Salário para o cargo de Monitor de cobrança
CBO 4213-10 > Cobradores

Monitor de cobrança - Descrição, atividades e funções do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Monitor de cobrança

Cobradores devem:

  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • identificar cobranças indevidas;
  • cobrar valores devidos;
  • preparar cobrança;
  • informar ao devedor;
  • atualizar cadastro;
  • comunicar-se com devedor;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • demonstrar paciência;
  • verificar fatos geradores da dívida;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
  • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  • operar sistema de telefonia;
  • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
  • contatar fiador ou avalista;
  • fechar negociações com devedor;
  • recuperar mercadorias não pagas;
  • notificar débito através de carta;
  • informar sobre campanhas de desconto;
  • confrontar cadastro com coleta de informações;
  • informar locais de pagamento;
  • demonstrar ambição;
  • demonstrar disciplina;
  • verificar prioridade do débito para o devedor;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • registrar ações realizadas no contato com devedor;
  • transmitir confiança;
  • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  • pesquisar informações omissas no cadastro;
  • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  • demonstrar perseverança;
  • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  • demonstrar dinamismo;
  • demonstrar habilidade numérica;
  • confirmar improcedência da cobrança;
  • informar devedor sobre o débito;
  • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
  • levantar informações sobre o devedor;
  • demonstrar disposição para viagem;
  • demonstrar postura profissional;
  • levantar hipóteses de fraude;
  • suspender cobrança até o prazo acordado;
  • demonstrar segurança;
  • demonstrar polidez;
  • analisar histórico creditício do devedor;
  • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
  • verificar situação financeira do devedor;
  • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
  • demonstrar desinibição;
  • analisar razões da inadimplência;
  • definir estratégias de cobrança;
  • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
  • definir data de promessa de pagamento;
  • realizar acordos com entradas simbólicas;
  • demonstrar objetividade;
  • identificar-se ao devedor;
  • apresentar para o devedor títulos devidos;
  • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
  • lidar com conflitos;
  • analisar títulos e documentos de cobrança;
  • localizar pagamento efetuado;
  • receber outros bens em troca das dívidas;
  • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
  • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
  • anexar documentos;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
  • encaminhar processo ao departamento jurídico;
  • analisar faixa de atraso, valor e região;
  • manter privacidade da dívida com terceiros;
  • registrar informações da negociação;
  • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  • encaminhar títulos ao cartório;
  • emitir recibos;
  • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
  • operar meios eletrônicos;
  • negociar formas de pagamento com o devedor;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;


Setores que mais contratam Monitor de cobrança no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Administração de cartões de crédito
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




Profissões em Destaque: