Salário para o cargo de Operador de trem metropolitano
CBO 7826-15 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Operador de trem metropolitano - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Operador de trem metropolitano

Um Operador de trem metropolitano trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.442,41 e R$ 5.633,08, com a média salarial de R$ 2.427,80 e o salário mediana em R$ 1.618,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de trem metropolitano

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.427,80 29.133,62 606,95 11,89
1º Quartil 1.442,41 17.308,96 360,60 7,06
Salário Mediana 1.618,00 19.416,00 404,50 7,92
3º Quartil 4.296,02 51.552,28 1.074,01 21,04
Teto Salarial 5.633,08 67.596,90 1.408,27 27,59


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.412 - 6.319 2.707,86 1.412,00 1.412,00 5.217,26 6.319,30
Fortaleza - CE 1.469 - 2.204 1.630,56 1.468,67 1.618,00 1.819,67 2.204,03
Rio de Janeiro - RJ 2.516 - 3.916 3.059,97 2.516,45 3.233,00 3.233,00 3.915,91


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.412 - 6.305 2.690,07 1.412,00 1.412,00 5.205,40 6.304,94
Ceará 1.469 - 2.204 1.630,56 1.468,67 1.618,00 1.819,67 2.204,03
Rio de Janeiro 2.164 - 3.916 2.988,39 2.164,25 3.233,00 3.233,00 3.915,91


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de trem metropolitano

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • trabalhar com segurança;
  • vistoriar teleférico;
  • operar teleférico;
  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • transportar passageiros;
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • transportar cargas;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • demonstrar assiduidade;
    • verificar livro de bordo;
    • vistoriar morsas;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • solicitar equipe de segurança;
    • demonstrar autocontrole;
    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • manter farol aceso;
    • desligar o veículo;
    • solicitar prefixo do trem;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • demonstrar iniciativa;
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • informar nome das estações;
    • vistoriar travas das cadeiras;
    • solucionar pequenas falhas;
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • cumprir paradas programadas;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • obedecer sinalização de via;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • cumprir tempo de parada;
    • cumprir licenciamento via satélite;
    • solicitar manutenção;
    • anunciar mensagens;
    • solicitar desenergização da via;
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • observar condições de via;
    • inspecionar alavanca;
    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • verificar vazamentos de carga;
    • demonstrar responsabilidade;
    • manobrar para testes operacionais;
    • uniformizar-se;
    • cumprir horários;
    • preencher relatório de viagem;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • manobrar para lavagem;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • testar sistema de portas;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • acionar teleférico;
    • evacuar veículo;
    • verificar dispositivos de segurança;
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • verificar ficha e documentação do trem;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • prestar informações ao usuário;
    • comunicar-se com a base de retorno;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • cumprir tempo de percurso;
    • anunciar energização do veículo;
    • preparar trem para reboque;
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • conferir acondicionamento da carga;
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • vistoriar contra-pino;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • verificar condições de limpeza;
    • vistoriar embuchamento;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • detectar falhas de equipamentos;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • trabalhar em equipe;
    • monitorar painel de controle;
    • vistoriar cadeiras;
    • aperfeiçoar-se;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • efetuar reboque;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • confirmar destino;
    • vistoriar cabos de aço;
    • demonstrar acuidade visual;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • estacionar em local predeterminado;
    • recolher veículo;
    • observar perfil de via;
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • liberar o freio;
    • informar posicionamento;
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • conferir documentação da carga;
    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • acatar instruções via rádio;
    • vistoriar freio manual;
    • testar sistema de comunicação;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • conferir a formação da composição;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • prestar primeiros-socorros;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • verificar controle de falhas;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • comunicar-se com clareza;
    • testar freio de reversão e automático;
    • comunicar entrada na via;
    • solicitar interdição da via;
    • ligar o veículo;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • estacionar para limpeza;
    • preencher livro de bordo;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • acionar buzina;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • repor equipamento de segurança;
    • obedecer sinais de manobra;
    • conferir limite de tração;
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • vistoriar fio de curso;
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • vistoriar roldanas;
    • demonstrar segurança;
    • acionar gerador de energia;
    • solicitar licenciamento para partida;
    • treinar funcionários;
    • demonstrar percepção;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • manobrar para manutenção;
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • remover vagões avariados;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • separar vagões por destino;
    • conduzir veículo para a via principal;
    • solicitar reboque;
    • manobrar para manutenção de via permanente;


    Setores que mais contratam Operador de trem metropolitano no mercado de trabalho

    • Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana
    • Transporte metroviário
    • Comércio atacadista de materiais de construção em geral
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Comércio varejista de materiais de construção não especificados anteriormente
    • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
    • Comércio varejista de pedras para revestimento




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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