Salário para o cargo de Monitor de cobrança
CBO 4213-10 > Cobradores

Monitor de cobrança - Descrição, atividades e funções do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Monitor de cobrança

Cobradores devem:

  • comunicar-se com devedor;
  • identificar cobranças indevidas;
  • cobrar valores devidos;
  • informar ao devedor;
  • preparar cobrança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • atualizar cadastro;

Atividades

  • demonstrar ambição;
  • recuperar mercadorias não pagas;
  • verificar prioridade do débito para o devedor;
  • confrontar cadastro com coleta de informações;
  • demonstrar perseverança;
  • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
  • realizar acordos com entradas simbólicas;
  • anexar documentos;
  • identificar-se ao devedor;
  • suspender cobrança até o prazo acordado;
  • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
  • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
  • informar devedor sobre o débito;
  • analisar razões da inadimplência;
  • registrar informações da negociação;
  • emitir recibos;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • definir data de promessa de pagamento;
  • operar sistema de telefonia;
  • verificar situação financeira do devedor;
  • demonstrar disciplina;
  • demonstrar polidez;
  • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  • analisar histórico creditício do devedor;
  • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  • notificar débito através de carta;
  • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
  • demonstrar dinamismo;
  • levantar hipóteses de fraude;
  • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
  • demonstrar segurança;
  • levantar informações sobre o devedor;
  • demonstrar habilidade numérica;
  • operar meios eletrônicos;
  • informar sobre campanhas de desconto;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • receber outros bens em troca das dívidas;
  • contatar fiador ou avalista;
  • localizar pagamento efetuado;
  • manter privacidade da dívida com terceiros;
  • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
  • demonstrar objetividade;
  • demonstrar desinibição;
  • demonstrar paciência;
  • verificar fatos geradores da dívida;
  • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • lidar com conflitos;
  • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  • fechar negociações com devedor;
  • confirmar improcedência da cobrança;
  • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
  • analisar títulos e documentos de cobrança;
  • demonstrar postura profissional;
  • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
  • definir estratégias de cobrança;
  • informar locais de pagamento;
  • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
  • transmitir confiança;
  • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
  • analisar faixa de atraso, valor e região;
  • encaminhar títulos ao cartório;
  • demonstrar disposição para viagem;
  • negociar formas de pagamento com o devedor;
  • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  • registrar ações realizadas no contato com devedor;
  • apresentar para o devedor títulos devidos;
  • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
  • encaminhar processo ao departamento jurídico;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • pesquisar informações omissas no cadastro;


Setores que mais contratam Monitor de cobrança no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Administração de cartões de crédito
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




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