Salário para o cargo de Globista
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Globista - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Globista

Artistas de circo (circenses) devem:

  • produzir o número;
  • inventar números;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • ensaiar o número;
  • apresentar o número;
  • vender o espetáculo ou número;

Atividades

  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • criar guarda roupa;
  • motivar os alunos;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • definir equipamentos de segurança;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • conquistar empatia do público;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • adquirir técnicas para cair;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • fazer concentração;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • frequentar cursos de atualização;
  • misturar os números criando outros;
  • selecionar música;
  • criar maquiagem;
  • montar o aparelho;
  • transmitir ética circense;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • fazer alongamento;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • definir coreografia;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • pesquisar materiais;
  • pesquisar aparelhos;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • pesquisar truques;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • desmontar o aparelho;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • respeitar ética profissional;
  • preparar a entrada do artista;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • pesquisar tecnologias;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • dar entrevistas;
  • confeccionar o aparelho;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • trabalhar em equipe;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • respeitar relações de trabalho;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • desenvolver disciplina;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • fazer aquecimento;


Setores que mais contratam Globista no mercado de trabalho

  • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares




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