Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
CBO 2332-15 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial

Instrutores de ensino profissional devem:

  • elaborar material pedagógico;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • comunicar-se;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • prestar serviços À comunidade;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • demonstrar competências pessoais;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;

Atividades

  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • expressar-se com clareza;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • preparar material didático;
  • demonstrar criatividade;
  • participar de campanhas educativas;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • conferir a execução da manutenção;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • selecionar recursos didáticos;
  • preencher planilhas de custo;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • comprovar certificação das competências;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • revisar material pedagógico;
  • auto avaliar-se;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • analisar as avaliações;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • elaborar os planos de aula;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • registrar controles de estoque;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • negociar projetos e cursos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • selecionar material pedagógico;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • integrar-se em eventos da área;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • dialogar com os outros professores;
  • dialogar com os alunos;
  • organizar exposições de produtos;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • executar a manutenção preventiva;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • adequar material pedagógico;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • demonstrar liderança;
  • comprovar experiência na área específica;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • demonstrar perseverança;
  • agir eticamente na profissão;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • limpar os equipamentos;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • orientar os alunos;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de teleatendimento
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Restaurantes e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Promoção de vendas
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
  • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Treinamento em informática
  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Outras atividades de publicidade
  • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




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