Salário para o cargo de Gerente de produtos
CBO 1423-15 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de produtos - Descrição, atividades e funções do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de produtos

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • gerenciar recursos humanos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;

Atividades

  • trabalhar em equipe;
  • monitorar contratos;
  • planejar campanhas de vendas;
  • analisar tendências do mercado;
  • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
  • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
  • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
  • atender a auditoria interna e externa;
  • elaborar orçamentos;
  • identificar necessidade de recursos;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • saber ouvir;
  • examinar currículos;
  • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
  • realizar campanhas de vendas;
  • contratar serviços de terceiros;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • criar programas e ações de fidelização de clientes;
  • administrar orçamentos;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • gerir lucratividade;
  • negociar condições e prioridades de projetos;
  • coordenar serviços de atendimento a clientes;
  • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
  • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
  • entrevistar candidatos;
  • monitorar metas e indicadores de desempenho;
  • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
  • planejar campanhas publicitárias;
  • formular plano de incentivos;
  • implementar serviços de atendimento a clientes;
  • elaborar relatórios;
  • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • liderar pessoas;
  • representar empresa publicamente;
  • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
  • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
  • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • demonstrar habilidades comunicativas;
  • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
  • delegar atribuições;
  • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
  • determinar faixas de preços para comercialização;
  • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
  • avaliar desempenho;
  • analisar fatores econômico-financeiros;
  • revisar planos;
  • pesquisar mercado;
  • detectar necessidades de capacitação profissional;
  • estabelecer política comercial;
  • gerir nível de satisfação do cliente;
  • demonstrar flexibilidade;
  • dimensionar equipe;
  • assessorar nos contatos com a imprensa;
  • captar recursos;
  • avaliar nível de satisfação da equipe;
  • definir perfis profissionais;
  • acompanhar atuação da concorrência;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • planejar ações para promoção da imagem institucional;
  • autorizar pagamentos;
  • cobrar resultados da equipe;
  • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
  • listar atividades de cargos / funções;
  • gerenciar equipes;
  • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • otimizar custos e recursos;
  • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
  • demonstrar criatividade;
  • tomar decisões;
  • recomendar doações e/ou patrocínios;
  • pensar estrategicamente;
  • gerenciar remanejamentos;
  • demonstrar capacidade de abstração;
  • monitorar a execução de serviços de terceiros;
  • agir com empatia;


Setores que mais contratam Gerente de produtos no mercado de trabalho

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Agências de publicidade
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Confecção de peças do vestuário
  • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
  • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Promoção de vendas
  • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
  • Restaurantes e similares
  • Marketing direto
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial




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