Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Locador de mesas para festa
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- demonstrar competências pessoais;
- atender aos clientes;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- estruturar equipes de trabalho;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
Atividades
- definir perfil do consumidor final;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- remanejar leiaute;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- cooperar na definição de projetos;
- orientar clientes;
- liberar mercadorias para entrega;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- implementar reciclagem de funcionários;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- recomendar promoção de funcionários;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- participar de reuniões;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- medir resultados de treinamento;
- controlar o cumprimento de normas;
- fazer orçamentos;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- examinar currículos;
- acompanhar rotinas administrativas;
- exercitar a autonomia;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- demonstrar motivação;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- realizar reuniões com a equipe;
- delegar atribuições;
- negociar preços e condições de pagamento;
- recepcionar mercadorias;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- prestar assistência social aos funcionários;
- transferir numerário para o banco;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- promover programas prevencionistas;
- colaborar na definição de epi e epc;
- administrar conflitos entre funcionários;
- acompanhar a execução orçamentária;
- expressar-se gestualmente;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- operar equipamentos de informática;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- expressar-se oralmente;
- analisar tendências do mercado;
- administrar remanejamentos;
- manter apresentação pessoal;
- divulgar mercadorias e serviços;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- buscar atualização profissional;
- atender agentes de fiscalização;
- avaliar desempenho;
- promover funcionários;
- elaborar normas e instruções;
- propor compra de novos itens;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- prover ações de preservação ambiental;
- agir com dinamismo;
- providenciar integração de funcionários;
- exercer liderança;
- designar equipe para projeto;
- apreciar inovações organizacionais;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- representar a empresa;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- captar recursos;
- gerir estoques;
- gerir compras;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- formular incentivos de produtividade;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- gerenciar contratos de serviços;
- resolver reclamações de clientes;
- determinar perfis profissionais;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- instruir subordinados;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- entrevistar candidatos;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- argumentar com convicção (persuasão);
- definir estratégias de terceirização;
- gerir custos;
- implantar técnicas de vendas;
- contratar serviços;
- gerir investimentos;
- estimular a motivação das equipes;
- qualificar fornecedores;
- monitorar o andamento de projetos;
- planejar compras e locações;
- cobrar resultados;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- elaborar plano de investimentos;
Setores que mais contratam Locador de mesas para festa no mercado de trabalho
- Supermercados
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Hipermercados
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Comércio varejista de plantas e flores naturais
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de calçados
- Restaurantes e similares
- Peixaria
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista de bebidas
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos