Salário para o cargo de Gerente técnico comercial
CBO 1423-05 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente técnico comercial - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente técnico comercial

Um Gerente técnico comercial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.036,34 e R$ 14.206,34, com a média salarial de R$ 5.160,36 e o salário mediana em R$ 2.789,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente técnico comercial

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.160,36 61.924,28 1.290,09 23,86
1º Quartil 2.036,34 24.436,14 509,09 9,42
Salário Mediana 2.789,00 33.468,00 697,25 12,90
3º Quartil 10.834,36 130.012,38 2.708,59 50,10
Teto Salarial 14.206,34 170.476,13 3.551,59 65,70


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.387 - 29.516 10.199,34 2.386,98 6.000,00 24.368,48 29.515,84
Rio de Janeiro - RJ 1.767 - 20.251 6.337,79 1.766,52 3.000,00 16.718,96 20.250,51
Brasília - DF 1.534 - 7.881 3.141,57 1.533,72 2.140,00 6.506,90 7.881,36
Belo Horizonte - MG 1.641 - 12.201 4.281,93 1.640,97 2.520,00 10.073,32 12.201,11
Curitiba - PR 1.856 - 15.783 5.412,02 1.856,18 3.000,00 13.030,50 15.782,93
Goiânia - GO 1.638 - 11.045 4.090,10 1.638,24 2.700,00 9.119,07 11.045,29
Fortaleza - CE 1.614 - 8.595 3.414,71 1.613,83 2.500,00 7.095,84 8.594,69
Salvador - BA 1.632 - 10.088 3.760,31 1.631,96 2.500,00 8.329,11 10.088,47
Porto Alegre - RS 1.820 - 14.246 5.194,90 1.819,75 3.314,00 11.761,93 14.246,41
Barueri - SP 3.094 - 29.892 12.012,05 3.094,35 9.372,00 24.679,26 29.892,26
Campinas - SP 2.173 - 22.282 7.337,10 2.172,73 4.000,00 18.396,28 22.282,13
Recife - PE 1.811 - 12.120 4.497,29 1.811,42 2.924,88 10.006,70 12.120,42
Ribeirão Preto - SP 2.014 - 13.512 4.973,03 2.013,52 3.088,00 11.155,29 13.511,62
Manaus - AM 1.606 - 10.077 3.744,50 1.605,67 2.415,00 8.319,62 10.076,97
Campo Grande - MS 1.704 - 9.833 3.813,42 1.703,56 2.510,00 8.118,48 9.833,34
Cuiabá - MT 1.591 - 10.255 3.880,17 1.591,33 2.674,00 8.466,61 10.255,01
Uberlândia - MG 1.614 - 13.759 4.634,03 1.613,92 2.500,00 11.359,38 13.758,83
Contagem - MG 1.620 - 9.596 3.625,45 1.620,38 2.500,00 7.922,31 9.595,74
Guarulhos - SP 2.013 - 15.760 5.428,12 2.012,93 3.008,00 13.011,52 15.759,95
Joinville - SC 2.005 - 12.016 4.575,93 2.004,57 3.000,00 9.920,57 12.016,09


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.107 - 24.118 7.784,96 2.106,56 3.936,00 19.912,33 24.118,41
Minas Gerais 1.579 - 9.877 3.660,27 1.578,72 2.400,00 8.154,75 9.877,28
Rio de Janeiro 1.672 - 14.920 4.817,39 1.671,53 2.500,00 12.317,87 14.919,77
Paraná 1.816 - 12.122 4.384,33 1.816,26 2.692,00 10.007,96 12.121,95
Santa Catarina 1.849 - 11.028 4.171,56 1.849,24 2.721,00 9.104,77 11.027,97
Rio Grande do Sul 1.724 - 11.919 4.309,67 1.724,01 2.626,00 9.840,32 11.918,90
Goiás 1.575 - 9.660 3.654,74 1.574,97 2.500,00 7.975,49 9.660,15
Bahia 1.586 - 8.366 3.326,35 1.586,42 2.433,00 6.907,18 8.366,18
Distrito Federal 1.534 - 7.881 3.141,57 1.533,72 2.140,00 6.506,90 7.881,36
Ceará 1.562 - 9.624 3.588,55 1.562,37 2.494,50 7.945,77 9.624,16
Pernambuco 1.640 - 9.589 3.629,50 1.639,60 2.422,00 7.916,72 9.588,97
Mato Grosso 1.597 - 14.826 4.832,26 1.596,65 2.640,00 12.240,54 14.826,10
Espírito Santo 1.579 - 8.809 3.415,87 1.579,42 2.300,00 7.273,00 8.809,28
Pará 1.542 - 7.859 3.164,28 1.542,40 2.300,00 6.488,24 7.858,75
Mato Grosso do Sul 1.668 - 9.561 3.684,16 1.668,31 2.500,00 7.893,30 9.560,60
Maranhão 1.555 - 9.108 3.467,28 1.554,93 2.362,00 7.519,37 9.107,69
Paraíba 1.483 - 6.605 2.835,08 1.482,96 2.129,00 5.453,44 6.605,37
Rio Grande do Norte 1.466 - 6.071 2.714,83 1.466,18 2.100,00 5.012,29 6.071,04
Rondônia 1.504 - 8.132 3.170,34 1.503,78 2.138,00 6.713,62 8.131,74
Amazonas 1.581 - 9.684 3.636,55 1.580,83 2.348,00 7.995,56 9.684,46
Alagoas 1.513 - 7.289 3.049,16 1.512,66 2.316,00 6.017,52 7.288,60
Tocantins 1.479 - 9.902 3.538,48 1.478,96 2.119,50 8.175,05 9.901,87
Piauí 1.458 - 8.089 3.128,40 1.458,02 2.118,00 6.678,65 8.089,38
Sergipe 1.526 - 7.808 3.124,42 1.526,45 2.152,50 6.445,95 7.807,53
Roraima 1.456 - 5.705 2.622,20 1.456,48 2.130,00 4.710,36 5.705,33
Acre 1.488 - 5.453 2.605,68 1.487,70 2.136,00 4.502,07 5.453,04
Amapá 1.463 - 6.128 2.714,32 1.462,74 2.015,00 5.059,52 6.128,24


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente técnico comercial

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • gerenciar recursos humanos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;

  • Atividades

    • agir com empatia;
    • monitorar mídias;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • analisar demanda reclamatória;
    • captar recursos;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • demonstrar criatividade;
    • representar empresa publicamente;
    • administrar conflitos entre partes;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • realizar campanhas de vendas;
    • entrevistar candidatos;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • trabalhar em equipe;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • elaborar orçamentos;
    • revisar planos;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • otimizar custos e recursos;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • avaliar desempenho;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • administrar orçamentos;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • identificar necessidade de recursos;
    • analisar contexto;
    • estabelecer diálogo;
    • elaborar relatórios;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • examinar currículos;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • gerenciar equipes;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • negociar com clientes;
    • dimensionar equipe;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • gerir lucratividade;
    • mapear processo de decisão;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • cobrar ações;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • planejar campanhas de vendas;
    • cobrar resultados da equipe;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • mediar conflitos;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • estabelecer política comercial;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • analisar demanda do cliente;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • tomar decisões;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • monitorar contratos;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • pesquisar mercado;
    • saber ouvir;
    • formular plano de incentivos;
    • gerenciar remanejamentos;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • analisar tendências do mercado;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • autorizar pagamentos;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • liderar pessoas;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • delegar atribuições;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • demonstrar flexibilidade;
    • definir perfis profissionais;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • checar informações para divulgação;
    • negociar com partes interessadas;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • contratar serviços de terceiros;
    • pensar estrategicamente;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • analisar impacto normativo;
    • analisar cenários;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • realizar escuta ativa;


    Setores que mais contratam Gerente técnico comercial no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Restaurantes e similares
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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