Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
CBO 2332-15 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial

Um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.459,73 e R$ 10.391,41, com a média salarial de R$ 4.663,74 e o salário mediana em R$ 3.834,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.663,74 55.964,89 1.165,94 25,28
1º Quartil 2.459,73 29.516,71 614,93 13,33
Salário Mediana 3.834,00 46.008,00 958,50 20,78
3º Quartil 7.924,93 95.099,18 1.981,23 42,96
Teto Salarial 10.391,41 124.696,90 2.597,85 56,33


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.034 - 13.249 5.352,69 2.033,72 3.978,00 10.938,30 13.248,80
Belo Horizonte - MG 1.624 - 9.603 4.037,80 1.624,29 2.688,00 7.928,38 9.603,10
Rio de Janeiro - RJ 1.610 - 9.745 3.816,58 1.609,60 2.550,00 8.045,63 9.745,11
Barueri - SP 1.760 - 11.425 4.376,58 1.759,58 3.049,00 9.432,40 11.424,81
São Luís - MA 1.924 - 7.389 3.487,70 1.924,10 2.688,00 6.100,53 7.389,14
Curitiba - PR 2.056 - 10.384 4.725,23 2.055,58 3.500,00 8.573,50 10.384,48
Cuiabá - MT 3.820 - 8.394 5.495,55 3.819,77 5.748,00 6.930,53 8.394,47
Uberlândia - MG 1.640 - 8.162 3.270,96 1.640,46 2.135,00 6.738,66 8.162,06
João Pessoa - PB 3.165 - 4.327 3.426,26 3.164,54 3.483,00 3.572,31 4.326,89
Campo Grande - MS 3.145 - 12.355 8.229,60 3.144,76 9.600,00 10.200,00 12.354,55
Imperatriz - MA 2.181 - 7.210 3.521,75 2.181,33 3.259,00 5.953,00 7.210,45
São Caetano do Sul - SP 1.975 - 10.724 4.638,85 1.975,09 3.511,00 8.854,08 10.724,33
Recife - PE 1.633 - 3.804 2.120,65 1.633,19 1.872,00 3.140,93 3.804,39
Brasília - DF 1.670 - 6.311 3.145,98 1.669,68 2.795,50 5.210,00 6.310,51
Fortaleza - CE 1.797 - 10.379 5.726,97 1.797,31 7.051,00 8.569,21 10.379,28
Campinas - SP 1.840 - 10.649 4.773,34 1.840,16 4.000,00 8.791,74 10.648,82
Balsas - MA 1.910 - 6.106 3.169,01 1.909,67 2.444,00 5.041,00 6.105,81
Goiânia - GO 1.572 - 8.776 3.580,58 1.572,22 2.787,00 7.245,61 8.776,10
Teresina - PI 2.370 - 9.391 5.751,78 2.370,06 6.633,00 7.752,94 9.390,60
São Bernardo do Campo - SP 2.241 - 10.640 5.038,01 2.240,82 4.500,00 8.784,43 10.639,97


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.880 - 11.016 4.722,96 1.880,48 3.834,00 9.094,52 11.015,56
Minas Gerais 1.871 - 9.831 5.294,04 1.870,72 6.336,00 8.116,34 9.830,76
Paraná 2.192 - 9.175 5.594,07 2.191,82 6.985,00 7.574,65 9.174,64
Maranhão 2.043 - 6.725 3.374,48 2.043,28 2.688,00 5.552,07 6.724,83
Mato Grosso 2.953 - 10.131 5.583,47 2.953,39 5.748,00 8.364,09 10.130,84
Santa Catarina 1.783 - 5.139 2.617,27 1.782,79 2.226,30 4.242,80 5.139,01
Rio de Janeiro 1.618 - 9.382 3.725,54 1.617,72 2.550,00 7.746,12 9.382,34
Paraíba 2.957 - 4.284 3.364,88 2.956,53 3.483,00 3.537,00 4.284,12
Piauí 4.278 - 11.774 6.812,69 4.277,63 6.633,00 9.720,60 11.773,88
Mato Grosso do Sul 4.342 - 12.355 8.579,61 4.342,40 9.600,00 10.200,00 12.354,55
Ceará 2.220 - 10.699 6.291,03 2.219,82 7.051,00 8.833,35 10.699,22
Bahia 1.684 - 9.774 4.637,96 1.684,29 4.287,00 8.069,69 9.774,25
Rio Grande do Sul 1.631 - 8.276 3.420,28 1.631,10 2.603,00 6.832,41 8.275,62
Pernambuco 1.631 - 5.825 2.569,72 1.630,90 1.872,00 4.808,81 5.824,57
Espírito Santo 2.038 - 6.331 3.446,16 2.037,79 3.470,00 5.227,17 6.331,31
Goiás 1.532 - 7.989 3.337,85 1.532,00 2.591,00 6.595,70 7.988,91
Distrito Federal 1.670 - 6.311 3.145,98 1.669,68 2.795,50 5.210,00 6.310,51
Rio Grande do Norte 1.562 - 4.423 2.492,18 1.561,83 2.422,00 3.651,38 4.422,65
Alagoas 2.022 - 5.862 3.737,85 2.022,38 4.380,00 4.839,32 5.861,53
Amazonas 1.528 - 5.814 2.957,39 1.527,67 1.758,50 4.800,00 5.813,90
Pará 1.427 - 4.482 2.413,88 1.426,67 2.500,00 3.700,33 4.481,95
Sergipe 1.412 - 3.387 1.803,07 1.412,00 1.597,00 2.796,33 3.387,00
Acre 1.412 - 4.015 2.765,67 1.412,00 3.168,00 3.314,67 4.014,82
Rondônia 1.486 - 13.566 4.224,88 1.485,85 2.520,00 11.200,00 13.565,78
Tocantins 1.412 - 3.028 1.799,33 1.412,00 1.816,00 2.500,00 3.028,08


Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial

Instrutores de ensino profissional devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços À comunidade;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • comunicar-se;
  • elaborar material pedagógico;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;

  • Atividades

    • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
    • criar relacionamentos de confiabilidade;
    • demonstrar perseverança;
    • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
    • agir eticamente na profissão;
    • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
    • avaliar competências adquiridas anteriormente;
    • dialogar com os outros professores;
    • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
    • preencher planilhas de custo;
    • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
    • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • simular situações atuais de trabalho;
    • comprovar experiência na área específica;
    • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
    • dialogar com os meios de comunicação de massa;
    • executar a manutenção preventiva;
    • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
    • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
    • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
    • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
    • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
    • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
    • consultar manual do equipamento para manutenção;
    • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
    • tomar parte na organização do currículo escolar;
    • auto avaliar-se;
    • elaborar os planos de aula;
    • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
    • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
    • preparar recursos audiovisuais;
    • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
    • conferir a execução da manutenção;
    • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • revisar material pedagógico;
    • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
    • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
    • orientar os alunos;
    • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
    • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
    • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
    • selecionar material pedagógico;
    • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
    • tomar providências em casos de emergência;
    • participar de campanhas educativas;
    • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
    • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
    • comprovar certificação das competências;
    • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
    • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • divulgar ideias através de projetos de ensino;
    • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
    • sistematizar as mudanças tecnológicas;
    • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
    • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
    • organizar exposições de produtos;
    • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
    • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
    • estimular os alunos na busca de conhecimento;
    • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
    • adequar material pedagógico;
    • controlar o estoque de peças de reposição;
    • definir metodologias e técnicas de ensino;
    • sistematizar a produção científica da área;
    • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
    • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
    • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
    • fixar metas educacionais para a escola;
    • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
    • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
    • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
    • demonstrar flexibilidade;
    • expressar-se com clareza;
    • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
    • criar situações de trabalho em equipe;
    • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
    • preparar material didático;
    • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
    • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
    • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
    • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
    • participar de ações institucionais com objetivo social;
    • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
    • processar materiais para a utilização em ensino;
    • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
    • preencher diários de classe ou similares;
    • registrar controles de estoque;
    • promover intercâmbios institucionais;
    • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
    • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
    • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
    • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
    • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
    • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
    • estabelecer referenciais de avaliação;
    • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
    • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
    • demonstrar capacidade de aprendizagem;
    • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
    • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
    • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
    • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
    • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
    • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
    • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
    • limpar os equipamentos;
    • promover a exposição e venda de produtos do curso;
    • integrar-se em eventos da área;
    • negociar projetos e cursos;
    • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
    • programar a utilização de material didático-pedagógico;
    • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
    • dialogar com os alunos;
    • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
    • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
    • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
    • selecionar recursos didáticos;
    • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
    • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
    • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
    • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
    • sistematizar as normas técnicas;
    • prestar assessoria técnica à comunidade;
    • demonstrar criatividade;
    • propor cronograma de atividades pedagógicas;
    • sistematizar os termos técnicos da área;
    • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
    • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
    • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
    • demonstrar liderança;
    • identificar novas fontes para atualização;
    • sistematizar a legislação na sua área;
    • dialogar com membros e instituições da comunidade;
    • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
    • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
    • analisar as avaliações;
    • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
    • criar situações operacionais de atividades;
    • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
    • demonstrar capacidade de avaliação;
    • demonstrar tolerância e paciência;
    • fixar critérios de avaliação dos alunos;
    • investigar diferentes recursos didáticos;


    Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial no mercado de trabalho

    • Outras atividades de ensino
    • Atividades de teleatendimento
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Restaurantes e similares
    • Promoção de vendas
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Operador de reator nuclear
    Operadores de instalações de geração e distribuição de energia elétrica, hidráulica, térmica ou nuclear

    Operador de reator nuclear