Salário para o cargo de Monitor de cobrança
CBO 4213-10 > Cobradores

Monitor de cobrança - Descrição, atividades e funções do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Monitor de cobrança

Cobradores devem:

  • cobrar valores devidos;
  • informar ao devedor;
  • preparar cobrança;
  • identificar cobranças indevidas;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atualizar cadastro;
  • comunicar-se com devedor;

Atividades

  • contatar fiador ou avalista;
  • levantar hipóteses de fraude;
  • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • verificar prioridade do débito para o devedor;
  • receber outros bens em troca das dívidas;
  • demonstrar postura profissional;
  • encaminhar processo ao departamento jurídico;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • demonstrar paciência;
  • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  • registrar ações realizadas no contato com devedor;
  • operar sistema de telefonia;
  • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  • definir data de promessa de pagamento;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • lidar com conflitos;
  • recuperar mercadorias não pagas;
  • transmitir confiança;
  • demonstrar disciplina;
  • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
  • verificar situação financeira do devedor;
  • demonstrar dinamismo;
  • demonstrar perseverança;
  • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
  • demonstrar segurança;
  • analisar faixa de atraso, valor e região;
  • analisar títulos e documentos de cobrança;
  • confirmar improcedência da cobrança;
  • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
  • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  • confrontar cadastro com coleta de informações;
  • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
  • encaminhar títulos ao cartório;
  • demonstrar habilidade numérica;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • demonstrar desinibição;
  • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
  • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
  • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
  • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  • analisar razões da inadimplência;
  • informar sobre campanhas de desconto;
  • pesquisar informações omissas no cadastro;
  • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
  • suspender cobrança até o prazo acordado;
  • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
  • negociar formas de pagamento com o devedor;
  • informar devedor sobre o débito;
  • realizar acordos com entradas simbólicas;
  • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
  • emitir recibos;
  • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
  • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
  • levantar informações sobre o devedor;
  • informar locais de pagamento;
  • anexar documentos;
  • registrar informações da negociação;
  • apresentar para o devedor títulos devidos;
  • identificar-se ao devedor;
  • demonstrar ambição;
  • demonstrar polidez;
  • operar meios eletrônicos;
  • analisar histórico creditício do devedor;
  • manter privacidade da dívida com terceiros;
  • demonstrar objetividade;
  • verificar fatos geradores da dívida;
  • definir estratégias de cobrança;
  • notificar débito através de carta;
  • fechar negociações com devedor;
  • demonstrar disposição para viagem;
  • localizar pagamento efetuado;


Setores que mais contratam Monitor de cobrança no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Administração de cartões de crédito
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




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