Salário para o cargo de Líder de recepção
CBO 4201-25 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Líder de recepção - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Líder de recepção

Um Líder de recepção trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.827,27 e R$ 4.906,26, com a média salarial de R$ 2.573,00 e o salário mediana em R$ 2.294,75 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Líder de recepção

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.573,00 30.875,95 643,25 11,93
1º Quartil 1.827,27 21.927,26 456,82 8,47
Salário Mediana 2.294,75 27.537,00 573,69 10,64
3º Quartil 3.741,73 44.900,72 935,43 17,35
Teto Salarial 4.906,26 58.875,18 1.226,57 22,75


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.933 - 6.428 3.215,45 1.933,31 2.800,00 5.307,19 6.428,23
Rio de Janeiro - RJ 1.693 - 5.283 2.783,56 1.693,47 2.571,90 4.362,04 5.283,43
Brasília - DF 1.544 - 4.538 2.434,65 1.544,05 2.200,00 3.746,54 4.537,93
Belo Horizonte - MG 1.710 - 4.918 2.576,17 1.709,81 2.200,00 4.060,68 4.918,42
Fortaleza - CE 1.499 - 5.356 2.590,50 1.499,14 2.118,00 4.422,26 5.356,38
Cotia - SP 1.785 - 3.038 2.009,69 1.784,82 1.860,00 2.508,18 3.037,98
Salvador - BA 1.605 - 5.463 2.727,85 1.605,47 2.342,50 4.510,11 5.462,79
Goiânia - GO 1.470 - 4.477 2.392,54 1.470,45 2.129,00 3.696,36 4.477,15
Curitiba - PR 1.831 - 6.081 3.044,51 1.830,57 2.540,00 5.020,15 6.080,55
Recife - PE 1.575 - 5.038 2.541,86 1.574,66 2.120,00 4.159,23 5.037,78
Porto Alegre - RS 1.679 - 4.497 2.571,87 1.678,74 2.453,00 3.712,74 4.496,98
Cuiabá - MT 1.495 - 3.884 2.151,47 1.494,91 1.878,00 3.206,88 3.884,27
Campinas - SP 1.825 - 5.669 2.832,42 1.825,09 2.400,00 4.679,96 5.668,50
Maceió - AL 1.491 - 5.055 2.525,79 1.491,26 2.118,00 4.173,35 5.054,89
Campo Grande - MS 1.429 - 3.677 2.162,70 1.428,61 2.000,00 3.035,61 3.676,82
Guarulhos - SP 1.795 - 4.639 2.638,16 1.795,28 2.317,00 3.829,83 4.638,81
Belém - PA 1.495 - 3.941 2.176,22 1.494,89 1.750,00 3.253,77 3.941,06
Manaus - AM 1.505 - 4.186 2.347,72 1.505,43 2.297,25 3.456,31 4.186,38
Ribeirão Preto - SP 1.939 - 4.239 2.573,13 1.939,32 2.425,00 3.499,35 4.238,52
Florianópolis - SC 1.721 - 5.528 2.976,77 1.720,67 2.644,00 4.563,93 5.527,97


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.802 - 5.317 2.781,85 1.801,57 2.450,00 4.389,58 5.316,79
Rio de Janeiro 1.647 - 4.975 2.632,54 1.647,45 2.454,00 4.107,51 4.975,14
Minas Gerais 1.604 - 4.299 2.348,14 1.604,26 2.031,50 3.549,31 4.299,03
Rio Grande do Sul 1.690 - 4.806 2.622,75 1.689,90 2.417,00 3.967,46 4.805,51
Paraná 1.701 - 5.037 2.644,79 1.700,61 2.350,00 4.158,49 5.036,88
Bahia 1.492 - 4.524 2.348,16 1.491,88 2.006,50 3.735,22 4.524,21
Santa Catarina 1.807 - 5.195 2.839,15 1.806,85 2.565,00 4.289,27 5.195,30
Distrito Federal 1.544 - 4.538 2.434,65 1.544,05 2.200,00 3.746,54 4.537,93
Goiás 1.490 - 4.689 2.420,37 1.489,69 2.099,37 3.871,18 4.688,89
Ceará 1.484 - 5.095 2.480,56 1.484,44 2.000,00 4.206,43 5.094,95
Mato Grosso 1.474 - 3.932 2.133,21 1.473,75 1.805,00 3.246,55 3.932,32
Pernambuco 1.575 - 4.811 2.533,46 1.574,76 2.266,00 3.972,04 4.811,06
Espírito Santo 1.554 - 5.262 2.518,85 1.553,52 2.000,00 4.344,27 5.261,91
Mato Grosso do Sul 1.438 - 3.733 2.166,14 1.438,18 2.000,00 3.082,15 3.733,19
Pará 1.464 - 3.957 2.190,08 1.464,08 2.000,00 3.266,96 3.957,04
Alagoas 1.499 - 4.767 2.490,45 1.499,04 2.310,00 3.935,61 4.766,93
Paraíba 1.473 - 3.674 2.043,07 1.472,86 1.815,50 3.033,18 3.673,88
Amazonas 1.480 - 4.156 2.295,90 1.479,79 2.120,00 3.430,96 4.155,68
Rio Grande do Norte 1.418 - 3.926 2.116,59 1.418,39 1.938,00 3.241,41 3.926,09
Maranhão 1.544 - 4.390 2.411,65 1.544,45 2.000,00 3.624,06 4.389,57
Sergipe 1.485 - 3.873 2.105,71 1.485,33 1.965,00 3.197,92 3.873,41
Tocantins 1.470 - 4.095 2.132,18 1.470,33 1.837,00 3.381,00 4.095,17
Piauí 1.549 - 3.943 2.325,53 1.549,10 2.130,00 3.255,30 3.942,92
Acre 1.412 - 2.986 1.675,75 1.412,00 1.412,00 2.465,38 2.986,14
Rondônia 1.530 - 3.519 2.053,73 1.529,57 1.858,00 2.905,29 3.518,97
Amapá 1.442 - 3.800 2.087,75 1.441,75 1.650,00 3.137,25 3.799,93
Roraima 1.412 - 6.309 2.554,50 1.412,00 1.808,00 5.208,67 6.308,89


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Líder de recepção

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • planejar trabalho da equipe;
  • atender público e informantes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • controlar atividades financeiras;
  • administrar pessoal;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • supervisionar execução dos serviços;

  • Atividades

    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • propor promoções de funcionários;
    • analisar relatórios;
    • definir recursos de trabalho;
    • atuar com dinamismo;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • tabular dados;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • controlar as emoções;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • treinar novos funcionários;
    • propor fechamento de contratos;
    • promover reuniões;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • confrontar dados coletados;
    • definir perfil para cargos;
    • controlar movimentação de questionários;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • criticar questionários preenchidos;
    • selecionar pessoal;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • agir com criatividade;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • propor admissões de funcionários;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • justificar diferenças de caixa;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • demonstrar atitude proativa;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • controlar ligações telefônicas;
    • elaborar programação de férias;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • agir com flexibilidade;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • liderar equipe;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • rever rotinas de trabalho;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • conferir faturas;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • recolher numerário dos guichês;
    • estimar volume de trabalho;
    • definir rotinas de trabalho;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • promover rodízio de funções;
    • agir com empatia;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • identificar prioridades;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • manter-se atualizado;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • orçar custos;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • agir com desenvoltura;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;


    Setores que mais contratam Líder de recepção no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Laboratórios clínicos
    • Condomínios prediais
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Restaurantes e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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