Salário para o cargo de Maître de restaurante
CBO 5101-35 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Maître de restaurante - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Maître de restaurante

Um Maître de restaurante trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.748,50 e R$ 4.088,13, com a média salarial de R$ 2.274,05 e o salário mediana em R$ 2.067,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Maître de restaurante

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.274,05 27.288,60 568,51 10,47
1º Quartil 1.748,50 20.981,96 437,12 8,05
Salário Mediana 2.067,00 24.804,00 516,75 9,51
3º Quartil 3.117,78 37.413,42 779,45 14,35
Teto Salarial 4.088,13 49.057,60 1.022,03 18,82


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.711 - 4.785 2.518,55 1.711,23 2.194,00 3.950,58 4.785,06
Rio de Janeiro - RJ 1.863 - 3.822 2.342,30 1.863,07 2.170,00 3.155,74 3.822,33
Brasília - DF 1.481 - 3.339 2.008,93 1.480,57 1.932,00 2.757,09 3.339,46
Salvador - BA 1.499 - 3.313 2.017,17 1.499,20 1.920,18 2.735,53 3.313,35
Recife - PE 1.469 - 3.856 2.095,08 1.468,89 1.873,00 3.183,45 3.855,89
Campinas - SP 1.765 - 4.009 2.375,68 1.764,77 2.191,00 3.309,89 4.009,04
Goiânia - GO 1.454 - 3.343 1.963,96 1.453,76 1.877,00 2.760,06 3.343,07
Belo Horizonte - MG 1.504 - 3.409 2.035,76 1.503,62 1.940,50 2.814,76 3.409,32
Fortaleza - CE 1.451 - 3.517 1.960,80 1.451,32 1.725,00 2.904,06 3.517,48
Florianópolis - SC 1.753 - 3.859 2.278,92 1.752,91 2.035,00 3.186,40 3.859,46
Curitiba - PR 1.781 - 4.327 2.435,06 1.780,55 2.132,00 3.572,17 4.326,72
Gramado - RS 1.688 - 4.033 2.304,49 1.687,80 2.000,00 3.329,98 4.033,37
Foz do Iguaçu - PR 1.942 - 4.080 2.607,86 1.942,09 2.615,50 3.368,75 4.080,33
Campos do Jordao - SP 1.643 - 3.768 2.287,06 1.642,70 2.115,02 3.110,71 3.767,78
Porto Seguro - BA 1.637 - 3.832 2.275,19 1.636,57 2.150,00 3.163,67 3.831,93
Maceió - AL 1.477 - 4.215 2.218,87 1.476,67 1.790,00 3.479,52 4.214,50
Porto Alegre - RS 1.522 - 3.714 2.110,58 1.522,40 1.899,00 3.066,34 3.714,04
João Pessoa - PB 1.412 - 2.890 1.714,56 1.412,42 1.500,00 2.386,26 2.890,31
Maringá - PR 1.732 - 2.925 1.976,80 1.732,03 1.887,00 2.414,53 2.924,55
Balneário Camboriú - SC 1.891 - 3.862 2.382,44 1.890,53 2.110,00 3.188,76 3.862,33


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.708 - 4.465 2.447,96 1.707,64 2.189,05 3.686,69 4.465,43
Rio de Janeiro 1.789 - 4.040 2.360,63 1.789,04 2.110,00 3.335,82 4.040,44
Bahia 1.514 - 3.770 2.120,66 1.514,13 1.918,09 3.112,63 3.770,11
Minas Gerais 1.485 - 3.509 2.033,72 1.484,67 1.800,00 2.897,02 3.508,96
Paraná 1.749 - 3.975 2.346,30 1.748,60 2.103,00 3.281,58 3.974,75
Santa Catarina 1.794 - 4.017 2.360,10 1.793,98 2.110,00 3.316,14 4.016,61
Pernambuco 1.468 - 3.844 2.089,54 1.468,12 1.873,00 3.174,04 3.844,49
Distrito Federal 1.481 - 3.339 2.008,93 1.480,57 1.932,00 2.757,09 3.339,46
Rio Grande do Sul 1.602 - 3.845 2.194,09 1.601,88 2.000,00 3.174,80 3.845,41
Goiás 1.457 - 3.630 2.054,28 1.456,78 1.937,50 2.996,56 3.629,52
Ceará 1.448 - 3.666 1.998,53 1.448,00 1.750,00 3.027,06 3.666,47
Alagoas 1.494 - 4.531 2.346,62 1.494,45 1.948,00 3.740,48 4.530,59
Paraíba 1.415 - 2.795 1.695,74 1.415,04 1.500,00 2.307,56 2.794,99
Rio Grande do Norte 1.429 - 2.974 1.823,98 1.428,96 1.705,00 2.455,52 2.974,20
Mato Grosso 1.412 - 3.752 2.028,67 1.412,29 1.800,00 3.097,67 3.751,99
Espírito Santo 1.600 - 3.727 2.241,37 1.599,58 2.070,00 3.076,66 3.726,54
Maranhão 1.431 - 2.859 1.786,84 1.430,65 1.700,00 2.360,56 2.859,18
Mato Grosso do Sul 1.548 - 3.215 2.021,26 1.547,50 1.933,00 2.654,13 3.214,76
Sergipe 1.462 - 3.067 1.888,29 1.461,92 1.800,00 2.532,01 3.066,85
Pará 1.468 - 4.409 2.168,46 1.467,60 1.800,00 3.640,08 4.408,98
Piauí 1.435 - 3.370 1.864,22 1.435,00 1.568,50 2.782,55 3.370,30
Amazonas 1.452 - 3.300 1.953,84 1.452,20 1.798,00 2.724,30 3.299,75
Tocantins 1.438 - 2.246 1.578,43 1.438,00 1.525,00 1.854,33 2.246,02
Acre 1.412 - 2.422 1.602,29 1.412,00 1.456,00 2.000,00 2.422,46
Amapá 1.412 - 2.189 1.670,00 1.412,00 1.691,00 1.807,00 2.188,69


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Maître de restaurante

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • avaliar desempenho de funcionários;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • avaliar execução de serviços;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;

  • Atividades

    • pesquisar preços de produtos;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • executar trabalho de subordinados;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • executar preparação de bebidas;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • acomodar clientes;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • escolher matéria-prima;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • supervisionar guarda de valores;
    • manter-se atualizado;
    • aplicar normas do condomínio;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • demonstrar bom senso;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • controlar emissão de comandas;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • atender reclamações;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • encaminhar clientes;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • acompanhar visitações;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • verificar estado das instalações;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • supervisionar horários de portaria;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • motivar funcionários;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • liderar equipe;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • manter boa postura pessoal;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • recepcionar clientes;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • supervisionar segurança do prédio;
    • implementar sanções disciplinares;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • participar de programas de treinamento;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • demonstrar agilidade;
    • planejar operações para datas especiais;
    • programar abastecimento dos setores;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • demonstrar senso de organização;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • orientar pedido do cliente;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • orientar execução dos serviços;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • registrar pedido do cliente;
    • controlar venda de bilhetes;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • distribuir funcionários em setores;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • sugerir atualização de equipamentos;


    Setores que mais contratam Maître de restaurante no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar
    • Condomínios prediais
    • Comércio varejista de bebidas
    • Padaria e confeitaria com predominância de revenda




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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