6.891,71 8.347,44
Amapá 1.584 - 5.145 2.892,80 1.583,63 2.987,00 4.247,56 5.144,77
Roraima 1.412 - 5.854 2.307,17 1.412,00 1.461,00 4.832,74 5.853,55
Sergipe 1.412 - 5.452 2.627,35 1.412,00 2.500,00 4.501,29 5.452,10
Acre 1.412 - 4.038 1.993,74 1.412,00 1.461,00 3.333,90 4.038,12


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Orientador de disciplina e área de estudo

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar projeto instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;

  • Atividades

    • avaliar os planos diretores;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • pesquisar práticas educativas;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • analisar resultados das avaliações;
    • estimular a cooperação;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • estimular a criatividade;
    • dimensionar os problemas;
    • construir sistema de avaliação;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • elaborar atividades;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • validar material revisado;
    • administrar a demanda por vagas;
    • demonstrar versatilidade;
    • compreender o contexto;
    • promover estudos de caso;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • estimular valores estéticos;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • avaliar a instituição escolar;
    • estimular o respeito mútuo;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • organizar encontro de educandos;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • entrevistar;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • dominar a língua portuguesa;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • respeitar as diversidades;
    • estimular o senso crítico;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • respeitar a autoria do educador;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • realizar controle de qualidade;
    • formar-se continuamente;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • divulgar deliberações;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • orientar equipe de produção;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • promover trocas de experiências;
    • participar das avaliações externas;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • selecionar referencial teórico;
    • dimensionar carga horária;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • assessorar o trabalho docente;
    • validar produto final;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • atualizar-se continuamente;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • desenvolver a autoestima;
    • mapear competências;
    • organizar grupos de estudos;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • elaborar textos de orientação;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • definir processos de avaliação;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • definir estratégias de ensino;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • expressar-se com clareza;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • emitir pareceres;
    • descrever atividades;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • respeitar a alteridade;
    • definir mídias;
    • formar equipes de trabalho;
    • administrar recursos de trabalho;
    • acompanhar processo de revisão;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • selecionar bibliografia;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • estudar continuamente;
    • mapear conteúdo;
    • elaborar relatórios;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • demonstrar proatividade;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • garantir a integridade instrucional;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • demonstrar criatividade;
    • traçar objetivos educacionais;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • demonstrar flexibilidade;
    • estimular o senso de justiça;
    • definir abordagem de comunicação;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • trabalhar em equipe;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • acompanhar equipe de produção;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • equalizar informações;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • traçar cronograma de execução;
    • traçar metas educacionais;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • administrar tempo;
    • planejar ações de operacionalização;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • criar espaços de participação/interação;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • roteirizar material;
    • estimular a solidariedade;
    • auto avaliar-se;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • analisar o desempenho das classes;
    • observar o desempenho das classes;
    • socializar informações;
    • identificar público alvo;
    • interagir com os pais;
    • definir escopo;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • elaborar objetivos;
    • coordenar reuniões;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • administrar conflitos;
    • organizar encontros, congressos e seminários;


    Setores que mais contratam Orientador de disciplina e área de estudo no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Outras atividades de ensino
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche
    • Ensino médio




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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