Salário para o cargo de Monitor de cobrança
CBO 4213-10 > Cobradores

Monitor de cobrança - Descrição, atividades e funções do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Monitor de cobrança

Cobradores devem:

  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • cobrar valores devidos;
  • informar ao devedor;
  • atualizar cadastro;
  • preparar cobrança;
  • comunicar-se com devedor;
  • demonstrar competências pessoais;
  • identificar cobranças indevidas;

Atividades

  • manter privacidade da dívida com terceiros;
  • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • analisar histórico creditício do devedor;
  • verificar situação financeira do devedor;
  • levantar hipóteses de fraude;
  • lidar com conflitos;
  • levantar informações sobre o devedor;
  • demonstrar desinibição;
  • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
  • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
  • demonstrar ambição;
  • verificar prioridade do débito para o devedor;
  • encaminhar títulos ao cartório;
  • apresentar para o devedor títulos devidos;
  • demonstrar polidez;
  • transmitir confiança;
  • demonstrar dinamismo;
  • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
  • emitir recibos;
  • notificar débito através de carta;
  • contatar fiador ou avalista;
  • realizar acordos com entradas simbólicas;
  • localizar pagamento efetuado;
  • informar sobre campanhas de desconto;
  • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
  • suspender cobrança até o prazo acordado;
  • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
  • demonstrar paciência;
  • demonstrar disciplina;
  • fechar negociações com devedor;
  • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
  • definir data de promessa de pagamento;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • confrontar cadastro com coleta de informações;
  • analisar faixa de atraso, valor e região;
  • operar sistema de telefonia;
  • demonstrar habilidade numérica;
  • pesquisar informações omissas no cadastro;
  • registrar ações realizadas no contato com devedor;
  • encaminhar processo ao departamento jurídico;
  • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  • verificar fatos geradores da dívida;
  • demonstrar segurança;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • negociar formas de pagamento com o devedor;
  • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
  • informar devedor sobre o débito;
  • operar meios eletrônicos;
  • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
  • demonstrar postura profissional;
  • analisar títulos e documentos de cobrança;
  • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • informar locais de pagamento;
  • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  • registrar informações da negociação;
  • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  • receber outros bens em troca das dívidas;
  • demonstrar disposição para viagem;
  • analisar razões da inadimplência;
  • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  • confirmar improcedência da cobrança;
  • anexar documentos;
  • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
  • definir estratégias de cobrança;
  • demonstrar objetividade;
  • identificar-se ao devedor;
  • recuperar mercadorias não pagas;
  • demonstrar perseverança;
  • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
  • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;


Setores que mais contratam Monitor de cobrança no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Administração de cartões de crédito
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




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