Salário para o cargo de Gerente comercial
CBO 1423-05 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente comercial - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente comercial

Um Gerente comercial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.036,34 e R$ 14.206,34, com a média salarial de R$ 5.160,36 e o salário mediana em R$ 2.789,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente comercial

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.160,36 61.924,28 1.290,09 23,86
1º Quartil 2.036,34 24.436,14 509,09 9,42
Salário Mediana 2.789,00 33.468,00 697,25 12,90
3º Quartil 10.834,36 130.012,38 2.708,59 50,10
Teto Salarial 14.206,34 170.476,13 3.551,59 65,70


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.387 - 29.516 10.199,34 2.386,98 6.000,00 24.368,48 29.515,84
Rio de Janeiro - RJ 1.767 - 20.251 6.337,79 1.766,52 3.000,00 16.718,96 20.250,51
Brasília - DF 1.534 - 7.881 3.141,57 1.533,72 2.140,00 6.506,90 7.881,36
Belo Horizonte - MG 1.641 - 12.201 4.281,93 1.640,97 2.520,00 10.073,32 12.201,11
Curitiba - PR 1.856 - 15.783 5.412,02 1.856,18 3.000,00 13.030,50 15.782,93
Goiânia - GO 1.638 - 11.045 4.090,10 1.638,24 2.700,00 9.119,07 11.045,29
Fortaleza - CE 1.614 - 8.595 3.414,71 1.613,83 2.500,00 7.095,84 8.594,69
Salvador - BA 1.632 - 10.088 3.760,31 1.631,96 2.500,00 8.329,11 10.088,47
Porto Alegre - RS 1.820 - 14.246 5.194,90 1.819,75 3.314,00 11.761,93 14.246,41
Barueri - SP 3.094 - 29.892 12.012,05 3.094,35 9.372,00 24.679,26 29.892,26
Campinas - SP 2.173 - 22.282 7.337,10 2.172,73 4.000,00 18.396,28 22.282,13
Recife - PE 1.811 - 12.120 4.497,29 1.811,42 2.924,88 10.006,70 12.120,42
Ribeirão Preto - SP 2.014 - 13.512 4.973,03 2.013,52 3.088,00 11.155,29 13.511,62
Manaus - AM 1.606 - 10.077 3.744,50 1.605,67 2.415,00 8.319,62 10.076,97
Campo Grande - MS 1.704 - 9.833 3.813,42 1.703,56 2.510,00 8.118,48 9.833,34
Cuiabá - MT 1.591 - 10.255 3.880,17 1.591,33 2.674,00 8.466,61 10.255,01
Uberlândia - MG 1.614 - 13.759 4.634,03 1.613,92 2.500,00 11.359,38 13.758,83
Contagem - MG 1.620 - 9.596 3.625,45 1.620,38 2.500,00 7.922,31 9.595,74
Guarulhos - SP 2.013 - 15.760 5.428,12 2.012,93 3.008,00 13.011,52 15.759,95
Joinville - SC 2.005 - 12.016 4.575,93 2.004,57 3.000,00 9.920,57 12.016,09


