Salário para o cargo de Monitor de cobrança
CBO 4213-10 > Cobradores

Monitor de cobrança - Descrição, atividades e funções do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Monitor de cobrança

Cobradores devem:

  • identificar cobranças indevidas;
  • cobrar valores devidos;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • preparar cobrança;
  • informar ao devedor;
  • comunicar-se com devedor;
  • atualizar cadastro;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • pesquisar informações omissas no cadastro;
  • demonstrar segurança;
  • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
  • definir estratégias de cobrança;
  • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  • encaminhar títulos ao cartório;
  • confrontar cadastro com coleta de informações;
  • verificar situação financeira do devedor;
  • verificar fatos geradores da dívida;
  • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  • analisar razões da inadimplência;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • demonstrar objetividade;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • demonstrar perseverança;
  • demonstrar disposição para viagem;
  • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
  • anexar documentos;
  • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
  • analisar histórico creditício do devedor;
  • informar sobre campanhas de desconto;
  • verificar prioridade do débito para o devedor;
  • realizar acordos com entradas simbólicas;
  • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  • demonstrar desinibição;
  • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
  • registrar informações da negociação;
  • demonstrar habilidade numérica;
  • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  • informar locais de pagamento;
  • operar meios eletrônicos;
  • emitir recibos;
  • encaminhar processo ao departamento jurídico;
  • fechar negociações com devedor;
  • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
  • levantar hipóteses de fraude;
  • lidar com conflitos;
  • operar sistema de telefonia;
  • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
  • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  • identificar-se ao devedor;
  • informar devedor sobre o débito;
  • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
  • receber outros bens em troca das dívidas;
  • contatar fiador ou avalista;
  • definir data de promessa de pagamento;
  • confirmar improcedência da cobrança;
  • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  • analisar títulos e documentos de cobrança;
  • apresentar para o devedor títulos devidos;
  • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
  • negociar formas de pagamento com o devedor;
  • localizar pagamento efetuado;
  • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
  • analisar faixa de atraso, valor e região;
  • levantar informações sobre o devedor;
  • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
  • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
  • demonstrar capacidade de observação;
  • transmitir confiança;
  • demonstrar postura profissional;
  • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
  • manter privacidade da dívida com terceiros;
  • demonstrar dinamismo;
  • demonstrar disciplina;
  • notificar débito através de carta;
  • demonstrar ambição;
  • demonstrar paciência;
  • demonstrar polidez;
  • registrar ações realizadas no contato com devedor;
  • suspender cobrança até o prazo acordado;
  • recuperar mercadorias não pagas;


Setores que mais contratam Monitor de cobrança no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Administração de cartões de crédito
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




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