Salário para o cargo de Gerente de relações industriais
CBO 1422-05 > Gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho

Gerente de relações industriais - Descrição, atividades e funções do cargo

Gerenciam atividades de departamentos ou serviços de pessoal, recrutamento e seleção, cargos e salários, benefícios, treinamento e desenvolvimento, liderando e facilitando o desenvolvimento do trabalho das equipes. Assessoram diretoria e setores da empresa em atividades como planejamento, contratações, negociações de relações humanas e do trabalho. Atuam em eventos corporativos e da comunidade, representando a empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho os profissionais podem exercer suas funções em uma gama variada de atividades econômicas dentro do comércio, da indústria, dos serviços e da agropecuária. Atuam como empregados em empresas privadas ou públicas, em geral de portes médio e grande. Há registros de terceirização dos serviços de recrutamento, seleção e treinamento, o que pode levar à desaparição da área no organograma de várias empresas e seu ressurgimento em outras, naquelas subcontratadas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho

As ocupações da família são exercidas por profissionais que tenham cursado, pelo menos, o nível superior completo, formados em qualquer ramo do conhecimento, com experiência ou formação complementar predominante nas áreas de psicologia ou administração. É desejável que as ocupações sejam exercidas por profissionais com quatro a cinco anos de experiência na área de recursos humanos.


Funções e atividades do Gerente de relações industriais

Gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho devem:

  • coordenar recrutamento e seleção de pessoal;
  • controlar benefícios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar atividades do departamento de pessoal;
  • administrar cargos e salários;
  • gerir atividades de treinamento e desenvolvimento;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • atuar em eventos;

Atividades

  • demonstrar capacidade empreendedora;
  • dominar informática;
  • controlar benefícios junto a órgãos públicos;
  • pesquisar planos de benefícios;
  • analisar proposta de promoção de funcionários;
  • assessorar chefia em problemas psicossociais dos funcionários;
  • reciclar-se constantemente;
  • desenvolver alternativas de recrutamento e seleção;
  • elaborar normas e procedimentos organizacionais para treinamento;
  • elaborar programas para desenvolvimento educacional;
  • participar de seminários na área;
  • fazer parte do programa para certificação de qualidade total;
  • criar organograma de cargos;
  • avaliar processo de seleção;
  • assessorar na elaboração das metas orçamentárias;
  • elaborar procedimentos para cumprir as convenções coletivas;
  • implantar plano de carreira;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • demonstrar assertividade;
  • gerenciar documentações legais;
  • administrar descrição de cargos;
  • negociar acordos com entidades sindicais e de relações trabalhistas;
  • administrar estrutura de remuneração;
  • organizar plano de benefícios;
  • assessorar outras áreas sobre a legislação pertinente a rh;
  • prestar informações à fiscalização do trabalho;
  • negociar contratos com fornecedores;
  • consolidar plano de treinamento;
  • desempenhar papel facilitador;
  • programar eventos corporativos;
  • desenvolver plano de carreira;
  • planejar reuniões com a comunidade;
  • demonstrar ética profissional;
  • gerenciar contratos de estagiários e terceiros;
  • gerenciar ações trabalhistas;
  • providenciar o recolhimento de encargos sociais;
  • coordenar aplicação de testes e provas para candidatos;
  • fornecer à diretoria informações relacionadas a pessoal;
  • avaliar potencial de funcionários para aproveitamento interno;
  • supervisionar rotinas administrativas;
  • administrar organograma de cargos;
  • administrar pesquisa salarial;
  • gerenciar contratação de pessoal e rescisão contratual;
  • analisar resultados de pesquisa salarial;
  • representar empresa publicamente;
  • gerenciar folha de pagamento;
  • transformar-se em agente de mudança;
  • assessorar na elaboração e implantação do plano estratégico da empresa;
  • mediar relação entre funcionários e empresa;
  • promover programas prevencionistas;
  • preparar relatório à diretoria;
  • demonstrar habilidade de negociação;
  • gerenciar custo de mão-de-obra;
  • planejar reuniões com outras entidades;
  • analisar contratos de trabalho;
  • emitir parecer do perfil do candidato;
  • promover campanhas sociais;
  • conduzir reuniões, palestras e treinamentos;
  • medir resultados e custos de treinamento;
  • administrar número efetivo de funcionários (headaccount);
  • gerenciar movimentação de pessoal;
  • pesquisar internamente satisfação dos usuários do benefício;
  • demonstrar facilidade de comunicação;
  • atender funcionários e dependentes;
  • controlar contratos com fornecedores;
  • desenvolver empatia;
  • entrevistar candidatos;
  • elaborar planos de incentivo e motivacionais;
  • consultar fontes jurídicas;
  • disponibilizar recursos didático-pedagógicos;
  • definir formas de divulgação para recrutamento;
  • participar de grupos de discussão na área de rh;
  • revelar espírito de liderança;
  • coordenar levantamento de necessidades de treinamento;
  • participar de reuniões com diretoria ou gerência;
  • assessorar eventos de outras áreas;
  • elaborar relatório estatístico;
  • contratar consultorias para recrutamento e seleção;
  • coordenar análise curricular;
  • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • efetuar análise da relação custo-benefício em recursos humanos;
  • contratar consultorias de treinamento;


Setores que mais contratam Gerente de relações industriais no mercado de trabalho

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Atividades de contabilidade
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Construção de edifícios
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Supermercados
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Restaurantes e similares
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Hotéis
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios




Profissões em Destaque: