Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Globista
Artistas de circo (circenses) devem:
- comunicar-se;
- inventar números;
- ensaiar o número;
- demonstrar competências pessoais;
- ensinar arte e técnica circense;
- produzir o número;
- apresentar o número;
- vender o espetáculo ou número;
Atividades
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- perceber as habilidades dos alunos;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- motivar os alunos;
- conquistar empatia do público;
- fazer alongamento;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- transmitir ética circense;
- confeccionar o aparelho;
- sincronizar luz e som com a representação;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- misturar os números criando outros;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- respeitar relações de trabalho;
- providenciar material impresso para divulgação;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- pesquisar truques;
- criar maquiagem;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- desmontar o aparelho;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- adquirir técnicas para cair;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- montar o aparelho;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- desenvolver disciplina;
- preparar a entrada do artista;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- definir equipamentos de segurança;
- estabelecer comunicação com o público;
- pesquisar movimentos corporais;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- fazer concentração;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- selecionar música;
- definir coreografia;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- divulgar o espetáculo ou número;
- trabalhar em equipe;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- respeitar ética profissional;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- pesquisar tecnologias;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- errar truques para valorização do trabalho;
- pesquisar aparelhos;
- dar entrevistas;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- aprender a profissão ensaiando;
- demonstrar determinação para aprender;
- pesquisar materiais;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- frequentar cursos de atualização;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- criar guarda roupa;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- fazer aquecimento;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
Setores que mais contratam Globista no mercado de trabalho
- Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares