Salário para o cargo de Operador de suporte técnico (telemarketing)
CBO 4223-20 > Operadores de telemarketing

Operador de suporte técnico (telemarketing) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Operador de suporte técnico (telemarketing)

Um Operador de suporte técnico (telemarketing) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.490,27 e R$ 2.989,03, com a média salarial de R$ 1.789,13 e o salário mediana em R$ 1.649,79 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de suporte técnico (telemarketing)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.789,13 21.469,58 447,28 9,41
1º Quartil 1.490,27 17.883,24 372,57 7,84
Salário Mediana 1.649,79 19.797,48 412,45 8,68
3º Quartil 2.279,56 27.354,77 569,89 12,00
Teto Salarial 2.989,03 35.868,39 747,26 15,73


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.449 - 3.310 1.947,30 1.448,55 1.800,00 2.733,02 3.310,32
Barueri - SP 1.412 - 2.269 1.580,03 1.412,00 1.500,00 1.873,32 2.269,02
Jundiaí - SP 1.592 - 2.384 1.735,97 1.591,76 1.690,00 1.968,26 2.384,01
São Bernardo do Campo - SP 1.500 - 2.157 1.571,81 1.500,47 1.503,00 1.781,14 2.157,37
Curitiba - PR 1.432 - 3.387 1.933,24 1.432,15 1.700,00 2.796,59 3.387,31
Brasília - DF 1.450 - 2.266 1.600,13 1.450,20 1.500,00 1.870,62 2.265,76
Rio de Janeiro - RJ 1.555 - 3.330 2.014,59 1.555,14 2.000,00 2.749,01 3.329,68
Belo Horizonte - MG 1.434 - 3.198 1.941,32 1.434,16 1.800,00 2.639,97 3.197,61
Goiânia - GO 1.412 - 3.371 1.812,24 1.412,00 1.500,00 2.783,01 3.370,87
Vila Velha - ES 1.774 - 2.226 1.797,67 1.773,60 1.790,00 1.837,40 2.225,51
Recife - PE 1.449 - 2.086 1.576,99 1.449,23 1.563,00 1.722,23 2.086,02
São Caetano do Sul - SP 1.462 - 3.265 1.813,27 1.462,48 1.568,00 2.695,80 3.265,24
Guarulhos - SP 1.810 - 3.995 2.539,91 1.809,95 2.550,00 3.298,19 3.994,87
Valparaiso de Goiás - GO 1.624 - 2.794 1.876,81 1.624,40 1.789,00 2.307,02 2.794,33
Mogi das Cruzes - SP 1.508 - 2.683 1.729,49 1.507,55 1.581,00 2.214,96 2.682,83
Blumenau - SC 1.859 - 2.786 2.013,88 1.859,03 1.948,00 2.300,40 2.786,31
Salvador - BA 1.412 - 1.962 1.471,89 1.412,00 1.412,00 1.619,66 1.961,77
Sorocaba - SP 1.714 - 2.532 1.815,92 1.713,64 1.716,00 2.090,71 2.532,34
Taboão da Serra - SP 1.691 - 2.913 1.947,69 1.690,78 1.756,00 2.404,70 2.912,65
Fortaleza - CE 1.419 - 2.632 1.684,18 1.419,30 1.602,50 2.173,22 2.632,27


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.437 - 2.985 1.800,11 1.436,70 1.690,00 2.464,03 2.984,51
Paraná 1.441 - 3.260 1.904,32 1.441,24 1.700,00 2.691,37 3.259,87
Minas Gerais 1.412 - 3.018 1.756,60 1.412,00 1.515,00 2.491,73 3.018,06
Rio de Janeiro 1.520 - 3.150 1.926,15 1.520,22 1.787,00 2.600,40 3.149,68
Goiás 1.412 - 3.165 1.819,92 1.412,00 1.625,00 2.613,19 3.165,18
Santa Catarina 1.567 - 3.197 1.979,45 1.566,82 1.918,00 2.639,41 3.196,94
Distrito Federal 1.450 - 2.266 1.600,13 1.450,20 1.500,00 1.870,62 2.265,76
Rio Grande do Sul 1.514 - 3.210 1.925,14 1.514,11 1.758,00 2.649,92 3.209,66
Pernambuco 1.415 - 2.135 1.575,05 1.415,33 1.563,00 1.762,76 2.135,11
Espírito Santo 1.557 - 2.275 1.753,87 1.557,03 1.790,00 1.878,44 2.275,22
Bahia 1.412 - 1.978 1.481,80 1.412,00 1.419,00 1.633,37 1.978,39
Ceará 1.412 - 2.308 1.558,96 1.412,00 1.422,00 1.905,22 2.307,66
Rio Grande do Norte 1.412 - 1.897 1.461,17 1.412,00 1.412,00 1.565,77 1.896,51
Sergipe 1.507 - 2.025 1.589,29 1.507,44 1.589,00 1.671,72 2.024,84
Acre 1.412 - 1.915 1.491,13 1.412,00 1.497,00 1.580,65 1.914,53
Mato Grosso 1.443 - 2.976 1.845,83 1.442,55 1.728,00 2.456,73 2.975,67
Piauí 1.471 - 2.259 1.621,77 1.470,53 1.580,00 1.864,87 2.258,78
Maranhão 1.412 - 1.955 1.520,02 1.412,00 1.560,00 1.613,96 1.954,88
Amazonas 1.451 - 2.202 1.605,03 1.451,27 1.544,16 1.817,64 2.201,58
Mato Grosso do Sul 1.418 - 2.268 1.581,32 1.417,73 1.500,00 1.872,73 2.268,30
Pará 1.412 - 1.813 1.432,41 1.412,00 1.412,00 1.496,57 1.812,69
Paraíba 1.423 - 2.034 1.521,63 1.422,50 1.503,00 1.679,50 2.034,26
Alagoas 1.412 - 2.594 1.599,80 1.412,00 1.423,00 2.142,00 2.594,45
Tocantins 1.412 - 2.120 1.502,80 1.412,00 1.440,00 1.750,00 2.119,65
Rondônia 1.600 - 2.907 1.971,71 1.600,00 2.000,00 2.400,00 2.906,95


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de suporte técnico (telemarketing)

Operadores de telemarketing devem:

  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • cadastrar clientes;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • demonstrar competências pessoais;
  • cobrar débitos;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;

  • Atividades

    • demonstrar paciência;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • seguir o código de ética;
    • oferecer benefícios variados;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • negociar descontos;
    • negociar datas de pagamento;
    • negociar valor de débitos;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • oferecer vantagens;
    • informar sanções contratuais;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • avaliar perfil de consumo;
    • confirmar dados cadastrais;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • acionar serviços emergenciais;
    • demonstrar empatia;
    • informar prazo de entrega;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • tomar decisões;
    • finalizar pendência técnica;
    • finalizar pendências de serviços;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • confirmar dados;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • negociar valores;
    • trabalhar em equipe;
    • consultar histórico;
    • finalizar contato;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • registrar informações com precisão;
    • agendar retorno (follow-up);
    • administrar conflitos;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • abordar o cliente;
    • identificar-se ao cliente;
    • informar restrições ao crédito;
    • fornecer informações;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • argumentar com o cliente;
    • atualizar listas;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • aplicar questionário;
    • registrar respostas em papel;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • consultar supervisor;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • apresentar produtos e serviços;
    • demonstrar objetividade;
    • definir formas de pagamento;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • direcionar atendimento;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • consultar manuais;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • comunicar débitos;
    • efetivar a venda;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • descrever o produto;
    • informar relação custo-benefício;
    • orientar o usuário;
    • calcular encargos do débito;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • identificar clientes potenciais;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • esclarecer dúvidas;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • identificar problemas;
    • solicitar informações ao cliente;
    • realizar triagem de atendimento;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • orientar usuário de telefonia;
    • depurar informações;
    • consultar área técnica;
    • autocontrolar-se;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • oferecer soluções;


    Setores que mais contratam Operador de suporte técnico (telemarketing) no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Provedores de acesso às redes de comunicações
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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