Salário para o cargo de Monitor de cobrança
CBO 4213-10 > Cobradores

Monitor de cobrança - Descrição, atividades e funções do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Monitor de cobrança

Cobradores devem:

  • identificar cobranças indevidas;
  • atualizar cadastro;
  • comunicar-se com devedor;
  • cobrar valores devidos;
  • informar ao devedor;
  • demonstrar competências pessoais;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • preparar cobrança;

Atividades

  • demonstrar capacidade de observação;
  • demonstrar disciplina;
  • encaminhar processo ao departamento jurídico;
  • levantar informações sobre o devedor;
  • negociar formas de pagamento com o devedor;
  • definir estratégias de cobrança;
  • emitir recibos;
  • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
  • contatar fiador ou avalista;
  • lidar com conflitos;
  • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
  • operar sistema de telefonia;
  • informar locais de pagamento;
  • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  • verificar situação financeira do devedor;
  • confirmar improcedência da cobrança;
  • informar sobre campanhas de desconto;
  • notificar débito através de carta;
  • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  • identificar-se ao devedor;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
  • transmitir confiança;
  • registrar ações realizadas no contato com devedor;
  • demonstrar objetividade;
  • demonstrar polidez;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • analisar títulos e documentos de cobrança;
  • fechar negociações com devedor;
  • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
  • recuperar mercadorias não pagas;
  • anexar documentos;
  • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  • demonstrar ambição;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • analisar histórico creditício do devedor;
  • demonstrar perseverança;
  • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
  • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
  • demonstrar postura profissional;
  • confrontar cadastro com coleta de informações;
  • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
  • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
  • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
  • demonstrar paciência;
  • realizar acordos com entradas simbólicas;
  • localizar pagamento efetuado;
  • operar meios eletrônicos;
  • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
  • receber outros bens em troca das dívidas;
  • informar devedor sobre o débito;
  • demonstrar habilidade numérica;
  • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
  • encaminhar títulos ao cartório;
  • suspender cobrança até o prazo acordado;
  • demonstrar dinamismo;
  • apresentar para o devedor títulos devidos;
  • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  • definir data de promessa de pagamento;
  • levantar hipóteses de fraude;
  • demonstrar segurança;
  • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
  • analisar razões da inadimplência;
  • registrar informações da negociação;
  • verificar prioridade do débito para o devedor;
  • demonstrar disposição para viagem;
  • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  • verificar fatos geradores da dívida;
  • analisar faixa de atraso, valor e região;
  • manter privacidade da dívida com terceiros;
  • pesquisar informações omissas no cadastro;
  • demonstrar desinibição;


Setores que mais contratam Monitor de cobrança no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Administração de cartões de crédito
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




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