Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
CBO 2332-15 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial

Instrutores de ensino profissional devem:

  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • prestar serviços À comunidade;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • elaborar material pedagógico;

Atividades

  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • conferir a execução da manutenção;
  • organizar exposições de produtos;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • auto avaliar-se;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • participar de campanhas educativas;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • revisar material pedagógico;
  • expressar-se com clareza;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • dialogar com os alunos;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • preparar material didático;
  • selecionar recursos didáticos;
  • adequar material pedagógico;
  • registrar controles de estoque;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • integrar-se em eventos da área;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • demonstrar criatividade;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • selecionar material pedagógico;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • preencher planilhas de custo;
  • analisar as avaliações;
  • demonstrar perseverança;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • orientar os alunos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • dialogar com os outros professores;
  • elaborar os planos de aula;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • executar a manutenção preventiva;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • negociar projetos e cursos;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • comprovar experiência na área específica;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • agir eticamente na profissão;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • comprovar certificação das competências;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • limpar os equipamentos;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • demonstrar liderança;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de teleatendimento
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Restaurantes e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Promoção de vendas
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
  • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Treinamento em informática
  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Outras atividades de publicidade
  • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




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