Salário para o cargo de Gerente de serviços e peças
CBO 1414-20 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de serviços e peças - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de serviços e peças

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • atender aos clientes;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;

Atividades

  • administrar remanejamentos;
  • cooperar na definição de projetos;
  • entrevistar candidatos;
  • planejar compras e locações;
  • medir resultados de treinamento;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • participar de reuniões;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • avaliar desempenho;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • instruir subordinados;
  • implantar técnicas de vendas;
  • formular incentivos de produtividade;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • recepcionar mercadorias;
  • delegar atribuições;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • transferir numerário para o banco;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • analisar tendências do mercado;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • exercitar a autonomia;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • fazer orçamentos;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • elaborar normas e instruções;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • representar a empresa;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • demonstrar motivação;
  • propor compra de novos itens;
  • resolver reclamações de clientes;
  • agir com dinamismo;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • exercer liderança;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • gerir custos;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • designar equipe para projeto;
  • captar recursos;
  • cobrar resultados;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • estimular a motivação das equipes;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • sugerir investimentos;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • auxiliar em testes de campo de novos produtos;
  • sugerir inovações;
  • determinar perfis profissionais;
  • operar equipamentos de informática;
  • remanejar leiaute;
  • orientar clientes;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • contratar serviços;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • gerir estoques;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • providenciar integração de funcionários;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • examinar currículos;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • expressar-se gestualmente;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • gerir compras;
  • redigir comunicados e normas;
  • definir estratégias de terceirização;
  • atender agentes de fiscalização;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • buscar atualização profissional;
  • expressar-se oralmente;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • gerir investimentos;
  • elaborar plano de investimentos;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • manter apresentação pessoal;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • promover programas prevencionistas;


Setores que mais contratam Gerente de serviços e peças no mercado de trabalho

  • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
  • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio por atacado de caminhões novos e usados
  • Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
  • Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção




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