Salário para o cargo de Monitor de cobrança
CBO 4213-10 > Cobradores

Monitor de cobrança - Descrição, atividades e funções do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Monitor de cobrança

Cobradores devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar cobrança;
  • cobrar valores devidos;
  • informar ao devedor;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • atualizar cadastro;
  • identificar cobranças indevidas;
  • comunicar-se com devedor;

Atividades

  • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
  • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  • operar sistema de telefonia;
  • demonstrar disposição para viagem;
  • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
  • demonstrar objetividade;
  • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
  • fechar negociações com devedor;
  • demonstrar postura profissional;
  • definir estratégias de cobrança;
  • lidar com conflitos;
  • levantar hipóteses de fraude;
  • demonstrar habilidade numérica;
  • pesquisar informações omissas no cadastro;
  • demonstrar segurança;
  • informar locais de pagamento;
  • analisar histórico creditício do devedor;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • manter privacidade da dívida com terceiros;
  • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  • confirmar improcedência da cobrança;
  • demonstrar perseverança;
  • demonstrar ambição;
  • informar devedor sobre o débito;
  • confrontar cadastro com coleta de informações;
  • verificar prioridade do débito para o devedor;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • registrar informações da negociação;
  • realizar acordos com entradas simbólicas;
  • encaminhar títulos ao cartório;
  • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
  • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  • transmitir confiança;
  • informar sobre campanhas de desconto;
  • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • demonstrar dinamismo;
  • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  • contatar fiador ou avalista;
  • suspender cobrança até o prazo acordado;
  • verificar fatos geradores da dívida;
  • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
  • emitir recibos;
  • analisar faixa de atraso, valor e região;
  • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
  • registrar ações realizadas no contato com devedor;
  • definir data de promessa de pagamento;
  • demonstrar polidez;
  • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
  • receber outros bens em troca das dívidas;
  • recuperar mercadorias não pagas;
  • negociar formas de pagamento com o devedor;
  • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
  • anexar documentos;
  • localizar pagamento efetuado;
  • identificar-se ao devedor;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • demonstrar paciência;
  • operar meios eletrônicos;
  • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  • demonstrar disciplina;
  • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
  • apresentar para o devedor títulos devidos;
  • encaminhar processo ao departamento jurídico;
  • analisar títulos e documentos de cobrança;
  • verificar situação financeira do devedor;
  • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
  • demonstrar desinibição;
  • analisar razões da inadimplência;
  • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
  • notificar débito através de carta;
  • levantar informações sobre o devedor;
  • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;


Setores que mais contratam Monitor de cobrança no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Administração de cartões de crédito
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




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