Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
- Instrutor agrícola
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
Instrutores de ensino profissional devem:
- elaborar material pedagógico;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- prestar serviços À comunidade;
- comunicar-se;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- promover intercâmbios institucionais;
- identificar novas fontes para atualização;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- preencher diários de classe ou similares;
- revisar material pedagógico;
- dialogar com os alunos;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- participar de campanhas educativas;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- conferir a execução da manutenção;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- demonstrar perseverança;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- tomar providências em casos de emergência;
- preparar recursos audiovisuais;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- selecionar recursos didáticos;
- integrar-se em eventos da área;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- criar situações operacionais de atividades;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- sistematizar a produção científica da área;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- demonstrar capacidade de organização;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- selecionar material pedagógico;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- organizar exposições de produtos;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- elaborar os planos de aula;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- sistematizar as normas técnicas;
- comprovar experiência na área específica;
- fixar metas educacionais para a escola;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- agir eticamente na profissão;
- negociar projetos e cursos;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- auto avaliar-se;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- limpar os equipamentos;
- preencher planilhas de custo;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- executar a manutenção preventiva;
- adequar material pedagógico;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- demonstrar criatividade;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- comprovar certificação das competências;
- simular situações atuais de trabalho;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- demonstrar flexibilidade;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- orientar os alunos;
- criar situações de trabalho em equipe;
- dialogar com os outros professores;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- analisar as avaliações;
- expressar-se com clareza;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- demonstrar tolerância e paciência;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- preparar material didático;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- registrar controles de estoque;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- demonstrar liderança;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- sistematizar a legislação na sua área;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Atividades de teleatendimento
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Restaurantes e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Promoção de vendas
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
- Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Treinamento em informática
- Atividades de cobrança e informações cadastrais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
- Outras atividades de publicidade
- Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas