Salário para o cargo de Gerente de serviços e peças
CBO 1414-20 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de serviços e peças - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de serviços e peças

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • atender aos clientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir recursos materiais e financeiros;

Atividades

  • resolver reclamações de clientes;
  • expressar-se gestualmente;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • participar de reuniões;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • implantar técnicas de vendas;
  • cooperar na definição de projetos;
  • gerir compras;
  • medir resultados de treinamento;
  • representar a empresa;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • elaborar plano de investimentos;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • promover programas prevencionistas;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • operar equipamentos de informática;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • delegar atribuições;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • auxiliar em testes de campo de novos produtos;
  • sugerir investimentos;
  • redigir comunicados e normas;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • avaliar desempenho;
  • contratar serviços;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • entrevistar candidatos;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • remanejar leiaute;
  • exercitar a autonomia;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • examinar currículos;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • captar recursos;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • propor compra de novos itens;
  • exercer liderança;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • expressar-se oralmente;
  • fazer orçamentos;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • orientar clientes;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • gerir investimentos;
  • administrar remanejamentos;
  • recepcionar mercadorias;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • cobrar resultados;
  • agir com dinamismo;
  • determinar perfis profissionais;
  • estimular a motivação das equipes;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • atender agentes de fiscalização;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • sugerir inovações;
  • planejar compras e locações;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • analisar tendências do mercado;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • gerir custos;
  • instruir subordinados;
  • manter apresentação pessoal;
  • elaborar normas e instruções;
  • buscar atualização profissional;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • designar equipe para projeto;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • definir estratégias de terceirização;
  • providenciar integração de funcionários;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • gerir estoques;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • demonstrar motivação;
  • transferir numerário para o banco;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • formular incentivos de produtividade;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;


Setores que mais contratam Gerente de serviços e peças no mercado de trabalho

  • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
  • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio por atacado de caminhões novos e usados
  • Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
  • Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção




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