Salário para o cargo de Gerente de divisão de marketing
CBO 1423-15 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de divisão de marketing - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de divisão de marketing

Um Gerente de divisão de marketing trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.306,33 e R$ 27.683,63, com a média salarial de R$ 10.225,57 e o salário mediana em R$ 7.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de divisão de marketing

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 10.225,57 122.706,81 2.556,39 47,89
1º Quartil 3.306,33 39.675,91 826,58 15,48
Salário Mediana 7.000,00 84.000,00 1.750,00 32,78
3º Quartil 21.112,72 253.352,63 5.278,18 98,87
Teto Salarial 27.683,63 332.203,57 6.920,91 129,65


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.738 - 35.887 15.685,15 4.738,45 14.000,00 29.628,80 35.887,29
Rio de Janeiro - RJ 2.631 - 29.992 11.763,48 2.630,68 9.451,00 24.761,45 29.991,81
Belo Horizonte - MG 2.250 - 19.849 7.703,54 2.250,12 5.659,00 16.387,18 19.848,65
Fortaleza - CE 1.591 - 9.699 3.767,50 1.590,60 2.599,00 8.007,86 9.699,36
Curitiba - PR 2.645 - 22.179 8.623,19 2.644,72 6.464,00 18.310,84 22.178,64
Barueri - SP 4.555 - 35.633 15.339,15 4.555,16 13.545,50 29.419,11 35.633,31
Campinas - SP 2.670 - 32.455 12.251,98 2.670,42 9.500,00 26.795,18 32.455,13
Recife - PE 1.664 - 13.608 5.090,61 1.663,77 3.616,00 11.234,47 13.607,52
Porto Alegre - RS 2.274 - 23.449 8.713,09 2.273,70 6.652,00 19.360,06 23.449,48
Brasília - DF 1.894 - 16.452 5.980,50 1.893,52 3.950,00 13.582,58 16.451,63
Goiânia - GO 1.923 - 16.692 6.087,14 1.923,16 4.236,00 13.781,00 16.691,97
Florianópolis - SC 2.682 - 23.955 9.003,27 2.681,91 6.546,00 19.777,81 23.955,48
Salvador - BA 1.946 - 26.472 8.492,02 1.946,30 4.553,00 21.855,16 26.471,63
Osasco - SP 4.437 - 44.185 18.447,31 4.436,92 15.563,81 36.479,08 44.184,55
Guarulhos - SP 2.298 - 27.659 10.098,44 2.297,74 7.000,00 22.835,15 27.658,62
Joinville - SC 2.693 - 24.121 9.029,60 2.693,34 6.785,00 19.914,42 24.120,94
João Pessoa - PB 1.576 - 6.846 3.085,97 1.576,16 2.500,00 5.652,34 6.846,29
Londrina - PR 2.072 - 20.380 6.497,53 2.072,28 3.500,00 16.825,74 20.379,84
Maringá - PR 2.199 - 12.156 5.145,58 2.199,08 4.176,00 10.036,35 12.156,32
São Luís - MA 1.582 - 7.295 3.028,95 1.582,37 2.129,00 6.022,44 7.294,56


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.350 - 34.097 14.043,11 3.350,15 12.000,00 28.150,50 34.096,73
Minas Gerais 1.740 - 17.577 6.259,11 1.740,18 4.000,00 14.511,55 17.576,82
Paraná 2.077 - 19.404 6.914,93 2.077,48 4.402,00 16.019,96 19.403,85
Rio de Janeiro 2.144 - 27.655 10.184,55 2.143,79 7.786,00 22.832,06 27.654,88
Santa Catarina 1.996 - 17.266 6.373,93 1.995,80 4.334,50 14.255,16 17.266,28
Ceará 1.539 - 12.314 4.227,95 1.538,82 2.500,00 10.166,55 12.314,03
Rio Grande do Sul 2.013 - 18.665 6.753,31 2.013,26 4.490,50 15.410,08 18.665,15
Pernambuco 1.541 - 12.051 4.318,84 1.541,31 2.640,00 9.949,09 12.050,63
Goiás 1.753 - 16.271 5.885,61 1.752,92 4.000,00 13.433,75 16.271,36
Bahia 1.581 - 18.382 5.893,11 1.580,83 3.168,00 15.176,33 18.382,02
Distrito Federal 1.894 - 16.452 5.980,50 1.893,52 3.950,00 13.582,58 16.451,63
Paraíba 1.488 - 6.982 2.972,36 1.487,87 2.220,00 5.764,30 6.981,89
Espírito Santo 1.923 - 14.381 5.510,13 1.922,58 3.700,00 11.873,05 14.381,00
Mato Grosso 1.716 - 18.543 6.223,38 1.716,02 3.960,00 15.308,96 18.542,67
Rio Grande do Norte 1.503 - 7.123 3.075,93 1.502,85 2.437,00 5.881,05 7.123,30
Maranhão 1.502 - 6.588 2.847,03 1.501,82 2.022,00 5.439,39 6.588,36
Pará 1.517 - 7.252 3.095,98 1.517,37 2.350,00 5.986,97 7.251,60
Piauí 1.431 - 11.234 3.785,03 1.430,69 2.184,00 9.274,49 11.233,54
Mato Grosso do Sul 1.800 - 11.526 4.583,62 1.799,63 3.503,00 9.515,68 11.525,68
Alagoas 1.670 - 9.040 3.637,15 1.670,19 2.800,00 7.463,43 9.039,93
Sergipe 1.468 - 7.227 3.075,35 1.468,05 2.500,00 5.966,75 7.227,11
Amazonas 1.824 - 11.166 4.514,62 1.823,80 3.060,00 9.219,05 11.166,39
Rondônia 1.467 - 6.051 2.630,60 1.467,00 2.000,00 4.996,14 6.051,48
Tocantins 1.449 - 7.075 2.967,76 1.449,20 2.500,00 5.841,20 7.075,04
Amapá 1.512 - 5.889 2.666,83 1.511,57 2.315,00 4.862,29 5.889,35
Roraima 1.790 - 9.692 3.587,39 1.789,50 2.575,00 8.002,00 9.692,26
Acre 1.652 - 11.062 3.948,00 1.651,75 2.200,00 9.132,75 11.061,86


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de divisão de marketing

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • gerenciar recursos humanos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • assessorar diretoria e setores da organização;

  • Atividades

    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • mediar conflitos;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • tomar decisões;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • definir perfis profissionais;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • analisar tendências do mercado;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • captar recursos;
    • estabelecer política comercial;
    • planejar campanhas de vendas;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • analisar contexto;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • analisar cenários;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • avaliar desempenho;
    • realizar escuta ativa;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • trabalhar em equipe;
    • entrevistar candidatos;
    • otimizar custos e recursos;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • analisar demanda do cliente;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • gerenciar equipes;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • contratar serviços de terceiros;
    • delegar atribuições;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • detectar expectativas e necessidades;
    • negociar com partes interessadas;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar criatividade;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • examinar currículos;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • representar empresa publicamente;
    • monitorar mídias;
    • realizar campanhas de vendas;
    • revisar planos;
    • cobrar resultados da equipe;
    • formular plano de incentivos;
    • elaborar relatórios;
    • pensar estrategicamente;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • gerir lucratividade;
    • demonstrar flexibilidade;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • monitorar contratos;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • autorizar pagamentos;
    • administrar conflitos entre partes;
    • analisar impacto normativo;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • pesquisar mercado;
    • cobrar ações;
    • dimensionar equipe;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • mapear processo de decisão;
    • agir com empatia;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • analisar demanda reclamatória;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • estabelecer diálogo;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • gerenciar remanejamentos;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • liderar pessoas;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • administrar orçamentos;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • identificar necessidade de recursos;
    • elaborar orçamentos;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • negociar com clientes;
    • saber ouvir;
    • checar informações para divulgação;


    Setores que mais contratam Gerente de divisão de marketing no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Agências de publicidade
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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