Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Globista
Artistas de circo (circenses) devem:
- inventar números;
- produzir o número;
- vender o espetáculo ou número;
- apresentar o número;
- ensinar arte e técnica circense;
- demonstrar competências pessoais;
- ensaiar o número;
- comunicar-se;
Atividades
- respeitar relações de trabalho;
- dar entrevistas;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- trabalhar em equipe;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- montar o aparelho;
- adquirir técnicas para cair;
- conquistar empatia do público;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- fazer aquecimento;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- providenciar material impresso para divulgação;
- perceber as habilidades dos alunos;
- desmontar o aparelho;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- definir equipamentos de segurança;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- divulgar o espetáculo ou número;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- sincronizar luz e som com a representação;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- preparar a entrada do artista;
- pesquisar truques;
- criar guarda roupa;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- fazer alongamento;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- desenvolver disciplina;
- respeitar ética profissional;
- pesquisar materiais;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- estabelecer comunicação com o público;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- fazer concentração;
- pesquisar aparelhos;
- errar truques para valorização do trabalho;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- confeccionar o aparelho;
- pesquisar tecnologias;
- criar maquiagem;
- demonstrar determinação para aprender;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- misturar os números criando outros;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- aprender a profissão ensaiando;
- selecionar música;
- motivar os alunos;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- definir coreografia;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- pesquisar movimentos corporais;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- frequentar cursos de atualização;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- transmitir ética circense;
Setores que mais contratam Globista no mercado de trabalho
- Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares