Salário para o cargo de Locador (serviços de diversões)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Locador (serviços de diversões) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Locador (serviços de diversões)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • atender aos clientes;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerir recursos materiais e financeiros;

Atividades

  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • atender agentes de fiscalização;
  • captar recursos;
  • contratar serviços;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • cobrar resultados;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • analisar tendências do mercado;
  • formular incentivos de produtividade;
  • gerir custos;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • medir resultados de treinamento;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • exercer liderança;
  • expressar-se oralmente;
  • gerir investimentos;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • planejar compras e locações;
  • promover programas prevencionistas;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • examinar currículos;
  • qualificar fornecedores;
  • manter apresentação pessoal;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • representar a empresa;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • definir estratégias de terceirização;
  • participar de reuniões;
  • gerir compras;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • demonstrar motivação;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • gerir estoques;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • implantar técnicas de vendas;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • remanejar leiaute;
  • entrevistar candidatos;
  • exercitar a autonomia;
  • elaborar plano de investimentos;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • transferir numerário para o banco;
  • resolver reclamações de clientes;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • instruir subordinados;
  • providenciar integração de funcionários;
  • agir com dinamismo;
  • recepcionar mercadorias;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • promover funcionários;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • fazer orçamentos;
  • estimular a motivação das equipes;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • determinar perfis profissionais;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • definir perfil do consumidor final;
  • operar equipamentos de informática;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • buscar atualização profissional;
  • avaliar desempenho;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • delegar atribuições;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • cooperar na definição de projetos;
  • expressar-se gestualmente;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • orientar clientes;
  • elaborar normas e instruções;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • propor compra de novos itens;
  • administrar remanejamentos;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • designar equipe para projeto;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;


Setores que mais contratam Locador (serviços de diversões) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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