Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Instrutor de informática
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Instrutor agrícola
- Instrutor de treinamento comercial
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
Instrutores de ensino profissional devem:
- elaborar material pedagógico;
- demonstrar competências pessoais;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- prestar serviços À comunidade;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- comunicar-se;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
Atividades
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- elaborar os planos de aula;
- dialogar com os outros professores;
- comprovar experiência na área específica;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- criar situações de trabalho em equipe;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- demonstrar liderança;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- sistematizar a produção científica da área;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- promover intercâmbios institucionais;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- fixar metas educacionais para a escola;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- sistematizar a legislação na sua área;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- preencher diários de classe ou similares;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- comprovar certificação das competências;
- adequar material pedagógico;
- expressar-se com clareza;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- demonstrar tolerância e paciência;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- selecionar material pedagógico;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- executar a manutenção preventiva;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- preencher planilhas de custo;
- negociar projetos e cursos;
- limpar os equipamentos;
- demonstrar perseverança;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- organizar exposições de produtos;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- conferir a execução da manutenção;
- orientar os alunos;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- tomar providências em casos de emergência;
- auto avaliar-se;
- registrar controles de estoque;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- simular situações atuais de trabalho;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- criar situações operacionais de atividades;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- demonstrar capacidade de organização;
- identificar novas fontes para atualização;
- sistematizar as normas técnicas;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- selecionar recursos didáticos;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- participar de campanhas educativas;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar flexibilidade;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- revisar material pedagógico;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- analisar as avaliações;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- preparar material didático;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- agir eticamente na profissão;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- integrar-se em eventos da área;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- preparar recursos audiovisuais;
- dialogar com os alunos;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Atividades de teleatendimento
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Restaurantes e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Promoção de vendas
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
- Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Treinamento em informática
- Atividades de cobrança e informações cadastrais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
- Outras atividades de publicidade
- Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas