Salário para o cargo de Gerente de farmácia
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de farmácia - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de farmácia

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • atender aos clientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • estruturar equipes de trabalho;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;

Atividades

  • implementar reciclagem de funcionários;
  • definir estratégias de terceirização;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • resolver reclamações de clientes;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • formular incentivos de produtividade;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • qualificar fornecedores;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • elaborar normas e instruções;
  • analisar tendências do mercado;
  • determinar perfis profissionais;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • elaborar plano de investimentos;
  • captar recursos;
  • estimular a motivação das equipes;
  • planejar compras e locações;
  • gerir investimentos;
  • definir perfil do consumidor final;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • gerir custos;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • exercitar a autonomia;
  • contratar serviços;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • examinar currículos;
  • instruir subordinados;
  • promover programas prevencionistas;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • medir resultados de treinamento;
  • implantar técnicas de vendas;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • orientar clientes;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • entrevistar candidatos;
  • cooperar na definição de projetos;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • manter apresentação pessoal;
  • gerir estoques;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • remanejar leiaute;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • delegar atribuições;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • transferir numerário para o banco;
  • administrar remanejamentos;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • exercer liderança;
  • propor compra de novos itens;
  • cobrar resultados;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • fazer orçamentos;
  • demonstrar motivação;
  • participar de reuniões;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • expressar-se gestualmente;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • expressar-se oralmente;
  • designar equipe para projeto;
  • avaliar desempenho;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • buscar atualização profissional;
  • atender agentes de fiscalização;
  • gerir compras;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • representar a empresa;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • recepcionar mercadorias;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • providenciar integração de funcionários;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • promover funcionários;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • agir com dinamismo;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • operar equipamentos de informática;


Setores que mais contratam Gerente de farmácia no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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