Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
- Beiradeiro
- Negociante (comércio atacadista )
- Alheiro (comércio atacadista)
- Quitandeiro (comércio varejista)
- Locador de cadeira de praia
- Sorveteiro (comércio varejista)
- Charuteiro - no comércio - empregador
- Boiadeiro (comércio de gado)
- Boieiro
- Belchior
- Relojoeiro (comércio varejista)
- Subchefe de loja (operações comerciais)
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Gerente de serviços e peças
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- demonstrar competências pessoais;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- atender aos clientes;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- estruturar equipes de trabalho;
Atividades
- contratar serviços;
- determinar perfis profissionais;
- prover ações de preservação ambiental;
- controlar o cumprimento de normas;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- preparar relatórios para a diretoria;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- operar equipamentos de informática;
- remanejar leiaute;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- participar de reuniões;
- transferir numerário para o banco;
- buscar atualização profissional;
- examinar currículos;
- representar a empresa;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- administrar conflitos entre funcionários;
- definir estratégias de terceirização;
- gerir estoques;
- acompanhar rotinas administrativas;
- sugerir investimentos;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- elaborar plano de investimentos;
- cobrar resultados;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- atender agentes de fiscalização;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- expressar-se oralmente;
- analisar tendências do mercado;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- negociar preços e condições de pagamento;
- medir resultados de treinamento;
- avaliar desempenho;
- gerir custos;
- demonstrar motivação;
- fazer orçamentos;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- recomendar promoção de funcionários;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- auxiliar em testes de campo de novos produtos;
- acompanhar auditoria interna e externa;
- exercitar a autonomia;
- sugerir inovações;
- sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
- expressar-se gestualmente;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- gerir compras;
- revisar manuais de procedimentos;
- recepcionar mercadorias;
- exercer liderança;
- promover programas prevencionistas;
- argumentar com convicção (persuasão);
- agir com dinamismo;
- estimular a motivação das equipes;
- gerenciar contratos de serviços;
- monitorar o andamento de projetos;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- planejar compras e locações;
- designar equipe para projeto;
- delegar atribuições;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- divulgar mercadorias e serviços;
- gerir investimentos;
- propor compra de novos itens;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- elaborar normas e instruções;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- instruir subordinados;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- manter apresentação pessoal;
- administrar remanejamentos;
- implementar reciclagem de funcionários;
- entrevistar candidatos;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- liberar mercadorias para entrega;
- formular incentivos de produtividade;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- cooperar na definição de projetos;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- colaborar na definição de epi e epc;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- redigir comunicados e normas;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- sugerir melhoria em mercadorias;
- orientar clientes;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- resolver reclamações de clientes;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- acompanhar a execução orçamentária;
- captar recursos;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- implantar técnicas de vendas;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- providenciar integração de funcionários;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- realizar reuniões com a equipe;
- apreciar inovações organizacionais;
Setores que mais contratam Gerente de serviços e peças no mercado de trabalho
- Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio por atacado de caminhões novos e usados
- Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
- Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
- Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Serviços de comunicação multimídia - scm
- Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial
- Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
- Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção