Salário para o cargo de Gerente de serviços e peças
CBO 1414-20 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de serviços e peças - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Quanto ganha um Gerente de serviços e peças

Um Gerente de serviços e peças trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.155,62 e R$ 12.338,94, com a média salarial de R$ 4.822,73 e o salário mediana em R$ 3.042,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de serviços e peças

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.822,73 57.872,82 1.205,68 22,17
1º Quartil 2.155,62 25.867,47 538,91 9,91
Salário Mediana 3.042,00 36.504,00 760,50 13,99
3º Quartil 9.410,20 112.922,41 2.352,55 43,27
Teto Salarial 12.338,94 148.067,25 3.084,73 56,73


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.254 - 24.867 8.873,78 2.253,78 5.289,00 20.530,74 24.867,45
Rio de Janeiro - RJ 1.920 - 12.027 4.571,60 1.920,13 3.309,50 9.929,23 12.026,58
Cotia - SP 1.856 - 6.239 2.741,59 1.856,00 1.856,00 5.150,58 6.238,54
Belo Horizonte - MG 2.015 - 19.417 6.429,10 2.014,94 3.650,00 16.030,61 19.416,75
Goiânia - GO 1.556 - 9.543 3.785,34 1.555,81 3.000,00 7.878,44 9.542,60
Curitiba - PR 2.035 - 19.286 6.250,27 2.035,19 3.257,00 15.922,80 19.286,17
Brasília - DF 1.718 - 8.077 3.417,67 1.718,45 2.108,00 6.668,14 8.076,65
Campo Grande - MS 1.584 - 9.596 3.984,72 1.583,53 3.000,00 7.922,37 9.595,81
Barueri - SP 3.294 - 26.941 11.093,19 3.293,87 9.999,00 22.242,95 26.941,33
Porto Alegre - RS 1.849 - 6.966 3.221,61 1.848,77 2.300,00 5.751,25 6.966,08
Manaus - AM 1.735 - 12.874 4.816,85 1.735,46 3.570,00 10.629,08 12.874,26
Cuiabá - MT 1.670 - 15.944 5.390,18 1.670,42 3.236,00 13.163,50 15.944,03
Ribeirão Preto - SP 2.115 - 10.504 4.472,55 2.115,09 3.356,00 8.671,79 10.503,54
Guarulhos - SP 1.965 - 19.561 6.815,09 1.964,73 4.292,00 16.149,73 19.561,03
Fortaleza - CE 1.500 - 7.482 3.531,39 1.499,70 2.971,50 6.176,96 7.481,72
Campinas - SP 1.973 - 23.454 7.710,62 1.973,06 4.180,00 19.363,75 23.453,96
Ponta Grossa - PR 1.889 - 18.041 6.178,47 1.889,33 3.841,20 14.895,11 18.041,41
Salvador - BA 1.575 - 9.369 3.963,18 1.574,50 3.374,00 7.735,06 9.368,94
Joinville - SC 2.222 - 11.367 4.430,42 2.222,00 3.169,00 9.385,00 11.367,39
Recife - PE 1.688 - 10.136 4.184,94 1.687,50 3.200,00 8.368,25 10.135,88


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.986 - 19.306 6.594,41 1.986,19 3.800,50 15.939,09 19.305,91
Minas Gerais 1.735 - 12.957 4.597,93 1.735,42 2.793,00 10.697,61 12.957,26
Paraná 1.976 - 12.439 4.785,48 1.975,77 3.300,00 10.269,79 12.439,08
Santa Catarina 1.894 - 9.285 4.033,96 1.893,80 3.226,50 7.665,49 9.284,68
Rio de Janeiro 1.820 - 12.205 4.520,58 1.819,58 3.000,00 10.076,72 12.205,22
Mato Grosso 1.685 - 9.184 3.819,87 1.685,35 2.835,00 7.582,29 9.183,90
Rio Grande do Sul 1.933 - 8.649 3.894,26 1.933,36 3.356,00 7.141,05 8.649,45
Goiás 1.555 - 10.085 3.945,90 1.555,39 3.000,00 8.326,63 10.085,47
Bahia 1.518 - 7.770 3.331,56 1.518,15 2.603,00 6.415,20 7.770,28
Mato Grosso do Sul 1.697 - 9.830 4.152,73 1.696,97 3.182,50 8.115,66 9.829,93
Pará 1.525 - 9.600 3.600,45 1.524,57 2.226,00 7.926,13 9.600,37
Espírito Santo 1.783 - 10.288 4.089,13 1.783,32 2.893,00 8.493,73 10.287,86
Pernambuco 1.705 - 13.085 4.792,84 1.705,09 3.200,00 10.803,14 13.085,08
Tocantins 1.631 - 11.049 3.844,28 1.631,10 2.260,00 9.121,91 11.048,73
Distrito Federal 1.718 - 8.077 3.417,67 1.718,45 2.108,00 6.668,14 8.076,65
Ceará 1.487 - 8.877 3.697,77 1.486,78 2.570,00 7.329,29 8.877,46
Rondônia 1.512 - 6.269 2.875,92 1.511,80 2.487,50 5.175,36 6.268,55
Amazonas 1.754 - 12.401 4.766,55 1.754,36 3.535,00 10.238,07 12.400,66
Maranhão 1.551 - 7.757 3.542,12 1.550,62 3.138,25 6.404,46 7.757,28
Rio Grande do Norte 1.667 - 5.565 2.875,45 1.666,50 2.604,00 4.594,83 5.565,40
Paraíba 1.465 - 5.305 2.539,98 1.465,10 2.000,00 4.379,60 5.304,70
Alagoas 1.444 - 6.868 2.939,50 1.443,63 2.142,50 5.670,50 6.868,28
Sergipe 1.527 - 7.862 3.248,03 1.526,86 2.500,00 6.491,29 7.862,44
Piauí 1.499 - 10.291 3.945,39 1.498,71 2.471,00 8.496,29 10.290,96
Roraima 1.412 - 6.413 2.401,59 1.412,00 1.412,00 5.295,00 6.413,46
Amapá 2.195 - 19.380 6.212,78 2.194,61 3.069,00 16.000,00 19.379,68
Acre 1.412 - 5.689 2.308,33 1.412,00 1.522,00 4.696,67 5.688,74


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de serviços e peças

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • atender aos clientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • estruturar equipes de trabalho;

  • Atividades

    • sugerir investimentos;
    • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
    • gerir investimentos;
    • sugerir melhoria em mercadorias;
    • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
    • expressar-se oralmente;
    • examinar currículos;
    • administrar horas trabalhadas, horas extras;
    • mediar relação entre funcionário e empresa;
    • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
    • realizar reuniões com a equipe;
    • recomendar promoção de funcionários;
    • avaliar desempenho;
    • preparar relatórios para a diretoria;
    • remanejar leiaute;
    • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
    • gerir compras;
    • pesquisar a satisfação dos clientes;
    • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
    • elaborar normas e instruções;
    • apreciar inovações organizacionais;
    • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
    • estabelecer escala de férias e de folgas;
    • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
    • evidenciar equilíbrio emocional;
    • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
    • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
    • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
    • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
    • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
    • recepcionar mercadorias;
    • determinar perfis profissionais;
    • sugerir inovações;
    • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
    • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
    • avaliar nível de satisfação das equipes;
    • cobrar resultados;
    • exercitar a autonomia;
    • averiguar comportamento dos concorrentes;
    • propor compra de novos itens;
    • operar equipamentos de informática;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
    • prestar assistência social aos funcionários;
    • auxiliar em testes de campo de novos produtos;
    • orientar clientes;
    • divulgar mercadorias e serviços;
    • acompanhar auditoria interna e externa;
    • participar de reuniões;
    • fazer orçamentos;
    • argumentar com convicção (persuasão);
    • controlar o cumprimento de normas;
    • promover funcionários;
    • zelar pela organização do local de trabalho;
    • cooperar na definição de projetos;
    • analisar tendências do mercado;
    • acompanhar a execução orçamentária;
    • colaborar na definição de epi e epc;
    • providenciar integração de funcionários;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • prover ações de preservação ambiental;
    • resolver reclamações de clientes;
    • planejar compras e locações;
    • atender agentes de fiscalização;
    • representar a empresa;
    • designar equipe para projeto;
    • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
    • contratar serviços;
    • gerenciar contratos de serviços;
    • expressar-se gestualmente;
    • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
    • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
    • autorizar pagamentos e recebimentos;
    • liberar mercadorias para entrega;
    • estimular a motivação das equipes;
    • demonstrar motivação;
    • elaborar plano de investimentos;
    • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
    • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
    • redigir comunicados e normas;
    • exercer liderança;
    • negociar preços e condições de pagamento;
    • captar recursos;
    • transferir numerário para o banco;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • qualificar fornecedores;
    • monitorar o andamento de projetos;
    • promover programas prevencionistas;
    • buscar atualização profissional;
    • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
    • agir com dinamismo;
    • implantar técnicas de vendas;
    • manter apresentação pessoal;
    • definir estratégias de terceirização;
    • administrar remanejamentos;
    • instruir subordinados;
    • acompanhar rotinas administrativas;
    • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
    • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
    • implementar reciclagem de funcionários;
    • gerir custos;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
    • definir perfil do consumidor final;
    • entrevistar candidatos;
    • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
    • gerir estoques;
    • delegar atribuições;
    • informar funcionários sobre seus desempenhos;
    • revisar manuais de procedimentos;
    • formular incentivos de produtividade;
    • medir resultados de treinamento;


    Setores que mais contratam Gerente de serviços e peças no mercado de trabalho

    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
    • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio por atacado de caminhões novos e usados
    • Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
    • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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