Salário para o cargo de Locador (serviços de diversões)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Locador (serviços de diversões) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Locador (serviços de diversões)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • atender aos clientes;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • realizar reuniões com a equipe;
  • qualificar fornecedores;
  • participar de reuniões;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • examinar currículos;
  • cooperar na definição de projetos;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • remanejar leiaute;
  • promover programas prevencionistas;
  • contratar serviços;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • entrevistar candidatos;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • implantar técnicas de vendas;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • definir perfil do consumidor final;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • elaborar normas e instruções;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • atender agentes de fiscalização;
  • instruir subordinados;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • resolver reclamações de clientes;
  • expressar-se gestualmente;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • determinar perfis profissionais;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • analisar tendências do mercado;
  • recepcionar mercadorias;
  • expressar-se oralmente;
  • providenciar integração de funcionários;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • captar recursos;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • planejar compras e locações;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • avaliar desempenho;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • orientar clientes;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • demonstrar motivação;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • gerir compras;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • propor compra de novos itens;
  • cobrar resultados;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • definir estratégias de terceirização;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • promover funcionários;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • exercitar a autonomia;
  • designar equipe para projeto;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • gerir investimentos;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • agir com dinamismo;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • representar a empresa;
  • medir resultados de treinamento;
  • operar equipamentos de informática;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • manter apresentação pessoal;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • elaborar plano de investimentos;
  • delegar atribuições;
  • formular incentivos de produtividade;
  • buscar atualização profissional;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • gerir estoques;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • administrar remanejamentos;
  • exercer liderança;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • fazer orçamentos;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • gerir custos;
  • transferir numerário para o banco;
  • estimular a motivação das equipes;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;


Setores que mais contratam Locador (serviços de diversões) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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