Salário para o cargo de Gerente regional de vendas
CBO 1423-20 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente regional de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente regional de vendas

Um Gerente regional de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.064,13 e R$ 18.266,38, com a média salarial de R$ 6.273,19 e o salário mediana em R$ 2.944,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente regional de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.273,19 75.278,26 1.568,30 29,08
1º Quartil 2.064,13 24.769,60 516,03 9,57
Salário Mediana 2.944,50 35.334,00 736,13 13,65
3º Quartil 13.930,72 167.168,67 3.482,68 64,57
Teto Salarial 18.266,38 219.196,58 4.566,60 84,66


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.499 - 34.714 12.661,12 2.498,81 9.314,50 28.659,77 34.713,57
Rio de Janeiro - RJ 1.657 - 20.162 6.217,29 1.656,75 2.758,80 16.646,15 20.162,32
Barueri - SP 2.106 - 26.875 8.628,76 2.106,22 4.500,00 22.188,53 26.875,41
Belo Horizonte - MG 1.684 - 14.743 4.940,17 1.683,61 2.750,00 12.171,85 14.742,92
Fortaleza - CE 1.532 - 7.829 3.135,99 1.532,35 2.172,50 6.463,76 7.829,10
Campinas - SP 1.744 - 23.763 7.813,72 1.744,05 3.708,00 19.618,93 23.763,04
Curitiba - PR 1.905 - 19.756 6.402,28 1.904,87 3.250,00 16.310,31 19.755,54
Brasília - DF 1.606 - 17.413 5.676,18 1.605,90 2.857,00 14.376,36 17.413,07
Goiânia - GO 1.626 - 14.626 4.751,13 1.625,61 2.500,00 12.075,53 14.626,24
Recife - PE 1.643 - 11.196 3.993,75 1.643,44 2.400,00 9.243,67 11.196,21
Salvador - BA 1.597 - 11.502 4.111,34 1.597,27 2.553,00 9.496,09 11.501,95
Porto Alegre - RS 1.846 - 15.060 5.240,56 1.846,49 3.000,00 12.433,72 15.060,10
Cuiabá - MT 1.565 - 10.796 4.172,02 1.565,05 2.964,00 8.913,16 10.795,89
São Bernardo do Campo - SP 2.280 - 19.668 6.952,58 2.280,49 5.369,00 16.238,04 19.668,00
Ribeirão Preto - SP 2.165 - 20.613 6.687,13 2.165,25 3.300,00 17.017,99 20.612,70
Teresina - PI 1.484 - 5.798 2.444,46 1.484,29 1.618,00 4.787,18 5.798,38
Manaus - AM 1.532 - 10.792 3.726,10 1.531,83 2.083,00 8.910,03 10.792,09
Guarulhos - SP 2.031 - 23.121 7.554,50 2.030,53 3.551,00 19.089,14 23.121,34
Contagem - MG 1.660 - 13.433 4.873,11 1.660,09 3.200,00 11.090,55 13.433,21
São Luís - MA 1.511 - 6.708 2.817,61 1.510,56 2.121,23 5.538,42 6.708,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.132 - 28.903 9.588,60 2.131,77 5.029,00 23.862,39 28.902,84
Minas Gerais 1.583 - 12.340 4.261,05 1.583,20 2.500,00 10.188,15 12.340,19
Rio de Janeiro 1.622 - 16.301 5.128,45 1.621,79 2.500,00 13.457,93 16.300,65
Paraná 1.825 - 14.336 4.825,86 1.824,55 2.618,50 11.835,72 14.335,78
Santa Catarina 1.853 - 12.727 4.549,96 1.852,79 2.721,00 10.507,48 12.726,97
Rio Grande do Sul 1.748 - 12.798 4.499,83 1.747,56 2.600,00 10.566,01 12.797,86
Ceará 1.490 - 7.869 3.103,95 1.489,52 2.118,00 6.497,02 7.869,38
Goiás 1.545 - 13.553 4.461,73 1.545,19 2.500,00 11.189,10 13.552,57
Bahia 1.560 - 10.005 3.721,01 1.559,93 2.500,00 8.260,05 10.004,82
Pernambuco 1.558 - 9.810 3.588,87 1.558,08 2.223,00 8.099,26 9.810,06
Mato Grosso 1.544 - 12.904 4.414,56 1.544,42 2.500,00 10.653,59 12.903,95
Espírito Santo 1.622 - 10.666 3.993,19 1.621,87 2.500,00 8.805,55 10.665,54
Distrito Federal 1.606 - 17.413 5.676,18 1.605,90 2.857,00 14.376,36 17.413,07
Pará 1.510 - 7.828 3.088,54 1.509,79 2.091,00 6.463,12 7.828,32
Maranhão 1.501 - 6.724 2.829,05 1.500,60 2.100,00 5.551,60 6.724,27
Mato Grosso do Sul 1.601 - 10.766 3.881,37 1.600,75 2.316,00 8.888,38 10.765,88
Piauí 1.464 - 5.869 2.450,12 1.464,07 1.618,00 4.845,75 5.869,32
Rio Grande do Norte 1.480 - 5.973 2.697,17 1.479,83 2.118,00 4.931,36 5.973,01
Paraíba 1.490 - 7.628 3.066,77 1.490,08 2.167,50 6.297,73 7.628,00
Amazonas 1.507 - 10.750 3.682,22 1.506,75 2.040,00 8.875,63 10.750,43
Rondônia 1.532 - 7.622 3.084,83 1.532,13 2.300,00 6.292,54 7.621,72
Alagoas 1.513 - 7.043 3.072,01 1.513,16 2.355,74 5.814,70 7.042,94
Sergipe 1.520 - 6.653 2.883,28 1.520,46 2.151,00 5.492,40 6.652,56
Tocantins 1.464 - 8.658 3.305,97 1.463,97 2.160,00 7.147,73 8.657,55
Roraima 1.503 - 4.365 2.247,30 1.503,17 1.800,00 3.604,13 4.365,44
Amapá 1.492 - 6.194 2.693,89 1.492,39 2.000,00 5.113,98 6.194,20
Acre 1.458 - 5.035 2.449,94 1.457,86 2.052,00 4.156,52 5.034,50


