Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
CBO 2332-15 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial

Instrutores de ensino profissional devem:

  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • prestar serviços À comunidade;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • comunicar-se;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • elaborar material pedagógico;

Atividades

  • demonstrar tolerância e paciência;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • revisar material pedagógico;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • comprovar experiência na área específica;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • comprovar certificação das competências;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • demonstrar perseverança;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • expressar-se com clareza;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • participar de campanhas educativas;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • organizar exposições de produtos;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • selecionar recursos didáticos;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • demonstrar criatividade;
  • agir eticamente na profissão;
  • dialogar com os outros professores;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • adequar material pedagógico;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • integrar-se em eventos da área;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • elaborar os planos de aula;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • orientar os alunos;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • limpar os equipamentos;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • selecionar material pedagógico;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • negociar projetos e cursos;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • preencher planilhas de custo;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • executar a manutenção preventiva;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • preparar material didático;
  • demonstrar liderança;
  • conferir a execução da manutenção;
  • analisar as avaliações;
  • registrar controles de estoque;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • dialogar com os alunos;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • demonstrar flexibilidade;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • auto avaliar-se;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de teleatendimento
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Restaurantes e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Promoção de vendas
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
  • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Treinamento em informática
  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Outras atividades de publicidade
  • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque: