Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Instrutor de treinamento comercial
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Instrutor de informática
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
Instrutores de ensino profissional devem:
- comunicar-se;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- prestar serviços À comunidade;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- demonstrar competências pessoais;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- elaborar material pedagógico;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
Atividades
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- revisar material pedagógico;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- demonstrar criatividade;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- participar de campanhas educativas;
- demonstrar liderança;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- agir eticamente na profissão;
- demonstrar tolerância e paciência;
- integrar-se em eventos da área;
- negociar projetos e cursos;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- conferir a execução da manutenção;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- criar situações de trabalho em equipe;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- demonstrar perseverança;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- auto avaliar-se;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- preparar material didático;
- demonstrar capacidade de organização;
- dialogar com os outros professores;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- sistematizar as normas técnicas;
- tomar providências em casos de emergência;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- organizar exposições de produtos;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- adequar material pedagógico;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- sistematizar a legislação na sua área;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- fixar metas educacionais para a escola;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- identificar novas fontes para atualização;
- preencher diários de classe ou similares;
- orientar os alunos;
- elaborar os planos de aula;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- analisar as avaliações;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- comprovar certificação das competências;
- selecionar material pedagógico;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- sistematizar a produção científica da área;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- executar a manutenção preventiva;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- promover intercâmbios institucionais;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- criar situações operacionais de atividades;
- expressar-se com clareza;
- preencher planilhas de custo;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- selecionar recursos didáticos;
- registrar controles de estoque;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- simular situações atuais de trabalho;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- limpar os equipamentos;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- comprovar experiência na área específica;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- preparar recursos audiovisuais;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- dialogar com os alunos;
- demonstrar flexibilidade;
- controlar o estoque de peças de reposição;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Atividades de teleatendimento
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Restaurantes e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Promoção de vendas
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
- Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Treinamento em informática
- Atividades de cobrança e informações cadastrais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
- Outras atividades de publicidade
- Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas