Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
CBO 2332-15 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial

Instrutores de ensino profissional devem:

  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • prestar serviços À comunidade;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • elaborar material pedagógico;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • comunicar-se;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • dialogar com os outros professores;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • orientar os alunos;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • organizar exposições de produtos;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • demonstrar liderança;
  • auto avaliar-se;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • agir eticamente na profissão;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • preparar material didático;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • comprovar certificação das competências;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • integrar-se em eventos da área;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • negociar projetos e cursos;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • demonstrar perseverança;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • executar a manutenção preventiva;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • adequar material pedagógico;
  • registrar controles de estoque;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • preencher planilhas de custo;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • revisar material pedagógico;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • participar de campanhas educativas;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • expressar-se com clareza;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • limpar os equipamentos;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • elaborar os planos de aula;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • conferir a execução da manutenção;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • demonstrar flexibilidade;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • selecionar recursos didáticos;
  • selecionar material pedagógico;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • dialogar com os alunos;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • analisar as avaliações;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • comprovar experiência na área específica;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • sistematizar as normas técnicas;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • demonstrar criatividade;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de teleatendimento
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Restaurantes e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Promoção de vendas
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
  • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Treinamento em informática
  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Outras atividades de publicidade
  • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Educador de rua
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Educador de rua