Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Gerente de granja
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- estruturar equipes de trabalho;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- atender aos clientes;
- demonstrar competências pessoais;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
Atividades
- realizar reuniões com a equipe;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- liberar mercadorias para entrega;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- resolver reclamações de clientes;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- recepcionar mercadorias;
- prestar assistência social aos funcionários;
- demonstrar motivação;
- administrar remanejamentos;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- cooperar na definição de projetos;
- examinar currículos;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- instruir subordinados;
- atender agentes de fiscalização;
- recomendar promoção de funcionários;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- promover funcionários;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- exercer liderança;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- acompanhar a execução orçamentária;
- expressar-se oralmente;
- contratar serviços;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- estimular a motivação das equipes;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- administrar conflitos entre funcionários;
- argumentar com convicção (persuasão);
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- propor compra de novos itens;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- buscar atualização profissional;
- controlar o cumprimento de normas;
- monitorar o andamento de projetos;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- fazer orçamentos;
- agir com dinamismo;
- colaborar na definição de epi e epc;
- prover ações de preservação ambiental;
- manter apresentação pessoal;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- delegar atribuições;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- representar a empresa;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- operar equipamentos de informática;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- remanejar leiaute;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- designar equipe para projeto;
- promover programas prevencionistas;
- definir perfil do consumidor final;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- gerir investimentos;
- implementar reciclagem de funcionários;
- transferir numerário para o banco;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- implantar técnicas de vendas;
- expressar-se gestualmente;
- exercitar a autonomia;
- apreciar inovações organizacionais;
- elaborar plano de investimentos;
- planejar compras e locações;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- divulgar mercadorias e serviços;
- negociar preços e condições de pagamento;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- orientar clientes;
- participar de reuniões;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- entrevistar candidatos;
- elaborar normas e instruções;
- gerir custos;
- acompanhar rotinas administrativas;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- formular incentivos de produtividade;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- medir resultados de treinamento;
- definir estratégias de terceirização;
- cobrar resultados;
- captar recursos;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- analisar tendências do mercado;
- qualificar fornecedores;
- gerenciar contratos de serviços;
- avaliar desempenho;
- determinar perfis profissionais;
- gerir compras;
- gerir estoques;
- providenciar integração de funcionários;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
Setores que mais contratam Gerente de granja no mercado de trabalho
- Supermercados
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Hipermercados
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Comércio varejista de plantas e flores naturais
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de calçados
- Restaurantes e similares
- Peixaria
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista de bebidas
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos