Salário para o cargo de Monitor de cobrança
CBO 4213-10 > Cobradores

Monitor de cobrança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Quanto ganha um Monitor de cobrança

Um Monitor de cobrança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.434,81 e R$ 2.759,59, com a média salarial de R$ 1.675,79 e o salário mediana em R$ 1.507,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Monitor de cobrança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.675,79 20.109,47 418,95 8,62
1º Quartil 1.434,81 17.217,69 358,70 7,38
Salário Mediana 1.507,00 18.084,00 376,75 7,75
3º Quartil 2.104,58 25.254,99 526,15 10,83
Teto Salarial 2.759,59 33.115,10 689,90 14,20


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.412 - 2.933 1.685,92 1.412,00 1.416,00 2.421,11 2.932,52
Curitiba - PR 1.449 - 2.140 1.559,33 1.449,20 1.507,00 1.766,58 2.139,74
Fortaleza - CE 1.412 - 1.988 1.469,22 1.412,00 1.412,00 1.641,04 1.987,68
Belo Horizonte - MG 1.416 - 2.730 1.678,32 1.416,03 1.468,00 2.253,96 2.730,06
Joinville - SC 1.481 - 2.298 1.653,39 1.481,38 1.576,40 1.897,42 2.298,22
Araçatuba - SP 1.417 - 1.830 1.440,41 1.417,00 1.417,00 1.510,67 1.829,77
Uberlândia - MG 1.429 - 2.137 1.534,08 1.428,82 1.457,00 1.764,22 2.136,88
Ribeirão Preto - SP 1.467 - 2.506 1.688,93 1.466,74 1.555,00 2.068,67 2.505,63
Rio de Janeiro - RJ 1.432 - 3.454 1.864,17 1.432,34 1.516,00 2.851,38 3.453,68
Sorocaba - SP 1.416 - 2.079 1.503,06 1.416,00 1.416,00 1.716,80 2.079,44
Brasília - DF 1.412 - 2.463 1.577,87 1.412,00 1.412,00 2.033,14 2.462,60
Goiânia - GO 1.438 - 2.756 1.716,27 1.437,88 1.567,00 2.275,49 2.756,14
São Bernardo do Campo - SP 1.416 - 2.226 1.521,41 1.416,00 1.416,00 1.837,65 2.225,81
Osasco - SP 1.416 - 2.828 1.645,43 1.415,98 1.416,00 2.334,91 2.828,11
Bauru - SP 1.443 - 2.260 1.608,80 1.443,17 1.568,00 1.866,01 2.260,17
Barueri - SP 1.419 - 3.757 1.916,65 1.418,77 1.528,00 3.101,79 3.756,98
Criciúma - SC 1.547 - 2.267 1.696,29 1.547,15 1.670,00 1.871,53 2.266,85
Birigui - SP 1.819 - 2.404 1.929,90 1.818,81 1.958,00 1.984,63 2.403,84
Porto Alegre - RS 1.504 - 2.984 1.820,41 1.504,23 1.644,00 2.463,77 2.984,19
Anápolis - GO 1.445 - 2.150 1.529,79 1.445,27 1.450,00 1.775,11 2.150,06


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.412 - 2.932 1.700,52 1.412,00 1.444,00 2.420,71 2.932,03
Paraná 1.452 - 2.297 1.596,73 1.452,32 1.507,00 1.896,16 2.296,68
Minas Gerais 1.415 - 2.634 1.647,84 1.415,26 1.468,00 2.174,26 2.633,52
Santa Catarina 1.507 - 2.771 1.777,60 1.507,16 1.645,00 2.287,67 2.770,90
Ceará 1.412 - 2.063 1.484,88 1.412,00 1.412,00 1.703,60 2.063,45
Goiás 1.414 - 2.622 1.642,97 1.413,79 1.452,00 2.165,13 2.622,47
Rio Grande do Sul 1.508 - 3.108 1.868,33 1.507,79 1.698,00 2.566,07 3.108,09
Rio de Janeiro 1.426 - 3.227 1.813,06 1.426,09 1.580,00 2.664,57 3.227,41
Distrito Federal 1.412 - 2.463 1.577,87 1.412,00 1.412,00 2.033,14 2.462,60
Espírito Santo 1.412 - 2.561 1.614,31 1.412,00 1.450,00 2.114,20 2.560,79
Pernambuco 1.418 - 2.720 1.653,09 1.417,68 1.455,00 2.245,38 2.719,67
Mato Grosso 1.443 - 2.957 1.781,87 1.442,56 1.575,50 2.441,63 2.957,37
Bahia 1.412 - 2.888 1.694,04 1.412,00 1.485,00 2.383,96 2.887,52
Maranhão 1.412 - 2.346 1.584,49 1.412,00 1.482,00 1.936,89 2.346,02
Pará 1.412 - 2.820 1.726,48 1.412,00 1.590,00 2.328,10 2.819,86
Mato Grosso do Sul 1.430 - 2.667 1.698,25 1.430,08 1.596,00 2.201,51 2.666,54
Rondônia 1.467 - 2.704 1.713,63 1.466,76 1.600,00 2.232,30 2.703,83
Piauí 1.414 - 2.161 1.524,95 1.413,77 1.430,00 1.784,31 2.161,21
Sergipe 1.412 - 2.374 1.546,11 1.412,00 1.412,00 1.959,61 2.373,54
Tocantins 1.433 - 2.605 1.638,08 1.433,00 1.440,00 2.151,08 2.605,46
Rio Grande do Norte 1.412 - 4.357 1.954,53 1.412,00 1.412,00 3.596,99 4.356,79
Paraíba 1.415 - 2.854 1.731,31 1.414,52 1.510,00 2.356,25 2.853,96
Amazonas 1.415 - 3.261 1.858,23 1.414,65 1.655,00 2.692,48 3.261,21
Alagoas 1.413 - 4.209 2.092,99 1.412,53 1.584,00 3.475,26 4.209,34
Amapá 1.412 - 2.287 1.562,68 1.412,00 1.447,00 1.888,00 2.286,80
Acre 1.412 - 2.310 1.551,62 1.412,00 1.425,00 1.907,20 2.310,06
Roraima 1.412 - 3.267 1.870,65 1.412,00 1.800,00 2.697,60 3.267,41


Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Monitor de cobrança

Cobradores devem:

  • identificar cobranças indevidas;
  • cobrar valores devidos;
  • preparar cobrança;
  • informar ao devedor;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se com devedor;
  • atualizar cadastro;
  • registrar histórico da ação de cobrança;

  • Atividades

    • lidar com conflitos;
    • consultar informações cartográficas;
    • avaliar estado físico do bem;
    • encaminhar processo ao departamento jurídico;
    • levantar informações sobre o devedor;
    • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
    • informar locais de pagamento;
    • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
    • definir estratégias de cobrança;
    • rastrear localização das mercadorias devolvidas;
    • demonstrar desinibição;
    • analisar faixa de atraso, valor e região;
    • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
    • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
    • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
    • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
    • demonstrar ambição;
    • demonstrar perseverança;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • identificar-se ao devedor;
    • demonstrar disposição para viagem;
    • negociar formas de pagamento com o devedor;
    • demonstrar disciplina;
    • analisar razões da inadimplência;
    • consultar instituições públicas;
    • registrar informações da negociação;
    • demonstrar dinamismo;
    • manter privacidade da dívida com terceiros;
    • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar habilidade numérica;
    • definir data de promessa de pagamento;
    • operar sistema de telefonia;
    • localizar pagamento efetuado;
    • requisitar certidão negativa no fórum e ou cartórios;
    • operar meios eletrônicos;
    • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
    • demonstrar polidez;
    • verificar veracidade das informações coletadas;
    • demonstrar segurança;
    • elaborar itinerário de cobrança;
    • elaborar relatórios de prestação de contas;
    • emitir recibos;
    • analisar histórico creditício do devedor;
    • levantar hipóteses de fraude;
    • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
    • informar sobre campanhas de desconto;
    • demonstrar objetividade;
    • demonstrar capacidade de intuição;
    • informar devedor sobre o débito;
    • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
    • encaminhar títulos ao cartório;
    • realizar acordos com entradas simbólicas;
    • confirmar improcedência da cobrança;
    • verificar fatos geradores da dívida;
    • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
    • registrar ações realizadas no contato com devedor;
    • apresentar para o devedor títulos devidos;
    • localizar o devedor pessoalmente;
    • agrupar documentos;
    • confrontar cadastro com coleta de informações;
    • analisar títulos e documentos de cobrança;
    • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
    • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
    • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
    • anexar documentos;
    • receber outros bens em troca das dívidas;
    • fechar negociações com devedor;
    • demonstrar paciência;
    • verificar prioridade do débito para o devedor;
    • suspender cobrança até o prazo acordado;
    • transmitir confiança;
    • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
    • ordenar as informações para elaboração de prestação de contas;
    • consultar instituições financeiras;
    • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
    • entregar comprovantes de recebimentos de valores;
    • pesquisar informações omissas no cadastro;
    • localizar bens dados como garantia de dívida;
    • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
    • verificar situação financeira do devedor;
    • notificar débito através de carta;
    • contatar fiador ou avalista;
    • recuperar mercadorias não pagas;
    • demonstrar postura profissional;
    • elaborar relatório de encerramento da cobrança;


    Setores que mais contratam Monitor de cobrança no mercado de trabalho

    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços advocatícios
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio varejista de livros
    • Correspondentes de instituições financeiras
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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