Salário para o cargo de Gerente de crédito rural
CBO 1417-30 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de crédito rural - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de crédito rural

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • planejar processos de operações bancárias;
  • comunicar-se;
  • implementar processos operacionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • gerenciar pessoas;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;

Atividades

  • administrar conflitos;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
  • demonstrar liderança;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • elaborar orçamento da área;
  • demonstrar flexibilidade;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • demonstrar poder de decisão;
  • revisar plano diretor;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • visitar clientes;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • atender auditoria interna e externa;
  • estabelecer prioridades;
  • identificar necessidade de cliente;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • monitorar qualidade da carteira de crédito;
  • contratar serviços terceirizados;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • demonstrar visão gerencial;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • demonstrar segurança;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • reciclar-se profissionalmente;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • selecionar pessoas;
  • participar das comissões febraban, abecip;
  • determinar perfil de ocupações;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • programar férias da equipe;
  • motivar equipes;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • checar aplicação do crédito na finalidade;
  • analisar mercado e concorrência;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • incrementar resultados;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • controlar orçamento da área;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • respeitar valores da instituição;
  • executar consultas de crédito;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • consolidar informações gerenciais;
  • controlar custos;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • dispensar pessoas;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • participar de projetos da instituição;
  • participar de comitê de crédito;
  • promover interação da equipe;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • acompanhar formalização de operações;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • verificar enquadramento de garantias;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • estudar sugestões de clientes;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • coordenar equipes;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • examinar operações gerenciais;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • remanejar pessoal;
  • propor remuneração de pessoal;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • obter conformidade legal de produtos e serviços;
  • delegar atribuições;
  • demonstrar persuasão;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • validar contratos de produtos com compliance;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • conferir autenticidade de informações;
  • participar do comitê operacional e de produtos;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • implementar políticas internas e externas;


Setores que mais contratam Gerente de crédito rural no mercado de trabalho

  • Cooperativas de crédito mútuo




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