Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
- Joalheiro (comércio varejista)
- Alfarrabista (comércio varejista)
- Exportador - empregador
- Proprietário de loja (comércio varejista)
- Proprietário de lavanderia
- Adeleiro (comércio atacadista)
- Bricabraquista - empregador
- Gerente de operações de serviços de assistência técnica
- Sócio proprietário (comércio varejista)
- Locador (serviços de diversões)
- Gerente de utilidades (operações comerciais)
- Armazenário (comércio varejista)
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Gerente de mercearia
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- gerir recursos materiais e financeiros;
- atender aos clientes;
- demonstrar competências pessoais;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- estruturar equipes de trabalho;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
Atividades
- negociar preços e condições de pagamento;
- cobrar resultados;
- formular incentivos de produtividade;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- definir perfil do consumidor final;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
- exercer liderança;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- preparar relatórios para a diretoria;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- contratar serviços;
- apreciar inovações organizacionais;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- elaborar normas e instruções;
- revisar manuais de procedimentos;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- redigir comunicados e normas;
- estimular a motivação das equipes;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- colaborar na definição de epi e epc;
- designar equipe para projeto;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- liberar mercadorias para entrega;
- remanejar leiaute;
- analisar tendências do mercado;
- definir estratégias de terceirização;
- acompanhar rotinas administrativas;
- gerir custos;
- recomendar promoção de funcionários;
- acompanhar a execução orçamentária;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- operar equipamentos de informática;
- controlar o cumprimento de normas;
- argumentar com convicção (persuasão);
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- exercitar a autonomia;
- sugerir melhoria em mercadorias;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- propor compra de novos itens;
- qualificar fornecedores;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- recepcionar mercadorias;
- captar recursos;
- gerenciar contratos de serviços;
- elaborar plano de investimentos;
- realizar reuniões com a equipe;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- demonstrar motivação;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- gerir estoques;
- sugerir inovações;
- implementar reciclagem de funcionários;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- sugerir investimentos;
- promover programas prevencionistas;
- planejar compras e locações;
- providenciar integração de funcionários;
- instruir subordinados;
- cooperar na definição de projetos;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- prover ações de preservação ambiental;
- participar de reuniões;
- gerir compras;
- fazer orçamentos;
- orientar clientes;
- representar a empresa;
- determinar perfis profissionais;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- administrar conflitos entre funcionários;
- acompanhar auditoria interna e externa;
- avaliar desempenho;
- manter apresentação pessoal;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- examinar currículos;
- implantar técnicas de vendas;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- buscar atualização profissional;
- transferir numerário para o banco;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- atender agentes de fiscalização;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- administrar remanejamentos;
- divulgar mercadorias e serviços;
- entrevistar candidatos;
- expressar-se oralmente;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- monitorar o andamento de projetos;
- medir resultados de treinamento;
- resolver reclamações de clientes;
- expressar-se gestualmente;
- agir com dinamismo;
- delegar atribuições;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
Setores que mais contratam Gerente de mercearia no mercado de trabalho
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Supermercados
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de calçados
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
- Comércio varejista de artigos de óptica
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Restaurantes e similares
- Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
- Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
- Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
- Comércio varejista de móveis
- Hipermercados