Salário para o cargo de Monitor de cobrança
CBO 4213-10 > Cobradores

Monitor de cobrança - Descrição, atividades e funções do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Monitor de cobrança

Cobradores devem:

  • identificar cobranças indevidas;
  • informar ao devedor;
  • demonstrar competências pessoais;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • comunicar-se com devedor;
  • cobrar valores devidos;
  • atualizar cadastro;
  • preparar cobrança;

Atividades

  • demonstrar disposição para viagem;
  • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
  • verificar situação financeira do devedor;
  • realizar acordos com entradas simbólicas;
  • verificar prioridade do débito para o devedor;
  • definir estratégias de cobrança;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • manter privacidade da dívida com terceiros;
  • fechar negociações com devedor;
  • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • demonstrar habilidade numérica;
  • encaminhar títulos ao cartório;
  • registrar informações da negociação;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • levantar informações sobre o devedor;
  • encaminhar processo ao departamento jurídico;
  • levantar hipóteses de fraude;
  • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  • demonstrar desinibição;
  • recuperar mercadorias não pagas;
  • demonstrar ambição;
  • emitir recibos;
  • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
  • receber outros bens em troca das dívidas;
  • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
  • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
  • anexar documentos;
  • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
  • pesquisar informações omissas no cadastro;
  • demonstrar segurança;
  • analisar histórico creditício do devedor;
  • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  • analisar faixa de atraso, valor e região;
  • analisar razões da inadimplência;
  • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
  • analisar títulos e documentos de cobrança;
  • informar locais de pagamento;
  • operar sistema de telefonia;
  • demonstrar disciplina;
  • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
  • informar devedor sobre o débito;
  • demonstrar paciência;
  • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
  • apresentar para o devedor títulos devidos;
  • demonstrar objetividade;
  • registrar ações realizadas no contato com devedor;
  • identificar-se ao devedor;
  • localizar pagamento efetuado;
  • demonstrar dinamismo;
  • contatar fiador ou avalista;
  • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
  • verificar fatos geradores da dívida;
  • notificar débito através de carta;
  • confirmar improcedência da cobrança;
  • transmitir confiança;
  • demonstrar perseverança;
  • negociar formas de pagamento com o devedor;
  • demonstrar polidez;
  • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
  • definir data de promessa de pagamento;
  • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
  • informar sobre campanhas de desconto;
  • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
  • suspender cobrança até o prazo acordado;
  • demonstrar postura profissional;
  • operar meios eletrônicos;
  • confrontar cadastro com coleta de informações;
  • lidar com conflitos;


Setores que mais contratam Monitor de cobrança no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Administração de cartões de crédito
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




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