Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
- Relojoeiro (comércio varejista)
- Exportador - empregador
- Proprietário de lavanderia
- Locador de bóia para lazer
- Sorveteiro (comércio varejista)
- Peixeiro (comércio varejista)
- Cantineiro (comércio varejista)
- Vidraceiro de quadros e molduras (comércio varejista)
- Cacaulista
- Bauleiro
- Alfarrabista (comércio varejista)
- Armeiro (comércio varejista)
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Gerente de serviços e peças
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- estruturar equipes de trabalho;
- atender aos clientes;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- demonstrar competências pessoais;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
Atividades
- prover ações de preservação ambiental;
- sugerir inovações;
- buscar atualização profissional;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- participar de reuniões;
- resolver reclamações de clientes;
- auxiliar em testes de campo de novos produtos;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- gerir estoques;
- liberar mercadorias para entrega;
- recepcionar mercadorias;
- gerenciar contratos de serviços;
- entrevistar candidatos;
- demonstrar motivação;
- sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
- administrar conflitos entre funcionários;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- monitorar o andamento de projetos;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- recomendar promoção de funcionários;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- realizar reuniões com a equipe;
- determinar perfis profissionais;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- apreciar inovações organizacionais;
- expressar-se gestualmente;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- promover programas prevencionistas;
- revisar manuais de procedimentos;
- sugerir investimentos;
- exercitar a autonomia;
- instruir subordinados;
- analisar tendências do mercado;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- delegar atribuições;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- preparar relatórios para a diretoria;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- cooperar na definição de projetos;
- acompanhar a execução orçamentária;
- agir com dinamismo;
- atender agentes de fiscalização;
- administrar remanejamentos;
- exercer liderança;
- gerir compras;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- colaborar na definição de epi e epc;
- gerir custos;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- operar equipamentos de informática;
- acompanhar auditoria interna e externa;
- fazer orçamentos;
- expressar-se oralmente;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- acompanhar rotinas administrativas;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- manter apresentação pessoal;
- elaborar plano de investimentos;
- propor compra de novos itens;
- negociar preços e condições de pagamento;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- gerir investimentos;
- designar equipe para projeto;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- redigir comunicados e normas;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- estimular a motivação das equipes;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- argumentar com convicção (persuasão);
- elaborar normas e instruções;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- orientar clientes;
- examinar currículos;
- sugerir melhoria em mercadorias;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- medir resultados de treinamento;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- implementar reciclagem de funcionários;
- transferir numerário para o banco;
- representar a empresa;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- remanejar leiaute;
- divulgar mercadorias e serviços;
- captar recursos;
- formular incentivos de produtividade;
- definir estratégias de terceirização;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- controlar o cumprimento de normas;
- avaliar desempenho;
- planejar compras e locações;
- providenciar integração de funcionários;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- zelar pela organização do local de trabalho;
- contratar serviços;
- implantar técnicas de vendas;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- cobrar resultados;
Setores que mais contratam Gerente de serviços e peças no mercado de trabalho
- Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio por atacado de caminhões novos e usados
- Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
- Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
- Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Serviços de comunicação multimídia - scm
- Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial
- Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
- Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção