Salário para o cargo de Globista
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Globista - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Globista

Artistas de circo (circenses) devem:

  • ensaiar o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • demonstrar competências pessoais;
  • produzir o número;
  • inventar números;
  • apresentar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • comunicar-se;

Atividades

  • misturar os números criando outros;
  • pesquisar materiais;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • dar entrevistas;
  • frequentar cursos de atualização;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • fazer concentração;
  • criar maquiagem;
  • pesquisar tecnologias;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • adquirir técnicas para cair;
  • preparar a entrada do artista;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • criar guarda roupa;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • fazer aquecimento;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • desenvolver disciplina;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • conquistar empatia do público;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • definir equipamentos de segurança;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • fazer alongamento;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • selecionar música;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • definir coreografia;
  • respeitar ética profissional;
  • transmitir ética circense;
  • motivar os alunos;
  • respeitar relações de trabalho;
  • desmontar o aparelho;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • pesquisar aparelhos;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • montar o aparelho;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • confeccionar o aparelho;
  • trabalhar em equipe;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • pesquisar truques;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;


Setores que mais contratam Globista no mercado de trabalho

  • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares




Profissões em Destaque: