Salário para o cargo de Maître de ballet
Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) > CBO 2628-30

Maître de ballet - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Concebem e concretizam projeto cênico em dança, realizando montagens de obras coreográficas, executam apresentações públicas de dança e, para tanto, preparam o corpo, pesquisam movimentos, gestos, dança, e ensaiam coreografias. Podem ensinar dança.

Quanto ganha um Maître de ballet

Um Maître de ballet trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.179,54 e R$ 10.389,39, com a média salarial de R$ 4.561,57 e o salário mediana em R$ 3.919,03 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Maître de ballet

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.561,57 54.738,80 1.140,39 26,04
1º Quartil 2.179,54 26.154,47 544,88 12,44
Salário Mediana 3.919,03 47.028,30 979,76 22,37
3º Quartil 7.923,39 95.080,71 1.980,85 45,23
Teto Salarial 10.389,39 124.672,68 2.597,35 59,30


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.602 - 10.008 5.611,05 2.601,83 5.800,00 8.262,46 10.007,74
São Paulo - SP 1.874 - 9.482 5.302,01 1.873,94 6.459,00 7.828,10 9.481,63
Belo Horizonte - MG 4.669 - 9.341 6.175,12 4.669,25 6.160,00 7.711,97 9.340,97
Brasília - DF 1.593 - 9.502 4.232,26 1.592,58 3.667,00 7.844,64 9.501,66
Goiânia - GO 1.903 - 8.696 4.371,91 1.903,29 4.416,50 7.179,82 8.696,41
Palhoça - SC 6.160 - 7.461 6.160,00 6.160,00 6.160,00 6.160,00 7.461,18
Fortaleza - CE 1.525 - 9.230 3.683,10 1.525,14 2.362,00 7.620,71 9.230,44
Belém - PA 2.099 - 8.468 4.141,99 2.098,86 3.652,00 6.991,40 8.468,19
Natal - RN 1.844 - 25.581 8.608,56 1.844,00 5.665,00 21.120,00 25.581,18
Paranavaí - PR 1.760 - 6.282 2.881,78 1.760,00 1.760,00 5.186,50 6.282,04
Gaspar - SC 3.556 - 5.920 4.476,75 3.556,33 4.700,00 4.888,00 5.920,49
Curitiba - PR 2.487 - 13.437 6.007,52 2.487,40 4.721,00 11.094,00 13.437,39
Salvador - BA 1.412 - 3.843 2.122,25 1.412,00 2.134,00 3.173,00 3.843,23
Itu - SP 1.421 - 5.413 2.235,27 1.421,00 1.728,00 4.469,00 5.412,99
Joinville - SC 1.777 - 7.255 3.955,29 1.777,00 4.263,50 5.989,67 7.254,86
Palmas - TO 1.617 - 11.835 6.711,21 1.617,00 8.140,00 9.770,67 11.834,52
Recife - PE 1.632 - 6.298 2.910,23 1.632,00 2.232,00 5.199,33 6.297,59
Londrina - PR 1.586 - 8.154 3.697,36 1.586,00 4.180,00 6.732,00 8.154,00
Ribeirão Preto - SP 1.653 - 12.364 5.188,91 1.653,00 3.000,00 10.208,00 12.364,24
Sorocaba - SP 1.452 - 6.027 3.081,29 1.452,08 2.500,00 4.976,00 6.027,08


