Salário para o cargo de Operador de teleférico (passageiros)
CBO 7826-30 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Operador de teleférico (passageiros) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Operador de teleférico (passageiros)

Um Operador de teleférico (passageiros) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.743,32 e R$ 3.986,22, com a média salarial de R$ 2.206,92 e o salário mediana em R$ 1.963,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de teleférico (passageiros)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.206,92 26.483,04 551,73 10,24
1º Quartil 1.743,32 20.919,84 435,83 8,09
Salário Mediana 1.963,00 23.556,00 490,75 9,11
3º Quartil 3.040,06 36.480,75 760,02 14,11
Teto Salarial 3.986,22 47.834,65 996,56 18,50


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Varginha - MG 1.466 - 2.378 1.815,56 1.466,25 1.916,50 1.963,00 2.377,64
Balneário Camboriú - SC 1.805 - 2.441 1.886,25 1.805,00 1.862,50 2.015,00 2.440,63
Canela - RS 3.000 - 3.815 3.060,00 3.000,00 3.000,00 3.150,00 3.815,37


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Minas Gerais 1.466 - 3.088 1.953,63 1.466,25 1.963,00 2.549,25 3.087,73
Rio de Janeiro 1.444 - 6.144 2.633,25 1.444,00 1.995,50 5.072,50 6.143,96
Santa Catarina 1.805 - 2.441 1.886,25 1.805,00 1.862,50 2.015,00 2.440,63
Rio Grande do Sul 3.000 - 3.815 3.060,00 3.000,00 3.000,00 3.150,00 3.815,37


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de teleférico (passageiros)

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • transportar cargas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • operar teleférico;
  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • transportar passageiros;
  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • vistoriar teleférico;
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • trabalhar com segurança;
  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • inspecionar trem, bonde e metrô;

  • Atividades

    • manobrar para manutenção;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • aperfeiçoar-se;
    • demonstrar iniciativa;
    • anunciar mensagens;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • manobrar para lavagem;
    • manobrar para testes operacionais;
    • cumprir horários;
    • preencher relatório de viagem;
    • cumprir tempo de parada;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • comunicar entrada na via;
    • efetuar reboque;
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • testar freio de reversão e automático;
    • acionar buzina;
    • demonstrar percepção;
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • conferir acondicionamento da carga;
    • conferir a formação da composição;
    • conferir limite de tração;
    • verificar dispositivos de segurança;
    • conduzir veículo para a via principal;
    • observar perfil de via;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • verificar ficha e documentação do trem;
    • verificar livro de bordo;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • manter farol aceso;
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • demonstrar segurança;
    • vistoriar freio manual;
    • inspecionar alavanca;
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • demonstrar acuidade visual;
    • demonstrar assiduidade;
    • obedecer sinais de manobra;
    • vistoriar contra-pino;
    • testar sistema de portas;
    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • verificar controle de falhas;
    • liberar o freio;
    • vistoriar morsas;
    • acatar instruções via rádio;
    • vistoriar fio de curso;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • ligar o veículo;
    • informar posicionamento;
    • anunciar energização do veículo;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • remover vagões avariados;
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • prestar informações ao usuário;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • solicitar desenergização da via;
    • verificar condições de limpeza;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • solicitar licenciamento para partida;
    • demonstrar responsabilidade;
    • separar vagões por destino;
    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • estacionar para limpeza;
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • preparar trem para reboque;
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • vistoriar travas das cadeiras;
    • vistoriar cadeiras;
    • solicitar interdição da via;
    • demonstrar autocontrole;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • estacionar em local predeterminado;
    • acionar teleférico;
    • repor equipamento de segurança;
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • cumprir paradas programadas;
    • treinar funcionários;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • prestar primeiros-socorros;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • solicitar reboque;
    • solucionar pequenas falhas;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • verificar vazamentos de carga;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • cumprir tempo de percurso;
    • comunicar-se com a base de retorno;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • vistoriar cabos de aço;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • testar sistema de comunicação;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • trabalhar em equipe;
    • uniformizar-se;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • desligar o veículo;
    • solicitar equipe de segurança;
    • vistoriar embuchamento;
    • confirmar destino;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • monitorar painel de controle;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • conferir documentação da carga;
    • vistoriar roldanas;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • solicitar prefixo do trem;
    • detectar falhas de equipamentos;
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • observar condições de via;
    • recolher veículo;
    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;
    • solicitar manutenção;
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • evacuar veículo;
    • informar nome das estações;
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • obedecer sinalização de via;
    • preencher livro de bordo;
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • comunicar-se com clareza;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • acionar gerador de energia;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • cumprir licenciamento via satélite;


    Setores que mais contratam Operador de teleférico (passageiros) no mercado de trabalho

    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Trens turísticos, teleféricos e similares
    • Construção de edifícios
    • Fabricação de conservas de frutas
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Agências de viagens
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Outras obras de engenharia civil
    • Carga e descarga




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: