Salário para o cargo de Operador de cobrança
CBO 4213-10 > Cobradores

Operador de cobrança - Descrição, atividades e funções do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de cobrança

Cobradores devem:

  • atualizar cadastro;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • cobrar valores devidos;
  • informar ao devedor;
  • identificar cobranças indevidas;
  • comunicar-se com devedor;
  • preparar cobrança;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • demonstrar objetividade;
  • analisar faixa de atraso, valor e região;
  • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
  • contatar fiador ou avalista;
  • negociar formas de pagamento com o devedor;
  • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
  • demonstrar paciência;
  • localizar pagamento efetuado;
  • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
  • fechar negociações com devedor;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • analisar razões da inadimplência;
  • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
  • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
  • demonstrar ambição;
  • verificar fatos geradores da dívida;
  • informar devedor sobre o débito;
  • encaminhar processo ao departamento jurídico;
  • demonstrar dinamismo;
  • definir data de promessa de pagamento;
  • levantar hipóteses de fraude;
  • verificar situação financeira do devedor;
  • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  • suspender cobrança até o prazo acordado;
  • realizar acordos com entradas simbólicas;
  • operar sistema de telefonia;
  • analisar títulos e documentos de cobrança;
  • demonstrar perseverança;
  • demonstrar desinibição;
  • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
  • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  • apresentar para o devedor títulos devidos;
  • informar sobre campanhas de desconto;
  • notificar débito através de carta;
  • manter privacidade da dívida com terceiros;
  • demonstrar segurança;
  • demonstrar disposição para viagem;
  • informar locais de pagamento;
  • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  • verificar prioridade do débito para o devedor;
  • levantar informações sobre o devedor;
  • confrontar cadastro com coleta de informações;
  • anexar documentos;
  • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
  • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
  • definir estratégias de cobrança;
  • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  • demonstrar disciplina;
  • transmitir confiança;
  • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  • pesquisar informações omissas no cadastro;
  • lidar com conflitos;
  • receber outros bens em troca das dívidas;
  • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
  • registrar ações realizadas no contato com devedor;
  • operar meios eletrônicos;
  • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
  • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
  • registrar informações da negociação;
  • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  • demonstrar habilidade numérica;
  • identificar-se ao devedor;
  • demonstrar postura profissional;
  • recuperar mercadorias não pagas;
  • encaminhar títulos ao cartório;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • confirmar improcedência da cobrança;
  • emitir recibos;
  • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
  • analisar histórico creditício do devedor;
  • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • demonstrar polidez;


Setores que mais contratam Operador de cobrança no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Administração de cartões de crédito
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




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