Salário para o cargo de Gerente de crédito rural
CBO 1417-30 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de crédito rural - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de crédito rural

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • implementar processos operacionais;
  • gerenciar pessoas;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • comunicar-se;

Atividades

  • otimizar fluxo de trabalho;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • selecionar pessoas;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • verificar enquadramento de garantias;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • participar de comitê de crédito;
  • programar férias da equipe;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • estabelecer prioridades;
  • motivar equipes;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
  • validar contratos de produtos com compliance;
  • administrar conflitos;
  • obter conformidade legal de produtos e serviços;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • dispensar pessoas;
  • identificar necessidade de cliente;
  • demonstrar poder de decisão;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • executar consultas de crédito;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • controlar orçamento da área;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • demonstrar liderança;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • participar das comissões febraban, abecip;
  • monitorar qualidade da carteira de crédito;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • revisar plano diretor;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • visitar clientes;
  • acompanhar formalização de operações;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • promover interação da equipe;
  • respeitar valores da instituição;
  • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
  • demonstrar segurança;
  • examinar operações gerenciais;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • incrementar resultados;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • contratar serviços terceirizados;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • elaborar orçamento da área;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • consolidar informações gerenciais;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • estudar sugestões de clientes;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • determinar perfil de ocupações;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • remanejar pessoal;
  • conferir autenticidade de informações;
  • controlar custos;
  • implementar políticas internas e externas;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • participar do comitê operacional e de produtos;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • demonstrar flexibilidade;
  • coordenar equipes;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • participar de projetos da instituição;
  • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • delegar atribuições;
  • analisar mercado e concorrência;
  • checar aplicação do crédito na finalidade;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • demonstrar persuasão;
  • atender auditoria interna e externa;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • demonstrar visão gerencial;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • propor remuneração de pessoal;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;


Setores que mais contratam Gerente de crédito rural no mercado de trabalho

  • Cooperativas de crédito mútuo




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