Salário para o cargo de Gerente de comunicação corporativa
CBO 1423-10 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de comunicação corporativa - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de comunicação corporativa

Um Gerente de comunicação corporativa trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.529,23 e R$ 26.437,59, com a média salarial de R$ 9.882,01 e o salário mediana em R$ 6.583,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de comunicação corporativa

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 9.882,01 118.584,16 2.470,50 47,29
1º Quartil 3.529,23 42.350,75 882,31 16,89
Salário Mediana 6.583,00 78.996,00 1.645,75 31,50
3º Quartil 20.162,44 241.949,24 5.040,61 96,48
Teto Salarial 26.437,59 317.251,11 6.609,40 126,51


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.106 - 33.779 13.080,75 3.106,47 10.367,50 27.888,01 33.778,79
Rio de Janeiro - RJ 3.141 - 30.419 11.946,86 3.140,95 10.000,00 25.114,04 30.418,88
Belo Horizonte - MG 2.206 - 18.323 6.946,49 2.206,06 5.021,00 15.127,30 18.322,64
Brasília - DF 3.224 - 31.941 12.475,75 3.223,88 9.802,50 26.370,39 31.940,61
Barueri - SP 3.418 - 32.733 12.430,31 3.418,19 8.250,00 27.024,38 32.732,74
Curitiba - PR 3.014 - 20.427 8.093,24 3.014,18 6.000,00 16.864,83 20.427,19
Fortaleza - CE 1.948 - 11.802 4.526,39 1.948,20 3.323,00 9.743,70 11.801,86
Porto Alegre - RS 2.435 - 24.337 7.874,81 2.435,24 3.893,00 20.092,95 24.337,18
Salvador - BA 1.931 - 15.626 5.912,93 1.930,64 4.300,00 12.900,71 15.625,73
Campinas - SP 3.268 - 28.448 10.431,98 3.268,46 8.000,00 23.487,00 28.448,16
Vitoria - ES 2.562 - 19.304 7.994,21 2.561,55 7.028,50 15.937,11 19.303,50
Niterói - RJ 4.486 - 9.567 6.746,26 4.486,10 7.250,00 7.898,20 9.566,54
Goiânia - GO 2.298 - 19.295 6.716,16 2.297,98 4.800,00 15.930,24 19.295,19
Recife - PE 2.149 - 15.326 5.726,32 2.149,25 3.715,00 12.653,38 15.326,15
Florianópolis - SC 2.452 - 16.137 6.408,60 2.452,38 3.863,50 13.322,75 16.136,91
Guarulhos - SP 3.240 - 18.398 7.859,48 3.240,00 6.171,00 15.189,60 18.398,10
Uberlândia - MG 1.588 - 7.777 3.422,95 1.588,40 3.000,00 6.420,40 7.776,58
Osasco - SP 5.228 - 39.118 17.112,52 5.227,78 12.600,00 32.295,80 39.117,64
Nova Lima - MG 1.900 - 22.826 7.405,92 1.900,20 4.678,00 18.845,20 22.825,87
Ribeirão Preto - SP 1.874 - 17.831 5.694,32 1.874,00 3.100,00 14.721,00 17.830,52


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.947 - 32.319 12.380,46 2.946,99 9.573,50 26.682,91 32.319,14
Minas Gerais 1.900 - 16.316 5.952,53 1.900,43 4.190,00 13.470,25 16.315,57
Rio de Janeiro 2.782 - 28.139 10.613,09 2.782,19 7.250,00 23.231,65 28.138,88
Paraná 2.342 - 19.758 7.184,28 2.341,86 4.879,00 16.312,06 19.757,65
Rio Grande do Sul 2.184 - 21.120 7.118,11 2.184,09 3.800,00 17.436,82 21.120,00
Ceará 1.810 - 14.711 5.202,18 1.810,32 3.323,00 12.145,89 14.711,47
Bahia 1.848 - 15.672 5.715,91 1.847,84 3.351,17 12.939,04 15.672,15
Santa Catarina 2.291 - 16.436 6.446,43 2.291,40 4.623,00 13.569,53 16.435,82
Distrito Federal 3.224 - 31.941 12.475,75 3.223,88 9.802,50 26.370,39 31.940,61
Espírito Santo 1.938 - 17.621 6.582,15 1.937,50 4.685,00 14.547,62 17.620,52
Goiás 1.533 - 17.042 5.678,06 1.532,66 3.300,00 14.069,76 17.041,71
Pernambuco 1.991 - 13.185 5.253,33 1.990,50 4.924,00 10.885,26 13.184,55
Pará 1.532 - 18.173 6.332,00 1.531,56 4.285,50 15.003,89 18.173,16
Mato Grosso 1.779 - 40.893 13.119,00 1.778,75 7.649,00 33.761,38 40.892,79
Maranhão 1.532 - 10.393 3.761,00 1.531,75 2.257,50 8.580,88 10.393,41
Mato Grosso do Sul 1.792 - 24.544 7.775,30 1.792,17 3.798,50 20.263,50 24.543,76
Paraíba 1.992 - 14.030 5.690,17 1.992,35 3.452,50 11.583,17 14.029,88
Alagoas 1.803 - 14.311 5.426,64 1.803,09 3.500,00 11.815,00 14.310,68
Rio Grande do Norte 1.996 - 8.950 4.023,25 1.996,00 3.500,00 7.389,00 8.949,78
Amazonas 1.637 - 17.126 5.205,06 1.637,33 3.500,00 14.139,00 17.125,58
Sergipe 1.773 - 6.701 3.107,92 1.773,33 2.500,00 5.532,00 6.700,52
Amapá 1.424 - 6.398 2.266,01 1.423,50 1.435,00 5.282,00 6.397,72
Acre 3.088 - 20.607 7.442,17 3.088,00 6.338,00 17.013,00 20.606,66
Tocantins 1.702 - 16.417 5.498,83 1.702,00 3.395,50 13.554,00 16.417,01
Rondônia 2.076 - 7.810 4.000,60 2.076,00 2.600,00 6.448,00 7.810,01
Piauí 3.500 - 21.287 6.396,79 3.500,00 3.700,00 17.575,00 21.287,37


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de comunicação corporativa

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • gerenciar recursos humanos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;

  • Atividades

    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • autorizar pagamentos;
    • elaborar orçamentos;
    • agir com empatia;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • trabalhar em equipe;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • planejar campanhas de vendas;
    • elaborar relatórios;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • avaliar desempenho;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • mapear processo de decisão;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • definir perfis profissionais;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • representar empresa publicamente;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • otimizar custos e recursos;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • cobrar ações;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • revisar planos;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • cobrar resultados da equipe;
    • realizar campanhas de vendas;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • checar informações para divulgação;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • pensar estrategicamente;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • delegar atribuições;
    • monitorar contratos;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • analisar tendências do mercado;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • pesquisar mercado;
    • analisar impacto normativo;
    • negociar com partes interessadas;
    • liderar pessoas;
    • mediar conflitos;
    • negociar com clientes;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • entrevistar candidatos;
    • monitorar mídias;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • formular plano de incentivos;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • demonstrar flexibilidade;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • gerenciar remanejamentos;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • saber ouvir;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • estabelecer política comercial;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • estabelecer diálogo;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • dimensionar equipe;
    • contratar serviços de terceiros;
    • analisar cenários;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • captar recursos;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • gerir lucratividade;
    • demonstrar criatividade;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • gerenciar equipes;
    • administrar conflitos entre partes;
    • analisar contexto;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • analisar demanda do cliente;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • administrar orçamentos;
    • examinar currículos;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • analisar demanda reclamatória;
    • tomar decisões;
    • identificar necessidade de recursos;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • realizar escuta ativa;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;


    Setores que mais contratam Gerente de comunicação corporativa no mercado de trabalho

    • Agências de publicidade
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Atividades de teleatendimento
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Atividades associativas
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Locação de mão-de-obra temporária




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador social de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador social de rua