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.669 - 9.699 4.350,57 1.669,25 3.207,50 8.007,47 9.698,89
Rio de Janeiro 2.288 - 10.081 5.482,94 2.288,45 5.800,00 8.323,34 10.081,48
Minas Gerais 1.619 - 8.673 4.923,87 1.618,77 6.160,00 7.160,35 8.672,84
Santa Catarina 2.026 - 8.221 4.573,66 2.025,77 4.700,00 6.786,97 8.220,58
Paraná 1.506 - 8.447 3.353,15 1.506,08 2.043,00 6.974,25 8.447,42
Distrito Federal 1.593 - 9.502 4.232,26 1.592,58 3.667,00 7.844,64 9.501,66
Goiás 1.622 - 8.418 3.976,72 1.621,50 3.500,00 6.949,74 8.417,73
Pará 1.825 - 8.789 4.103,42 1.825,28 3.652,00 7.256,40 8.789,17
Bahia 1.412 - 8.649 3.289,79 1.412,00 2.320,00 7.140,50 8.648,79
Rio Grande do Norte 1.446 - 18.982 6.209,84 1.445,64 3.840,00 15.672,00 18.982,40
Pernambuco 1.444 - 8.269 3.512,24 1.444,22 2.767,50 6.826,67 8.268,66
Ceará 1.455 - 21.967 6.293,83 1.455,00 2.240,00 18.136,00 21.966,87
Rio Grande do Sul 1.555 - 9.988 3.855,06 1.555,38 2.578,00 8.246,38 9.988,26
Espírito Santo 1.449 - 9.340 4.670,78 1.448,50 5.830,00 7.711,00 9.339,79
Tocantins 1.617 - 11.835 6.711,21 1.617,00 8.140,00 9.770,67 11.834,52
Mato Grosso 1.412 - 9.989 3.365,00 1.412,00 2.256,00 8.247,33 9.989,42
Piauí 1.429 - 5.969 2.704,17 1.429,00 2.040,50 4.928,00 5.968,94
Maranhão 1.708 - 12.007 5.286,08 1.708,00 5.060,00 9.913,33 12.007,33
Sergipe 1.606 - 8.647 4.123,04 1.606,00 3.064,00 7.139,00 8.646,97
Alagoas 1.412 - 9.326 5.732,70 1.412,00 7.551,50 7.700,00 9.326,47
Paraíba 1.835 - 49.261 11.165,39 1.835,45 4.565,00 40.670,00 49.260,72
Mato Grosso do Sul 1.457 - 6.520 2.899,56 1.456,50 2.630,00 5.383,00 6.520,05
Amapá 3.153 - 7.795 4.928,56 3.152,50 5.000,00 6.436,00 7.795,48
Roraima 1.412 - 2.422 1.660,57 1.412,00 1.700,00 2.000,00 2.422,46
Amazonas 1.500 - 7.994 3.876,20 1.500,00 2.381,00 6.600,00 7.994,12


Principais locais de trabalho

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) trabalham nas áreas de criação, pesquisa e ensino. Suas atividades são sempre realizadas em equipe e podem se desenvolver tanto em companhias estáveis de bailado, em que predominam os vínculos formais de trabalho, estabilidade no emprego e possibilidade de construir uma carreira, como em cooperativas ou como autônomos, realizando produções independentes. Esta última é a situação da grande maioria dos profissionais, os quais, em geral, se auto- financiam, costumeiramente, exercendo atividades como professores, terapeutas etc. concomitantemente à dança.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

O exercício das ocupações da família não exige escolaridade formal determinada, embora siga-se a tendência que vem ocorrendo no mundo das artes em geral, rumo à profissionalização. Nesse sentido, torna-se-á cada vez mais desejável que o profissional tenha curso superior na área. Para o exercício pleno das atividades, requer-se mais de cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Maître de ballet

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) devem:

  • preparar o corpo para dança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • conceber projeto cênico em dança;
  • ensaiar coreografia;
  • pesquisar movimentos, gestos e dança;
  • concretizar projeto cênico realizando montagem da obra coreográfica;
  • realizar apresentação pública de dança;
  • ensinar dança;

  • Atividades

    • aumentar capacidade artística por meio de treinamentos específicos;
    • memorizar situações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • conhecer seus limites psicofísicos;
    • memorizar ações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • configurar elementos da dança (espaço, tempo, formas, movimento, etc);
    • ensinar técnicas de dança para companhias profissionais;
    • ensinar técnicas e métodos de improvisação;
    • ampliar a capacidade corporal experimentando várias formas da linguagem da dança;
    • reelaborar gestos, passos e sequências;
    • aperfeiçoar técnicas de dança;
    • ensinar técnicas e métodos de criação;
    • supervisionar equipe de cenografia;
    • adotar medidas profiláticas de preservação física;
    • construir qualidade dramática do e pelo movimento;
    • desenvolver sensibilidade artística;
    • transmitir proposta coreográfica a diferentes elencos;
    • adaptar-se a situações imprevistas;
    • desenvolver ideia ou tema;
    • apreender proposta coreográfica;
    • levantar elementos sobre o tema a partir de vários meios (literatura, documentação etc);
    • desenvolver habilidades para maquiagem, caracterização e uso de adereços;
    • levantar material sobre o tema;
    • selecionar equipe artística;
    • fixar sequência de movimentos;
    • investigar linguagens;
    • elaborar ações físicas no espaço e no tempo;
    • manter corpo preparado;
    • fazer aulas de diferentes técnicas corporais;
    • dançar;
    • realizar seminários e palestras em dança;
    • registrar processo de pesquisa desenvolvido por meio gráfico, audiovisual etc;
    • articular as partes da obra coreográfica;
    • liderar equipes;
    • expressar sentimentos e sensações na obra coreográfica;
    • gerir projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • ministrar aulas magnas em dança;
    • selecionar elenco;
    • ensinar técnicas e métodos de composição;
    • supervisionar equipe de adereços e figurinos;
    • ensinar técnicas corporais;
    • selecionar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • supervisionar equipe de bailarinos;
    • ensinar técnicas de dança (balé clássico, moderno, contemporâneo, sapateado, etc);
    • memorizar movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • participar de provas de figurino, maquiagem e adereços;
    • supervisionar equipe de maquiagem e caracterização;
    • memorizar gestos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • investigar outras linguagens artísticas (teatro, cinema, circo, etc);
    • recriar passos codificados;
    • expressar imagens, ideias, narrativas na obra coreográfica;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • desenvolver consciência cinesiológica;
    • aquecer-se por meio de exercícios específicos;
    • desenvolver experimentação e improvisos;
    • selecionar técnicas corporais;
    • trabalhar em equipe;
    • selecionar gestos, passos e sequências;
    • experimentar ações, passos, gestos e movimentos;
    • ensinar dança para amadores;
    • coordenar equipes de criação;
    • considerar o espaço e o público na concepção cênica;
    • demonstrar conhecimento dos componentes do espetáculo (espaço cênico, luzes);
    • supervisionar equipe de multimídia;
    • registrar gestos, passos e sequências;
    • participar de sessões de registro e gravação de imagens;
    • ensinar técnicas e métodos de análise do movimento;
    • experimentar movimentos, sequências de movimento;
    • desenvolver capacidade de observação e percepção;
    • estudar diferentes técnicas, métodos e estilos artísticos;
    • executar movimentos (gestos, ações, passos codificados);
    • concentrar-se por meio de atividades individuais e coletivas;
    • explorar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • interpretar narrativas por meio da dança;
    • experimentar o uso de objetos na dança;
    • transpor ideias, imagens, sensações em linguagem coreográfica;
    • configurar roteiros e ou estruturas coreográficas em movimentos;
    • criar movimentos nas variadas linguagens de dança;
    • realizar oficinas de dança;
    • reciclar professores de dança;
    • memorizar sequência de movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • definir realização do projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • interagir com parceiros de dança;
    • interpretar imagens por meio da dança;
    • interpretar ideias e sensações por meio da dança;
    • supervisionar equipe de música;
    • improvisar movimentos;
    • participar de ensaios gerais;
    • supervisionar equipe de iluminação;
    • conceber soluções cênicas;
    • fazer marcações de luz, som, cena, espaço;
    • escolher música, texto, imagens, objetos etc;
    • gerir estratégias de difusão do projeto em conjunto com produção e direção (mídia, imprensa etc);
    • avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos;
    • preparar corpo para realização das propostas estéticas;
    • aumentar capacidade de suportar esforços físicos por meio de repetições contínuas;


    Setores que mais contratam Maître de ballet no mercado de trabalho

    • Atividades de condicionamento físico
    • Ensino de dança
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Administração pública em geral
    • Ensino de esportes
    • Educação infantil - creche
    • Atividades de televisão aberta




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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