Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
CBO 2332-15 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial

Instrutores de ensino profissional devem:

  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • comunicar-se;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar material pedagógico;
  • prestar serviços À comunidade;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;

Atividades

  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • limpar os equipamentos;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • executar a manutenção preventiva;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • demonstrar perseverança;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • comprovar experiência na área específica;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • selecionar material pedagógico;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • auto avaliar-se;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • registrar controles de estoque;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • selecionar recursos didáticos;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • demonstrar flexibilidade;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • expressar-se com clareza;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • adequar material pedagógico;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • integrar-se em eventos da área;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • conferir a execução da manutenção;
  • comprovar certificação das competências;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • preparar material didático;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • dialogar com os alunos;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • demonstrar liderança;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • demonstrar criatividade;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • analisar as avaliações;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • organizar exposições de produtos;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • participar de campanhas educativas;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • revisar material pedagógico;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • negociar projetos e cursos;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • agir eticamente na profissão;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • orientar os alunos;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • dialogar com os outros professores;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • preencher planilhas de custo;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • elaborar os planos de aula;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de teleatendimento
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Restaurantes e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Promoção de vendas
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
  • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Treinamento em informática
  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Outras atividades de publicidade
  • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Estalageiro
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Estalageiro