Salário para o cargo de Globista
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Globista - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Globista

Artistas de circo (circenses) devem:

  • comunicar-se;
  • apresentar o número;
  • inventar números;
  • ensaiar o número;
  • produzir o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar arte e técnica circense;

Atividades

  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • montar o aparelho;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • fazer aquecimento;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • preparar a entrada do artista;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • pesquisar materiais;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • pesquisar truques;
  • conquistar empatia do público;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • definir coreografia;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • respeitar relações de trabalho;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • misturar os números criando outros;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • fazer concentração;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • frequentar cursos de atualização;
  • transmitir ética circense;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • adquirir técnicas para cair;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • criar guarda roupa;
  • motivar os alunos;
  • fazer alongamento;
  • pesquisar tecnologias;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • definir equipamentos de segurança;
  • respeitar ética profissional;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • dar entrevistas;
  • selecionar música;
  • criar maquiagem;
  • desenvolver disciplina;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • trabalhar em equipe;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • pesquisar aparelhos;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • confeccionar o aparelho;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • desmontar o aparelho;


Setores que mais contratam Globista no mercado de trabalho

  • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares




Profissões em Destaque: