Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
CBO 2332-15 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial

Instrutores de ensino profissional devem:

  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • elaborar material pedagógico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • comunicar-se;
  • prestar serviços À comunidade;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;

Atividades

  • criar situações de trabalho em equipe;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • conferir a execução da manutenção;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • agir eticamente na profissão;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • adequar material pedagógico;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • negociar projetos e cursos;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • preparar material didático;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • dialogar com os alunos;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • limpar os equipamentos;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • demonstrar liderança;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • comprovar certificação das competências;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • preencher planilhas de custo;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • revisar material pedagógico;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • elaborar os planos de aula;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • analisar as avaliações;
  • orientar os alunos;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • selecionar recursos didáticos;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • demonstrar flexibilidade;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • executar a manutenção preventiva;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • expressar-se com clareza;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • selecionar material pedagógico;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • integrar-se em eventos da área;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • organizar exposições de produtos;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • auto avaliar-se;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • participar de campanhas educativas;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • demonstrar perseverança;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • registrar controles de estoque;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • dialogar com os outros professores;
  • comprovar experiência na área específica;
  • demonstrar criatividade;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de teleatendimento
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Restaurantes e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Promoção de vendas
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
  • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Treinamento em informática
  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Outras atividades de publicidade
  • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque: