Salário para o cargo de Encarregado de cobrança
CBO 4201-10 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Encarregado de cobrança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Encarregado de cobrança

Um Encarregado de cobrança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.992,26 e R$ 6.820,55, com a média salarial de R$ 3.177,18 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Encarregado de cobrança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.177,18 38.126,12 794,29 14,79
1º Quartil 1.992,26 23.907,14 498,07 9,27
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 11,64
3º Quartil 5.201,64 62.419,68 1.300,41 24,21
Teto Salarial 6.820,55 81.846,55 1.705,14 31,75


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.983 - 10.045 3.987,62 1.982,68 2.803,00 8.293,37 10.045,18
Curitiba - PR 1.781 - 5.891 2.835,85 1.781,02 2.259,50 4.863,46 5.890,77
Fortaleza - CE 1.629 - 4.040 2.200,13 1.629,10 2.000,00 3.335,08 4.039,55
Belo Horizonte - MG 1.902 - 6.016 3.019,44 1.902,05 2.604,50 4.966,71 6.015,82
Bauru - SP 2.160 - 5.132 3.015,75 2.159,71 2.826,00 4.236,88 5.131,83
Rio de Janeiro - RJ 1.769 - 7.864 3.881,18 1.769,27 3.500,00 6.492,65 7.864,10
Porto Alegre - RS 2.055 - 6.505 3.333,95 2.055,08 3.000,00 5.370,72 6.505,18
Ribeirão Preto - SP 2.384 - 6.384 3.328,05 2.384,24 2.851,00 5.270,56 6.383,86
Joinville - SC 2.125 - 5.115 2.908,74 2.125,02 2.631,00 4.223,12 5.115,17
Campo Grande - MS 1.898 - 5.961 3.047,16 1.898,11 2.500,00 4.921,40 5.960,95
Goiânia - GO 1.865 - 6.895 3.201,21 1.865,20 2.560,00 5.692,23 6.894,60
Uberlândia - MG 1.675 - 4.573 2.490,80 1.675,00 2.134,00 3.775,25 4.572,70
Barueri - SP 2.328 - 11.380 4.432,99 2.327,81 2.875,00 9.395,36 11.379,95
Recife - PE 1.766 - 4.771 2.595,50 1.766,48 2.403,00 3.939,18 4.771,26
Brasília - DF 1.653 - 5.058 2.517,42 1.653,40 2.044,00 4.175,90 5.057,98
Sorocaba - SP 1.948 - 4.260 2.426,57 1.947,78 2.084,00 3.517,33 4.260,30
São Caetano do Sul - SP 2.174 - 3.375 2.336,27 2.174,25 2.215,00 2.786,29 3.374,84
Araçatuba - SP 2.051 - 3.746 2.388,53 2.050,88 2.199,00 3.092,75 3.746,03
Osasco - SP 2.052 - 5.631 2.977,05 2.052,38 2.387,50 4.648,77 5.630,73
Maringá - PR 1.818 - 6.152 2.791,57 1.817,87 2.078,00 5.079,38 6.152,29


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.996 - 8.720 3.661,56 1.996,48 2.700,00 7.198,91 8.719,54
Paraná 1.741 - 5.713 2.749,93 1.741,33 2.170,00 4.716,64 5.712,94
Minas Gerais 1.711 - 5.451 2.752,38 1.710,70 2.386,50 4.500,48 5.451,12
Ceará 1.631 - 4.152 2.231,94 1.631,36 2.000,00 3.427,65 4.151,67
Rio Grande do Sul 1.843 - 5.834 3.060,91 1.843,40 3.000,00 4.816,80 5.834,25
Rio de Janeiro 1.621 - 8.550 3.750,56 1.620,78 2.981,00 7.058,63 8.549,62
Santa Catarina 1.932 - 6.024 3.074,90 1.931,89 2.710,00 4.973,68 6.024,27
Goiás 1.686 - 7.700 3.297,70 1.685,84 2.500,00 6.357,23 7.700,07
Mato Grosso do Sul 1.871 - 5.677 2.963,44 1.871,26 2.500,00 4.687,26 5.677,35
Maranhão 1.451 - 4.020 2.008,58 1.451,47 1.590,00 3.318,94 4.020,00
Pernambuco 1.740 - 5.021 2.601,63 1.740,17 2.387,65 4.145,64 5.021,33
Pará 1.433 - 3.957 2.057,68 1.433,00 1.757,00 3.267,00 3.957,09
Bahia 1.521 - 5.415 2.443,86 1.520,80 1.920,00 4.470,40 5.414,68
Distrito Federal 1.653 - 5.058 2.517,42 1.653,40 2.044,00 4.175,90 5.057,98
Espírito Santo 1.425 - 4.591 2.506,08 1.424,67 2.373,00 3.790,56 4.591,23
Mato Grosso 1.444 - 4.913 2.371,71 1.443,75 1.981,50 4.055,88 4.912,60
Piauí 1.666 - 3.970 2.464,35 1.666,20 2.486,00 3.277,80 3.970,17
Amazonas 1.906 - 5.702 2.716,33 1.905,50 2.040,00 4.708,00 5.702,47
Alagoas 1.615 - 2.456 1.863,98 1.615,49 1.946,00 2.027,33 2.455,57
Rondônia 1.460 - 3.324 1.905,06 1.460,00 1.768,00 2.743,96 3.323,57
Sergipe 1.827 - 4.651 2.572,50 1.827,33 2.215,00 3.839,67 4.650,72
Tocantins 1.450 - 4.269 2.332,67 1.450,00 2.075,00 3.524,50 4.268,98
Rio Grande do Norte 1.573 - 4.191 2.363,88 1.572,50 2.058,50 3.460,00 4.190,86
Paraíba 1.694 - 4.078 2.169,50 1.694,00 1.800,00 3.367,00 4.078,21
Acre 1.412 - 2.798 1.722,33 1.412,00 1.600,00 2.310,00 2.797,94


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Encarregado de cobrança

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • supervisionar execução dos serviços;
  • controlar atividades financeiras;
  • atender público e informantes;
  • administrar pessoal;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • planejar trabalho da equipe;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • promover reuniões;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • selecionar pessoal;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • agir com criatividade;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • tabular dados;
    • propor promoções de funcionários;
    • agir com empatia;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • rever rotinas de trabalho;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • justificar diferenças de caixa;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • propor admissões de funcionários;
    • controlar movimentação de questionários;
    • atuar com dinamismo;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • liderar equipe;
    • elaborar programação de férias;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • agir com desenvoltura;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • promover rodízio de funções;
    • conferir faturas;
    • treinar novos funcionários;
    • definir perfil para cargos;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • definir rotinas de trabalho;
    • analisar relatórios;
    • recolher numerário dos guichês;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • controlar as emoções;
    • manter-se atualizado;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • identificar prioridades;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • definir recursos de trabalho;
    • agir com flexibilidade;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • estimar volume de trabalho;
    • orçar custos;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • demonstrar atitude proativa;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • confrontar dados coletados;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • propor fechamento de contratos;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • controlar ligações telefônicas;
    • criticar questionários preenchidos;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;


    Setores que mais contratam Encarregado de cobrança no mercado de trabalho

    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços advocatícios
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Comércio varejista de móveis
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Correspondentes de instituições financeiras




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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