Salário para o cargo de Gerente de serviços e peças
CBO 1414-20 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de serviços e peças - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de serviços e peças

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • atender aos clientes;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;

Atividades

  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • orientar clientes;
  • representar a empresa;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • gerir custos;
  • sugerir inovações;
  • promover programas prevencionistas;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • implantar técnicas de vendas;
  • designar equipe para projeto;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • examinar currículos;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • expressar-se oralmente;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • analisar tendências do mercado;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • definir estratégias de terceirização;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • remanejar leiaute;
  • elaborar normas e instruções;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • redigir comunicados e normas;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • fazer orçamentos;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • gerir investimentos;
  • providenciar integração de funcionários;
  • agir com dinamismo;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • formular incentivos de produtividade;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • avaliar desempenho;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • administrar remanejamentos;
  • propor compra de novos itens;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • medir resultados de treinamento;
  • gerir compras;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • atender agentes de fiscalização;
  • captar recursos;
  • estimular a motivação das equipes;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • operar equipamentos de informática;
  • exercer liderança;
  • entrevistar candidatos;
  • sugerir investimentos;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • resolver reclamações de clientes;
  • gerir estoques;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • demonstrar motivação;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • exercitar a autonomia;
  • determinar perfis profissionais;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • manter apresentação pessoal;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • delegar atribuições;
  • elaborar plano de investimentos;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • participar de reuniões;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • expressar-se gestualmente;
  • instruir subordinados;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • auxiliar em testes de campo de novos produtos;
  • planejar compras e locações;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • cooperar na definição de projetos;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • cobrar resultados;
  • contratar serviços;
  • buscar atualização profissional;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • recepcionar mercadorias;
  • transferir numerário para o banco;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;


Setores que mais contratam Gerente de serviços e peças no mercado de trabalho

  • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
  • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio por atacado de caminhões novos e usados
  • Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
  • Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção




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