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente regional de vendas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar recursos humanos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;

  • Atividades

    • realizar estudo de viabilidade;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • elaborar relatórios;
    • avaliar desempenho;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • demonstrar flexibilidade;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • cobrar resultados da equipe;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • checar informações para divulgação;
    • mapear processo de decisão;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • administrar orçamentos;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • elaborar orçamentos;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • monitorar mídias;
    • analisar impacto normativo;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • trabalhar em equipe;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • autorizar pagamentos;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • analisar demanda reclamatória;
    • analisar tendências do mercado;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • identificar necessidade de recursos;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • analisar demanda do cliente;
    • estabelecer política comercial;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • realizar escuta ativa;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • liderar pessoas;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • negociar com clientes;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • contratar serviços de terceiros;
    • tomar decisões;
    • dimensionar equipe;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • revisar planos;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • analisar contexto;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • negociar com partes interessadas;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • pesquisar mercado;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • agir com empatia;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • captar recursos;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • entrevistar candidatos;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • delegar atribuições;
    • otimizar custos e recursos;
    • pensar estrategicamente;
    • gerenciar remanejamentos;
    • cobrar ações;
    • estabelecer diálogo;
    • administrar conflitos entre partes;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • analisar cenários;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • definir perfis profissionais;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • mediar conflitos;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • examinar currículos;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • gerenciar equipes;
    • formular plano de incentivos;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • representar empresa publicamente;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • monitorar contratos;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • planejar campanhas de vendas;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • saber ouvir;
    • demonstrar criatividade;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • gerir lucratividade;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • realizar campanhas de vendas;


    Setores que mais contratam Gerente regional de vendas no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de calçados
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Atividades de teleatendimento




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: