Salário para o cargo de Ombudsman
CBO 1423-40 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Ombudsman - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Ombudsman

Um Ombudsman trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.995,06 e R$ 9.126,95, com a média salarial de R$ 3.885,40 e o salário mediana em R$ 2.964,03 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Ombudsman

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.885,40 46.624,80 971,35 18,89
1º Quartil 1.995,06 23.940,75 498,77 9,70
Salário Mediana 2.964,03 35.568,36 741,01 14,41
3º Quartil 6.960,60 83.527,20 1.740,15 33,84
Teto Salarial 9.126,95 109.523,38 2.281,74 44,37


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.529 - 12.272 5.273,89 2.529,15 4.043,00 10.131,90 12.272,07
Brasília - DF 1.860 - 8.066 3.144,80 1.860,37 1.977,00 6.659,21 8.065,84
Goiânia - GO 1.412 - 4.810 2.051,74 1.412,00 1.412,00 3.970,97 4.809,76
Rio de Janeiro - RJ 1.692 - 13.669 5.185,55 1.692,17 3.537,00 11.285,25 13.669,03
Curitiba - PR 2.164 - 7.552 3.887,86 2.164,43 3.556,50 6.235,29 7.552,37
Bauru - SP 1.664 - 2.733 1.966,05 1.663,90 2.035,00 2.256,00 2.732,53
Belo Horizonte - MG 2.598 - 16.769 6.915,03 2.598,17 5.549,00 13.844,30 16.768,63
Barueri - SP 2.112 - 8.217 3.877,98 2.112,24 3.254,00 6.784,33 8.217,39
Salvador - BA 1.943 - 4.938 2.861,63 1.943,33 2.501,00 4.077,00 4.938,18
Vitoria - ES 2.695 - 10.385 4.637,83 2.695,00 3.585,50 8.574,00 10.385,09
Fortaleza - CE 2.840 - 6.548 4.038,15 2.840,00 3.500,00 5.405,67 6.547,51
Osasco - SP 3.267 - 7.098 4.450,67 3.267,35 4.528,00 5.860,00 7.097,81
Cuiabá - MT 2.092 - 7.953 3.550,81 2.092,00 2.500,00 6.566,00 7.952,94
Joinville - SC 2.250 - 3.488 2.543,00 2.250,00 2.509,00 2.880,00 3.488,34
Campinas - SP 1.800 - 4.410 2.495,10 1.800,00 2.366,00 3.641,00 4.410,09
Piedade - SP 1.501 - 1.888 1.520,34 1.501,00 1.501,05 1.559,00 1.888,31
São Luís - MA 2.393 - 15.989 6.694,67 2.393,00 4.635,00 13.201,00 15.989,45
Dourados - MS 1.590 - 2.780 1.979,88 1.590,00 2.107,00 2.295,00 2.779,77
Maringá - PR 2.543 - 5.682 3.589,88 2.543,00 3.562,50 4.691,50 5.682,49
Franca - SP 3.090 - 5.294 4.007,75 3.090,00 4.285,00 4.371,00 5.294,29


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.904 - 11.038 4.591,75 1.904,33 3.716,00 9.113,22 11.038,21
Goiás 1.412 - 5.411 2.179,63 1.412,00 1.412,00 4.467,43 5.411,08
Distrito Federal 1.860 - 8.066 3.144,80 1.860,37 1.977,00 6.659,21 8.065,84
Rio de Janeiro 1.900 - 12.689 5.071,47 1.900,00 4.100,00 10.476,13 12.689,00
Minas Gerais 1.931 - 11.550 4.535,19 1.930,51 3.055,00 9.535,69 11.549,92
Paraná 2.178 - 6.898 3.631,63 2.178,31 3.300,00 5.695,00 6.897,95
Bahia 2.008 - 4.384 2.629,60 2.008,09 2.475,00 3.619,82 4.384,43
Ceará 1.588 - 5.952 2.996,33 1.587,75 2.769,00 4.913,88 5.951,83
Rio Grande do Sul 1.562 - 8.250 3.470,16 1.562,29 2.500,00 6.810,86 8.249,51
Santa Catarina 2.154 - 6.078 3.065,15 2.154,00 2.510,00 5.018,33 6.078,36
Espírito Santo 2.446 - 10.621 4.543,25 2.445,80 3.585,50 8.768,40 10.620,55
Mato Grosso 1.757 - 6.820 3.036,68 1.757,00 2.337,97 5.631,00 6.820,44
Pernambuco 1.976 - 4.247 2.785,69 1.975,67 2.921,00 3.506,67 4.247,38
Mato Grosso do Sul 1.590 - 6.937 2.729,40 1.590,00 2.107,00 5.727,50 6.937,32
Maranhão 2.393 - 15.989 6.694,67 2.393,00 4.635,00 13.201,00 15.989,45
Piauí 1.802 - 3.148 2.154,80 1.802,00 2.000,00 2.599,00 3.147,99
Pará 1.880 - 6.174 3.272,83 1.880,00 3.180,00 5.097,00 6.173,64


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Ombudsman

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • gerenciar recursos humanos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;

  • Atividades

    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • demonstrar criatividade;
    • monitorar contratos;
    • negociar com partes interessadas;
    • elaborar relatórios;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • revisar planos;
    • monitorar mídias;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • pesquisar mercado;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • captar recursos;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • trabalhar em equipe;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • gerir lucratividade;
    • formular plano de incentivos;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • checar informações para divulgação;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • mediar conflitos;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • demonstrar flexibilidade;
    • administrar conflitos entre partes;
    • mapear processo de decisão;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • representar empresa publicamente;
    • gerenciar remanejamentos;
    • analisar cenários;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • pensar estrategicamente;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • definir perfis profissionais;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • realizar escuta ativa;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • contratar serviços de terceiros;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • saber ouvir;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • autorizar pagamentos;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • planejar campanhas de vendas;
    • avaliar desempenho;
    • analisar contexto;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • otimizar custos e recursos;
    • liderar pessoas;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • delegar atribuições;
    • analisar impacto normativo;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • analisar demanda do cliente;
    • estabelecer política comercial;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • realizar campanhas de vendas;
    • cobrar ações;
    • analisar demanda reclamatória;
    • examinar currículos;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • estabelecer diálogo;
    • identificar necessidade de recursos;
    • dimensionar equipe;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • gerenciar equipes;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • atender a auditoria interna e externa;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • agir com empatia;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • elaborar orçamentos;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • analisar tendências do mercado;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • entrevistar candidatos;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • negociar com clientes;
    • cobrar resultados da equipe;
    • administrar orçamentos;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • tomar decisões;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • gerir nível de satisfação do cliente;


    Setores que mais contratam Ombudsman no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Planos de saúde
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Edição de livros
    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Administração de cartões de crédito
    • Administração pública em geral




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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