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.107 - 24.118 7.784,96 2.106,56 3.936,00 19.912,33 24.118,41
Minas Gerais 1.579 - 9.877 3.660,27 1.578,72 2.400,00 8.154,75 9.877,28
Rio de Janeiro 1.672 - 14.920 4.817,39 1.671,53 2.500,00 12.317,87 14.919,77
Paraná 1.816 - 12.122 4.384,33 1.816,26 2.692,00 10.007,96 12.121,95
Santa Catarina 1.849 - 11.028 4.171,56 1.849,24 2.721,00 9.104,77 11.027,97
Rio Grande do Sul 1.724 - 11.919 4.309,67 1.724,01 2.626,00 9.840,32 11.918,90
Goiás 1.575 - 9.660 3.654,74 1.574,97 2.500,00 7.975,49 9.660,15
Bahia 1.586 - 8.366 3.326,35 1.586,42 2.433,00 6.907,18 8.366,18
Distrito Federal 1.534 - 7.881 3.141,57 1.533,72 2.140,00 6.506,90 7.881,36
Ceará 1.562 - 9.624 3.588,55 1.562,37 2.494,50 7.945,77 9.624,16
Pernambuco 1.640 - 9.589 3.629,50 1.639,60 2.422,00 7.916,72 9.588,97
Mato Grosso 1.597 - 14.826 4.832,26 1.596,65 2.640,00 12.240,54 14.826,10
Espírito Santo 1.579 - 8.809 3.415,87 1.579,42 2.300,00 7.273,00 8.809,28
Pará 1.542 - 7.859 3.164,28 1.542,40 2.300,00 6.488,24 7.858,75
Mato Grosso do Sul 1.668 - 9.561 3.684,16 1.668,31 2.500,00 7.893,30 9.560,60
Maranhão 1.555 - 9.108 3.467,28 1.554,93 2.362,00 7.519,37 9.107,69
Paraíba 1.483 - 6.605 2.835,08 1.482,96 2.129,00 5.453,44 6.605,37
Rio Grande do Norte 1.466 - 6.071 2.714,83 1.466,18 2.100,00 5.012,29 6.071,04
Rondônia 1.504 - 8.132 3.170,34 1.503,78 2.138,00 6.713,62 8.131,74
Amazonas 1.581 - 9.684 3.636,55 1.580,83 2.348,00 7.995,56 9.684,46
Alagoas 1.513 - 7.289 3.049,16 1.512,66 2.316,00 6.017,52 7.288,60
Tocantins 1.479 - 9.902 3.538,48 1.478,96 2.119,50 8.175,05 9.901,87
Piauí 1.458 - 8.089 3.128,40 1.458,02 2.118,00 6.678,65 8.089,38
Sergipe 1.526 - 7.808 3.124,42 1.526,45 2.152,50 6.445,95 7.807,53
Roraima 1.456 - 5.705 2.622,20 1.456,48 2.130,00 4.710,36 5.705,33
Acre 1.488 - 5.453 2.605,68 1.487,70 2.136,00 4.502,07 5.453,04
Amapá 1.463 - 6.128 2.714,32 1.462,74 2.015,00 5.059,52 6.128,24


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente comercial

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • gerenciar recursos humanos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;

  • Atividades

    • negociar com partes interessadas;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • dimensionar equipe;
    • demonstrar criatividade;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • cobrar ações;
    • estabelecer política comercial;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • identificar necessidade de recursos;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • analisar cenários;
    • liderar pessoas;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • administrar orçamentos;
    • avaliar desempenho;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • elaborar relatórios;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • analisar demanda do cliente;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • analisar demanda reclamatória;
    • analisar impacto normativo;
    • delegar atribuições;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • mapear processo de decisão;
    • gerir lucratividade;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • tomar decisões;
    • estabelecer diálogo;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • entrevistar candidatos;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • checar informações para divulgação;
    • pensar estrategicamente;
    • saber ouvir;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • agir com empatia;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • mediar conflitos;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • cobrar resultados da equipe;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • trabalhar em equipe;
    • administrar conflitos entre partes;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • avaliar alternativas de soluções;
    • formular plano de incentivos;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • definir perfis profissionais;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • realizar campanhas de vendas;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • negociar com clientes;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • realizar escuta ativa;
    • autorizar pagamentos;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • pesquisar mercado;
    • gerenciar remanejamentos;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • revisar planos;
    • captar recursos;
    • examinar currículos;
    • gerenciar equipes;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • planejar campanhas de vendas;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • contratar serviços de terceiros;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • monitorar mídias;
    • otimizar custos e recursos;
    • elaborar orçamentos;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • analisar contexto;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • representar empresa publicamente;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • analisar tendências do mercado;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • monitorar contratos;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;


    Setores que mais contratam Gerente comercial no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Restaurantes e similares
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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