Salário para o cargo de Gerente de mercado
CBO 1423-20 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de mercado - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de mercado

Um Gerente de mercado trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.064,13 e R$ 18.266,38, com a média salarial de R$ 6.273,19 e o salário mediana em R$ 2.944,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de mercado

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.273,19 75.278,26 1.568,30 29,08
1º Quartil 2.064,13 24.769,60 516,03 9,57
Salário Mediana 2.944,50 35.334,00 736,13 13,65
3º Quartil 13.930,72 167.168,67 3.482,68 64,57
Teto Salarial 18.266,38 219.196,58 4.566,60 84,66


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.499 - 34.714 12.661,12 2.498,81 9.314,50 28.659,77 34.713,57
Rio de Janeiro - RJ 1.657 - 20.162 6.217,29 1.656,75 2.758,80 16.646,15 20.162,32
Barueri - SP 2.106 - 26.875 8.628,76 2.106,22 4.500,00 22.188,53 26.875,41
Belo Horizonte - MG 1.684 - 14.743 4.940,17 1.683,61 2.750,00 12.171,85 14.742,92
Fortaleza - CE 1.532 - 7.829 3.135,99 1.532,35 2.172,50 6.463,76 7.829,10
Campinas - SP 1.744 - 23.763 7.813,72 1.744,05 3.708,00 19.618,93 23.763,04
Curitiba - PR 1.905 - 19.756 6.402,28 1.904,87 3.250,00 16.310,31 19.755,54
Brasília - DF 1.606 - 17.413 5.676,18 1.605,90 2.857,00 14.376,36 17.413,07
Goiânia - GO 1.626 - 14.626 4.751,13 1.625,61 2.500,00 12.075,53 14.626,24
Recife - PE 1.643 - 11.196 3.993,75 1.643,44 2.400,00 9.243,67 11.196,21
Salvador - BA 1.597 - 11.502 4.111,34 1.597,27 2.553,00 9.496,09 11.501,95
Porto Alegre - RS 1.846 - 15.060 5.240,56 1.846,49 3.000,00 12.433,72 15.060,10
Cuiabá - MT 1.565 - 10.796 4.172,02 1.565,05 2.964,00 8.913,16 10.795,89
São Bernardo do Campo - SP 2.280 - 19.668 6.952,58 2.280,49 5.369,00 16.238,04 19.668,00
Ribeirão Preto - SP 2.165 - 20.613 6.687,13 2.165,25 3.300,00 17.017,99 20.612,70
Teresina - PI 1.484 - 5.798 2.444,46 1.484,29 1.618,00 4.787,18 5.798,38
Manaus - AM 1.532 - 10.792 3.726,10 1.531,83 2.083,00 8.910,03 10.792,09
Guarulhos - SP 2.031 - 23.121 7.554,50 2.030,53 3.551,00 19.089,14 23.121,34
Contagem - MG 1.660 - 13.433 4.873,11 1.660,09 3.200,00 11.090,55 13.433,21
São Luís - MA 1.511 - 6.708 2.817,61 1.510,56 2.121,23 5.538,42 6.708,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.132 - 28.903 9.588,60 2.131,77 5.029,00 23.862,39 28.902,84
Minas Gerais 1.583 - 12.340 4.261,05 1.583,20 2.500,00 10.188,15 12.340,19
Rio de Janeiro 1.622 - 16.301 5.128,45 1.621,79 2.500,00 13.457,93 16.300,65
Paraná 1.825 - 14.336 4.825,86 1.824,55 2.618,50 11.835,72 14.335,78
Santa Catarina 1.853 - 12.727 4.549,96 1.852,79 2.721,00 10.507,48 12.726,97
Rio Grande do Sul 1.748 - 12.798 4.499,83 1.747,56 2.600,00 10.566,01 12.797,86
Ceará 1.490 - 7.869 3.103,95 1.489,52 2.118,00 6.497,02 7.869,38
Goiás 1.545 - 13.553 4.461,73 1.545,19 2.500,00 11.189,10 13.552,57
Bahia 1.560 - 10.005 3.721,01 1.559,93 2.500,00 8.260,05 10.004,82
Pernambuco 1.558 - 9.810 3.588,87 1.558,08 2.223,00 8.099,26 9.810,06
Mato Grosso 1.544 - 12.904 4.414,56 1.544,42 2.500,00 10.653,59 12.903,95
Espírito Santo 1.622 - 10.666 3.993,19 1.621,87 2.500,00 8.805,55 10.665,54
Distrito Federal 1.606 - 17.413 5.676,18 1.605,90 2.857,00 14.376,36 17.413,07
Pará 1.510 - 7.828 3.088,54 1.509,79 2.091,00 6.463,12 7.828,32
Maranhão 1.501 - 6.724 2.829,05 1.500,60 2.100,00 5.551,60 6.724,27
Mato Grosso do Sul 1.601 - 10.766 3.881,37 1.600,75 2.316,00 8.888,38 10.765,88
Piauí 1.464 - 5.869 2.450,12 1.464,07 1.618,00 4.845,75 5.869,32
Rio Grande do Norte 1.480 - 5.973 2.697,17 1.479,83 2.118,00 4.931,36 5.973,01
Paraíba 1.490 - 7.628 3.066,77 1.490,08 2.167,50 6.297,73 7.628,00
Amazonas 1.507 - 10.750 3.682,22 1.506,75 2.040,00 8.875,63 10.750,43
Rondônia 1.532 - 7.622 3.084,83 1.532,13 2.300,00 6.292,54 7.621,72
Alagoas 1.513 - 7.043 3.072,01 1.513,16 2.355,74 5.814,70 7.042,94
Sergipe 1.520 - 6.653 2.883,28 1.520,46 2.151,00 5.492,40 6.652,56
Tocantins 1.464 - 8.658 3.305,97 1.463,97 2.160,00 7.147,73 8.657,55
Roraima 1.503 - 4.365 2.247,30 1.503,17 1.800,00 3.604,13 4.365,44
Amapá 1.492 - 6.194 2.693,89 1.492,39 2.000,00 5.113,98 6.194,20
Acre 1.458 - 5.035 2.449,94 1.457,86 2.052,00 4.156,52 5.034,50


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de mercado

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar recursos humanos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;

  • Atividades

    • negociar com clientes;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • demonstrar flexibilidade;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • administrar conflitos entre partes;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • realizar escuta ativa;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • demonstrar criatividade;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • monitorar mídias;
    • autorizar pagamentos;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • analisar demanda do cliente;
    • elaborar relatórios;
    • cobrar ações;
    • tomar decisões;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • agir com empatia;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • identificar necessidade de recursos;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • revisar planos;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • saber ouvir;
    • pesquisar mercado;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • estabelecer diálogo;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • planejar campanhas de vendas;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • definir perfis profissionais;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • checar informações para divulgação;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • pensar estrategicamente;
    • trabalhar em equipe;
    • negociar com partes interessadas;
    • entrevistar candidatos;
    • representar empresa publicamente;
    • elaborar orçamentos;
    • contratar serviços de terceiros;
    • liderar pessoas;
    • gerenciar remanejamentos;
    • analisar cenários;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • cobrar resultados da equipe;
    • avaliar desempenho;
    • administrar orçamentos;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • analisar tendências do mercado;
    • analisar impacto normativo;
    • analisar demanda reclamatória;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • realizar campanhas de vendas;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • delegar atribuições;
    • dimensionar equipe;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • estabelecer política comercial;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • mapear processo de decisão;
    • mediar conflitos;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • examinar currículos;
    • gerenciar equipes;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • analisar contexto;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • formular plano de incentivos;
    • gerir lucratividade;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • captar recursos;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • otimizar custos e recursos;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • monitorar contratos;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;


    Setores que mais contratam Gerente de mercado no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de calçados
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Atividades de teleatendimento




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Arte educador
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Arte educador