Salário para o cargo de Gerente de comunicação social
CBO 1423-10 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de comunicação social - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de comunicação social

Um Gerente de comunicação social trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.529,23 e R$ 26.437,59, com a média salarial de R$ 9.882,01 e o salário mediana em R$ 6.583,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de comunicação social

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 9.882,01 118.584,16 2.470,50 47,29
1º Quartil 3.529,23 42.350,75 882,31 16,89
Salário Mediana 6.583,00 78.996,00 1.645,75 31,50
3º Quartil 20.162,44 241.949,24 5.040,61 96,48
Teto Salarial 26.437,59 317.251,11 6.609,40 126,51


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.106 - 33.779 13.080,75 3.106,47 10.367,50 27.888,01 33.778,79
Rio de Janeiro - RJ 3.141 - 30.419 11.946,86 3.140,95 10.000,00 25.114,04 30.418,88
Belo Horizonte - MG 2.206 - 18.323 6.946,49 2.206,06 5.021,00 15.127,30 18.322,64
Brasília - DF 3.224 - 31.941 12.475,75 3.223,88 9.802,50 26.370,39 31.940,61
Barueri - SP 3.418 - 32.733 12.430,31 3.418,19 8.250,00 27.024,38 32.732,74
Curitiba - PR 3.014 - 20.427 8.093,24 3.014,18 6.000,00 16.864,83 20.427,19
Fortaleza - CE 1.948 - 11.802 4.526,39 1.948,20 3.323,00 9.743,70 11.801,86
Porto Alegre - RS 2.435 - 24.337 7.874,81 2.435,24 3.893,00 20.092,95 24.337,18
Salvador - BA 1.931 - 15.626 5.912,93 1.930,64 4.300,00 12.900,71 15.625,73
Campinas - SP 3.268 - 28.448 10.431,98 3.268,46 8.000,00 23.487,00 28.448,16
Vitoria - ES 2.562 - 19.304 7.994,21 2.561,55 7.028,50 15.937,11 19.303,50
Niterói - RJ 4.486 - 9.567 6.746,26 4.486,10 7.250,00 7.898,20 9.566,54
Goiânia - GO 2.298 - 19.295 6.716,16 2.297,98 4.800,00 15.930,24 19.295,19
Recife - PE 2.149 - 15.326 5.726,32 2.149,25 3.715,00 12.653,38 15.326,15
Florianópolis - SC 2.452 - 16.137 6.408,60 2.452,38 3.863,50 13.322,75 16.136,91
Guarulhos - SP 3.240 - 18.398 7.859,48 3.240,00 6.171,00 15.189,60 18.398,10
Uberlândia - MG 1.588 - 7.777 3.422,95 1.588,40 3.000,00 6.420,40 7.776,58
Osasco - SP 5.228 - 39.118 17.112,52 5.227,78 12.600,00 32.295,80 39.117,64
Nova Lima - MG 1.900 - 22.826 7.405,92 1.900,20 4.678,00 18.845,20 22.825,87
Ribeirão Preto - SP 1.874 - 17.831 5.694,32 1.874,00 3.100,00 14.721,00 17.830,52


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.947 - 32.319 12.380,46 2.946,99 9.573,50 26.682,91 32.319,14
Minas Gerais 1.900 - 16.316 5.952,53 1.900,43 4.190,00 13.470,25 16.315,57
Rio de Janeiro 2.782 - 28.139 10.613,09 2.782,19 7.250,00 23.231,65 28.138,88
Paraná 2.342 - 19.758 7.184,28 2.341,86 4.879,00 16.312,06 19.757,65
Rio Grande do Sul 2.184 - 21.120 7.118,11 2.184,09 3.800,00 17.436,82 21.120,00
Ceará 1.810 - 14.711 5.202,18 1.810,32 3.323,00 12.145,89 14.711,47
Bahia 1.848 - 15.672 5.715,91 1.847,84 3.351,17 12.939,04 15.672,15
Santa Catarina 2.291 - 16.436 6.446,43 2.291,40 4.623,00 13.569,53 16.435,82
Distrito Federal 3.224 - 31.941 12.475,75 3.223,88 9.802,50 26.370,39 31.940,61
Espírito Santo 1.938 - 17.621 6.582,15 1.937,50 4.685,00 14.547,62 17.620,52
Goiás 1.533 - 17.042 5.678,06 1.532,66 3.300,00 14.069,76 17.041,71
Pernambuco 1.991 - 13.185 5.253,33 1.990,50 4.924,00 10.885,26 13.184,55
Pará 1.532 - 18.173 6.332,00 1.531,56 4.285,50 15.003,89 18.173,16
Mato Grosso 1.779 - 40.893 13.119,00 1.778,75 7.649,00 33.761,38 40.892,79
Maranhão 1.532 - 10.393 3.761,00 1.531,75 2.257,50 8.580,88 10.393,41
Mato Grosso do Sul 1.792 - 24.544 7.775,30 1.792,17 3.798,50 20.263,50 24.543,76
Paraíba 1.992 - 14.030 5.690,17 1.992,35 3.452,50 11.583,17 14.029,88
Alagoas 1.803 - 14.311 5.426,64 1.803,09 3.500,00 11.815,00 14.310,68
Rio Grande do Norte 1.996 - 8.950 4.023,25 1.996,00 3.500,00 7.389,00 8.949,78
Amazonas 1.637 - 17.126 5.205,06 1.637,33 3.500,00 14.139,00 17.125,58
Sergipe 1.773 - 6.701 3.107,92 1.773,33 2.500,00 5.532,00 6.700,52
Amapá 1.424 - 6.398 2.266,01 1.423,50 1.435,00 5.282,00 6.397,72
Acre 3.088 - 20.607 7.442,17 3.088,00 6.338,00 17.013,00 20.606,66
Tocantins 1.702 - 16.417 5.498,83 1.702,00 3.395,50 13.554,00 16.417,01
Rondônia 2.076 - 7.810 4.000,60 2.076,00 2.600,00 6.448,00 7.810,01
Piauí 3.500 - 21.287 6.396,79 3.500,00 3.700,00 17.575,00 21.287,37


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de comunicação social

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • gerenciar recursos humanos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;

  • Atividades

    • entrevistar candidatos;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • estabelecer política comercial;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • monitorar mídias;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • analisar cenários;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • formular plano de incentivos;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • pesquisar mercado;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • demonstrar criatividade;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • mapear processo de decisão;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • mediar conflitos;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • realizar estudo de viabilidade;
    • representar empresa publicamente;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • dimensionar equipe;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • elaborar relatórios;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • cobrar resultados da equipe;
    • estabelecer diálogo;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • liderar pessoas;
    • monitorar contratos;
    • gerir lucratividade;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • examinar currículos;
    • otimizar custos e recursos;
    • contratar serviços de terceiros;
    • cobrar ações;
    • autorizar pagamentos;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • revisar planos;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • pensar estrategicamente;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • saber ouvir;
    • negociar com partes interessadas;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • administrar conflitos entre partes;
    • demonstrar flexibilidade;
    • agir com empatia;
    • planejar campanhas de vendas;
    • negociar com clientes;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • identificar necessidade de recursos;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • checar informações para divulgação;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • analisar tendências do mercado;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • administrar orçamentos;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • gerenciar equipes;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • elaborar orçamentos;
    • delegar atribuições;
    • analisar impacto normativo;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • realizar escuta ativa;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • analisar contexto;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • captar recursos;
    • gerenciar remanejamentos;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • analisar demanda do cliente;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • avaliar desempenho;
    • tomar decisões;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • analisar demanda reclamatória;
    • definir perfis profissionais;
    • realizar campanhas de vendas;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;


    Setores que mais contratam Gerente de comunicação social no mercado de trabalho

    • Agências de publicidade
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Atividades de teleatendimento
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Atividades associativas
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Locação de mão-de-obra temporária




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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