Salário para o cargo de Encarregado de portaria de hotel
CBO 5101-20 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Encarregado de portaria de hotel - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Encarregado de portaria de hotel

Um Encarregado de portaria de hotel trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.886,22 e R$ 5.281,61, com a média salarial de R$ 2.707,03 e o salário mediana em R$ 2.300,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Encarregado de portaria de hotel

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.707,03 32.484,42 676,76 12,52
1º Quartil 1.886,22 22.634,67 471,56 8,72
Salário Mediana 2.300,00 27.600,00 575,00 10,64
3º Quartil 4.027,98 48.335,77 1.007,00 18,63
Teto Salarial 5.281,61 63.379,31 1.320,40 24,43


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.021 - 8.568 3.950,45 2.021,45 3.100,00 7.073,60 8.567,76
Rio de Janeiro - RJ 2.222 - 6.103 3.287,90 2.222,00 2.840,00 5.038,50 6.102,78
Sorocaba - SP 1.805 - 2.371 1.872,39 1.805,33 1.864,00 1.957,17 2.370,58
Porto Alegre - RS 1.971 - 6.080 3.249,20 1.971,00 2.980,50 5.019,40 6.079,65
Belo Horizonte - MG 1.929 - 6.459 3.389,99 1.929,48 3.103,50 5.332,20 6.458,52
Gramado - RS 2.041 - 6.155 3.102,41 2.041,00 2.700,00 5.081,85 6.155,29
Florianópolis - SC 1.939 - 5.877 2.993,05 1.938,50 2.500,00 4.852,00 5.876,89
Manaus - AM 1.428 - 5.390 2.842,47 1.428,25 2.129,00 4.450,00 5.389,97
Salvador - BA 1.443 - 5.005 2.575,76 1.442,75 2.000,00 4.132,25 5.005,11
Ribeirão Preto - SP 2.115 - 5.231 3.179,90 2.115,10 3.000,00 4.318,75 5.231,00
Brasília - DF 1.907 - 5.796 3.242,45 1.907,00 3.154,00 4.785,50 5.796,34
São Leopoldo - RS 1.770 - 3.236 2.240,79 1.770,00 2.400,00 2.671,67 3.236,00
Ipojuca - PE 1.876 - 5.122 3.142,14 1.876,00 3.312,00 4.228,67 5.121,89
Belém - PA 1.437 - 3.815 2.194,08 1.437,33 2.122,00 3.149,33 3.814,57
Osasco - SP 2.188 - 2.719 2.231,80 2.187,82 2.245,00 2.245,00 2.719,21
São Luís - MA 1.730 - 2.830 1.917,30 1.730,00 1.800,00 2.336,65 2.830,21
Fortaleza - CE 1.436 - 3.028 1.900,64 1.436,00 1.698,00 2.500,00 3.028,08
Porto Seguro - BA 1.446 - 5.019 2.328,09 1.445,50 2.198,00 4.143,50 5.018,73
Tubarão - SC 1.784 - 2.363 1.899,50 1.783,50 1.951,00 1.951,00 2.363,11
Cairu - BA 2.042 - 3.464 2.350,40 2.042,00 2.263,00 2.860,00 3.464,12


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.831 - 6.073 2.882,29 1.830,96 2.246,50 5.013,90 6.072,99
Rio de Janeiro 1.793 - 5.586 2.962,76 1.793,16 2.782,00 4.612,11 5.586,33
Minas Gerais 1.675 - 4.670 2.498,46 1.675,43 2.143,00 3.855,87 4.670,35
Rio Grande do Sul 1.753 - 5.556 2.835,22 1.752,77 2.500,00 4.586,74 5.555,60
Santa Catarina 1.858 - 4.344 2.558,19 1.857,50 2.441,00 3.586,50 4.344,08
Bahia 1.525 - 4.419 2.411,11 1.524,87 2.212,00 3.648,13 4.418,73
Paraná 1.723 - 5.335 2.720,90 1.723,20 2.354,00 4.404,23 5.334,54
Pernambuco 1.556 - 4.802 2.598,05 1.555,56 2.296,00 3.964,33 4.801,72
Pará 1.479 - 3.906 2.301,70 1.478,67 2.122,00 3.225,17 3.906,42
Mato Grosso 1.500 - 6.183 2.838,12 1.500,00 2.500,00 5.104,67 6.182,93
Ceará 1.449 - 4.360 2.204,44 1.449,00 1.900,00 3.600,00 4.360,43
Amazonas 1.428 - 5.390 2.842,47 1.428,25 2.129,00 4.450,00 5.389,97
Goiás 1.609 - 5.069 2.496,52 1.608,55 2.118,50 4.184,80 5.068,76
Mato Grosso do Sul 1.854 - 3.676 2.531,94 1.853,75 2.623,00 3.035,25 3.676,39
Distrito Federal 1.907 - 5.796 3.242,45 1.907,00 3.154,00 4.785,50 5.796,34
Alagoas 1.859 - 5.759 2.798,01 1.859,35 2.300,00 4.754,33 5.758,59
Paraíba 1.430 - 4.019 2.031,28 1.430,00 1.800,00 3.317,86 4.018,69
Maranhão 1.624 - 2.764 1.875,19 1.624,00 1.800,00 2.282,10 2.764,14
Sergipe 1.484 - 2.225 1.599,67 1.484,00 1.500,00 1.837,00 2.225,03
Espírito Santo 1.776 - 4.879 2.888,20 1.776,00 2.850,00 4.028,00 4.878,83


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Encarregado de portaria de hotel

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • avaliar execução de serviços;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • avaliar desempenho de funcionários;

  • Atividades

    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • controlar emissão de comandas;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • supervisionar guarda de valores;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • pesquisar preços de produtos;
    • manter-se atualizado;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • orientar pedido do cliente;
    • registrar pedido do cliente;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • recepcionar clientes;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • executar trabalho de subordinados;
    • demonstrar agilidade;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • programar abastecimento dos setores;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • escolher matéria-prima;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • motivar funcionários;
    • atender reclamações;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • orientar execução dos serviços;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • acomodar clientes;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • demonstrar senso de organização;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • implementar sanções disciplinares;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • distribuir funcionários em setores;
    • encaminhar clientes;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • controlar venda de bilhetes;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • executar preparação de bebidas;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • supervisionar horários de portaria;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • liderar equipe;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • acompanhar visitações;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • participar de programas de treinamento;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • demonstrar bom senso;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • planejar operações para datas especiais;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • manter boa postura pessoal;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • verificar estado das instalações;
    • aplicar normas do condomínio;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • verificar funcionamento de equipamentos;


    Setores que mais contratam Encarregado de portaria de hotel no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Condomínios prediais
    • Motéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Atividades de vigilância e segurança privada
    • Restaurantes e similares
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Agências de viagens




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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